Kamui Senketsu
Bam-bam-bam
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Eu ainda não considero ideal o formato do Gamepass da Microsoft mas o principal ponto para isso é a qualidade associada ao jogos exclusivos que são fornecidos no serviço.
Vamos ver os jogos que seriam lançamentos desse ano... Sea of Thieves, State of Decay 2, Forza e Crackdown 3. Isso um custo de U$ 10 mensais ou R$ 30 aqui no Brasil.
Me parece um bom deal mas ainda não um Deal definitivo. Claro que alguém pode jogar os 4 em um mês e gastar só 30 reais mas para isso não jogaria no lançamento e teria que rushar os jogos.
Para transformar isso em um deal definitivo seria ideal que fossem 3 ou 4 jogos AAA, com grande valor de produção porém a Microsoft correria muito riscos das pessoas só gastarem U$10 em um mês ou 2 para jogarem esses jogos.
Apesar do Gamepass ser muito vantajoso para o consumidor, para mim ele ainda não traz a segurança financeira para empresa fazer grandes investimentos nos jogos que seriam disponibilizados nos serviços. Estou pensando aqui em jogos que custariam entre 40 e 60 milhões de dólares para serem produzidos além dos custos de marketing.
Qual a solução que vejo para isso?
Ao invés de vender GamesAsService para a empresa sempre ter de manter a assinatura todo mês vender GamesAsPackage ou seja vender pacotes anuais de jogos inéditos e exclusivos. Transformando os jogos em pacotes, a empresa ao invés de investir no marketing de 4 jogos investiria apenas no maketing de 1 pacote, além de aumentar o attach rate dos jogos exclusivos pela quantidade de usuários da plataforma.
Exemplo
Como exercício, vou usar o custo de 60 milhões de dólares por jogo mais 100 milhões de dólares de marketing. Para 4 jogos exclusivos e inéditos, o custo seria de 340 milhões de dólares. Mas se a empresa conseguisse vender 10 milhões de cópias durante todo o ano ao preço de 50 dólares, a receita dela seria 500 milhões de dólares. Como a venda seria direta pela loja online não teria o custos do lojista nem distribuição.
Vejam que o consumidor estaria pagando U$ 50 em 4 jogos de alto valor de produção enquanto a empresa mesmo com uma base de usuários de 10 milhões já conseguiria uma margem de lucro. Tudo isso distribuindo o risco de sucesso ou fracasso projeto a projeto em 4 jogos.
Pacote para impulsionar a nova geração
Vamos pensar que um desses 4 jogos poderia ser o Gears 5, outro um jogo da Insomaniac, um Forza e outro AAA, (Halo?)
Agora vamos imaginar que esse pacote fosse oferecido no 1º ano do novo Xbox. Tenho a impressão que além de ser grande influência para as pessoas comprarem o novo Xbox, o attach rate do pacote seria muito maior do que se considerássemos os jogos individualmente.
E as vendas totais do pacote seriam maiores as vendas individuais de cada jogo.
Subsidiar jogos ao invés de consoles
No 1º ano para um lançamento tão forte, talvez a empresas ao invés de subsidiar os consoles deveriam subsidiar jogos?
No 2º ano com uma base instalada maior ou próxima de 20 milhões o segundo pacote de jogos já conseguiria se pagar e trazer algum lucro.
Por que isso seria atrativo ao consumidor?
O pacote seria uma oferta de jogos no lançamento com valor médio de U$12,50 por jogo, além da necessidade da empresas investirem em estúdios para diferenciarem os seus jogos ao invés de focarem em microtransações.
A competição com a concorrência também seria focada na qualidade de jogos ao invés de transformação dos jogos em serviços.
A pessoa por uma taxa de 5 meses do atual GamePass poderia aproveitar o ano todo.
Esse modelo permite que as empresas de consoles lancem grande quantidades de exclusivos desdo primeiro ano além de não ter que ficar adiando jogos por datas comercias (Caso do Days Gone)
No terceiro ano com 12 exclusivos no catálogo, o serviço se torna basicamente um auto-sign para quem comprar o console naquele ano sendo renda praticamente garantida para a empresa.
Segurança de retorno permitiria arriscar em inovações em ao menos um jogo do pacote
OBS: Todos os números foram tirados da minha cabeça e não refletem a realidade com fidelidade.
Vamos ver os jogos que seriam lançamentos desse ano... Sea of Thieves, State of Decay 2, Forza e Crackdown 3. Isso um custo de U$ 10 mensais ou R$ 30 aqui no Brasil.
Me parece um bom deal mas ainda não um Deal definitivo. Claro que alguém pode jogar os 4 em um mês e gastar só 30 reais mas para isso não jogaria no lançamento e teria que rushar os jogos.
Para transformar isso em um deal definitivo seria ideal que fossem 3 ou 4 jogos AAA, com grande valor de produção porém a Microsoft correria muito riscos das pessoas só gastarem U$10 em um mês ou 2 para jogarem esses jogos.
Apesar do Gamepass ser muito vantajoso para o consumidor, para mim ele ainda não traz a segurança financeira para empresa fazer grandes investimentos nos jogos que seriam disponibilizados nos serviços. Estou pensando aqui em jogos que custariam entre 40 e 60 milhões de dólares para serem produzidos além dos custos de marketing.
Qual a solução que vejo para isso?
Ao invés de vender GamesAsService para a empresa sempre ter de manter a assinatura todo mês vender GamesAsPackage ou seja vender pacotes anuais de jogos inéditos e exclusivos. Transformando os jogos em pacotes, a empresa ao invés de investir no marketing de 4 jogos investiria apenas no maketing de 1 pacote, além de aumentar o attach rate dos jogos exclusivos pela quantidade de usuários da plataforma.
Exemplo
Como exercício, vou usar o custo de 60 milhões de dólares por jogo mais 100 milhões de dólares de marketing. Para 4 jogos exclusivos e inéditos, o custo seria de 340 milhões de dólares. Mas se a empresa conseguisse vender 10 milhões de cópias durante todo o ano ao preço de 50 dólares, a receita dela seria 500 milhões de dólares. Como a venda seria direta pela loja online não teria o custos do lojista nem distribuição.
Vejam que o consumidor estaria pagando U$ 50 em 4 jogos de alto valor de produção enquanto a empresa mesmo com uma base de usuários de 10 milhões já conseguiria uma margem de lucro. Tudo isso distribuindo o risco de sucesso ou fracasso projeto a projeto em 4 jogos.
Pacote para impulsionar a nova geração
Vamos pensar que um desses 4 jogos poderia ser o Gears 5, outro um jogo da Insomaniac, um Forza e outro AAA, (Halo?)
Agora vamos imaginar que esse pacote fosse oferecido no 1º ano do novo Xbox. Tenho a impressão que além de ser grande influência para as pessoas comprarem o novo Xbox, o attach rate do pacote seria muito maior do que se considerássemos os jogos individualmente.
E as vendas totais do pacote seriam maiores as vendas individuais de cada jogo.
Subsidiar jogos ao invés de consoles
No 1º ano para um lançamento tão forte, talvez a empresas ao invés de subsidiar os consoles deveriam subsidiar jogos?
No 2º ano com uma base instalada maior ou próxima de 20 milhões o segundo pacote de jogos já conseguiria se pagar e trazer algum lucro.
Por que isso seria atrativo ao consumidor?
O pacote seria uma oferta de jogos no lançamento com valor médio de U$12,50 por jogo, além da necessidade da empresas investirem em estúdios para diferenciarem os seus jogos ao invés de focarem em microtransações.
A competição com a concorrência também seria focada na qualidade de jogos ao invés de transformação dos jogos em serviços.
A pessoa por uma taxa de 5 meses do atual GamePass poderia aproveitar o ano todo.
Esse modelo permite que as empresas de consoles lancem grande quantidades de exclusivos desdo primeiro ano além de não ter que ficar adiando jogos por datas comercias (Caso do Days Gone)
No terceiro ano com 12 exclusivos no catálogo, o serviço se torna basicamente um auto-sign para quem comprar o console naquele ano sendo renda praticamente garantida para a empresa.
Segurança de retorno permitiria arriscar em inovações em ao menos um jogo do pacote
OBS: Todos os números foram tirados da minha cabeça e não refletem a realidade com fidelidade.