O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Criador de Danger Gazers disponibilizou o jogo nos Torrents e as vendas aumentaram 400%

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.215
Pontos
1.003
Clique para ver a imagem em tamanho original

Há quem acredite que um download de uma cópia pirata de qualquer produto digital equivale a uma venda perdida, mas então como é que se explica o que aconteceu com Danger Gazers?

Danger Gazers, um jogo de tiros arcade, foi lançado no Steam em 2 de Janeiro, custando 8,19€ / R$20,69. Pouco depois, o estúdio independente que criou o jogo, o ShotX, disponibilizou-o nos torrents através do The Pirate Bay.

O ato não foi promovido de forma alguma nas redes sociais ou noutra plataforma. Na descrição do Torrent limitaram-se a dizer que era o jogo inteiro e pediam apenas que considerassem comprá-lo caso gostassem.

Shota Bobokhidze, o produtor, revelou ao Polygon que depois de lançar o seu próprio jogo num site de pirataria as vendas aumentaram 400%. Ao que parece, houve internautas que ficaram sensibilizados com o gesto e decidiram apoiar.

O produtor explicou no reddit Crack Watch os motivos que o levaram a partilhar um torrent do seu jogo:

"Existem pessoas que simplesmente não podem comprar o jogo, outras querem jogar antes de comprar, algumas nunca compram jogos. Apenas estou a tentar ajudar essas pessoas e tornar a situação o melhor possível," escreveu.

"Existem muitas formas de apoiar sem comprar o jogo, como espalhar a palavra sobre Danger Gazers, partilhar o torrent, dar feedback, o que quer que consigas fazer."

Embora a pirataria não seja propriamente positiva, o que aconteceu com Danger Gazers mostra que existe uma área cinzenta e que pode ser usada como uma forma de sensibilizar os jogadores.

Fonte: Eurogamer

A empresa responsável, Shota Bobokhide, além de tudo, conseguiu, mesmo disponibilizando o jogo de forma gratuita, aumentou, e muito, a venda do jogo.

Ao adquirir a versão do Steam o usuário ainda recebe uma mensagem do criador, antes de mais nada, veja abaixo:

“Está é a versão mais recente, sem DRM, do Danger Gazers (1.1.0), não há problemas aqui, não há recursos do Steam, apenas o jogo totalmente funcional”.

E se apoiando na fidelidade de seus jogadores, o desenvolvedor pede para aqueles que gostarem do jogo, se puderem, comprá-lo também.

Sobre o aumento nas vendas o desenvolvedor comentou:

“Houve um aumento notável nas vendas, alguns indivíduos gentis doaram o dobro e, o mais importante, o resto me apoiou de suas próprias maneiras, compartilhando meu jogo e respeitando minha decisão”.

Aliás, o assunto pirataria também foi muito comentada:

“A decisão de liberar um torrent veio com as memórias do meu tempo gasto com software pirata. Lembro que não sentia nenhuma culpa, já que simplesmente não havia outra escolha naquele momento. Além disso, se soubesse que havia outras opções com as quais eu poderia apoiar os desenvolvedores, eu teria feito tudo o que pudesse”.

Afinal, parece que a pirataria acabou ajudando, ao menos uma vez.

“Não teria sido eficaz se fosse um movimento planejado de relações públicas para levar as pessoas a comprarem o produto. Foi apenas um ato gentil que tive a sorte de ser notado. Tenho certeza de que seria aparente se não fosse assim”.

 
Ultima Edição:


toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Estratégia de marketing: diga que seu jogo começou a vender mais depois depois de ir parar nos torrents, isso vira matéria e, aí sim, seu jogo vai vender mais.
Bem bolado.
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
ta meio o inflado esses números aí, porém eu acredito sim que se uma empresa fizer isso com algum jogo ( que seja bom ), o marketing ganho cobriria os prejuízos causados pelo torrent, porém não seria isso de ""400%"", os números reais seriam BEM mais modestos !!!
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Pede para a Naughty Dog lançar o TLOUS 2 via torresmo para ver se vai vender 400%....

historinha boa para boi dormir

Ia dar esse mesmíssimo exemplo com esse mesmo título.

Como dizia o poeta, Humberto Gessinger, 100% de nada, é nada...
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Jogos que ninguém nunca ouviu falar deve conseguir um aumento mesmo, já que ganha um pouco de exposição.

Agora um jogo de uma série bem conhecida e que vende milhões iria despencar as vendas.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.772
Reações
40.751
Pontos
1.053
Teve aquele caso do Ownboy. O jogo vendeu nada mas geral tava pirateando.
O criador ficou tão frustrado que ele mesmo colocou uma versão "oficial" nos torrents. Aí o pessoal ficou com pena e começou a comprar.
Claro, as vendas vieram mais por causa da pubilicade que isso gerou do que pela pirataria em si.

Via Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.946
Reações
56.995
Pontos
2.164
A situação do mercado independente é bizarra. A comparação com os AAA é descabida.

Existe uma enxurrada, o mercado está saturado de títulos indie, uns bons, outros nem tanto, outros uma m**** e pra vender, ter visibilidade e se destacar, é muito difícil. Ele pensou fora da caixinha, arriscou e deu certo.

Sugiro a leitura dessa matéria. Mesmo com quase 2 anos, a situação hoje é ainda pior.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
O jogo tem 16 reviews no steam
E a média é de 1,7 jogadores por dia
Isso tá mais para desespero do desenvolvedor e agora quer fazer publicidade em cima como se fosse bonzinho.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
O jogo tem 16 reviews no steam
E a média é de 1,7 jogadores por dia
Isso tá mais para desespero do desenvolvedor e agora quer fazer publicidade em cima como se fosse bonzinho.
Antes vendia 1 cópia por semana, agora vende 4.
Pronto, estão aí os 400%.
 
Topo Fundo