O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como foi feito Sonic The Hedgehog

Qual jogo vocês tem interesse que seja feito um video Making of?


  • Total voters
    13

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Como foi feito Sonic The Hedgehog / Making of de Sonic The Hedgehog

Bom dia, recentemente descobri o canal do Youtube intitulado Strafefox, o dono do canal faz videos fantasticos de como vários jogos clássicos foram desenvolvidos.
Cada vídeo dele tem modelos 3d e efeitos visuais que eu dificilmente vejo no youtube, é sério, é muito bem feito, o único problema é que ele posta no máximo 4 vídeos por ano.
Fui pesquisar e me informar sobre como é possivel criar videos com a qualidade dele e ai descobri ferramentas como DaVinci Resolve (editor de vídeo), Blender (modelagem 3d), Mixamo (animações 3d) e me arrisquei a fazer um video "Como foi feito" focando em como foi desenvolvido o Sonic The Hedgehog do Mega Drive.
Obviamente não cheguei perto da qualidade do Strafefox, mas aprendi muita coisa e já estou fazendo um do Final Fight durante os minutos livres que eu estou achando em minha rotina.

Vou postar o vídeo deixando bem claro que estou aprendendo a utilizar as ferramentas de edição de vídeo, que acredito que eu tenha exagerado ás vezes na quantidade de informações na tela e que se tiverem qualquer sugestão sou todo ouvidos.

Vou colocar uma enquete também sobre sugestões de novos vídeos e dizer que após fazer o video de Final Fight vou focar em fazer vídeos de "Making of" de jogos mais antigos e que nunca achei nada que desse muita atenção pra eles, seriam games como Turma da Mônica no Castelo do Dragão, Sapo Xulé e outros que são mais esquecidos e que tem muita gente que nem sabe da existência deles.

Segue link do vídeo que eu fiz e também o link do Strafefox que deveria ser bem mais reconhecido no Youtube do que realmente é.



 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.320
Pontos
1.619
Deixa eu começar a explicar o que achei do seu video?

Primeiro, ele ficou muito bom! São esses detalhes que você inseriu que chamam a atenção e ficaram legais, mas como nem tudo são flores...

Vamos começar com:

NARRAÇÃO - A voz robotizada em alguns locais, não teve uma boa fala. No início do video, ele não diz "Naoto" (ele fala "Noato") e isso, sem contar que ela não te dá um sentimento ao video. EM MINHA OPINIÃO, seria 'diferente' se você utilizasse a sua narração. Mesmo que sua voz (talvez) possa ser (quem sabe...) meio rouca/taquara rachada/feia, mas com o tempo você vai se acostumando e isso se torna um toque legal! Significa que você quer se aproximar mais das pessoas que o assistem.

FONTES DE TEXTO - A cor usada (varia muito) no video, mas seria bom se você conseguisse colocar bordas pretas bem finas, só pra que a fonte não se 'derreta' no mei do video, ficando ilegível.

1692499755907.png

Um bom exemplo está aqui. Estou assistindo ao video em 1080p (não sei o porque, mas em 720p estava borrando) e veja a fonte. Seja no wireframe azul ou na foto do sonic, não fica facilmente legível e isso é um problema.

Tem uma grande parte do video com audio apenas das músicas. Essa parte pra ajudar, poderia ter informações escritas ou até mesmo, com audio (o que ficaria melhor com mais informações).

Mas, no geral, a qualidade que você imps está MUITO BOA! Espero que melhore e que com isso, chame a atenção de mais e mais pessoas (aliás, você ganhou mais um inscrito: eu!) e, permaneça aqui no fórum. Não só pela divulgação mas pra conversar conosco sempre que quiser.
 

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Deixa eu começar a explicar o que achei do seu video?

Primeiro, ele ficou muito bom! São esses detalhes que você inseriu que chamam a atenção e ficaram legais, mas como nem tudo são flores...

Vamos começar com:

NARRAÇÃO - A voz robotizada em alguns locais, não teve uma boa fala. No início do video, ele não diz "Naoto" (ele fala "Noato") e isso, sem contar que ela não te dá um sentimento ao video. EM MINHA OPINIÃO, seria 'diferente' se você utilizasse a sua narração. Mesmo que sua voz (talvez) possa ser (quem sabe...) meio rouca/taquara rachada/feia, mas com o tempo você vai se acostumando e isso se torna um toque legal! Significa que você quer se aproximar mais das pessoas que o assistem.

FONTES DE TEXTO - A cor usada (varia muito) no video, mas seria bom se você conseguisse colocar bordas pretas bem finas, só pra que a fonte não se 'derreta' no mei do video, ficando ilegível.

Visualizar anexo 339807

Um bom exemplo está aqui. Estou assistindo ao video em 1080p (não sei o porque, mas em 720p estava borrando) e veja a fonte. Seja no wireframe azul ou na foto do sonic, não fica facilmente legível e isso é um problema.

Tem uma grande parte do video com audio apenas das músicas. Essa parte pra ajudar, poderia ter informações escritas ou até mesmo, com audio (o que ficaria melhor com mais informações).

Mas, no geral, a qualidade que você imps está MUITO BOA! Espero que melhore e que com isso, chame a atenção de mais e mais pessoas (aliás, você ganhou mais um inscrito: eu!) e, permaneça aqui no fórum. Não só pela divulgação mas pra conversar conosco sempre que quiser.
Nossa, impressionante como eu concordo com tudo o que você disse, a voz robotizada que eu coloquei eu não gostei muito inclusive, ela não usa tonicidade, coisas como icônico, sprites e etc, ficaram horriveis, mas como eu ja tinha renderizado tudo e era meu primeiro video, deixei passar.
Próxima narração vai ser na minha voz mesmo.

Em relação ás fontes você tem toda razão, hoje eu já usaria elas de outra forma, já que realmente ficaram de dificil leitura (quis usar as fontes da própria SEGA e não deu muito certo pelo visto).

Quanto á parte das músicas eu estava em dúvida se tinha ficado muito vazio, com o seu comentário deu pra ter certeza que realmente ficou vazio. Vou pensar como fazer isso no próximo video, pensei que seria interessante ter as músicas e os estágios sem nenhuma informação em conjunto, mas vou repensar como fazer isso ou até mesmo deixar de fazer isso no final do video.

Pra ser honesto contigo eu acho que botei muita coisa ao mesmo tempo em algumas sessões, acho que deveria ser mais conciso em algumas partes do video, ás vezes menos é mais.

Quanto á permanecer no fórum eu pessoalmente nunca cheguei a sair, mas só estava acompanhando as discussões, mas nunca participando, fiquei meio desanimado depois de umas discussões na aba de política, mas vou tentar ser mais ativo em outras sessões do fórum que eu sei que são mais tranquilas, mas sair da outerspace, jamais.

Muito obrigado por ter tirado minutos do seu tempo pra comentar, de coração, vou tentar melhorar tudo isso ai.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.320
Pontos
1.619
Sobre as fontes, você pode usá-las sim, mas a recomendação (se não der pra criar uma borda nelas), seria criar um sombreamento nelas. Isso já as torna mais visíveis e não daria problema com suas edições.

Aliás, sobre as edições de video, o que você usou exatamente? Eu, quando estou fazendo meus parcos videos (e só vou voltar a fazer quando comprar um HD novo pro meu PC) estou usando o Wondershare Filmora (mas nada usando efeitos especiais no estilo Star Wars!)

Sobre usar o meu tempo pra ver o que você fez, por que acha que estou perdendo tempo? Eu vi um video que foi feito com carinho e boas informações para nós. Não acho que perdi tempo. O lance é que eu quero ver mais.
 

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Sobre as fontes, você pode usá-las sim, mas a recomendação (se não der pra criar uma borda nelas), seria criar um sombreamento nelas. Isso já as torna mais visíveis e não daria problema com suas edições.

Aliás, sobre as edições de video, o que você usou exatamente? Eu, quando estou fazendo meus parcos videos (e só vou voltar a fazer quando comprar um HD novo pro meu PC) estou usando o Wondershare Filmora (mas nada usando efeitos especiais no estilo Star Wars!)

Sobre usar o meu tempo pra ver o que você fez, por que acha que estou perdendo tempo? Eu vi um video que foi feito com carinho e boas informações para nós. Não acho que perdi tempo. O lance é que eu quero ver mais.

Vou me atentar mais quanto á fonte, isso é certeza.

Usei o DaVinci Resolve, a versão gratuita tem mais funções do que muitos editores de videos pagos por ai no mercado (usei ele porque queria mexer com modelos 3D e ele te dá essa possibilidade, a aba fusion aceita importar modelos .usd dentro da própria ferramenta), recomendo fortemente (porém, acostume-se á alguns bugs estranhos ao renderizar algumas cenas).
Segue site pra você dar uma verificada e sessão de treinamento gratuito deles que te dá uma noção muito boa de como usar o programa:
https://www.blackmagicdesign.com/br/products/davinciresolve
https://www.blackmagicdesign.com/br/products/davinciresolve/training

Estava agradecendo porque além de ver o vídeo você veio aqui e me deu vários toques, pegou seu tempo pra ajudar e isso é muito legal, de coração.

Queria lançar o de Final Fight essa semana, mas está meio dificil, eu acabo demorando muito pra juntar os modelos, sprites e etc pra colocar nas scenes.
Mas semana que vem vou lançar, creio que essa vai ser minha rotina, 1 video a cada 2 semanas mesmo, menos do que isso eu acho que não dou conta não.
 


StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543

Isso mesmo, me base-ei fortemente nesse vídeo do Strafefox, queria tentar fazer algo com modelos 3D assim como ele, muitas das informações eu peguei desse site aqui:
https://info.sonicretro.org/Sonic_the_Hedgehog_(16-bit)/Development
Site da onde ele também pegou quase todas as informações, ele mesmo disse que não tinha problema em se basear nele pra poder fazer qualquer video já que ele não tem nada narrado em português (sim, eu mandei mensagem pra ele, só tive resposta após meses de espera, e talvez eu tenha exagerado na quantidade de informações parecidas, já que estava focando mais em como editar as scenes do que no próprio texto em si, erro que não vou cometer novamente, mas se entrar no site vai ver que está tudo lá desde as fotos aos dados técnicos).
Mas os próximos vídeos, vão ser de jogos que ele nem encostou, como Final Fight, Turma da Mônica, Super Mario 64 e etc.

A idéia é tentar fazer algo que tente chegar perto dos vídeos do Strafefox, já que ele demora meses pra postar vídeos.
Mas os vídeos dele são quase perfeitos, nem da pra comparar comigo que estou engatinhando nessas edições aqui no meu arcabouço, kkkk.
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Isso mesmo, me base-ei fortemente nesse vídeo do Strafefox, queria tentar fazer algo com modelos 3D assim como ele, muitas das informações eu peguei desse site aqui:
https://info.sonicretro.org/Sonic_the_Hedgehog_(16-bit)/Development
Site da onde ele também pegou quase todas as informações, ele mesmo disse que não tinha problema em se basear nele pra poder fazer qualquer video já que ele não tem nada narrado em português (sim, eu mandei mensagem pra ele, só tive resposta após meses de espera, e talvez eu tenha exagerado na quantidade de informações parecidas, já que estava focando mais em como editar as scenes do que no próprio texto em si, erro que não vou cometer novamente, mas se entrar no site vai ver que está tudo lá desde as fotos aos dados técnicos).
Mas os próximos vídeos, vão ser de jogos que ele nem escontou, como Final Fight, Turma da Mônica, Super Mario 64 e etc.

A idéia é tentar fazer algo que tente chegar perto dos vídeos do Strafefox, já que ele demora meses pra postar vídeos.
Mas os vídeos dele são quase perfeitos, nem da pra comparar comigo que estou engatinhando nessas edições aqui no meu arcabouço, kkkk.

outro que usa renderizacoes assim e demora tempos pra lancar eh esse outro aqui

 

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Nossa to assistindo aqui o video do Goldeneye 007 e da gosto de ver vídeos assim com renderização, tomada de câmera com profundidade, ele tem um estilo diferente do Strafefox, mas continua muito bem feito.
Legal que ele rippou alguns cenários do Goldeney 007 e fez toda uma exploração do lugar em algumas cenas, isso chama demais a atenção.

Helghast, obrigado por ter comentado sobre esse canal do Wrestling With Gaming, não conhecia e vou olhar tudo o que ele tem por lá.

Se souber de outros canais nesse estilo e tiver tempo pra postar, coloca no tópico ai que eu gosto muito desse tipo de conteúdo e tenho certeza que deve ter mais gente interessada.

Abraços.
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
83
Pontos
53
Vou postar o vídeo deixando bem claro que estou aprendendo a utilizar as ferramentas de edição de vídeo
Estou vendo o vídeo agora, está muito bom.
Você achou os modelos 3D dos bonequinhos, e os inseriu no vídeo com os programas citados ou vc desenhou cada modelo com estes programas?
Parabéns pelo vídeo.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.750
Reações
10.874
Pontos
453
Dá para ganhar uma graninha fazendo aberturas de vídeo.
Já os contras é a voz do narrador com sono, roteiro extremamente chato e longo.
Sonic tem a jogabilidade rápida e aparece o mesmo parado.
Aparece a equipe no vídeo inteiro e quando fala de equipe nada.
O vídeo ficou bem poluído com tanta tela correndo junto o tempo inteiro .

Parte técnica está excelente, mas falta alma, carisma.
 
Ultima Edição:

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Dá para ganhar uma graninha fazendo aberturas de vídeo.
Já os contras é a voz do narrador com sono, roteiro extremamente chato e longo.
Sonic tem a jogabilidade rápida e aparece o mesmo parado.
Aparece a equipe no vídeo inteiro e quando fala de equipe nada.
O vídeo ficou bem poluído com tanta tela correndo junto o tempo inteiro .

Parte técnica está excelente, mas falta alma, carisma.

Estou tentando melhorar alguns dos pontos destacados no video que estou fazendo sobre o Final Fight, coisas como narração (eu vou fazer a narração e abandonar a voz robótica) e outros pontos que você e outros usuários destacaram eu já estou correndo atrás pra melhorar.
Várias de suas críticas fazem sentido, assim que eu terminar o novo vídeo, espero ter melhorado ou pelo menos amenizado vários desses pontos negativos.
Semana que vem eu já lanço outro vídeo e espero de coração que eu tenha melhorado em alguns pontos, o foco é buscar a melhora sempre.
Obrigado pelo feedback.
 

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Estou vendo o vídeo agora, está muito bom.
Você achou os modelos 3D dos bonequinhos, e os inseriu no vídeo com os programas citados ou vc desenhou cada modelo com estes programas?
Parabéns pelo vídeo.
Desculpa pela demora em responder, mas vamos lá, vou te falar como eu fiz, mas existem várias workflows diferentes ai vai de cada um, usei o blender (mas tem o Maya, acho que ainda existe o 3d Studio Max) pra editar, iluminar e fazer o rigg ou pra exportar em formatos que me permitam fazer o rigg e depois renderizar, tu pode renderizar em um formato de video transparente pelo Blender e depois importar em um editor de video (filmora, adobe premiere, davinci resolve) ou ja pode renderizar no próprio Blender, vai da situação mesmo.
Eu pessoalmente já tinha uns modelos meus que eu tinha editado ou até mesmo feito do zero, mas eles não são maioria.
Em suma, faça ou ache o modelo (se tiver autor e o mesmo pedir atribuição, atribua), faça ou encontre o rigging (animação do personagem no caso) e mande bala.

Se quiser detalhes ainda mais especificos como sites daonde peguei, qual a ferramenta que uso pra fazer as animações e tudo em detalhes eu te passo por MP de boa, estou aprendendo, mas o que eu puder ajudar, pode ter certeza que eu te passo tudo sem problemas.
Estamos aqui pra se ajudar também, abraços e qualquer coisa é só avisar.
 

Dipeka

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
83
Pontos
53
Desculpa pela demora em responder, mas vamos lá, vou te falar como eu fiz, mas existem várias workflows diferentes ai vai de cada um, usei o blender (mas tem o Maya, acho que ainda existe o 3d Studio Max) pra editar, iluminar e fazer o rigg ou pra exportar em formatos que me permitam fazer o rigg e depois renderizar, tu pode renderizar em um formato de video transparente pelo Blender e depois importar em um editor de video (filmora, adobe premiere, davinci resolve) ou ja pode renderizar no próprio Blender, vai da situação mesmo.
Eu pessoalmente já tinha uns modelos meus que eu tinha editado ou até mesmo feito do zero, mas eles não são maioria.
Em suma, faça ou ache o modelo (se tiver autor e o mesmo pedir atribuição, atribua), faça ou encontre o rigging (animação do personagem no caso) e mande bala.

Se quiser detalhes ainda mais especificos como sites daonde peguei, qual a ferramenta que uso pra fazer as animações e tudo em detalhes eu te passo por MP de boa, estou aprendendo, mas o que eu puder ajudar, pode ter certeza que eu te passo tudo sem problemas.
Estamos aqui pra se ajudar também, abraços e qualquer coisa é só avisar.
Muito obrigado pelas informações.
Já tentei mexer com 3D antes, mas não levo nem um pouco de jeito pra coisa.
O negócio é sentar e apreciar.
Ficou muito bom o trabalho.
Futuramente tentarei novamente, mas será bem mais pra frente.
Obrigado.
 

StarFOXBoiola

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
537
Reações
531
Pontos
543
Muito obrigado pelas informações.
Já tentei mexer com 3D antes, mas não levo nem um pouco de jeito pra coisa.
O negócio é sentar e apreciar.
Ficou muito bom o trabalho.
Futuramente tentarei novamente, mas será bem mais pra frente.
Obrigado.
Eu que agradeço, mas se quiser tentar a mexer de novo com modelos 3d é só chamar. Abraços.
 
Topo Fundo