O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Curiosidade: Alguém sabe o porque dos nomes dos emuladores?

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.482
Reações
50.475
Pontos
1.504
Alguém já se perguntou o porque dos nomes dos emuladores ?

Existem alguns emuladores que são siglas como o RPCS3 (Russian Personal Computer Station 3) ou CEMU (Café era o nome interno do WiiU, então Café EMUlator), mas existem outros como Citra e Yuzu (parece que tem relação a alguns nomes de frutas em japonês) que tem esses nomes por outros significados.

Alguém manja mais da história de alguns desses emuladores ?
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.866
Reações
9.633
Pontos
1.094
Alguém já se perguntou o porque dos nomes dos emuladores ?

Existem alguns emuladores que são siglas como o RPCS3 (Russian Personal Computer Station 3) ou CEMU (Café era o nome interno do WiiU, então Café EMUlator), mas existem outros como Citra e Yuzu (parece que tem relação a alguns nomes de frutas em japonês) que tem esses nomes por outros significados.

Alguém manja mais da história de alguns desses emuladores ?
Dizem que dois destraves do wiiU advém do nome do console enquanto projeto (project Café): Tiramisu e Aroma.

Legal, né?
 


Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.482
Reações
50.475
Pontos
1.504
Se não me engano, o emulador Dolphin é chamado assim porque esse foi um dos codinomes que o GameCube teve antes do seu lançamento.
É a informação que tenho também, o nome do Wii era Revolution ou alguma coisa assim mas nem precisou de emulador próprio.
O pai de todos MAME, vem de Multiple Arcade Machine emulador, Final burn pode ter a ver com o jogo After Burner da Sega
Também acho.
Porque os devs quiseram chamar por esses nomes.
Aí matou, pode fechar o tópico!
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.115
Reações
7.082
Pontos
453
Tamnbém tenho essa curiosidade, principalmente sobre o Duckstation. Queria muito entender o que patos tem a ver com o PS1 :klolz
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.767
Reações
4.419
Pontos
704
SNES9X é porque o emulador uniu os esforços dos desenvolvedores do SNES96 e do SNES97.

FCE Ultra é um fork de um emulador chamado Family Computer Emulator. E Family Computer é o nome oficial do NES no Japão, onde ele é mais conhecido como Famicom.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.327
Reações
21.969
Pontos
353
O do Mednafen é bem peculiar, o significado dele é:

My Emulator Doesn't Need A Frickin Excellent Name


---------------------------


o Mgba era pra ser apenas um nome temporário, até vir um nome bom na mente do criador, mas o cara acabou deixando assim mesmo:

The name was intended to be temporary, but as the original release crept closer I couldn't think of any better names

----------------------

PPSSPP :

"PPSSPP (an acronym for "PlayStation Portable Simulator Suitable for Playing Portably") "


-------------------

EpsxE - Enhanced psx Emulator


------------------------------------------
 
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.482
Reações
50.475
Pontos
1.504
O do Mednafen é bem peculiar, o significado dele é:

My Emulator Doesn't Need A Frickin Excellent Name


---------------------------


o Mgba era pra ser apenas um nome temporário, até vir um nome bom na mente do criador, mas o cara acabou deixando assim mesmo:

The name was intended to be temporary, but as the original release crept closer I couldn't think of any better names

----------------------

PPSSPP :

"PPSSPP (an acronym for "PlayStation Portable Simulator Suitable for Playing Portably") "


-------------------

EpsxE - Enhanced psx Emulator


------------------------------------------
Eu jurava que o Mednafen era tipo o nick do cara em um mIRC da vida.

Esse do PPSSPP eu nunca pesquisei, sempre achei o mais óbvio, só duplicou as letras... Nem imaginava que era sigla.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.135
Reações
35.254
Pontos
1.054
imbNES, NES emu para PS1 - It Might Be NES :klolwtf

Até hoje quero saber o significado do PISS, emulador de Master System pro PS1, dizem que é PlayStation is Sega System, mas nunca foi confirmado, só sei q o logo era foda:

1714699715583.png

:kkk

Quando era mlk no inicio dos anos 2000, joguei muito um disco prensado de PS1 que vinha esse emulador de Master e um de NES, o pNesX, ambos tinha o som podre. kkk
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.534
Reações
8.168
Pontos
453
Até hoje quero saber o significado do PISS, emulador de Master System pro PS1, dizem que é PlayStation is Sega System, mas nunca foi confirmado, só sei q o logo era foda:

Visualizar anexo 391007

:kkk

Quando era mlk no inicio dos anos 2000, joguei muito um disco prensado de PS1 que vinha esse emulador de Master e um de NES, o pNesX, ambos tinha o som podre. kkk
Tinha esse cd. Tava doido pra comprar e peguei. Foi um misto de "massa vei" com "kidsgraça", pois foi a primeira vez que via emulação em consoles. A lentidão perdoava, mas o som... Pqp... Ouvir Megaman 4 é pedir pra meter a broca nos timpanos. O Lord of the Sword do Master, fazia o jogo parecer que era do satanás.
Joguei pra carai esse cd. Até cheguei na Morte no Castlevania. Ele me teve outra utilidade: pegar as Roms e jogar nos emus de PC.
Qdo conheci O ImbNES... Meodeos... Joguei NES pra carilha. Terminei Final Fantasy 1 e 3, os três primeiros Megaman, testei mto jogo obscuro japa... Só não zerei o Zelda 1 pq o canhão deu pau (terminei ele no FCEUltra PS2 alguns anos depois).
O que me entristece, é nunca ter saido um emulador de Master com desempenho tipo o ImbNes... Sabe o bizarro? Existe um emulador de Master com o nome de MasterGear. Ele é basicamente o PISS, em velocidade e som... Seriam o mesmo emulador?
 
Ultima Edição:

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.128
Reações
2.856
Pontos
954
Tem o No$GBA que o cara deu esse nome por não ter dinheiro.
Um muito curioso, mas q não progrediu tanto, é o Beaten Dying Moon, que o desenvolvedor chegou a esse nome a partir de um anagrama para Nintendo Game Boy.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.866
Reações
9.633
Pontos
1.094
Tem o No$GBA que o cara deu esse nome por não ter dinheiro.
Um muito curioso, mas q não progrediu tanto, é o Beaten Dying Moon, que o desenvolvedor chegou a esse nome a partir de um anagrama para Nintendo Game Boy.

Caraio, bem lembrado do No$Gba, foi nele que joguei meu primeiro pokémon (red, eu acho).
O emulador era mó estranhão, uma interface feia, algo assim.
Mas era bom, me fez feliz demais na adolescência.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.265
Reações
7.652
Pontos
283
Duckstation - O stenzek, desenvolvedor do emulador, também era desenvolvedor do Dolphin. O nome veio meio que da ideia de seguir com o nome de algum animal para o emulador, tal como o Dolphin.

PCSX2 - Desenvolvedores do PCSX, que era um emulador de PS1, migraram para um novo projeto para o PS2. O nome é um trocadilho de PC e PSX, o nome como o PS1 era mencionado em alguns lugares e revistas.

Genesis Plus GX - Originalmente era um emulador de megadrive para o GameCube e o nome meio que era emprestado de F-Zero GX.

PicoDrive - Originalmente era um emulador de megadrive para celulares Symbian, tipo os Nokias antigos. Pico é unidade de medida, abaixo do nano, é bem pequeno, assim como o emulador tinha que ser, já que o hardware era bem limitado. Mas pode ser também uma homenagem ao Sega Pico, um computador de brinquedo da Sega.

Yabause - Yet Another Broken And Unfinished Saturn Emulator :kkk

Yaba Sanshiro - Ele se chamava uoYabause, de unnoficial Yabause, mas era confundível com o original de onde fizeram o fork, então mudaram para esse nome, que é uma homenagem ao Segata Sanshiro, um "mascote" do Saturn.

SegataSanshiro.jpg


DEmul - Dreamcast Emulador (dã)
flycast - O nick do desenvolvedor é flyinghead. Aí ele mesclou com Dreamcast e virou flycast.
nullDC - O desenvolvedor se inspirou no trabalho de um outro desenvolvedor, chamado Zezu, que tinha criado um emulador de DC chamado ZnullDC.

Xemu - O emulador roda usando um hipervisor chamado QEMU (Quick emulator). Um hipervisor é um sistema onde você roda várias máquinas virtuais sob um hardware.
CXBX - O nick do desenvolvedor era Caustik, e xbx é uma contração de xbox.

Xenia - A GPU do Xbox 360 se chama Xenos, que em grego é hospitalidade, de ser hospitaleiro. Xenia é o feminino desse nome. Li por cima que Xenos era ligado a Zeus e Xenia a Atena.

FinalBurn (Neo, Alpha) - Inicialmente emulava After Burner da Sega. Aí foram expandindo para outros jogos. Aí o Alpha foi quando adicionaram as placas CPS1, 2, para rodar Street Fighter Alpha e o fork Neo era para Neo Geo.

DeSmuME - um jogo de palavras - DS Emu + ME O nome DeSmuME deriva do uso popular de ME em produtos Nintendo DS por desenvolvedores de homebrew.

Citra - O 3DS tem o nome CTR internamente nos nomes dos modelos. Um dispositivo de captura usado no desenvolvimento se chamava Partner-Citrus-Capture.

MelonDS - Esse eu não achei, mas chuto que tem algo relacionado com os jogos do Yoshi, que sempre possuem um melão como item.

YS_Melon_Artwork.png


PPSSPP - PlayStation Portable Simulator Suitable for Playing Portably

bsnes - O nick do desenvolvedor era byuu.

cemu e dolphin, como já mencionaram, é Cafe Emulator, Project Cafe era um nome do projeto do Wii-U e Dolphin do Game Cube.

Yuzu - é um tipo de limão japonês, imagino que seja um trocadilho com o citra, da qual eles também eram desenvolvedores.

Ryujinx - Ryujin é um dragão dos mares da mitologia japonesa. NX era o codinome do Switch.
 
Topo Fundo