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[Crise no modelo de jogos Triple A?] Em 2024, somente Indies, AAs ou Live Service Games atingiram a marca do milhão em 24 horas após lançamento

Electric Boogaloo

Supra-sumo
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O último a atingir esse patamar foi o Manor Lords, antes dele foram Stellar Blade, Helldivers 2 e Palworld.

Fontes:






 

Kakarotobh

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E além destes, quais AAA foram lançados neste ano? Ignorar FF Rebirth e Rise of the Ronin, é bem conveniente. Claro que pra fazer uma afirmação tão categórica você tem os números de todos estes né, OP?

Edit: Por gentileza, posta os números comerciais da remasterização do The Last 2 também.

xbox-xbox-fanboy.gif
 
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Electric Boogaloo

Supra-sumo
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E além destes, quais AAA foram lançados neste ano? Ignorar FF Rebirth e Rise of the Ronin, é bem conveniente. Claro que pra fazer uma afirmação tão categórica você tem os números de todos estes né, OP?

Edit: Por gentileza, posta os números comerciais da remasterização do The Last 2 também.

Visualizar anexo 390622
Se não houve report da própria desenvolvedora (ou de fonte segura) do total de vendas em 24 horas, não dá pra afirmar nem que sim, nem que não (apesar que Rebirth e Ronin tá mais pra não)

Cê tá meio bitolado na console wars rapaz, dá uma segurada. Se eu quisesse provocar por insucesso nas vendas, não incluiria os representantes da Sony aí (mesmo que estes não agradem seu gosto particular).

É mais fácil você admitir que o Rebirth tá performando aquém do esperado do que querer brigar comigo por trazer informação.
 

Likou

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Em que universo Helldivers 2 é AA? Ou Stellar Blade. AAA pega uma área bem grande. Galera acha que só jogo que custou 300 milhões tipo Spiderman 2 é AAA. E como já falado, ignora alguns jogos lançados esse ano. Tem gente que é muito influenciada por aqueles vídeos burros de youtuber que só quer catar view e acha que o mundo está desmoronando extremamente rápido e ano que vem só restarão ruínas.
 

Likou

Veterano
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Se não houve report da própria desenvolvedora (ou de fonte segura) do total de vendas em 24 horas, não dá pra afirmar nem que sim, nem que não (apesar que Rebirth e Ronin tá mais pra não)

Cê tá meio bitolado na console wars rapaz, dá uma segurada. Se eu quisesse provocar por insucesso nas vendas, não incluiria os representantes da Sony aí (mesmo que estes não agradem seu gosto particular).

É mais fácil você admitir que o Rebirth tá performando aquém do esperado do que querer brigar comigo por trazer informação.
"É mais provável achar que não." É mais provável não achar nada e parar de ficar inventando polêmica tirando achismo do rabo.
 


Kakarotobh

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Se não houve report da própria desenvolvedora (ou de fonte segura) do total de vendas em 24 horas, não dá pra afirmar nem que sim, nem que não (apesar que Rebirth e Ronin tá mais pra não)

Cê tá meio bitolado na console wars rapaz, dá uma segurada. Se eu quisesse provocar por insucesso nas vendas, não incluiria os representantes da Sony aí (mesmo que estes não agradem seu gosto particular).

É mais fácil você admitir que o Rebirth tá performando aquém do esperado do que querer brigar comigo por trazer informação.
Quanto ao Rebirth, pra você fazer uma afirmação tão categórica no título do tópico, deve ter os números da venda. Do contrário, você demonstraria ser um biscoiteiro. Você não é um, é?

E pare de agredir colegas de fórum ao mesmo tempo em que se declara uma 'vítima isenta'. Pois no outro tópico você já tomou uma invertida.

Edit: Vish, acabei de ver que você tomou uma aqui também, do usuário Likou.
 
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Receita Federal

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Quem vê esse tópico é levado a crer que jogo AA faz esse sucesso todo a ponto de deixar AAAs em extinção ou colocar em xeque a existência deles.

Aliás o que não falta é jogo AA que não faz sucesso fora dos exemplos pontuais trazidos para o tópico, especialmente os dois jogos em Early Access como Palworld e Manor Lords. Pra falar a vdd a maioria dos flops de venda são de jogos AA, por comporem a vasta maioria do mercado.

GaaS idem. Para um GaaS como Helldivers que faz sucesso existem 20 sendo desligados ou amargando baixa player base por aí.

Só sei que precisam entrar em um consenso, pq em um tópico estão caçoando do Rise of The Ronin, um jogo AA, enquanto no outro estão louvando a msm fórmula de jogos AA.

E o pior... tudo isso em um espaço de menos de 24hrs.
 
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Demi-fiend

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Única empresa atual que tem feito AAA e tem tido grande retorno é a Capcom. O resto pelo jeito os lucros tem sido bem no limite dos gastos.
 

BmX Burner

Supra-sumo
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Detalhe que Manor Lords, junto com Palworld, é mais um jogo lançado direto no GamePass para PC. Questão de tempo até a versão, já confirmada, de Xbox subir no GP também.

Até que a MS apostou bem em alguns projetos, Vampire Survivors foi outro.
 

EgonRunner

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Apenas Multiplayer e 40 dólares.
Indica um orçamento menor, visto que jogos first party saem por 70 dólares.

Helldivers tem uma estimativa de 50-100 milhões, se isso é não orçamento de AAA ....

e a Shift Up está pra abrir capital na bolsa coreana, estimativa de 1.5-2B de dólares. Isso não é estúdio pequeno.
 

Mochilador

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Helldivers tem uma estimativa de 50-100 milhões, se isso é não orçamento de AAA ....

e a Shift Up está pra abrir capital na bolsa coreana, estimativa de 1.5-2B de dólares. Isso não é estúdio pequeno.
Orçamento está controlado então.
Nada de 300 milhões e necessidade de vender 7 milhões de cópias somente para cobrir custos.
AA não é indie ou jogo sucateado. Continua tendo um alto investimento por trás.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
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Helldivers tem uma estimativa de 50-100 milhões, se isso é não orçamento de AAA ....

e a Shift Up está pra abrir capital na bolsa coreana, estimativa de 1.5-2B de dólares. Isso não é estúdio pequeno.

Se é vendido por $40 não é triplo A. Está mais para triplo I ou AA.
 

IuriXtremeSilver

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Helldivers tem uma estimativa de 50-100 milhões, se isso é não orçamento de AAA ....

e a Shift Up está pra abrir capital na bolsa coreana, estimativa de 1.5-2B de dólares. Isso não é estúdio pequeno.

é bem provável que tenha custado 60~70 milhões como Rato e Carlos na tabela do Leak da Insomaniac(SONY) eles colocavam jogos Mid-Size aqueles com custo de 40~60 milhões


A precificação dá uma dica pra gente que o jogo precisa menos receita imediata pra se pagar e dá lucro, diferente de AAA que 60~70$ no lançamento são vitais para o projeto se pagar para depois dá lucro.

Para padrões japoneses talvez dê pra considerar AAA já que imagino que 90 milhões foi o que custou Rise of Ronin, para equipe Hellblade eles tinha termos como Low AAA, Mid AAA e High AAA , 25,50 e 100mi respectivamente) em 2017 e o seu jogo custou 10mi.


Ubisoft na geração passada lembro de pesquisar uma citação do CEO que havia menos de 5 estúdios que faziam jogos AAA, e todos orçamentos era no minimo 100mi, com os custos de vida/trabalho/etc subindo, o teto mínimo de um jogo AAA da Ubisoft deve ser 50% acima disso.
 
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Majima-San

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Triple A ainda é a nata da indústria High End, tanto em termos comerciais, quanto em termos de vanguarda, se você fizer um ranking dos games mais vendidos, mais influentes, mais qualificados, com gameplay mais sofisticado, 80% é AAA nas 4 cabeças

Helldivers 2 até seria nível AAA para outras publishers, para o nível alto Rockstariano dos AAAs da Sônys não é o caso mesmo

Única empresa atual que tem feito AAA e tem tido grande retorno é a Capcom. O resto pelo jeito os lucros tem sido bem no limite dos gastos.

A Capcom não é uma grande vendedora de jogos, ela tem poucos games maiores que Days Gone, Bloodborne e Little Big Planet 3, é uma publisher que faz caixa no longo prazo, com preços de 20 dólares ou menos

O grande trunfo da Capcom é o custo: não porque ela emprega poucos recursos, pelo contrário, seus jogos são ultra polidos e muito bem produzidos, ocupam centenas de funcionários, e são desovados a baixa cadência. Mas por causa da folha salarial: os devs japoneses recebem MIGALHAS se comparados aos ocidentais, inclusive quando você lê notícias que a Crapcom ou a Namco estão aumentando os salários, nem se anime, ainda é uma fração pequena dos ganhos de um dev do Oeste
 

tortinhas10

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No fim, tem que ver quem mais ganhou dinheiro , aí sim dá para falar qual vale mais a pena. E mais dinheiro eu digo de retorno mesmo, de lucro, não de dinheiro apenas bruto. Um exemplo é o last of us 2, fez muito dinheiro, mas também gastou muito, então não foi algo que valeu a pena. Palworld com 1 milhão já valeu muito mais a pena.
 

Mausypon

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Mais um post com fonte tirada do rabo e achismos , se não sabe falar quanto DD2 é FF7 Rebirth venderam em 24 horas pq deduz que não venderam?

E esse ano tivemos poucos lançamentos AAA no mercado , a maioria que saiu e tudo jogo oriental que não tem um orçamento de spider man 2 , que aliás vendeu mais de 10M em poucos meses .

Ano passado Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido do ano e é um AAA , seguido de COD , Spider Man 2 , Zelda Tik Tok , RE 4 Remake e entre outros , tudo jogo triplo A , seu tópico faz sentido nenhum , eu diria que jogos AAA estão escaços nesse primeiro semestre de 2024 , mas devem voltar com tudo do meio do ano pra frente.
 

IuriXtremeSilver

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Ano passado Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido do ano e é um AAA , seguido de COD , Spider Man 2 , Zelda Tik Tok , RE 4 Remake e entre outros , tudo jogo triplo A , seu tópico faz sentido nenhum , eu diria que jogos AAA estão escaços nesse primeiro semestre de 2024 , mas devem voltar com tudo do meio do ano pra frente.

Tipo quais? capcom sabemos que seu próximo AAA é só em 2025 (começando com MH Wilds e talvez Pragmata), From Software vai lançar uma DLC de um jogo já existente entao sem tempo pra um jogo inédito, SEGA ainda vai publicar metafor mas obviamente não é AAA.

Sony ainda pode revelar o remake de Horizon 1 pro segundo semestre , lineup do Ps5 ja ta bem fechada pra segurar pra esse ano(stellar blade e os moneyhat, e ainda pode pegar carona nos jogos do China hero Project pra preencher calendário)

Ubisoft talvez tenha um outro AC e aquele Star Wars que será esquecido como Avatar.

Rockstar só em 2025 com GTA 6, EA , BF sendo reformulado, vão ficar com jogos anuais, Actvision tem COD anual.


Tenho pouquissima fé que Thirds ou mesmo Microsoft ou Sony vão mostrar tantas coisas inéditas a nivel de AAA ou maior.
 

renbh

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Tem narrativa que é difícil até de ler, galera continua tentando vender mudança em uma indústria que continua a funcionar da mesma forma. Se Stellar Blade que é jogo menos chamativo e exclusivo ainda conseguiu vender 1 milhão, imagine os grandes títulos?

Não tem como falar que o modelo está mudando se o pior caso quebra está barreira, caso fosse verdade o primeiro a flopar seriam games como este e não monstros que vendem mais que isso só na pre-venda.
 

Vaynard

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Apenas Multiplayer e 40 dólares.
Indica um orçamento menor, visto que jogos first party saem por 70 dólares.

AAA não é o valor cobrado e sim o orçamento do jogo. Um jogo de 60/70 milhões de dólares é AAA com certeza.
 

Mochilador

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Então, pela sua lógica, Spider-man Miles Morales e Uncharted Lost Legacy são AA. É isso?
São jogos menores, pra mim se encaixaria no AA. O próprio vazamento da Insomniac chama eles assim, "jogos menores".
Um Miranha 2 tinha o orçamento de 4 jogos desse escopo. Eles questionam isso nos vazamentos.
Pra você ver que AA não é troco de pão como muitos pensam

Edit: exatamente o que o Iuri postou acima.
 

Majima-San

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Rift Apart e Miles a Sony chama de AAA M Scope no próprio vazamento, o Ghost of Tsushima é AAA aqui e na Lua, e daqui 5 anos vai continuar sendo, tendo custado 60 milhões

Ao bem da verdade, aquele termo tosco que apareceu na mídia, Quad A, acaba existindo, porque há algo que visivelmente separa inFAMOUS, Assassin’s Creed, Days Gone, Dead Space Remake, Star Wars Survival e Hellblade 2, de God of War Ragnarok, Spider-Man 2, TLOUS 2, RDR2 e Uncharted 4, portanto é isso aqui que eu disse, sem nenhum tipo de contraponto:


Helldivers 2 até seria nível AAA para outras publishers, para o nível alto Rockstariano dos AAAs da Sônya não é o caso mesmo
 

DanBann

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Ao meu ver querer chamar coisas como Helldivers 2, Stellar Blade e afins de AAA é complicado.

Se esses jogos são AAA então tem que inventar um termo novo para os carros chefe da indústria por que óbviamente estão em um nível acima.

O ponto todo é que óbviamente jogos como Helldivers 2 e Stellar Blade estão em um nível bem abaixo de produção do que jogos como Spiderman, The Last of US, GTA, Zelda e afins, e pelo menos ao meu ver essa distinção de AA e AAA sempre foi mais para diferenciar esses tipos de jogo.

Se esse tipo de jogo que sempre consideramos "AA" tecnicamente agora são "AAA" então temos que ter um novo termo pra separar essa galera de novo, por que é óbvio que a galera fala desse tipo de jogo como se fossem de grupos diferentes por que não só o investimento, como também expectativa de vendas e alcance são diferentes.
 

IuriXtremeSilver

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Rift Apart e Miles a Sony chama de AAA M Scope no próprio vazamento, o Ghost of Tsushima é AAA aqui e na Lua, e daqui 5 anos vai continuar sendo, tendo custado 60 milhões

Ao bem da verdade, aquele termo tosco que apareceu na mídia, Quad A, acaba existindo, porque há algo que visivelmente separa inFAMOUS, Assassin’s Creed, Days Gone, Dead Space Remake, Star Wars Survival e Hellblade 2, de God of War Ragnarok, Spider-Man 2, TLOUS 2, RDR2 e Uncharted 4, portanto é isso aqui que eu disse, sem nenhum tipo de contraponto:

O parâmetro tem que ser na sua desenvolvedora em relação aos seus projetos, Lost Legacy certamente é um titulo de escopo reduzido para Naughty Dog assim como foi Miles Morales e Rato e Carlos pra Insomaniac, essa especificamente não considera nenhum como game AAA.

Ghost of Tsushima custou bem mais que inFamous, elevando o escopo do projeto, faz sentido que neles tratam como um jogo AAA e tenha essa expectativa.


Masahiro Sakurai chamou Smash de orçamento de AAA para padrão japones isso era algo de 70 milhões de dolares quanto um jogo de nivel alto para o 3DS era 12~15 milhões de dolares, na coluna dele da Famitsu.

Para Ubisoft anos atrás, tudo que fosse menos de 100mi não seria AAA, e certamente seus jogos só ficaram mais caro e o orçamento minimo é de 150mi pra cima por projeto.


no N64 e PS1 jogos AAA custavam 5~8 milhões, e triplicaram no PS2/GC pra casa de 2 dígitos na média, postei num tópico do media create faz tempo, isso explica porque qualquer million seller era um sucesso muito maior que hoje em dia.
 

kapiel10

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Triple A ainda é a nata da indústria High End, tanto em termos comerciais, quanto em termos de vanguarda, se você fizer um ranking dos games mais vendidos, mais influentes, mais qualificados, com gameplay mais sofisticado, 80% é AAA nas 4 cabeças

Helldivers 2 até seria nível AAA para outras publishers, para o nível alto Rockstariano dos AAAs da Sônys não é o caso mesmo



A Capcom não é uma grande vendedora de jogos, ela tem poucos games maiores que Days Gone, Bloodborne e Little Big Planet 3, é uma publisher que faz caixa no longo prazo, com preços de 20 dólares ou menos

O grande trunfo da Capcom é o custo: não porque ela emprega poucos recursos, pelo contrário, seus jogos são ultra polidos e muito bem produzidos, ocupam centenas de funcionários, e são desovados a baixa cadência. Mas por causa da folha salarial: os devs japoneses recebem MIGALHAS se comparados aos ocidentais, inclusive quando você lê notícias que a Crapcom ou a Namco estão aumentando os salários, nem se anime, ainda é uma fração pequena dos ganhos de um dev do Oeste

Torcendo então para muitas desenvolvedoras migrarem ou até mesmo abrirem novas sedes no japão, os caras além de ganharem pouco entregam muitas vezes coisas melhores que o dev ocidentais
 
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