O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


CONTRA 3 Review [+It´s Time for Revenge]

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
Essa análise eh muito especial pra mim, na verdade uma questão de honra...

Contra 3 marcou muito minha vida e o mínimo que posso fazer pelo game eh uma homenagem... espero criar um registro aqui para inspirar a nova geração de gamers, e também dar a oportunidade para os retrogamers matarem a saudade desse clássico.












c3comic2ge3.jpg


[FONT="Impact"][SIZE="6"][COLOR="Red"]Eh Guerra!!![/COLOR][/SIZE][/FONT]






Contra Spirits (japan)
Release date: February 28, 1992

Contra III: The Alien Wars (EUA)
Release date: April 6, 1992

Probotector: Alien Rebels (EU)
Realease: November 19, 1992



b-cont3j.jpg


Capa Japonesa



b-cont3.jpg


Capa Americana



[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="Red"]CONTRA 3 e Eu[/COLOR]
[/SIZE][/FONT]

Era meados de maio de 1992, estava ainda na transição do mega drive para super nes, na verdade tinha vendido o meu mega para adquirir a incógnita "super nes", ninguém sabia se aquele videogame iria ter jogos tão bons quanto os consagrados golden axe, e-swat, revenge of shinobi, quackshot...mas seu super mario world, f-zero, actraiser e principalmente super castlevania 4 mostraram que o videogame tinha vindo para bater de frente em qualidade.

Super Castlevania 4 me fez perder a ideia de arrependimento, em trocar o mega pelo super, ali tive uma experiência de jogo fantástica e me fez pensar, como vai ser o novo Contra? será que sai pra Super Nes mesmo? as esperanças de um jogo bom eram grandes vide Castlevania IV.

Um belo dia chego em uma loja de games e vejo na Tv um alien pairando sobre a cidade, destruindo toda ela...nem acreditava que estava vendo aquilo, ao meu lado muitas pessoas vendo, gamers como eu, a maioria ainda tinha NES e Contra 3 para eles era uma realidade distante, mas para mim nao!, quando vi o rosto do player 1, bem detalhado, dizendo "It´s Time for Revenge", aquilo foi um chamado de conduta... e Contra 3 de fato era uma realidade pra mim.

[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="red"]
História[/COLOR][/SIZE][/FONT]

contra3-1.jpg


O ano eh 2636, o planeta vive em paz há muito tempo, desde que Mad Dog e Scorpion, 2 soldados pertencentes ao grupo CONTRA, destruiram a célula da Red Falcon no planeta terra, expulsando os aliens e destruindo seu arsenal nocivo a humanidade, com o tempo os 2 soldados deixaram descendentes, e sua legião foi continuada até o dia em que Red Falcon volta ao planeta terra com um ataque feroz, destruindo as metrópoles e tirando a vida de muitos seres humanos.

O plano da Red Falcon eh simples, destruir o planeta terra, mas para isso acontecer deverão, mais uma vez, enfrentar a unidade de elite CONTRA, dessa vez seus integrantes sao Jimbo e Sully, descendentes diretos de Mad Dog e Scorpion, esses 2 soldados são altamente preparados física e psicologicamente, conscientes de que a vingança de Red Falcon chegaria mais cedo ou mais tarde, eles terão como missão contra-atacar os aliens com um arsenal futurista e por um fim a esta raça de uma vez por todas.


[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="red"]JOGABILIDADE[/COLOR][/SIZE][/FONT]


cont3-1.gif


Diferente dos outros episodios da serie a jogabilidade agora eh muito mais equilibrada no que diz respeito a dificuldade, além da movimentação dos personagens que esta mais rapida e suave, dessas vez você pode contar com duas armas, pode atirar com elas ao mesmo tempo e uma bomba especial de luz que elimina todos os inimigos da tela.

O maior salto no que diz respeito a mecânica de jogo eh a possibilidade do teu personagem agarrar e escalar partes do cenário agora, isso da mais liberdade e deixa o jogo mais frenetico, colocando voce em situações que exige extrema habilidade e coragem, e como nos outros Contras, um tiro aqui e você já era, esse eh o diferencial desse jogo, separar os homens dos meninos. kkk

O jogo tem um desafio interessante, alguns elementos mudam de acordo com a dificuldade escolhida, se você jogar no normal, alguns inimigos sao mais facilmente destrutiveis e lentos, no hard, alguns inimigos ou obstáculos não são mais destrutíveis e os inimigos ficam com uma velocidade maior, com mais ataques, se tornando mais letais.


[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="red"]SOM[/COLOR][/SIZE][/FONT]

Uma dos elementos mais marcantes do jogo, sem dúvida eh o seu som, isso vai desde os efeitos até a trilha sonora, tudo bem caprichado, fazendo bom uso da placa de som do super nes.

A música do jogo eh feita com maestria, misturando batidas militares, com sons distorcidos de aliens, tudo bem melodico e mesclado, causando tensão, como em qualquer guerra deve haver, envolvendo o jogador.

Track: Title: Length:
01 Red Falcon's Revenge 00:46
02 Ground Zero 02:34
03 Point of Entry 00:33
04 Tearing Up the Turnpike 02:54
05 Neo Kobe Steel Factory 03:53
06 Road Warriors 02:45
07 Nesting in the Sands 02:25
08 Invasion 02:18
09 Casualty of War 00:07
10 Mission Accomplished 00:04
11 No Man's Land 02:48
12 The Final Gauntlet (Part 1) 01:16
13 The Final Gauntlet (Part 2) 01:30
14 The Final Gauntlet (Part 3) 01:57
15 Cease Fire 02:37



A trilha sonora pode ser baixada nesse link, e vale a pena:http://snesmusic.org/v2/profile.php?profile=set&selected=597



[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="red"]GRÁFICOS[/COLOR][/SIZE][/FONT]

cont3-9.gif


Os gráficos desse jogo foram revolucionários ao extremo, fizeram um ótimo uso do efeito MODE 7, exclusivo do super nes, os cenários eram bem próprios e com vários elementos na tela, os efeitos das armas, as imagens dos personagens na conclusão de cada fase, tudo com muita competência, tanques, helicopteros, androides, naves aliens, pode esperar isso tudo no jogo e muito bem feito, o jogo tem seus slowdowns, vitima do processador lento do super nes, principalmente na hora da bomba especial, mas isso não diminuia a diversão em nada.

cont3-3.gif


As fases eram em dois estilos de visão, a primeira era a lateral clássica, e a segunda era uma visão aerea dos personagens, presente em Super C do Nes, mas aqui era tudo em MODE 7, com direito a efeitos de Zoom.

cont3-7.gif


Em termos de gráfico o jogo se mantem bem atual e bonito até hoje.



[FONT="Impact"][SIZE="5"][COLOR="red"]CURIOSIDADES[/COLOR][/SIZE][/FONT]

- A história americana (explicitada no review) se difere da japonesa, na história japonesa Contra 3 se passa 2 anos depois de Super C do Nes, e os hérois são os mesmos dos jogos antigos Mad Dog e Scorpion.

- A versão Europeia não conta com militares humanos como protagonistas e sim com robôs, tirando um pouco da essência Humanos X Aliens.

- Mad Dog e Scorpion sao "Codenames" de Bill Raizer e Lance Bean, respectivamente, herois dos primeiros 2 jogos.

- Primeiro e único jogo do Supernes a fazer uma mixagem de musica de acordo com os acontecimentos do jogo, em tempo real, isso acontece na ultima fase, mais especificamente, contra os 3 ultimos inimigos finais.

- Quando estava em fase de produção a cor do Player 1 não era mais azul e sim branca, foi alterada para azul na versão final.

CONTRA4.jpg


- Teve sua soundtrack lançada em CD.

- Jimbo eh baseado em Arnold Schwarzenegger e Sully em Sylvester Stallone.

- Iria se chamar "Super Contra IV", mas a konami preferiu entitular Contra 3 para negar o fiasco Contra Force do Nes, que seria, na verdade, a 3 parte da saga.

- A capa de Contra Spirit, versão japonesa de Contra 3, tem copiada, com algumas alterações, a capa do filme "Rawl Deal", estrelado por Schwarzenegger.

contra_3_japanese_box_art_-_arnold_schwarzenegger.gif


- Teve o mesmo produtor do clássico super castlevania IV.

- Pela storyline de Contra, os humanos vencem a guerra graças ao comando CONTRA, mas Sully morre nessa guerra e Jimbo eh preso por ter explodido a base alienigena, abandonando o corpo de seu companheiro e desta forma matando refens humanos que estavam na base.

- Na versão Americana e Europeia as frases dos soldados na apresentação sao as mesmas:

Jimbo: It's time for revenge.
Sully: Let's attack aggressively!

Na japonesa era:

Jimbo: Yatsu ra...yurusan (I won't forgive those guys)
Sully: Hade ni demukaeteyaru ze! (Let's greet them with style!)


cd.jpg


***************************************************************
Queria Agradecer ao usuario **PERVA**, que me ajudou em algumas imagens

Valeu!.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.054
Reações
4.220
Pontos
994
Cara vc arrasou!:kongpositivo: Análise soberba, assim como vc, eu pirei com Contra 3, realmente é um jogo impressionante, nem mesmo as versões de Contra para PS e PS2, batem esse clássico, um ótimo cartão de visita do jogo, é quando o avião vem em efeito zoom e joga as bombas e vc fica maravilhado ao ver o som percorrer de um canal a outro, vídeogame em stéreo naquela época era algo inovador, por falar em som, a trilha sonora é muito perfeita, a música do último chefe arrepia![karrepio] E a música do final é linda de se ouvir, vale a pena zerar ele em Hard para ouvi-la, sobre os chefes, acho que o que mais chama a atenção é aquele que rasga a parede, ele foi muito bem elaborado! Sobre as fases, a mais chata é aquela que eles vão de moto e depois nos mísseis, que ódio eu eu tenho dessa fase![:grr]Não consigo zerar ele em Hard, por causa do chefe da areia, ele me deixa tonto, a tela gira demais:kong_zonzo:

A versão européia possui robôs no lugar de humanos, porque na época a censura de lá, não queria ver humanos matando sua própria raça, visto que no jogo existem humanos que trabalham para os aliens, e assim achavam que isso traria más influências para as crianças, como se elas precisassem disso como incentivo[kong] O mesmo caso ocorre com TMNT que lá é TMHT, o Hero no lugar de NInja, que para eles representava rebeldia, essa alteração fundiu a cabeça de muita gente que pensou ser uma versão hackeada de Contra 3, inclusive eu.

Mais uma vez, parabéns pelo review, continue assim e não esqueça de ir no RETROINDEX e pedir a anexação do seu post.:kongpositivo:
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
[COLOR="Brown"]Parabéns, cara. Muito bom seu review. :kongpositivo:

Ao lado de SFII, Actraiser e Super Castlevania IV, Contra 3 foi um dos jogos da primeira leva do SNES que conheci. Simplesmente fenomenal. Pra ser bem sincero, ao contrário dos fãs do NES, não curto muito as versões do Contra pro 8 bits: acho fraco e sem muitos atrativos.

No entanto, a coisa mudou de figura no Alien Wars: chefes animais, fases muito criativas, mode 7 sendo usado toda hora, músicas boas e dificuldade hardcore (mesmo no easy a imensa maioria apanha). Aí sim eu comecei a gostar da franquia, ao lado do Hardcorps do Mega.

Pra mim, o momento mais memorável do jogo é durante o meio da terceira fase, quando você vai escalando o 'prédio' e enfretando o chefe da broca e sendo finalizada em seguida por toda a fase 4, o estágio da moto. PQP, a música, os chefes/sub-chefes e ambientação dessa fase é do c***lho. Incrível como um jogo 2D de puro tiro consegue mostrar qualidade ímpar com algo simples e legal.

"Megaman Zero" disse:
Sobre as fases, a mais chata é aquela que eles vão de moto e depois nos mísseis, que ódio eu eu tenho dessa fase!Não consigo zerar ele em Hard, por causa do chefe da areia, ele me deixa tonto, a tela gira demais
Pára com isso, Zero! É a fase mais tesão do jogo!

Sobre a semelhança/cópia/homenagem ao Schwarza, eu já tinha visto. Sobre a mudança de música na última fase, somente agora atinei pra esse detalhe (aliás, a música do penúltimo chefe, o dragão, é bem sinistra). A única coisa que não curti muito, não apenas no Contra 3, mas em toda a série, foi o lance do enredo ser muito bagunçado, sem cronologia e fatos explicados de forma clara dentro dos games. Infelizmente, começo a ver que muitas séries antigas e com muitas versões acabaram se perdendo um pouco (como também Castlevania, Megaman, Zelda etc). É um detalhe pequeno pra maioria, mas importante pra mim.

Em tempo: a versão do GBA é idêntica ou é um port tosquinho? :?

"Megaman Zero" disse:
Não consigo zerar ele em Hard, por causa do chefe da areia, ele me deixa tonto, a tela gira demais. :kong_zonzo:
Eu ri. :lol [/COLOR]
 

Fareday_

Veterano
Mensagens
11.956
Reações
9
Pontos
146
muito bom!


Contra foi um dos jogos da minha infância :p

lembro dagente na casa do meu vô, um monte de primo parado em frente a tevÊ, jogando contra no SNES (ou Mortal Kombat :p)



nunca vou me eskecer do meu SNES :(
 

Simão Belmont

Habitué da casa
Mensagens
6.014
Reações
0
Pontos
71
[COLOR="Black"]Ótimo jogo, marcou minha infância.

Joguei muitooo mesmo, tanto é que zero ele facilmente no Hard :cool: [SIZE="1"](ok, nem tão facilmente :eek:ops: ...)[/SIZE]

Mas pra ser sincero, eu acho o Contra Hard Cops do Mega-Drive muito melhor.

Quatro personagens, cada um com suas próprias armas. Fases com caminhos opcionais e ao todo o jogo tinha cinco finais diferentes. De bônus vinha um roteiro mais caprichado hehe.

:rox[/COLOR]

UNABOMBER;2415694 disse:
[COLOR="Brown"](...)

Em tempo: a versão do GBA é idêntica ou é um port tosquinho? :? [/COLOR]
[COLOR="Black"]Tosquinho...

Trocaram as duas fases isométricas por fases do Hard Cops, deixando a dificuldade do jogo irregular (pois Hard Cops é mais difícil que Contra III).

E o tamanho da tela dificulta a jogatina, afinal esse jogo foi pensado para televisões e não pra telinha minúscula do GBA.[/COLOR]
 


Killer Khan

Bam-bam-bam
Mensagens
20.659
Reações
1.273
Pontos
494
Alien Wars pra mim é o mais foda.
Segundo lugar pro Hard Cops e terceiro pro Shattered Soldier (sim, adoro esse jogo).

Ainda não tive saco (e tempo) pra jogar o quarto game no DS, porém assim, q tiver mais tempo eu jogo ele:rox
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.325
Reações
20.939
Pontos
1.489
Nossa, ta ai um jogaço do SNES.
Joguei ele pra caramba, alugava ele direto :D
Ótima análise :kongpositivo:
 

carrasc0

Habitué da casa
Mensagens
5.105
Reações
2
Pontos
61
valeu pelos elogios ai pessoal, fiz o review com amor mesmo, podem esperar um do super castlevania 4, que será no mesmo estilo...

com relação ao retroindex o unabomber eh um dos idealizadores lá, ele viu o topico, com certeza ele deve acrescentar lá, além desse do contra 3 tem o do Actraiser 2...

valeu.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.265
Reações
28.401
Pontos
1.649
Contra III is the Best! Sim! Este é o Melhor! sem dúvidas!

Contra: Hard Corps....hum...não achei legal, o conceito criado em Contra mudou neste jogo. Ele me parece mais uma cópia de Contra do que um novo Contra propriamente.

Agora...já peguei o Contra 4 para DS e digo! É uma ótima sequencia! Seguramente muito bom e dificil! o Modo Chalenge é muito louco e dificil, mas libera diversos extras (coisas que Contra não tinha).

Agora...uma coisa me confundiu. Em Contra 4 que se passa 2 anos após o Contra III, faz parte da Historia (até na introdução do jogo) a existencia do 4 personagens juntos!
Bill
Lance
Mad Dog (agora um negão) -"sem racismo aqui viu...só uma referencia"
e Scorpion.
Após liberar os bonus: ainda é possível escolher o Probotector e Lucia (de Shattered Soldier).

Sem contar a possibilidade de jogar Contra e Super C do Nes!

Minha lista agora é:
Contra III
Contra 4
Super C
Contra
Contra: Shattered Soldier
C: The Contra Adventure
Contra: Legacy of War
Operation C
Contra Advance
Contra: Hard Corps
Contra Force.

Não estou contanto "Neo Contra" porque não joguei ainda.
Não conto os do Arcade porque são ruins demais.
 

hattori

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.820
Reações
8.750
Pontos
1.264
Megaman Zero;2415164 disse:
( ... ) vale a pena zerar ele em Hard para ouvi-la. ( ... )


( ... ) Não consigo zerar ele em Hard, por causa do chefe da areia, ele me deixa tonto, a tela gira demais ( ... )




Hein????




Aliás, tem alguma diferença o final no hard? Se tiver, tentarei!
 

Snk-Brazil

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.156
Reações
3.799
Pontos
994
eu achava esse jogo legal e tudo mas nunca passava daquela fase onde tem 2 robos e depois vem um monstro gigante.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.953
Reações
57.013
Pontos
2.164
Melhor contra que existiu!!!
Passei horas jogando isso, em casa alugando e na locadora.
Jogo digno da Konami que duvido que ela faça um melhor que esse hj em dia.
Merecia um remake!!!
No mais ótima análise.
 
Topo Fundo