O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.064
Reações
5.242
Pontos
1.444
Leakzinho de materiais das APUs Ryzen 8000:

AMD-RYZEN-8000G-SPECS.jpg

AMD-RYZEN-8600G-8700G.jpg

RYZEN-8700G.jpg

Falta um dado fundamental: a velocidade da RAM que eles usaram nos testes.
780M com de 90 a 130% do desempenho da 1650, então sim, no melhor caso pode se bater com a 1060 6GB - mas é limítrofe até aqui. AMD, então tradição de que atualização de drivers pode ir melhorando as coisas, etc.

Não é impensável que no tempo se bata com a 1060 6GB no pior caso e com a 1660 Super no melhor (1660S é uns 30% melhor que a 1060 6GB). Não dá pra CONTAR, mas não é impensável.

Sem preços, mas o kit baseado em 13400F + 1650 custa 410 dólares e um conjunto baseado no 8700G vai custar menos.

Em tese disponíveis dia 31/01.
Tem alguma placa mãe que faça esse 8600g valer a pena?
Só vejo placa am5 caríssima.
Eu tinha me planejado para comprar um 5600g este mês (com memória de 32gb de 3200mhz, como recomendado no tópico). Mas, se esse 8600 puder me fazer adiar a compra da GPU em um ano +-, já seria MUITO útil...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Tem alguma placa mãe que faça esse 8600g valer a pena?
Só vejo placa am5 caríssima.
Eu tinha me planejado para comprar um 5600g este mês (com memória de 32gb de 3200mhz, como recomendado no tópico). Mas, se esse 8600 puder me fazer adiar a compra da GPU em um ano +-, já seria MUITO útil...

País errado, bichão. Aqui na roça A620 custa 700 reais, e ainda vai ter o ágio de quando a APU chegar aqui, fora as memórias rápidas caras.

Lá fora já se acha uma A620 por 70, 80 dólares.
 

Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.064
Reações
5.242
Pontos
1.444
País errado, bichão. Aqui na roça A620 custa 700 reais, e ainda vai ter o ágio de quando a APU chegar aqui, fora as memórias rápidas caras.

Lá fora já se acha uma A620 por 70, 80 dólares.
Minha irmã vai aos EUA em abril. È seguro trazer de lá? Pergunto sob o ponto de vista de dar defeito e tal.
Eu não quis pedir uma placa de vídeo justamente pq acho que é algo que dá mais problema, mas sei que posso estar errado...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Minha irmã vai aos EUA em abril. È seguro trazer de lá? Pergunto sob o ponto de vista de dar defeito e tal.
Eu não quis pedir uma placa de vídeo justamente pq acho que é algo que dá mais problema, mas sei que posso estar errado...

Cara, sempre tem a chance de dar problema, mas não é comum.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Já montei mais de um PC inteiro trazendo peça de fora. E de tempos em tempos pego peças avulsas (a ultima foi a 7900XT). Pela diferença de valores vale sim bastante a pena. Além da variedade né, tem peça que aqui tem uma mixaria de opções e lá fora uma infinidade. Tem o risco de dar problema, mas até hoje só tive problema com UM produto (uma 1070 Zotac), comprado pela Amazon. Amigo meu que trouxe e ainda consegui devolver depois de averiguar o problema. A Amazon US ainda reembolsou o envio internacional (mandei via DHL na época, saiu uns 300 reais).
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.548
Reações
6.129
Pontos
353
Pessoal um cara ofereceu esse pc pro meu irmão.
Processador Ryzen 5600g
16gb de RAM
Gtx 1650 Super
SSD 240gb
Hd 500gb
Fonte 600w
Placa mãe biostar, só não sei o modelo.
2800 reais aí o cara aceita o Nintendo Switch mais 1000 reais. Vocês acham que compensa ?
 
Ultima Edição:


Juan Soarez

Supra-sumo
Mensagens
680
Reações
1.798
Pontos
173
Tá caro. Somente o processador (600 - 850) e a memória (150 - 250) não sofrem tanto desgaste natural com uso. Memória ainda tem que testar se está tudo ok.
Hdd e ssd (100-150 novos) sofrem desgaste, fonte (600w 300 - 400) depende da qualidade, GTX 1650 perde consideravelmente pra uma gtx 970 e vai impedir de jogar muita coisa satisfatoriamente.

Avisa seu irmão de que RGB NÃO AUMENTA FPS.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.548
Reações
6.129
Pontos
353
Tá caro. Somente o processador (600 - 850) e a memória (150 - 250) não sofrem tanto desgaste natural com uso. Memória ainda tem que testar se está tudo ok.
Hdd e ssd (100-150 novos) sofrem desgaste, fonte (600w 300 - 400) depende da qualidade, GTX 1650 perde consideravelmente pra uma gtx 970 e vai impedir de jogar muita coisa satisfatoriamente.

Avisa seu irmão de que RGB NÃO AUMENTA FPS.

O PC é novo tem 6 meses de uso, o cara prefere console. Meu irmão falou que tá querendo pq o Switch tá parado e tá difícil aparecer alguém pra pagar 1800 a vista.

Se não for te incomodar poderia passar uma configuração melhor por esse valor?
 

Juan Soarez

Supra-sumo
Mensagens
680
Reações
1.798
Pontos
173
O PC é novo tem 6 meses de uso, o cara prefere console. Meu irmão falou que tá querendo pq o Switch tá parado e tá difícil aparecer alguém pra pagar 1800 a vista.

Se não for te incomodar poderia passar uma configuração melhor por esse valor?
Qual valor? 1800 ou 2800?
o pc em si não é ruim, só desequilibrado e caro, peça a peça. Fazendo uma cotação por cima, um pc desse com tudo novo sem a GPU sai por volta de 1700, e mais barato se garimpar usados. Se for usar GPU, o ryzen 5600G é redundante e perde em performance para o 5600 vanila. A placa de video é bastante limitada, não é vantagem mudar para o pc e jogar jogo de ps4 no médio e alguns indies, ainda mais se for montado do zero. Emulador de switch requer mais que os 4gb de VRAM dessa GPU.
Eu não sou um dos que advoga pela popular RX580. E nem é por ser elitista ou coisa do tipo, mas PC é liberdade e uma gpu muito fraca limita demais as possibilidade. Além disso, as chances de ser recondicionada são enormes.
Se conseguir encaixar uma 6600, 6700, 3060, 2070 ao menos, já terá uma experiência bastante satisfatória. Até uma Arc, sei lá.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.548
Reações
6.129
Pontos
353
Qual valor? 1800 ou 2800?
o pc em si não é ruim, só desequilibrado e caro, peça a peça. Fazendo uma cotação por cima, um pc desse com tudo novo sem a GPU sai por volta de 1700. Se for usar GPU, o ryzen 5600G é redundante e perde em performance para o 5600 vanila. A placa de video é bastante limitada, não é vantagem mudar para o pc e jogar jogo de ps4 no médio e alguns indies, ainda mais se for montado do zero. Emulador de switch requer mais que os 4gb de VRAM dessa GPU.
Eu não sou um dos que advoga pela popular RX580. E nem é por ser elitista ou coisa do tipo, mas PC é liberdade e uma gpu muito fraca limita demais as possibilidade. Além disso, as chances de ser recondicionada são enormes.
Se conseguir encaixar uma 6600, 6700, 3060, 2070 ao menos, já terá uma experiência bastante satisfatória. Até uma Arc, sei lá.

No caso o valor é 2800, pq o cara quer o Switch + 1000 reais.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Então o switch + 1000 nessa configuração tá caro ? Já vou avisar meu irmão então, vou tentar convencer a tentar vender o Switch e comprar peça por peça.

sim mano esse pc é bem fraquinho, não roda quase nada de jogo atual
a troca pra ser justa teria que ser pau a pau
dar um switch e ainda voltar 1k o maluco tá querendo furar o zoio
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
2800 pra essa configuração eu acho caro. Dito isso:

Se for usar GPU, o ryzen 5600G é redundante e perde em performance para o 5600 vanila. A placa de video é bastante limitada, não é vantagem mudar para o pc e jogar jogo de ps4 no médio e alguns indies, ainda mais se for montado do zero. Emulador de switch requer mais que os 4gb de VRAM dessa GPU.
Eu não sou um dos que advoga pela popular RX580. E nem é por ser elitista ou coisa do tipo, mas PC é liberdade e uma gpu muito fraca limita demais as possibilidade. Além disso, as chances de ser recondicionada são enormes.
Se conseguir encaixar uma 6600, 6700, 3060, 2070 ao menos, já terá uma experiência bastante satisfatória. Até uma Arc, sei lá.

O 5600 é realmente melhor que o 5600G, mas só uns 15% melhor na média. Funcionalmente é o mesmo processador, só com menos cache. O quanto isso afeta o framerate depende muito do jogo, mas no geral afeta pouco e a alguns sequer afeta. Nunca vi um 5600G peidando em nada e quando ele não for suficiente um 5600 também não vai ser, então a vantagem na prática é muito discutível.

Redundância na questão do vídeo eu concordo, mas tem gente que prefere ter isso - pro caso de problemas na GPU dedicada ou mesmo pra ter um PC usar numa janela de upgrade.

Emulador de Switch eu rodo literalmente com vídeo integrado sem o menor problema com 4GB compartilhados. Rodei no Intel Xe-LP de um 1165G7 (LPDDR4X), rodei na Radeon 680M e agora rodo na 780M (LPDDR5) sem o menor problema. Detalhe que Intel e AMD têm problemas de driver - e a Nvidia não tem. 1650S rodaria com o pé nas costas.

E ninguém aqui advoga pela RX580 mais. Inclusive optamos por remover da lista de opções novas por conta da queda do suporte de driver. Se o cara precisa de uma placa de vídeo razoável, usada, barata, ainda serve. Pra comprar nova, não.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Ainda na esteira das novas APU da série 8000, a AMD diz que o sweet spot pro uso da GPU integrada é 32GB DDR5 6000. Mete 8GB pra vRAM e fica com 24GB disponíveis pro sistema.
Eu concordo. Em 680M e 780M, usei 6400 Mhz. Não é que não tem ganho com mais, mas a proporção vai baixando e o custo indo pra casa do c***lho.

Nos EUA dá pra achar 32GB DDR 6000 por 90 dólares, então

8600G - US$ 229
B650 - US$ 120
32GB DDR5 6000 - US$ 100

Aí é aquele jogo...Dá pra ir mais barato na placa-mãe, porque há opções de A620 na casa de 70 a 90 dólares, e o cara pode usar o troco pra trocar o 8600G pelo 8700G de repente.
 

Juan Soarez

Supra-sumo
Mensagens
680
Reações
1.798
Pontos
173
5600 é realmente melhor que o 5600G, mas só uns 15% melhor na média. Funcionalmente é o mesmo processador, só com menos cache. O quanto isso afeta o framerate depende muito do jogo, mas no geral afeta pouco e a alguns sequer afeta. Nunca vi um 5600G peidando em nada e quando ele não for suficiente um 5600 também não vai ser, então a vantagem na prática é muito discutível.
São poucos os cenários em que a diferença exista, mas quando há, ela normalmente favorece mais o 5600. Talves seja a diferença entre jogar com 1% low abaixo de 60fps num futuro próximo...

Video ilustrativo. 5600 e 5600X são muito alinhados.



Emulador de Switch eu rodo literalmente com vídeo integrado sem o menor problema com 4GB compartilhados. Rodei no Intel Xe-LP de um 1165G7 (LPDDR4X), rodei na Radeon 680M e agora rodo na 780M (LPDDR5) sem o menor problema. Detalhe que Intel e AMD têm problemas de driver - e a Nvidia não tem. 1650S rodaria com o pé nas costas.
Terminei Tears of the kingdom em uma gtx 970. Por volta de 2h de gameplay, sempre rolava o mesmo crash relacionado a falta de VRAM, conforme o Log. Ok que foi na semana prévia ao lançamento, que eu usava o mod 30fps e ainda transmitia em live, mas é chato demais jogo travando de forma continua, ainda mais um com longos períodos de exploração. Não vi outros com GPUs melhores reclamarem do mesmo erro. O mesmo ocorreu com Astral Chain.
Considerando o quão frustante esse tipo de coisa é, especialmente para o iniciante na Master Race, penso que é melhor evitar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Terminei Tears of the kingdom em uma gtx 970. Por volta de 2h de gameplay, sempre rolava o mesmo crash relacionado a falta de VRAM, conforme o Log. Ok que foi na semana prévia ao lançamento, que eu usava o mod 30fps e ainda transmitia em live, mas é chato demais jogo travando de forma continua, ainda mais um com longos períodos de exploração. Não vi outros com GPUs melhores reclamarem do mesmo erro. O mesmo ocorreu com Astral Chain.

Mas porra, me ajuda aí também...put* quantidade de caso limítrofe. O bug era você, basicamente. :klol
970 tem a treta dos 3.5GB, os drivers da Maxwell estavam com problema na época - tanto que se recomendava usar um driver antigo - e o emulador tinha leak de memória nesse jogo naquela época.

Astral Chain tem outro problema, que não é de vram, mas usar compressão ASTC pro qual Nvidia não tem descompressão por hardware, trava pra c***lho mesmo. Hoje dá pra usar BC3, que já alivia ou resolve.

Edit:

Aliás, umas notas adicionais e absolutamente imprestáveis sobre o ASTC que eu fui lembrando porque juntei no tempo e vou despejar pra depois esquecer.

ASTC foi um negócio desenvolvido pra hardware móvel e quem projetou foi a ARM em conjunto com a AMD. A AMD, na época ATI, passou anos criando tecnologia pra GPUs móveis, na época das velhas GPUs Imageon, que ela tentou vender sozinha, depois licenciou aqui e ali e por fim resolveu largar essa porra pra lá e vendeu a divisão pra Qualcomm.

A Adreno 200 foi na prática desenvolvida em conjunto por Qualcomm e AMD, provavelmente porque a Qualcomm não sabia direito o que tava fazendo e não dominava as tecnologias ainda. Aquela Adreno é uma GPU do Xbox 360 capada. Essa construção é, inclusive, um dos motivos pelo qual as Adreno sempre suportaram DirectX, e não, não é em similaridade de recursos, é a API full mesmo. Creio que esse também seja um dos motivos pra Windows on ARM funcionar bem em Qualcomm hoje em dia.

Mas por fim, com poder computacional você não precisa da função fixa, faz por software. Então, a AMD e a Nvidia usam descompressão por software pra ASTC há anos, porque funciona suficientemente bem pro uso dedicado nos jogos de PC. Mas como o recurso pode ser bastante pesado, em hardware móvel é mais negócio, por temperatura, consumo e baixa potência, usar hardware de função fixa. É como o RT hoje em dia: dá pra fazer por compute shader? Dá, mas é pesado pra c***lho, então você usa hardware dedicado. Faz mais rápido, não perde tempo de render com esses cálculos todos e economiza energia.

O X1, que é hardware mobile, manteve a unidade e suporta por hardware. Muitos jogos do Switch usam ASTC, Mario Odyssey usa, Luigi's Mansion usa - coincidentemente, jogos dos mais bonitos do console.

Alguns idiotas usam o recurso de forma quase irresponsável. A Platinum adora essas merdas. Astral Chain é um jogo em que, por algum motivo imbecil qualquer, a Platinum resolveu usar pra c***lho ASTC numa escala absolutamente imbecil - o normal é que a resolução das texturas seja 4096x4096. Não é aqui e ali, são quase todas nessa resolução. E...isso pra exibir tudo em 900p depois. Depois eles pesaram a mão no Bayonetta 3 também.

Não sei se os mais novos lembram, mas a base das GPUs integradas da Intel foi por anos desenvolvida pela Imagination, era PowerVR customizado. Depois a Intel licenciou o design e começou a fazer sozinha, mas pela raiz mobile foi mantida no design a unidade de hardware de função fixa pra descompressão de ASTC. Ficou lá até outro dia. Não sei se deixaram, se esqueceram, se dava mais trabalho tirar do que deixar lá...enfim...

E o que isso implica?

O Switch e o vídeo integrado Intel Xe-LP são mais rápidos pra descomprimir texturas ASTC do que uma RTX 4090. Não são palavras minhas - são palavras do time do Yuzu. O Xe-LP é mais rápido pra isso mesmo preso num contexto de emulação.

Mas a Intel passou pra software também nas GPUs ARC - por ter poder computacional suficiente pra meter em shader. No Xe-LP acabou ficando porque ele é um Intel Ice Lake com algumas partes de ARC. No Xe-HP integrado, que é aí já tem design full ARC A, tiraram.

O que é uma pena, porque os devs possivelmente adorariam ter isso como função fixa pra usar texturas de qualidade maior e melhor compactadas nos jogos de PC...soluções de software, ainda que funcionem, têm as suas limitações.

E é shader, os putos não vão gastar tempo de processamento com isso e seu armazenamento que se foda.

Sabe esses jogos de 150GB com um monte de textura m**** que estamos vendo aí? Pois é.

Astral Chain com texturas 4096x4096? 10GB.
O filesize de Bayonetta 3? 15GB.
Luigi's Mansion? 6.3GB.
Mario Odyssey? 5.7GB.

Fica o desabafo.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Amigo meu pediu ajuda pra montar algo pro irmão menor dele, na faixa dos 1k

pensei em:

ryzen 5 4600g
2x8gb de ram
placa mãe amd4

oq acham?
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.950
Reações
38.506
Pontos
1.839
Caros amigos tetudos, blzura? Preciso de uma ajuda!

Eu e um amigo montamos um PC mas tá dando trabalho... é um i5 12400F, 16GB 3200, 1TB M2, 4060, fonte xpg 750W, MB Gigabyte B660M DS3H. Eis que esse FDP de PC liga, não dá sinal de vídeo, fica uns segundos ligado, desliga novamente.

Já fiz um monte de coisa, atualizei a BIOS (via QFlash, direto pelo pendrive sem nada espetado na placa mãe). Já testei um pente de RAM por vez, troquei slot, tirei VGA, testes os conectores, nada. O comportamento é sempre o mesmo. Liga por uns segundos, desliga. Liga de novo sozinho. Não dá sinal de vídeo. Não entra na BIOS, nada

O que caralhos pode ser?
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Caros amigos tetudos, blzura? Preciso de uma ajuda!

Eu e um amigo montamos um PC mas tá dando trabalho... é um i5 12400F, 16GB 3200, 1TB M2, 4060, fonte xpg 750W, MB Gigabyte B660M DS3H. Eis que esse FDP de PC liga, não dá sinal de vídeo, fica uns segundos ligado, desliga novamente.

Já fiz um monte de coisa, atualizei a BIOS (via QFlash, direto pelo pendrive sem nada espetado na placa mãe). Já testei um pente de RAM por vez, troquei slot, tirei VGA, testes os conectores, nada. O comportamento é sempre o mesmo. Liga por uns segundos, desliga. Liga de novo sozinho. Não dá sinal de vídeo. Não entra na BIOS, nada

O que caralhos pode ser?

Curto com o gabinete.

Mesmo que a placa mãe não utilize, coloque todos os parafusos-separadores.

Verifique também se não tem nenhuma outra parte metálica em contato.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Caros amigos tetudos, blzura? Preciso de uma ajuda!

Eu e um amigo montamos um PC mas tá dando trabalho... é um i5 12400F, 16GB 3200, 1TB M2, 4060, fonte xpg 750W, MB Gigabyte B660M DS3H. Eis que esse FDP de PC liga, não dá sinal de vídeo, fica uns segundos ligado, desliga novamente.

Já fiz um monte de coisa, atualizei a BIOS (via QFlash, direto pelo pendrive sem nada espetado na placa mãe). Já testei um pente de RAM por vez, troquei slot, tirei VGA, testes os conectores, nada. O comportamento é sempre o mesmo. Liga por uns segundos, desliga. Liga de novo sozinho. Não dá sinal de vídeo. Não entra na BIOS, nada

O que caralhos pode ser?

Tá com teclado ligado na USB?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.820
Reações
10.971
Pontos
753
Aham

Edit: ram com problema ou incompatível, trocamos os pentes e foi. Pqp

Agora o problema é o whatsapp não carregando o qr code, em outro pc

creio que o ideal nesse caso seja desmontar tudo e montar de novo
conferir se os cabos estão certos, de energia
conector 24pin bem encaixado
cpu power ligado certo (às vezes é confundido com o de pci-express)
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.950
Reações
38.506
Pontos
1.839
creio que o ideal nesse caso seja desmontar tudo e montar de novo
conferir se os cabos estão certos, de energia
conector 24pin bem encaixado
cpu power ligado certo (às vezes é confundido com o de pci-express)
Já tinha dado certo, até saiu no seu quote... hehe
 

GandalfMarstonOfRivia

Habitué da casa
Mensagens
230
Reações
394
Pontos
78
Atualmente tenho um PS5, dá para pegar por um bom preço uma máquina pronta (sem contar preço de monitor, teclado, mouse) que rode os lançamentos atuais e que estão para vir a pelo menos 1440p 60fps com gráficos no alto? Falo nível PS5 ou melhor? Não sei se isso seria considerado um PC intermediário....
 

Lumina Lux

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.064
Reações
5.242
Pontos
1.444
Atualmente tenho um PS5, dá para pegar por um bom preço uma máquina pronta (sem contar preço de monitor, teclado, mouse) que rode os lançamentos atuais e que estão para vir a pelo menos 1440p 60fps com gráficos no alto? Falo nível PS5 ou melhor? Não sei se isso seria considerado um PC intermediário....
Cara, não rola. Acabo de comprar as peças de um PC com foco em 1080p, gastei quase 5k de um orçamento de 2,5k. Tanto que eu migrei deste tópico pro de recomendações de hardware em respeito à proposta daqui.

O PC de menos de 3 mil reais vai ser um PS4Pro+. Ou um PS5-.

Com as barreiras às importações da China, placas que são recomendadas na primeira página por beirarem R$1.200,00 hoje custam quase 2k.

Talvez você tenha sorte com usados., mas na minha região o mar não tá pra peixe...

Boa sorte aí.
 
Topo Fundo