Temos que comparar jogo de empresas de igual peso. A M$ é concorrente direta da Sony, então temos que comparar com ela, não com uma Larian da vida que está começando a fazer games de mais orçamento agora e trabalha no limite.
Não faz nenhum sentido uma empresa que também vende consoles dublar todos os seus games e a outra não e achar isso normal, mesmo por que é algo que a M$ já fazia e deixou de fazer nesta clara queda de suporte que estamos vendo nesta geração. Neste contexto, exceção é não fazer e não o contrário, tanto que você não vai ver notícia quando a Sony coloca Aranha 2 dublado e está vendo agora, o primeiro caso já virou corriqueiro.
De forma alguma, games como
Horizon 2, Aranha 2, Ratchet são top gráficos de ano de lançamento, isso vindo da própria DF para usar a mesma fonte. Não tem essa de pouca coisa acima (e digo mais, isso deve se tornar padrão para a Sony, o que você vai ver no PRO é ganhar perfomance sem perder qualidade visual, uma mistura de ambos os modos).
Na verdade a própria ideia de usar uma engine comercial já está errada, uma produtora de hardware tem a obrigação de ter engine proprietária de referência que explore seu hardware, é assim que a Sony entrega o que entrega, não é encaixando e buscando minimo denominador comum em UE que foi feita para rodar em tudo sem focar em plataforma específica).
Ao meu ver, todo o formato de produção da M$ está errado, esta falta de resultados consideráveis na entrega é mera consequencia
O problema não é console, quem joga
PS5 está vendo jogo de referência com 60 fps e até uso de RT, fruto de foco alto na otimização. O que se cobra da M$ não é entregar o que um PC da NASA entrega (a otimização de um modo perfomance será diferente da de um modo desempenho), mas o que se espera da qualidade de um game exclusivo que tem OBRIGAÇÃO de ser superior a game third no geral, independente de que hardware seja (isso vale até para o
Switch, você pega um Zelda e compara com um Fenyx Rising da vida e percebe que diferença faz ter uma empresa interna com dedicação exclusiva, algo que você não enxerga na M$, há um abismo técnico entre ambos).
Portanto não se iluda, modo perfomance você faz em QUALQUER jogo, basta você criar um ambiente de otimização próprio para isso, reduzindo aquilo que for necessário para ganhar frames. A questão é que isso demanda TEMPO, algo que a Ninja Theory não tem, já que tem que otimizar para Series X, tem que otimizar para Series S e tem que otimizar para PC. Como é que ela vai otimizar dois modos diferentes para uma única plataforma? Vai tirar tempo de produção onde? Não existe almoço grátis, multi tomo mundo joga, mas todo mundo também tem aceitar uma otimização menos intensa também.