O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Corte de verbas ao sistema S

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.503
Pontos
1.539
Não consigo colar material do UOL aqui então ai vai:

https://noticias.bol.uol.com.br/ult...sesi-e-por-que-seu-repasse-causa-polemica.htm


Cara nessa o Paulo Guedes mandou muito bem, eu nem sei porque tem repasse a esse sistema S, não sei se alguém aqui ja foi fazer algum curso la, mas eu ja fui, custa muito caro os cursos, mais caro que concorrentes inclusive, os caras tem um monte de regalia e ainda recebem dinheiro estatal, eu lembro que tinha curso no PROUNI desses sistema S, mas obvio o governo pagava tbm, que arquem com as proprias despesas assim como qualquer instituição de ensino.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.219
Reações
172.417
Pontos
2.599
Infinitos esquemas rolam lá dentro.

Lembro de um amigo que descobriu um esquema de desvios e relatou ao chefe na maior inocência e no dia seguinte estava demitido :klolz
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.503
Pontos
1.539
Infinitos esquemas rolam lá dentro.

Lembro de um amigo que descobriu um esquema de desvios e relatou ao chefe na maior inocência e no dia seguinte estava demitido :klolz

Sim, além de praticarem salarios muito acima do mercado sem concurso publico, pois apesar de recebrem verba estatal funciona que nem um sindicato, contratam quem querem sem prestar contas.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.503
Pontos
1.539
Na materia diz que os cortes vão ser entre 30 a 50 porcento, mas acho que o ideal era cortar 100% mesmo, ali diz que isso sai das industrias uma porcentagem que vai de 0,25% a 2%, nao sei se é sobre o lucro liquido ou o que, mas sem isso por obvio o preço ao consumidor final baixa, afinal as industrias repassam isso nos preços dos produtos e quem paga é a população, paga pra se precisar ter que pagar ainda pelos cursos oferecidos por eles, pelo que vi nos comentarios do UOL até gente com baixa renda pagam esses cursos, ou seja, recebem verba do estado sem contrapartida nenhuma.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Na materia diz que os cortes vão ser entre 30 a 50 porcento, mas acho que o ideal era cortar 100% mesmo, ali diz que isso sai das industrias uma porcentagem que vai de 0,25% a 2%, nao sei se é sobre o lucro liquido ou o que, mas sem isso por obvio o preço ao consumidor final baixa, afinal as industrias repassam isso nos preços dos produtos e quem paga é a população, paga pra se precisar ter que pagar ainda pelos cursos oferecidos por eles, pelo que vi nos comentarios do UOL até gente com baixa renda pagam esses cursos, ou seja, recebem verba do estado sem contrapartida nenhuma.
acho que será um corte gradual, nao se pode fazer cortes muito radicais sob pena de desemprego aumentar.
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.503
Pontos
1.539
acho que será um corte gradual, nao se pode fazer cortes muito radicais sob pena de desemprego aumentar.

Não acho, para os sindicatos foi cortado sem graduação, tem que ser igual, eles que se acostumem, alias já tem varios beneficios fiscais e tudo mais que empresas privadas não tem.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Não acho, para os sindicatos foi cortado sem graduação, tem que ser igual, eles que se acostumem, alias já tem varios beneficios fiscais e tudo mais que empresas privadas não tem.
sindicalistas nao geram empregos, eles ajudam a tirar
 

Ayatollah Khomeini

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.998
Reações
48.340
Pontos
553
:kkk:kkk:kkk


000d5a2a3ace883873c6f66f56298e06.png


73ed6a40b232d2b55e52693b065769d2.png


 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
Joaquim Levy, quando ministro da Dilma, assinou a exoneração quando propôs isso. Agora, o Posto Ipiranga, como ministro mandachuva, o negócio pode andar.
"Cortaram da CUT e tem de cortar aqui também" hahhaha
O Posto Ipiranga botou a bomba na mesa e despejou a gasolina. Se reclamar, vai acender o fósforo.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Os serviços prestados pelo Sesi, Senai, Sesc...são de uma importância gigantesca mas como os users daqui n conhecem falam besteira.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Esse cara vai mudar o Brasil.

Também acho que junto com o Moro ele será o carro chefe da mudança mais drástica que iremos ver.
E mais do que certo, negócio é cortar a carne , chega de "farra" com a grana pública.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
Os serviços prestados pelo Sesi, Senai, Sesc...são de uma importância gigantesca mas como os users daqui n conhecem falam besteira.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
Muitíssimo importantes e tradicionais sim, mas por ter trabalhado e estudado em unidades do Sistema S, posso concordar com a noção de que trata-se de uma caixa preta. Uma devassa de todo o Sistema seria muito saudável no sentido de coibir a corrupção e melhorar os serviços prestados e a administração que, na minha opinião, apresentam algumas deficiências.

O importante não é a sanha de "passar a faca", mas sim repensar a estrutura do Sistema, tornando-o mais eficiente e menos custoso. O corte de 30% a 50% que esse ministro falou o outro dia certamente inviabilizaria muitas operações importantes, principalmente os cursos de alta tecnologia, na minha opinião. Considero tolice.
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.678
Reações
14.518
Pontos
503
Os serviços prestados pelo Sesi, Senai, Sesc...são de uma importância gigantesca mas como os users daqui n conhecem falam besteira.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
o fato de prestarem um bom serviço, o que é duvidoso, é justificável para realizar diversos desvios de verba ?



Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.179
Reações
32.410
Pontos
503
Tem de começar questionando por quê entes privados recebem verba estatal sem oferecer cursos gratuitos, ou cotas de gratuidade em seus cursos.

E repensar por quê obrigatoriamente toda unidade federativa TEM que ter sua seccional do sistema S. Por exemplo Roraima e Acre tem o quê de indústria pra bancar escolas do Senai.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Mais uma proposta desse governo para afirmar o Brasil como país-colônia... lamentável.

Cara nessa o Paulo Guedes mandou muito bem, eu nem sei porque tem repasse a esse sistema S, não sei se alguém aqui ja foi fazer algum curso la, mas eu ja fui, custa muito caro os cursos, mais caro que concorrentes inclusive, os caras tem um monte de regalia e ainda recebem dinheiro estatal, eu lembro que tinha curso no PROUNI desses sistema S, mas obvio o governo pagava tbm, que arquem com as proprias despesas assim como qualquer instituição de ensino.
As mensalidades não cobrem sozinhas os custos de cursos obviamente muito altos por causa dos equipamentos que empregam. Imagine uma turma de Ajustador, 15-20 alunos cada qual operando uma fresa, uma retificadora, um relógio microcomparador, etc. Fora a hora do mestre, que obviamente é bem alta. Tu achas isso custa R$300,00 por mês?
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Claro que temtrabalho que eles fazem bem.


Mas também, eles recebendo 13 bilhões de dinheiro de imposto todo ano, alguma coisa eles tinham que entregar ne?


A pergunta é se realmente esse dinheiro é mais bem aproveitado nessas instituições que não têm concurso, não fazem licitação, ninguém sabe quem controla etc, ou deixar no bolso das empresas que já pagam tantos impostos.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
Universidades Federais e Institutos Federais são cheios de sistemas para evitar fraudes, desvios, etc, e ainda ocorrem... Imagina o que não acontece nesse sistema S onde tem mafiosos que só xupinham recurso federal, sem prestar contas, pagando uma miséria para os professores, e ainda cobrando dos alunos mensalidade...
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Aliás, muito cômico ver esquerdista defendendo entidade patronal só porque é contra o Bolsonaro. Que nem os esquerdistas brasileiros desesperados pelas barreiras tarifárias do Trump. Vai ser quanto pior melhor durante quatro anos. Daqui a um tempo estarão defendendo a FIESP quando o Guedes cair em cima dessas desonerações desiguais a certas indústrias.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
Os serviços prestados pelo Sesi, Senai, Sesc...são de uma importância gigantesca mas como os users daqui n conhecem falam besteira.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
Mas por quero governo precisa intermediar? As empresas prestadores de serviços educacionais, por exemplo, podem continuar a oferece-lo sem que o governo seja o intermediário. As empresas, diretamente, podem contratar o serviço, pagando a mensalidade do emprego no curso de capacitação.
 

Imortal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.741
Reações
11.356
Pontos
579
Excelente medida, espero que ele segure as pressões políticas

Enviado furando fila no SUS
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Eu nem posto na pasta mas fica comentário de quem trabalhou vários anos no gerenciamento de infraestrutura sesi/senai/fies.

Tem muito esquema dentro, muito mesmo.

Pode parecer ironia mas esses sistemas funcionam bem melhor quando há cortes no caixa, esse ai não será o primeiro.
Na primeira crise forte, lá pra meados 2014-2015 já foi um corte forte e quebrou muita coisa(alguns bons professores e cursos pagaram o pato também, mas acontece).

Só pra ter ideia tinha vários funcionários que usavam vouch de taxi para andar mês inteiro a vontade, indo indo desde mcdonalds até viagem pra comprar esfirra no interior.
Licitações para comprar material de meio milhão pra depois "sumir" do nada, contratações para o cara "servir cafezinho" para uma pessoa e fim.

E tudo isso falando a todo momento com orgulho que "não somos estatal, somos instituição privada".


O auxílio para esse pessoal tem de ser mínimo pra sentirem na pele e serem eficientes.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Muitíssimo importantes e tradicionais sim, mas por ter trabalhado e estudado em unidades do Sistema S, posso concordar com a noção de que trata-se de uma caixa preta. Uma devassa de todo o Sistema seria muito saudável no sentido de coibir a corrupção e melhorar os serviços prestados e a administração que, na minha opinião, apresentam algumas deficiências.

O importante não é a sanha de "passar a faca", mas sim repensar a estrutura do Sistema, tornando-o mais eficiente e menos custoso. O corte de 30% a 50% que esse ministro falou o outro dia certamente inviabilizaria muitas operações importantes, principalmente os cursos de alta tecnologia, na minha opinião. Considero tolice.
Concordo absolutamente com vc.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Mas por quero governo precisa intermediar? As empresas prestadores de serviços educacionais, por exemplo, podem continuar a oferece-lo sem que o governo seja o intermediário. As empresas, diretamente, podem contratar o serviço, pagando a mensalidade do emprego no curso de capacitação.
Se não existisse a necessidade do Estado intermediar não teríamos essa baixa qualidade da mão de obra. A iniciativa privada não tem o menor interesse de fechar essa lacuna por acreditar não ser economicamente interessante para ela. Neste tipo de caso quando é necessário um investimento e a iniciativa privada não manifesta o menor interessse, então há a necessidade do Estado agir.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.503
Pontos
1.539
Os serviços prestados pelo Sesi, Senai, Sesc...são de uma importância gigantesca mas como os users daqui n conhecem falam besteira.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Eu fiz curso lá guerreiro, como que eu não sei, voce fez algum curso lá?

Mais uma proposta desse governo para afirmar o Brasil como país-colônia... lamentável.


As mensalidades não cobrem sozinhas os custos de cursos obviamente muito altos por causa dos equipamentos que empregam. Imagine uma turma de Ajustador, 15-20 alunos cada qual operando uma fresa, uma retificadora, um relógio microcomparador, etc. Fora a hora do mestre, que obviamente é bem alta. Tu achas isso custa R$300,00 por mês?

bom, como eu disse, eu fiz curso no senai, custava mais caro do que a faculdade(nivel superior) que eu fazia antes, pra fazer um curso tecnico, o curso tinha 4 semestres, era um curso tecnico pos-medio, no 1 periodo tinha encheção de linguiça de aula de portugues e de matematica em nivel basica, isso para curso de tecnico em repação automotiva, algo sem cabimento nenhum, vc fala da "hora do mestre" é mais caro voce contratar alguem com mestrado ou doutorado ou alguém com bom nivel tecnico? Os professores de la nao tinham formação academica, eram apenas profissionais da area, ah e isso em 2012 era bem mais do que 300 reais amigão, então baixa a bola e pesquisa antes de falar m****, compara com faculdade que voce vai ver que é um valor absurdo.

Fora o colegio do SESI de ensino medio aqui na minha cidade que é mais caro que colegios particulares tradicionais.

Mas por quero governo precisa intermediar? As empresas prestadores de serviços educacionais, por exemplo, podem continuar a oferece-lo sem que o governo seja o intermediário. As empresas, diretamente, podem contratar o serviço, pagando a mensalidade do emprego no curso de capacitação.

é exatamente isso, existem cursos excelentes ai no mercado, melhores que os do sistema S e mais baratos, por exemplo dessa area automotiva que falei acima, existe uma empresa em SP de reparação chamada "Sprex japan" os caras dão uns cursos muito mais foda que os do senai e cobram menos, e não tem nenhum incentivo estatal, pelo contrario, bancam com impostos o sistema S.

Se não existisse a necessidade do Estado intermediar não teríamos essa baixa qualidade da mão de obra. A iniciativa privada não tem o menor interesse de fechar essa lacuna por acreditar não ser economicamente interessante para ela. Neste tipo de caso quando é necessário um investimento e a iniciativa privada não manifesta o menor interessse, então há a necessidade do Estado agir.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

engraçado, então se temos uma baixa qualidade da mão de obra esses cursos não estão funcionando não é mesmo? Essa porra de sistema S existe a mil anos, e ainda temos baixa qualidade como vc está dizendo, então não ta adiantando pra absolutamente b*sta nenhuma bancar esse sistema S.

Existem cursos tenicos da iniciativa privada guerreiro, a PUC por exemplo tem a TECPUC que oferece varios cursos, obvio a iniciativa privada está atras de lucros, eles não tem verba estatal pra dar curso de qualquer m**** que venha a cabeça, como alguns cursos oferecidos em faculdades federais que não agregam valor nenhum a ninguem, é só pra pagar desocupado.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Se não existisse a necessidade do Estado intermediar não teríamos essa baixa qualidade da mão de obra. A iniciativa privada não tem o menor interesse de fechar essa lacuna por acreditar não ser economicamente interessante para ela. Neste tipo de caso quando é necessário um investimento e a iniciativa privada não manifesta o menor interessse, então há a necessidade do Estado agir.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Ou a empresa tapa esse buraco, ou outra empresa tapa. O setor privado é autossuficiente nesse ponto. Se uma não vende qualidade, outra o faz pelos métodos que tiver em mãos.

Construtoras (vou dar esse exemplo pq é com o que trabalho) da minha região pecaram por má administração (falência no meio de empreitadas por exemplo). Não levou muito tempo para outras nascerem suprindo esse desfalque e vendendo a qualidade que faltava. O mesmo para mão de obra. Se a oferecida deixa a desejar, ou a empresa supre essa necessidade ou outra ofusca ela e assim por diante.

Se por outro lado o cara é autônomo e ele não vende qualidade, tem quem venda. O que vende sobe, enquanto o outro desce até desaparecer ou se especializar melhor.

O que eu sinto é que por vezes a empresa pede o técnico, o candidato mostra que tem mas o ensino foi péssimo ao ponto de isso valer pouco na prática, o que inutiliza toda essa burocracia e descamba na razão pela qual o sistema é tão criticado

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Na boa, essas coisas que me afastaram da direita, o sistema S é de ótima qualidade e a direita não da a minima se acabarem com isso.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Na boa, essas coisas que me afastaram da direita, o sistema S é de ótima qualidade e a direita não da a minima se acabarem com isso.
Viu, você ignora terem falado sobre lá rolar esquemas, sobre os altos custos (13 bi ao ano), sobre realmente eles desperdiçarem menos tendo um orçamento menor, sobre eles estarem cuidando dos cursos técnicos do Brasil há décadas e o Brasil ser uma nulidade nisso, sobre lá não ter concurso, licitação transparente, dentre outros, e você chega e fala "a direita nem liga se acabar com o sistema S".

Realmente, que bom que você não é de direita.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Viu, você ignora terem falado sobre lá rolar esquemas, sobre os altos custos (13 bi ao ano), sobre realmente eles desperdiçarem menos tendo um orçamento menor, sobre eles estarem cuidando dos cursos técnicos do Brasil há décadas e o Brasil ser uma nulidade nisso, sobre lá não ter concurso, licitação transparente, dentre outros, e você chega e fala "a direita nem liga se acabar com o sistema S".

Realmente, que bom que você não é de direita.
Então porque rola corrupção você corta a verba em vez aumentar a fiscalização, prestação de contas e implementar penas mais duras? Isso não faz sentido.
Um corte violento de verba só serve para diminuir a qualidade e ir usando isso como desculpa para acabar com o Sistema S.

O sistema S é uma referência de qualidade e 13 bilhões é um valor bem menor do que os salários dos ministros do STF, por exemplo. Sem mais, a direita vai acabar com uma coisa de ótima qualidade do Brasil.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo