O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Controles de Movimento - Analise

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Pensei em postar este tópico no oficial do Move, mas o tópico está meio zoneado e tem muitas opiniões exageradas (de ambos os lados) por isos optei por fazer um novo. O texto é grande, mas quem quiser ler pode até achar legal já que tentei ser o mais imparcial possível :kongpositivo:

Inicialmente achava este negócio de controle de movimento algo sem graça, que só non-gamers curtiriam. Só que fui testar o Wii e vi que este preconceitos está longe de ser verdade, a mistura de originalidade bem aplicada e pura diversão dos jogos casuais me interessou bastante a lai sabia que iria investir em um console do genero.

A ideia era pegar o Wii, mas o fato de usar gráficos SD me deixou um pouco desanimado, não interessa muito se o gráfico é simples ou não, a falta de alta definição me incomoda um pouco se não for algo para jogar uma vez ou outra. Com o tempo fui deixando a ideia um pouco de lado (jogando Wii na casa de colegas) até que a M$ e Sony vieram com o Kinect e Move. Então decidi de vez entrar na onda "rebolista" e coloquei os três a prova para ver qual pegar.



A escolha pelo Move

No tópico não vai ter suspense, escolhi foi o Move mesmo :D

Cheguei a testar relativamente bem todas as opções. A vantagem do Move foi justamente ter uma tecnologia mais avançada que a do Wii (mesmo o plus, que não gosto de ser comparado por não ser padrão e por isso atuar como um divisor de base - poucos jogos irão explora-lo até o fim da vida do console) - graças a sensores exclusivos para ajuste fino e maior preocupação com profundidade de movimento - e por ser algo que as softhouses tem um bom know-how, algo que não acontece com Kinect.

Tudo isso se reflete onde importa: nos jogos atuais.


- O Kinect tem um potencial inigualável, quem fala que o periférico não reconhece movimentos só pode estar de brincadeira, é incrível como ele consegue captar o que você faz na frente da camera (vide comparação com PSeye mais a frente). o lag realmente existe, mas os produtores tem conseguido disfarçar este problema (no ricochete eu perdi muitas bolas por causa do lag, mas só percebi porque estava ativamente medindo lag. Só que entretidas no meio da diversão a maioria das pessoas vão pensar que perderam a bola porque foram 1 segundo mais lentas que deveriam).

A coisa aperta é quando o line-up vai explorar o potencial. Os jogos do Kinect seguem um caminho que não difere muito do que você vê em outras estratégias de movimento, por isso as suas falhas acabam sendo explicitadas e seu potencial subestimado. Muitos vão dizer que isso não é verdade já que no Kinect você movimenta o corpo inteiro, mas aí eu coloco a idéia de movimento inerente: Em um game de dança no Kinect você é obrigado a mover o corpo todo, em um jogo de dança do Wii só precisa mover um braço, este são os movimentos necessários. Só que no meio da diversão, especialmente em jogos "de galera", a pessoa tende a mover o corpo todo em conjunto com o braço, a isso dou o nome de movimento inerente.

Assim Dance Central é muito mais complexo em termos de movimentos necessários, mas os gamers vão dançar com o corpo inteiro (mesmo sem necessidade) no Just Dance, então o que sobra? As musicas mais diversificadas em termos de diversão (Dabce Central é muito sério) e o multiplayer bem mais interessante de Just Dance, não é surpresa este ultimo ser um fenomeno de mercado. A mesma ideia vale para outros jogos como volei ou corrida (TV Super Stars do Move), claro que pode ter um estraga prazeres e ficar só balançando a mão e adeus imersão, mas até o momento não experimentei esta situação (e olha que cheguei a jogar com vários grupos de pessoas totalmente distintas, todas entraram na brincadeira, especialmente os casuais).

comclusão: No momento o Kinect é a melhor tecnologia, quando isso for traduzido em games mais unicos poderá dificultar bem a vida dos concorrentes.

- O Wii tem a melho biblioteca dos três, ponto final. A questão, no meu caso, é que boa parte dos bons games eu já experimentei. Com isso o que sobra é um controle de movimentos com uma tecnologia mais limitada e console bem distante em termos gráficos (e aqui coloco resolução e efeitos), algo que interfere bem nos jogos hardcore com controle de movimentos.

onclusão: Por este motivo descartei o Wii, mas acho que para quem não jogou nada do genero nesta geração o console da Nintendo ainda é a melhor opção (e aque aconselho a comprar :kongpositivo:).

- O Move é realmente surpreendente. De cara pensei que era um clone do Wii, mas isso já começa a deixar de ser verdade quando você pega o controle. Apesar do visual meio estranho ele é bem mais anatomico (sem piadinhas :lol) e tem um peso melhor distribuido, a esfera de luz também adiciona um efeito legal e bem util em vários jogos já que é uma fonte de saida do console (em Funky Lab Rat, por exemplo, ela mostra qual efeito está ativado no momento).

Em termos tecnológicos é uma maravilha e já é bem explorado logo por sua line-up inicial. Um dos melhores jogos para testar é o hard core Heavy Rain, o jogo é capaz de diferenciar uma quantidade enorme de movimentos, tanto em amplitude quanto velocidade, o que aumenta muito a imersão do game, por ter sido feito pensando em controle de movimentos Heavy Rai permite torções, movimentos horizontais, verticais, variações de profundidade tudo de forma semelhante ao movimento que você faria para interagir com o objeto na vida real.

Outros aspectos mais sutis também adicionam muito a diversão. Em Start the Party a camera captura sua imagem e seu grito de guerra, algo simples e que torna o jogo muito mais divertido para o publico casual (ou até publico gamer, a diversão começa antes de jogar, o que é fantástico). Outras sutilezas também agradam, como o Move se transformar em um objeto na tela e você ter que vira-lo de forma adeuqada para, por exemplo, poder acertar a fruta com a parte da lamina da espada (no mini-game de cortar frutas) ou ainda para bater com a parte certa da raquete (no mini-game de matar insetos), tudo isso contribui na parte da imersão que é algo que agrada tanto o publico casual quanto hardcore.

Um game que merce um destaque a parte é o Sports Champions. A capacidade tecnológica misturada a um bom design por parte da Sony tornou este jogo em algo unico. Mesmo tendo uma carga casual típica de coletanea de mini-games de esportes, a jogabilidade do Sports Champion é profunda o suficiente para agradar os jogadores hardcore e ainda ser bem atraente para o publico casual (desde que este curta o esporte em questão, o movimento semelhante ao real garante o interesse). O Move torna o ato de jogar tenis de mesa algo bem próximo ao jogo de verdade, a ponto de ser interessante refletir o modo como você segura a "raquete". É um equilibrio bem interessante entre hardcore e casual, proporcionado pela precisão da tecnologia do controle da Sony, a cereja do bolo vai para o troféu de platina que tem que ser herói para conquistar em Sports Champion.

conclusão: O Move acaba sendo uma opção interessante (mesmo pelo preço salgado, para aproveitar o sistema você precisa de 2 controles Move, 1 camera e, de preferencia, um Navigation Controller, apesar de funcionar legal com Move + DualShock 3. De qualquer forma jogar com Move não sai por menos de U$ 150 para quem só tem o console). Tem uma tecnologia bem interessante e não vai ter um periodo turbulento de produção que deve rolar no Kinect.

Nem tudo é um mar de rosas no reino da Movelandia

Acima mencionei as virtudes que me fizeram optra pelo Move, mas isso não quer dizer que não há problemas.

Primeiramente temos um problema cronico da Sony: algumas decisões comerciais que não fazem sentido algum. Uma delas é o fato do Sports Champion não ter opção on-line, como disse acima ele tem um fator hardcore bem explorado e o game seria muito mais interessante se pudessemos jogar partidas de Tenis de Mesa contra outros usuários. Outro ponto problemático é a distribuição de alguns games, Start the Party é o game de entrada para casuais no sistema, mas a Sony não só esqueceu de fazer marketing como não facilitou em nada sua aquisição (o jogo deveria vir em bundles, deveria estar disponível na PSN para donwload ou deveria pelo menos ter um demo mais completo, a Sony não soube capitalizar um publico que a M$ está mandando ver no Kinect Adventures).

A Sony também tem que mostrar mais dedicação para com o periférico. Com Sports Champion ela já mostrou que domina muito bem a tecnologia de produção. Então não ha desculpa pela falta de jogos, se a Sony quiser que o Move se torne algo irrecusável tem que lançar mais jogos proprietários, capitalizar a vantagem de know-how que ela tem em cima do Kinect. Não adianta ficar dependendo de patch porque game só fica bom com controle de movimento se for feito para tal, Heavy Rain ficou muito melhor porque já era um jogo de controle de movimento limitado pelo controle clássico, mas o Move deixou o fraco Kung Fu Raider ainda pior.

Além da parte comercial temos alguns problemas de tecnologia. Primeiro temos a questão de calibragem, alguns mencionaram que no Kinect ela demora muito, mas o nível que é feito no Kinect deixa o Move no chinelo. O que pesa para o periferico da Sony é a completa falta de padrão, você pode calibrar o Move na Xbar, mas para nem sabe por que, já que cada vez que entra em um game passa por um processo de calibragem diferente, pior até, em jogos como Sports Champion tem que calibrar toda hora que entra em um jogo diferente (mesmo que não mova um centimetro, está calibrando o que?).

Isso nem é o pior, tem jogo que é um desafio de calibragem, é um tal de ter qu apontar para la, para ca, ter que advinhar qual o numero que o Move deve ter (advinhar porque ninguém avisa que o Move tem que estar na posição 7 para funcionar em alguns games). Outros são ainda piores como Eye Pet, onde você tem que ficar mudando, manualmente, a posição e angulo da camera para ver se uma hora ele consegue identificar o chão (depois perguntam porque o Kinect tem um motor...). Eu sou hardcore e passei 10 minutos para calibrar o Eye Pet, um jogador casual não teria chance. E no Kinect? Ele calibra o ambiente e depois você pode chegar ao ponto de poder entrar e sair do jogo em tempro real, a diferença é simplesmente brutal.

Por fim o grande gargalo do Move: a PSeye é extremamente limitada. Esqueçendo este negócio de espaço (jogo feitos para movimentar precisam de muito espaço, seja Sports Champion, Kinect Sports ou Wii Sports), lembram quando falavam que luz atrapalhava o Kinect? Não atrapalha, mas coloque natural em cima da esfera colorida do Move e adeus jogatina. Lembram que falavam que o Kinect precisa que você precisa tomar cuidado com a cor da roupa para poder jogar? Não precisa, mas se for jogar um game que use a apenas a PSeye a cor da sua roupa é vital, tentei jogar Kung Fu Live no meu quarto com a luz acesa e o game disse que estava muito "escuro", o resultado foi que a minha roupa preta não apareceu no jogo, tive de tirar a camisa para poder jogar (teria de ficar pelado se quisesse ver minhas pernas), e isso porque sou bem palido (não sou lá de tomar muito sol :lol), se fosse negro nem sei o que iria rolar (isso lembra algum tópico passado? ).

Por que isso ocorre? Porque a PSeye trabalha com contraste, ela reconhece aquilo que se destaca em relação ao fundo. Com isso a luz tira o destaque da esfera do Move e cores escuras em um fundo mais escuro tira o destaque do seu corpo. Por isso é preciso ter muito cuidado, o Move tem uma tecnologia top, mas requer um controle de ambiente de jogo muito criterioso e que deve ser observado antes de você comestar a gastar seu dinheiro.

O bom destes problemas é que, se você tiver cuidado e um pouquinho de paciencia, nenhum deles irá afetar a diversão. São problemas controlados e que por isso não afetam todo mundo (ao contrário da simplicidade atual dos jogos do Kinect ou da falta de gráficos de ponta do Wii). Mesmo neste aspecto ainda credito a vitória ao Move no hands-on comparatório

nota: Agradecimentos ao manolo Arthur do forum. Comprei o Move na mão dele por um preço bem camarada e é um vendedor recomendado :kongpositivo:
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Eu peguei meu Move há pouco, veio um jogo mega lixo com ele, um tal de beat Sketch. Peguei uns demos tb mas não posso nem formar uma opinião muito sólida sobre ele.

Estou muito decepcionado não com o Move e sua tecnologia em si, mas com a situação. Bom, primeiro porque tenho o Wii desde o lançamento e esse esquema de controle já não é mais novidade pra mim. Segundo pela falta de suporte da Sony. Bem que ela podia ter estimulado às produtoras a lançar patchs adaptando jogos já lançados, especialmente shooters, ao esquema de jogo do "Sonyremote" + "nunchunk". Acho que só adaptaram MAG ou move, jogo que não tenho e não pretendo comprar. RE5 foi adaptado, mas a sacana da Capcom só liberou o patch pra versão Gold, filhos da égua, não vou comprar outro RE 5 só por isso.

Poxa, seria ótimo se adaptassem Uncharted 1 e 2, inFamous, Killzone 2, mas nada. Killzone 3 e infamous 2 vão suportar o Move, mas Uncharted 3 não. put* sacanagem, né?

Enfim, acho incrível a falta de vontade da Sony em promover o Move, especialmente entre os jogadores hardcore, seria o "Elo perdido" o Wii HD pros hardcores. Mas as vendas do Move são fracas, vai ficar relegado a curiosidade como acessório do PS3 na história dos VGs.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.890
Reações
230.219
Pontos
2.529
gostei do seu review, não precisou criticar e nem desmerecer ninguem para elogiar outro console.

E concordo com vc sobre o motion plus, poucos jogos dão suporte pra ele, mas só o uso dele no wii sports resorts faz o motion vale a pena, fica realmente 1:1.


Sobre o sports champions, sai caro pra jogar em multiplayer hein;
 

siarraweb

Presidente dos Sonystas
Mensagens
36.442
Reações
3.457
Pontos
809
não tenho interesse em nenhum...

poupem-me o trabalho e façam de conta que acabei de postar em baixo a lista de jogões AAA que serão lançados só este ano...


......





..........



.............



viram? dificil conseguir jogá-los todos e .. compra-los a todos...

comprar uma coisa dessas é dinheiro que era mais bem gasto em jogos dessa lista enorme :p


comprarei o Move quando ele me arrumar a casa, fizer o jantar e der banho ao cão.
 

siarraweb

Presidente dos Sonystas
Mensagens
36.442
Reações
3.457
Pontos
809
renbh;7360567 disse:
- O Move é realmente surpreendente. De cara pensei que era um clone do Move

eu também sempre pensei que o Move era um clone dele mesmo...

ahh, essa sony.. :p
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Eu peguei meu Move há pouco, veio um jogo mega lixo com ele, um tal de beat Sketch. Peguei uns demos tb mas não posso nem formar uma opinião muito sólida sobre ele.

Nem considero Beat Sketch como jogo, é mais um software de desenho. Acredito que os melhores jogos do Move são Sports Champions, Heavy Rain e Start the Party, alguns jogos da PSN como Tumble e Funky Lab Rat tem impressionado também.

Não acho que ficar lançando patch seria a solução, adaptações de jogos de jogabilidade clássica para Move irão subutilizar demais a plataforma. O que a Sony precisa fazer é lançar muitos jogos exclusivos (como o tal Sorcery). A empresa tem um monte de estudios internos, coloque 1/3 para trabalhar exclusivamente com Move, dê vantagens as produtoras que lançarem games voltados para a plataforma, ou seja, tem que ser agressiva.

Mas as vendas do Move são fracas, vai ficar relegado a curiosidade como acessório do PS3 na história dos VGs.

Não acho que vendeu tão mal, a base deve estar na casa dos 2-3 milhões, mas não é algo para se acomodar realmente.

Sobre o sports champions, sai caro pra jogar em multiplayer hein;

Se for jogar um volei da forma completa realmente pesa, mas estou me divertindo bem com multiplayer com apenas 2 controles Move. Acho que isso é suficiente :D

eu também sempre pensei que o Move era um clone dele mesmo...

ahh, essa sony..

Já arrumei :lol

No mais Heavy Rain + Move (GotY exclusivo da Sony em 2010) e Sports Champion melhores que 80% dos AAA que serão lançados este ano, perdão :p
 


xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
renbh;7360908 disse:
Nem considero Beat Sketch como jogo, é mais um software de desenho. Acredito que os melhores jogos do Move são Sports Champions, Heavy Rain e Start the Party, alguns jogos da PSN como Tumble e Funky Lab Rat tem impressionado também.

Não acho que ficar lançando patch seria a solução, adaptações de jogos de jogabilidade clássica para Move irão subutilizar demais a plataforma. O que a Sony precisa fazer é lançar muitos jogos exclusivos (como o tal Sorcery). A empresa tem um monte de estudios internos, coloque 1/3 para trabalhar exclusivamente com Move, dê vantagens as produtoras que lançarem games voltados para a plataforma, ou seja, tem que ser agressiva.



Não acho que vendeu tão mal, a base deve estar na casa dos 2-3 milhões, mas não é algo para se acomodar realmente.



Se for jogar um volei da forma completa realmente pesa, mas estou me divertindo bem com multiplayer com apenas 2 controles Move. Acho que isso é suficiente :D



Já arrumei :lol

No mais Heavy Rain + Move (GotY exclusivo da Sony em 2010) e Sports Champion melhores que 80% dos AAA que serão lançados este ano, perdão :p

Mas é uma baita sacanagem um dos maiores títulos a sair pro PS3, Uncharted 3 não ter suporte ao move.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Só posso falar pelo Wii Remote e a conclusão que cheguei é que controles tradicionais >>>>>>>>> Wii Remote.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.931
Reações
40.991
Pontos
1.444
Se eu quiser controle de movimento eu pego um wii ´pois todos os jogos são defaut wiimote.

O PSMove é ótimo, mas de que adianta se não tem jogos que preste.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.727
Reações
8.948
Pontos
1.209
para mim Wii remote cumpliu as espectativas e hoje em dia e meu sistema de controle favorito menos para jogos de luta
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Poor_Boy;7361159 disse:
Se eu quiser controle de movimento eu pego um wii ´pois todos os jogos são defaut wiimote.

O PSMove é ótimo, mas de que adianta se não tem jogos que preste.

Não é bem simples, tem jogo que não tem como colocar controle de movimento a não ser que você force a barra. Neste caso uma coisa que é inevitavel para Move e Wii: Nem todo jogo com suporte foi feito tendo controle de movimento como default, você vai ter que selecionar muito.

O Move tem pelo menos 5 jogos hoje que mostram o quanto ele é avançado e que valem muito a pena jogar (Heavy Rain, Funky Lab Rat, Tumble, Star the Party e Sports Champion), Fight: Lights Out teve criticas pesadas, mas parece ter melhorado com via patch, além deles temos os típicos jogos de Boliche, Golf (que trazem profundida maior que a media do mercado) e o Ruse que fica um RTS bem jogável com suporte ao Move (nota também para o Sword and Soldiers, que é um RTS 2D bem simpático e fica melhor jogado com o Move). Falou um killer-app para o final do ano passado, mas a line-up de lançamento está longe de ser ruim (Sports Champion e Start the Party estão entre os tops do genero na minha opinão, por exemplo). o ponto de interrogação mesmo é o que a Sony planeja para este ano.

O que ela tem de fazer é deixar de ser criança em loja de brinquedos, tem que parar de tentar abraçar tudo (é full HD, é 3D, é Move, é sei lá mais o que) e começar a focar, caso contrário o Move realmente vai perder folego e sumir.
 

[McR]-[PanThrO]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.408
Reações
6.783
Pontos
1.224
Vishh quando saiu o move, eu tava todo empolgadão! Comprei 2 bundle pq nao achava o move controller separado e queria os 2. Sorte que dai vendi o jogo extra e ja paguei praticamente o outro bundle que tinha comprado.

Dai comecei a jogar, achei tudo muito divertido, comprei + dois jogos Start the Party e Eye Pet e puff, o encanto acabou, ta pegando poeira desde 1 mes após o lançamento.

Trocava facil essas desgraças por um wii com wii sports. :rox

EDIT: Ahh sim, e estava com Heavy Rain tambem, meu cacete foi a coisa mais horrivel que tive o desprazer de jogar com o move, sério, um jogo lento como aquele, não tinha razao de ter o move como controle, alem dos icones nao serem nada intuitivos para o uso com o mesmo. Muito melhor o HR com o Dualshock.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
[McR]-[PanThrO];7362483 disse:
Dai comecei a jogar, achei tudo muito divertido, comprei + dois jogos Start the Party e Eye Pet e puff, o encanto acabou, ta pegando poeira desde 1 mes após o lançamento.

Não quer me vender seu Start the Party?

EDIT: Ahh sim, e estava com Heavy Rain tambem, meu cacete foi a coisa mais horrivel que tive o desprazer de jogar com o move, sério, um jogo lento como aquele, não tinha razao de ter o move como controle, alem dos icones nao serem nada intuitivos para o uso com o mesmo. Muito melhor o HR com o Dualshock.

O jogo é lento por sua própria natureza de adventure, mas não achei nada de pouco intuitivo. Além de muitos movimentos serem intuitivos em relação ao movimento real (balançar a mão para o personagem balançar algo no jogo, por exemplo), todas as variações estão descritas na ajuda.

O HR foi feito pensando em controle de movimentos, a tradução para os analogicos do DS 3 tira totamente o sentido do jogo (ficar fazendo movimentos de meia lua, para cima, para baixo é coisa de jogo de luta). Sem contar que é um dos games que utiliza com certa frequencia do limitado acelerometro do DS 3 (herança do devaneio da Sony com o six-axis). Se este tivesse sido um jogo de lançamento do Move o periférico da Sony e o game teriam até mais destaque do que tiveram, o fato de ser suporte via patch de jogo antigo acabou com status de Killer App que HR poderia ter.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
O Move ateh o fim de novembro jah tinha vendido 4.1 milhoes as lojas, fora os bundles...

Com certeza esta longe de ter vendas fracas...
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Eh nozes;7362533 disse:
O Move ateh o fim de novembro jah tinha vendido 4.1 milhoes as lojas, fora os bundles...

Com certeza esta longe de ter vendas fracas...

Só que tem que separar o que são vendas de controles individuais (lembrando que uma pessoa pode comprar até 4 controles) e o que são de sistemas completos.

Acredito que a base do Move esteja hoje entre 2 e 3 milhões tomando como base as vendas do Sports Champion. Também nãoa cho que estas vendas sejam fracas.
 

[McR]-[PanThrO]

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.408
Reações
6.783
Pontos
1.224
renbh;7362521 disse:
Não quer me vender seu Start the Party?



O jogo é lento por sua própria natureza de adventure, mas não achei nada de pouco intuitivo. Além de muitos movimentos serem intuitivos em relação ao movimento real (balançar a mão para o personagem balançar algo no jogo, por exemplo), todas as variações estão descritas na ajuda.

O HR foi feito pensando em controle de movimentos, a tradução para os analogicos do DS 3 tira totamente o sentido do jogo (ficar fazendo movimentos de meia lua, para cima, para baixo é coisa de jogo de luta). Sem contar que é um dos games que utiliza com certa frequencia do limitado acelerometro do DS 3 (herança do devaneio da Sony com o six-axis). Se este tivesse sido um jogo de lançamento do Move o periférico da Sony e o game teriam até mais destaque do que tiveram, o fato de ser suporte via patch de jogo antigo acabou com status de Killer App que HR poderia ter.


Nem, esse é o jogo que minha mulher adorou e me encheu o saco pra comprar pra ela, pq disse que ia jogar até o cu fazer bico. (Sei, tanto joga que ta pegando poeira o move, mas deixa eu vender ele pra ver quem é que vai dormir no sofá! :p )

----------------

Entao cara, continuo nao concordando com isso, pois pra mim um jogo lento como aquele não motivao jogador ficar de pé ali exercendo umas ações de vez em quando e talz. Não é a mesma coisa que um party game que voce ta realmente controlando "você" ali na tela, fazendo diversas ações, ou mesmo mirando em algo como em um FPS.

Simplesmente pra mim nao combinou em nada jogar o HR com o move. E tirar o sentido do jogo por usar o DS? Outra coisa que nao concordo, pois o sentido do jogo esta em sua historia e aquele tipo de controle foi a maneira mais simples que eles implementaram para o jogador interagir com aquilo tudo sem tirar a atençado do que esta acontecendo ou exigindo comandos muito complicados.

Entao pra mim é mais um motivo de abominar o move nesse jogo, pois eu não estou incorporando um personagem do Heavy Rain, nao consigo me ver chacoalhando uma bombinha de asma com o move como seu eu fosse o gordão do jogo, ou até mesmo movimentar para o lado durante a briga pra ele desferir um soco, ali é totalmente diferente, pois eu não estou realmente desferindo um soco no jogo como em um jogo de boxe utilizando o move.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
renbh;7362550 disse:
Só que tem que separar o que são vendas de controles individuais (lembrando que uma pessoa pode comprar até 4 controles) e o que são de sistemas completos.

Acredito que a base do Move esteja hoje entre 2 e 3 milhões tomando como base as vendas do Sports Champion. Também nãoa cho que estas vendas sejam fracas.

Navigation Controller nao esta incluido nessa conta...

Se contarmos dezembro que eh um mes de vendas altissima eu acredito que a Sony deve ter vendido bastantes controles...

Agora soh nao sei para jogar o que neh? :-D
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
[McR]-[PanThrO];7362562 disse:
Nem, esse é o jogo que minha mulher adorou e me encheu o saco pra comprar pra ela, pq disse que ia jogar até o cu fazer bico. (Sei, tanto joga que ta pegando poeira o move, mas deixa eu vender ele pra ver quem é que vai dormir no sofá! :p )

Tenta passar uma lábia nela para vender o game para mim, que tal? :kongpositivo:

Entao pra mim é mais um motivo de abominar o move nesse jogo, pois eu não estou incorporando um personagem do Heavy Rain, nao consigo me ver chacoalhando uma bombinha de asma com o move como seu eu fosse o gordão do jogo, ou até mesmo movimentar para o lado durante a briga pra ele desferir um soco, ali é totalmente diferente, pois eu não estou realmente desferindo um soco no jogo como em um jogo de boxe utilizando o move.

Acho que é este o ponto. Você parece ver a jogabilidade do Heavy rain como um obstaculo que precisa ser simplicficado, por isso acho que o DS 3 não combina e que, sem ele, sobra apenas a história e o game perde muito de seu potencial potencial.

O Move torna a jogabilidade interessante, não é preciso ser em 1a pessoa para que se crie um ambiente de imersão. Por mais que você não controle a mão do personagem 1:1 o movimento que você faz no espaço é o mesmo que ele faz dentro do jogo, é como se você você virasse uma chave imaginária para o personagem ligar a moto no game, é pura imersão.

Dei a sorte de não jogar o game antes, por isso pude testar as duas jogabilidades em paralelo e simplesmente não tem como comparar. Com DS 3 controlar o personagem em HR é um mal necessário, com o Move é uma experiencia unica. É o tipo de evolução de adventure que poderia aproveitar o potencial do Move (poderiam até colocar mais cenas de tiroteio que são anti-climáticas com o DS 3, mas bombaram demais com o Move. O kojima poderia aproveitar o momento para mandar ver em outro Snatcher :king).

Navigation Controller nao esta incluido nessa conta...

Mas estão incluido controles Move individuais, eu mesmo tenho dois e na base conto apenas como um usuário.

Quanto a games, para mim Sports Champion, Mass Effect 2 e Heavry Rain (com Move) forams os jogos que mais curti em 2010. Só os dois já valem o investimento que tive no Move, fora os outros jogos que também estão me agrandando bastante (o Start the Party é o maior sucesso que tive com a galera, e olha que só jogamos - algumas dezenas de vezes - o demo).

Da mesma forma que em relação as criticas ao JRPG. Por mais que concorde que é preciso aumentar o ritmo, há mais jogos de qualidade para o Move que tenho tempo disponivel para jogar.
 

rudse

Habitué da casa
Mensagens
2.203
Reações
0
Pontos
61
Bom, concordo com boa parte de seu texto.

Em relação ao MOVE em si, acho que a SONY esta demonstrando sinais de que vai deixar a coisa rolar extamente como ocorreu com a EYE TOY. Lança, mas não dá suporte ou incentivo para novos lançamentos em games com o acessório. A série PLAY da EYE TOY, apesar de toda essa babação sobre a tecnologia do KINECT, possuia minigames muito, mas muito divertidos, apesar dos recursos tecnologicos inferiores, e com gameplay praticamente idêntico aos jogos vistos pro KINECT.

Com o MOVE , apesar de eu particularmente ter certeza que a tecnologia empregada possibilita muito mais alternativas de gameplay se comparado ao KINECT , sinto que a coisa já começou a esfriar. Tirando SPORTS CHAMPIONS , que é de longe o game com controle de movimentos que mais me envolvi e que mais curti, devido a precisão dos comandos e a dificuldade do game em si, não ouço nem falar sobre jogos mais "hardcore" (não gosto muito do termo, mas acho que vocês entendem) feitos especificamente para o mesmo. START THE PARTY é sem dúvida nenhuma o mais divertido, mas jogar sem aquele bando de amigos ou familiares junto não tem a menor graça ... ele é de fato um PARTY GAME, diferente da proposta do SPORTS CHAMPIONS que mencionei como exemplo e que é o tipo de game que mais me atrai.

Tirando aquele game de mago, que não me recordo o nome, não vejo qualquer novidade vindo por ai, e apesar de achar interessante a inclusão da possibilidade, jogar games pensados no DS3 com o MOVE é um add que pra mim definitivamente não justifica sua aquisição.

ABRAço !
 
Topo Fundo