O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Curiosidades Culturais



大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
O cotidiano do gaúcho:

  • Pelo menos uma vez por mês, a sua família vai fazer um almoço em família com churrasco (assado no carvão), arroz, maionese, pão de alho e cerveja/refrigerante;
  • Não temos semáforos, e sim sinaleiras. Não comemos mexerica, mas sim bergamota. Não comemos pão francês e sim cacetinho;
  • Todo mundo reclama da prefeitura da sua cidade, mas mesmo assim o prefeito é reeleito (elegem um prefeito ainda pior);
  • Um ou mais parentes serão gaúchos boomers que gostam de música gaúcha, cerveja, futebol, etc...
  • Você será viciado em café ou chimarrão ou cerveja;
  • A sua vizinhança é composta por uma vizinha fofoqueira, um vizinho que bota música gaúcha ou funk alto e cachorros na rua;
  • Ir para as praias de Santa Catarina é um sonho de todos os gaúchos que gostam de praia;
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.373
Reações
15.827
Pontos
503
O cotidiano do gaúcho:

  • Pelo menos uma vez por mês, a sua família vai fazer um almoço em família com churrasco (assado no carvão), arroz, maionese, pão de alho e cerveja/refrigerante;
  • Não temos semáforos, e sim sinaleiras. Não comemos mexerica, mas sim bergamota. Não comemos pão francês e sim cacetinho;
  • Todo mundo reclama da prefeitura da sua cidade, mas mesmo assim o prefeito é reeleito (elegem um prefeito ainda pior);
  • Um ou mais parentes serão gaúchos boomers que gostam de música gaúcha, cerveja, futebol, etc...
  • Você será viciado em café ou chimarrão ou cerveja;
  • A sua vizinhança é composta por uma vizinha fofoqueira, um vizinho que bota música gaúcha ou funk alto e cachorros na rua;
  • Ir para as praias de Santa Catarina é um sonho de todos os gaúchos que gostam de praia;
Aqui em Salvador, dizemos sinaleira e cacetinho também. Não sei se as expressões nasceram aí no RS, mas é fato que a Bahia foi destino de muitos gaúchos ao longo do tempo.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Ah, falando em Gaúchos e seu "bah", descobri recentemente que existe "boh" em italiano, com o "sentido" parecido. Será que tem a ver?
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.352
Reações
1.522
Pontos
914
Povo tá esquecendo de mencionar de onde é hehehe.
Em homenagem:
ELJAyqAWwAAz-X9.jpg
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.229
Reações
9.677
Pontos
1.034
Baixada Santista

Bolacha
Média
Tangerina
Chup chup
Errorex
Estilingue


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
D

Deleted member 35588

1- bolacha
2- cacetinho
3- bergamota
4- sacolé ou geladinho
5- errorex (se não me engano era uma marca)
6- funda ou estilingue (já ouvi chamarem de bodoque também)

Cresci no litoral do RS.

Lembrei de outros nomes que pra mim parecem normais, mas o pessoal de outros estados já me falou que pra eles são estranhos:

Cordão = meio-fio da calçada (“bah, arranhei a roda do carro no cordão quando fui estacionar”)
Estrada de chão = estrada de terra, sem pavimentação
Lomba = subida
Guampa = chifres
Cusco = cachorro
Fazer rancho = fazer as compras do mês no supermercado
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Porto Alegre

Bolacha
Cacetinho
Bergamota
Sacolé
Corretivo
Funda


Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Jim_Morrison

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.011
Reações
1.189
Pontos
884
Biscoito Maria
Pão francês ou pão de sal
Tangerina
Sacolé
Liquid paper
Estilingue

Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Bolacha
Filãozinho
Mixirica
Geladinho
Branquinho
Estilingue

Escuto isso em Sorocity, convivendo com as sorocabanices.
Não sou nativo, mas já falo "xéé" no fim das frases e quando garoa, saio "correndinho" reclamando que tá "chovendinho"
 

B.Griffin

Ser evoluído
Mensagens
51
Reações
222
Pontos
33
Aqui em São Paulo estou acostumado com o nome carne de sol. Quando fui para Pernambuco, estava de boa na praia, quando passou um rapaz vendendo caldos e me ofereceu caldo de charque ???? questionei e ele me explicou que lá a carne de sol, carne seca, só é conhecida como charque.

Adendo: pela pronúncia eu tinha entendido "shark" e pensei que fosse caldo de tubarão :klolwtf
 

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
Aqui em Curitiba o pão é francês mesmo mas a Salsicha é vina e estojo é penal e menino é piá e menina é guria!

E aqui quando queremos mostrar surpresa ou espanto falamos capaz.. Rsrs

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.742
Pontos
1.264
A palavra "semáforo" tem desaparecido de Salvador. Deve ser porque sinaleira é paroxítona e baianos odeiam proparoxítonas, pois estas são mais difíceis de falar e quebram o ritmo da nossa fala cantada. :ksorriso

Já a palavra "estilingue" é mais conhecida por "badogue" por aqui.

Tem uma história da turma do Pererê, do Ziraldo, que mostra os diversos nomes para o mesmo objeto pelo Brasil: atiradeira, bodoque, baladeira e outros. Muito interessante a história. Depois vou ver se acho pela net pra colocar aqui.
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.165
Reações
3.031
Pontos
703
Ribeirão Preto aqui.
Acho que o que mais define a cultura da minha cidade é o fato de que aqui, existem postos de gasolinas que vendem cerveja a preço de custo, a galera toma muito, muito mesmo em posto de gasolina aqui, alguns postos tem até barzinhos acoplados.
Além disso, tem o "R" também. Se vier perto de mim falando "Pór-ta", já vou pedir pra falar certo: Porrrrta. Hahaha

Pão francês
Mexirica
Gelinho = Geladinho
Errorex


E o mais importante, bolacha, biscoito é água e sal, biscoito de polvilho, etc.
 
Topo Fundo