O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial COVID-19 (Coronavírus): Discussão geral

ibaaan

Bam-bam-bam
Mensagens
792
Reações
1.071
Pontos
333
Médica do RS que aplicou nebulização de cloroquina em pacientes em UTI será investigada


MARCH 22, 2021

O Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã (RS), cidade a 130 quilômetros de Porto Alegre, solicitou nesta segunda-feira (22) ao Ministério Público estadual e ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) que investiguem a conduta profissional da médica Eliane Scherer, que até semana passada atuava como intensivista na instituição.

A médica estava utilizando um procedimento experimental e sem comprovação científica em pacientes da emergência com hidroxicloroquina inalável para combater a Covid-19. O medicamento era diluído em soro fisiológico e aplicado sob a forma de nebulização.

O procedimento não tem aval dos protocolos de saúde do hospital nem do fabricante do produto, o que coloca em risco a segurança dos pacientes. Segundo a assessoria jurídica do hospital, a médica “descumpria protocolos [de segurança] de forma contumaz”, o que provocou o pedido para que fosse desligada do corpo de profissionais que atende a instituição.

A médica não era funcionária do hospital, mas contratada da Promed, empresa que intermedeia serviços médicos em clínicas e hospitais. Ela atuava no local desde março de 2020. Pelo contrato, deveria atuar apenas no serviço de pronto-socorro do hospital, mas estava aplicando nebulização de hidroxicloroquina em pacientes internados na UTI e nos leitos clínicos. Scherer não tinha autorização para ingressar ou atuar nesses ambientes.

“A profissional em questão tinha um histórico de muitas dificuldades no trato pessoal com a equipe. As ameaças eram frequentes”, justificou o assessor jurídico do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Maurício Rodrigues.

No dia 17, diante das denúncias, a instituição pediu à Promed que excluísse Scherer da escala de plantões. A Promed confirmou que a médica foi substituída a pedido do hospital e que a situação de Eliane Scherer junto à empresa continua inalterada.

Enfermeiros e auxiliares de enfermagem relataram que foram pressionados pela médica a aplicar as nebulizações com hidroxicloroquina, mas se negaram dizendo que não há indicação para o uso do medicamento dessa forma. Além disso, a médica não fazia a prescrição para o uso do fármaco, o que também é ilegal.

A cloroquina e a hidroxicloroquina não têm eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19. O caso foi denunciado por dois profissionais de enfermagem e por uma auxiliar.

O caso ganhou repercussão depois que um vereador da cidade de Dom Feliciano, a 45 quilômetros de Camaquã, disse ter se curado da doença ao usar o método proposto por Scherer.

Dalvi Soares de Freitas (PSB) disse que estava com metade do pulmão comprometido e que só melhorou após inalar a solução de cloroquina com soro fisológico. A própria médica, segundo ele, aplicou a nebulização, diante da recusa dos integrantes de equipe que o atendiam no hospital.

O tratamento experimental e sem comprovação científica foi exaltado pelo presidente Jair Bolsonaro na sua live da última quinta-feira (18). Na sexta-feira (19), o presidente falou a uma rádio local criticando o hospital por ter pedido o desligamento da médica.

“Os médicos têm o direito, ou o dever, no momento em que falta medicamento específico para aquilo, com comprovação científica, ele pode usar o que chama de off label, fora da bula. Mas no Brasil virou um tabu, praticamente é criminoso quem fala disso”, afirmou à rádio.

Bolsonaro voltou a bater na tecla de que, para salvar vidas, vale qualquer coisa. “Sabemos que a vacina é um custo bilionário para o mundo todo. E parece que grupos interessados em investir apenas na vacina é que deixam de lado a questão do tratamento preventivo que existe e também o tratamento logo após a contração da doença”, disse.

A médica disse que não inventou a prescrição da hidroxicloroquina inalável e que a técnica consta da literatura médica. “É para o bem dos pacientes. Não ganho nada com isso, cada cápsula custa muito barato para o tratamento”, disse. Scherer é dona de um centro de ecografia em Camaquã.

No fim de semana, uma campanha nas redes sociais pediu a reintegração da médica e acusou o Hospital Nossa Senhora Aparecida de estar adotando “protocolos de morte” da população.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) disse que os profissionais que se recusaram a seguir as orientações da médica adotaram um procedimento correto. “Além da prescrição não ter sido documentada pela médica, o fármaco não era do hospital. A conduta dela foi totalmente irregular”, disse a presidente do Coren, Rosângela Schneider.

“Aos profissionais de enfermagem, mais que um direito, é um dever recusar-se a executar prescrição de enfermagem e médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade”, defendeu o Conselho em nota divulgada nesta segunda-feira. O procedimento está previsto no artigo 46 do Código de Ética da profissão – Resolução Cofen nº 564/2017.

“Também é um dever posicionar-se contra, e denunciar aos órgãos competentes, ações e procedimentos de membros da equipe de saúde quando houver risco de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência aos pacientes, visando a proteção da pessoa, da família e da coletividade”, prosseguiu a nota.

Pelo menos duas famílias de Camaquã recorreram à Justiça para garantir o tratamento proposto pela médica. O juiz Luís Otávio Braga Schuch, da 1ª Vara Cível de Camaquã, concedeu liminar nesta segunda-feira aos pedidos, mas fez a ressalva de que Scherer deveria “assumir a responsabilidade pelo tratamento integral do paciente”.

Além disso, o hospital deveria “proceder a cientificação do paciente e/ou seus familiares de que o tratamento em questão é experimental e não atende os protocolos atuais para Covid-19”.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.974
Pontos
1.409
eu ainda acho que ele tinha que focar mais no tratamento de ozônio no cu.
Pq ai quem segue ele ia, literalmente, tomar no cu. E ia ficar quieto sobre isso em vez de ficar espalhando. vc vê gente falando "n, pq eu tomei ivermectina e tô 100%" espera sentado o mesmo cara dizer "não, pq eu tava mal, fui no hospital, o doutor socou o cano no meu rabo e meteu ozônio até o talo! foi super carinhoso, até perguntou se eu queria uns tapas e tal pra entrar no clima..."

Agora, brinks a parte, mais um dia na bananalândia com o placar Virus 10 x 0 Brasil
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.342
Reações
63.444
Pontos
903
Coronavac é segura para crianças e adolescentes, aponta estudo preliminar

Foram realizados testes clínicos com 500 pessoas de idade entre 3 e 17 anos que receberam duas doses médias ou baixas do imunizante ou um placebo

Por Da redação



Eficácia menor da Coronavac exige rapidez na vacinação


Coronavac
Foto: GOVESP / Fotos públicas



Estudos preliminares divulgados nesta segunda-feira (22) pela farmacêutica chinesa Sinovac apontam que a Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil pelo Butantan, tem se mostrado segura e eficaz para crianças e adolescentes. Foram realizados testes clínicos com 500 pessoas de idade entre 3 e 17 anos que receberam duas doses médias ou baixas do imunizante ou um placebo. A maior parte das reações adversas foi branda.

De acordo com Zeng Gang, pesquisador da Sinovac, os níveis de anticorpos gerados pela CoronaVac em crianças foram maiores do que aqueles que foram vistos em adultos de 18 a 59 anos e em idosos.
A dose menor induziu reações de anticorpos favoráveis em crianças de 3 a 11 anos, enquanto a dose média funcionou bem para os jovens de 12 a 17 anos.


Os dados preliminares divulgados hoje ainda não foram publicados em periódicos científicos.

 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Continua morrendo mais gente engasgada que de Covid?

Copolla, Caio- o gênio da boca torta, há um ano cantou essa pedra. Alguém confirma?
Foi, sim.

O Glenn chegou a postar no Twitter o trecho dele falando isso.

c
 


Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
Ele nunca será favorável no discurso.

Mas estamos falando de uma base que já aceitou uma penca de estelionatos eleitorais e que inventou uma infinidades de teorias conspiratórias para justificar a continuidade do apoio. Podem implacar a narrativa de que ele tem que fazer isso para não sofrer impeachment, ou qualquer outra coisa, eles são mestres nisso. Não precisa nem ser o próprio Bolsonaro a inventar, a base dele já se auto-engana sem ajuda.

Esse povo não tem outra alternativa ao Bolsonaro. É ele, e será ele até o final. Então o presidente tem espaço para negligencia-los, porém, pode não ter mais espaço para negligenciar o centrão e a gestão da pandemia em geral.

Veremos os próximos capítulos.

Por isso eu disse que ele, considerando o estado atual, não tem escolha. Desde o ano passado ele governa e discursa visando esse grupo que vai ficar com ele não importa as circunstâncias. Funciona para manter a base pilhada, mas ao mesmo tempo funciona para afastar o pessoal que já não votou nele em 2018 e possivelmente os que votaram nulo tbm em 2018.
 

tbahia2000

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.723
Reações
4.660
Pontos
963
Secretários dizem que não há 'absolutamente ninguém' na Saúde enquanto Queiroga não assume e Pazuello não cai

21.mar.2021 às 23h15

Técnicos foram impedidos de pactuar contratos, e secretário diz que está cada um em sua trincheira



O anúncio da escolha de Marcelo Queiroga para ministro sem nomeá-lo de fato e sem que Eduardo Pazuello deixe o cargo levou a pasta da Saúde a ficar sem comando, dizem os secretários de Saúde.

A expressão usada é a de que não há lá “absolutamente ninguém” para estabelecer diálogo ou tomar decisões.

Não bastasse a acefalia, há cerca de seis meses os técnicos da pasta foram impedidos de pactuar contratos, o que era rotineiro, rompendo assim mais uma ponte entre estados, empresas e o governo federal.

Recorrendo a uma analogia de guerra, ao gosto dos militares da Saúde, um dos secretários diz que cada um deles está em sua trincheira, isolado, pressionado pelas tropas inimigas, sem ajuda.


A culpa é do MANDETTA!

Entendido Soldado!
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394

Claro, claro. Infectologistas do mundo inteiro alertando para para o problema, quem poderia imaginar que viveríamos essa realidade?
Melhor dar crédito pro Dr Engasgo que pra um
especialista que estudou anos o assunto.

Além de desonesto é burro
Como se faz o isolamemto de grupos de riscos? Se vc mora com sua avó, vai trancar ela num quarto enquanto o resto da famíla circula na casa?
Sendo que tem casas no Brasil que nem divisão por cômodos tem.

E o cara cita o Atília como fervoroso defensor do isolamento. Só que Atila é Dr na área, já esse mané é só mais um palpiteiro formado em vários nadas.
 
Ultima Edição:

coronavirus

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
2.871
Pontos
278
eu ainda acho que ele tinha que focar mais no tratamento de ozônio no cu.
Pq ai quem segue ele ia, literalmente, tomar no cu. E ia ficar quieto sobre isso em vez de ficar espalhando. vc vê gente falando "n, pq eu tomei ivermectina e tô 100%" espera sentado o mesmo cara dizer "não, pq eu tava mal, fui no hospital, o doutor socou o cano no meu rabo e meteu ozônio até o talo! foi super carinhoso, até perguntou se eu queria uns tapas e tal pra entrar no clima..."

Agora, brinks a parte, mais um dia na bananalândia com o placar Virus 10 x 0 Brasil

Pra quem zoava o tratamento do ozônio,na china tem o tal teste renal. Ironia né.
 

coronavirus

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
2.871
Pontos
278
Continua morrendo mais gente engasgada que de Covid?

Copolla, Caio- o gênio da boca torta, há um ano cantou essa pedra. Alguém confirma?

E morreram as tais 1 milhão de pessoas em 3 meses igual o mestre da ciência atila falou?

Pelo jeito só um lado pode errar né.

A culpa é do MANDETTA!

Entendido Soldado!

Mocinha, esse mandetta enganou a gente, até no inixio acreditava nele, só que o tal pico que ele dizia nunca chegava, a gente fez uma quarentena atoa com ideia que se ficássemos um mes ou dois em casa o virus sumia, so que ele ficava só ganhando tempo, a gente poderia ter ficava 3 a 4 meses em casa nos ferrando e o pais que o virus nao iria desaparecer, lembrando que na época não tinha vacina pra justificar ficar em casa ainda mais no início com poucos casos sabendo que o virus nunca iria desaparecer.
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.503
Reações
11.282
Pontos
1.004
Claro, claro. Infectologistas do mundo inteiro alertando para para o problema, quem poderia imaginar que viveríamos essa realidade?
Melhor dar crédito pro Dr Engasgo que pra um
especialista que estudou anos o assunto.

Além de desonesto é burro
Como se faz o isolamemto de grupos de riscos? Se vc mora com sua avó, vai trancar ela num quarto enquanto o resto da famíla circula na casa?
Sendo que tem casas no Brasil que nem divisão por cômodos tem.

E o cara cita o Atília como fervoroso defensor do isolamento. Só que Atila é Dr na área, já esse mané é só mais um palpiteiro formado em vários nadas.

Blá, blá blá. Não assiti o vídeo e mais blá blá blá, prefiro acreditar no Glenn.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
E morreram as tais 1 milhão de pessoas em 3 meses igual o mestre da ciência atila falou?

Pelo jeito só um lado pode errar né.
Só ignora a parte do "se nada for feito" neh amiguinho?
Mas curioso, que foram feitas medidas de isolamento no auge da pandemia, pago auxílio emergencial inclusive, ano passado.
Curioso que agora, que pouco ou nada está sendo feito, os números estão subindo da forma que estão.
 

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.503
Reações
11.282
Pontos
1.004
Só ignora a parte do "se nada for feito" neh amiguinho?
Mas curioso, que foram feitas medidas de isolamento no auge da pandemia, pago auxílio emergencial no auge da pandemia no ano passado.
Curioso que agora, que pouco ou está sendo feito, os números estão subindo da forma que estão.

Não estou entendendo seu pensamento. Uma hora fala que não foi feito lockdown de verdade, outra hora fala que o GF não fez nada. Mas e ae kd os 3 milhões de mortos? Desonestidade é como chamamos aqui na minha cidade.
 

coronavirus

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
2.871
Pontos
278
Só ignora a parte do "se nada for feito" neh amiguinho?
Mas curioso, que foram feitas medidas de isolamento no auge da pandemia, pago auxílio emergencial no auge da pandemia no ano passado.
Curioso que agora, que pouco ou nada está sendo feito, os números estão subindo da forma que estão.

Curioso, será pq né? Com essas medidas de isolamento mesmo no inixio da pandemia agora que esta pior o povo já acabou as reservas de dinheiro, já que foram sacrificados no inicio enquanto agora esta pior, se fosse pra ter feito algo deveria ser muito mais agora que antes esgotar os recursos.

Esse Atila sempre tem uma desculpa, usou essa pra errar de nada ser feito, mesmo que eu tivesse dito que morreria só 10 mil pessoas se o virus só atacasse os idosos e com comorbidades, ai depois eu uso uma capa de proteção quando errasse dizendo que é pq tá morrendo jovens, grupo de riscp, crianças além do que imagem, nem pro cara assumir que errou e seus seguidores ele presta.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Curioso, será pq né? Com essas medidas de isolamento mesmo no inixio da pandemia agora que esta pior o povo já acabou as reservas de dinheiro, já que foram sacrificados no inicio enquanto agora esta pior, se fosse pra ter feito algo deveria ser muito mais agora que antes esgotar os recursos.

Esse Atila sempre tem uma desculpa, usou essa pra errar de nada ser feito, mesmo que eu tivesse dito que morreria só 10 mil pessoas se o virus só atacasse os idosos e com comorbidades, ai depois eu uso uma capa de proteção quando errasse dizendo que é pq tá morrendo jovens, grupo de riscp, crianças além do que imagem, nem pro cara assumir que errou e seus seguidores ele presta.
Basta saber que sem nenhuma medida de isolamento, a curva de contágio é exponencial.
Se com medidas de isolamento morreram mais de 200k, sem elas, os números teriam subido em velocidade cada vez maior.
 

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.503
Reações
11.282
Pontos
1.004
Basta saber que sem nenhuma medida de isolamento, a curva de contágio é exponencial.
Se com medidas de isolamento morreram mais de 200k, sem elas, os números teriam subido em velocidade cada vez maior.

Vejo vc e sua patota falando todo dia que não foi feito isolamento de verdade, tem que se decidir meu amigo. Ou vai continuar nessa desonestidade?
 

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.503
Reações
11.282
Pontos
1.004
Amigo, vá estudar matemática e pare de passar vergonha.
Pra vc compreender estatística, aprenda primeiro a ligar vaso com flor.
Já dei os 30 seg de atenção que vc queria.

Apelou pro bom e velho vai estudar; típica saída de esquerdão sem argumento.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.140
Reações
16.754
Pontos
703
Vejo vc e sua patota falando todo dia que não foi feito isolamento de verdade, tem que se decidir meu amigo. Ou vai continuar nessa desonestidade?
Mobilidade no Brasil:

177796

O que se fala não é que não foi feito isolamento. Não foi feito lockdown, que tem por premissa a ideia de que só se pode circular para coisas essenciais, com fiscalização e tudo mais.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Mobilidade no Brasil:

Visualizar anexo 177796

O que se fala não é que não foi feito isolamento. Não foi feito lockdown, que tem por premissa a ideia de que só se pode circular para coisas essenciais, com fiscalização e tudo mais.
Nem perca tempo. Vc acha que o cidadão é capaz de interpretar um simples gráfico de linha? É muito otimismo da sua parte.
 

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.503
Reações
11.282
Pontos
1.004
Mobilidade no Brasil:

Visualizar anexo 177796

O que se fala não é que não foi feito isolamento. Não foi feito lockdown, que tem por premissa a ideia de que só se pode circular para coisas essenciais, com fiscalização e tudo mais.

Mais outro defensor daquele sem orelhas. Todos os quadros que aquele sem orelhas pintou nenhum se confirmou, o cara toca o terror em todo mundo, e não se desculpa pelo erro. Menos, bem menos.
 

tbahia2000

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.723
Reações
4.660
Pontos
963
Sinceramente, as vezes acho que algumas pessoas aqui desta pasta não tem família, amigos queridos ou colegas por quem nutrem a mínima simpatia pela vida.

Boa sorte pessoal, aproveitem bastante para ir na academia, festejar e sair as compras....

Mantenham o estoque de cloroquina e ivermectina e pros radicais Ozônio!

tudo de bom pra vcs. Amanhã nos encontramos nos protestos contra o Lockdown
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.140
Reações
16.754
Pontos
703
Mais outro defensor daquele sem orelhas. Todos os quadros que aquele sem orelhas pintou nenhum se confirmou, o cara toca o terror em todo mundo, e não se desculpa pelo erro. Menos, bem menos.
Corrigi a sua informação falsa, apenas.

Menos, bem menos.
 

coronavirus

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
2.871
Pontos
278


Se esse evento fosse dentro do BBB 21 daria pra fazer, lá todo mundo é testado, eu vi na globo, lá pode fazer academia todo mundo também virus nqi entra lá, nem nas festas do neymar e do Ronaldinho gaúcho.


A propósito se tivesse eleições esse aí daria pra fazer uma festa dessas, o drauzio disse que nas épocas de eleições o virus diminui pode até ser mesario, ah e festa do filho do doria ou do lira também pode o virus nao chega.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.140
Reações
16.754
Pontos
703
Não sei o que vc corrigiu. Ainda estou esperando os 1 milhão com mitigação do sem orelhas.
Isso:

Vejo vc e sua patota falando todo dia que não foi feito isolamento de verdade, tem que se decidir meu amigo. Ou vai continuar nessa desonestidade?

Todos vimos quem foi o desonesto.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.342
Reações
63.444
Pontos
903
UFMG desenvolve teste rápido e barato para detectar variantes do coronavírus




Pesquisadores do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um teste rápido e de baixo custo que consegue detectar as variantes do novo coronavírus mais presentes no Brasil e no mundo. A metodologia vale-se da mesma reação usada nos exames diagnósticos de PCR.


O trabalho, liderado pelos professores Renato Santana e Renan Pedra de Souza, consegue identificar as brasileiras (P1, mais conhecida como a variante de Manaus, e P2), a B.1.1.7 (inglesa) e a B.1.351 (africana).


Segundo a UFMG, enquanto o sequenciamento genético convencional, método mais usado para detectar as variantes do Sars-CoV-2, leva até seis semanas para ficar pronto e pode custar de R$500 a R$600 por amostra analisada, o teste desenvolvido na UFMG custa em média R$70 e mostra resultados em apenas seis horas.


Segundo Renato Santana, do departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, o novo método oferece outras vantagens quando comparado ao sequenciamento genético tradicional. “Quando realiza o sequenciamento convencional, você faz uma projeção, pois ele é feito apenas com centenas de amostras. Com o novo teste, que consegue varrer um número muito maior de amostras, é possível visualizar a frequência das variantes de forma mais fidedigna e condizente com a realidade. Além disso, qualquer laboratório que já realiza o PCR é capaz de fazer esse teste de diagnóstico das variantes, diferentemente do sequenciamento, que exige máquinas caras e disponíveis em poucos ambientes", explica Santana.


Ainda de acordo com o professor, a técnica desenvolvida na UFMG não identifica novas variantes, mas revela quais delas, já conhecidas, estão presentes nas amostras analisadas. “O sequenciamento genético ainda é importante porque somente ele é capaz de descobrir uma variante nova, até então desconhecida. Mas, depois da descoberta, o teste que desenvolvemos se torna a melhor ferramenta para detecção, pois pode ser constantemente adaptado para reconhecer as que aparecem. Os dois testes são, portanto, complementares”, afirma Santana.


Conhecendo o inimigo


Renato também afirma que “é necessário saber quais variantes estão circulando nas diversas regiões brasileiras e por que algumas estão associadas à maior taxa de transmissibilidade da covid-19". Ele destaca que algumas mutações ocorrem na região da proteína de superfície do Sars-CoV-2, responsável pela introdução do vírus na célula. "Essas mutações facilitam a entrada do vírus e, quanto mais vírus entra na célula, maior será a carga viral no organismo e, consequentemente, a taxa de transmissibilidade por aquele paciente", ressalta o professor do ICB.


Santana conta que, até há pouco tempo, os pesquisadores acreditavam que as novas variantes aumentavam apenas a taxa de transmissibilidade. Porém, estudo publicado na revista Nature mostrou que a variante da Inglaterra, por exemplo, está associada também ao aumento da letalidade. Ela aumenta o índice de mortes em 59%, principalmente em homens com mais de 51 anos. “Isso nos preocupa bastante, porque a P1, de Manaus, tem a mesma mutação que essa variante inglesa. Precisamos conhecer a distribuição das variantes nas regiões do país para que os hospitais possam preparar suas estruturas para o atendimento de pacientes em estado grave onde essas variantes prevaleçam. É uma questão de planejamento de saúde pública”, diz.


Renato Santana acrescenta que, uma vez que estudos já comprovaram que a variante de Manaus (P1) está associada à carga viral mais alta nos indivíduos, os pesquisadores agora estão investigando a P2, a de maior prevalência em Belo Horizonte, onde apareceu em mais de 90% das amostras coletadas. Para isso, o grupo pesquisa em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), mapeando amostras de todo o estado. Paralelamente ao estudo estadual, o grupo de pesquisadores desenvolve uma investigação de abrangência nacional em conjunto com o Instituto Hermes Pardini.


“Como o Hermes Pardini tem unidades em todo o território brasileiro, conseguiremos analisar mais de cinco mil amostras nos 27 estados. Essas análises nos darão um panorama atualizado da frequência das variantes de Sars-CoV-2 no país e possibilitarão planejar melhor o combate à pandemia”, concluiu.


*Com informações da UFMG

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.974
Pontos
1.409
Pra quem zoava o tratamento do ozônio,na china tem o tal teste renal. Ironia né.
pelo menos lá cumpre uma função, estrangeiro já nem quer ir sabendo que vtnc qnd chegar. evita proliferação do virus, pq o povo já nem compra a passagem sabendo do teste haha
 
Topo Fundo