O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Custo para se manter um carro no Brasil

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.488
Pontos
1.539
Fala pessoal do forum, tudo certo?

Bom tenho 2 carros(um clio e uma scenic) e esses dias levei minha mulher pro trabalho e ela teve que voltar de UBER(na verdade foi 99 taxis), e no trecho de aproximadamente 9km de um valor de R$14,50 e dai fiquei pensando nos custos de manter os 2 carros, se nao era melhor ficar com um, e cheguei a um custo muito alto mesmo em carros velhos como sao os meus.

Na minha scenic, eu tive que trocar correia dentada e tudo mais, mas cheguei em um custo de R$700,00 por mes, isso que nao contei algumas manutenções que eu fiz(tive o pneu furado 2 vezes, alinhamento e balanceamento...) e também não considerei o custo de oportunidade que seria eu deixar esse dinheiro investido nem que fosse numa poupança e também nao levei em conta a desvalorização do carro, se for levar isso em conta, daria mais 100 reais que seria o que um investimento renderia +-, ou seja daria 800 pila, sendo que na faixa de 300 é combustivel, ficaria um custo medio de 500 reais, em um carro desses que é barato, dai fiz uma media e gastaria aproximadamente 400 reais de uber se vendesse o carro, ou seja, bem no fim eu gastaria metade do valor, isso claro eu nao vou considerar que pode acontecer um acidente com a scenic e ficar ainda mais caro, vou ter que trocar os 4 pneus em breve, ou que pode acontecer alguma manutenção mais cara.

E voces, ja fizeram essas contas? Ter carro no Brasil realmente é um custo muito alto.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.488
Pontos
1.539
complementando aqui, fui ver o custo basico de um sedan medio como um honda civic 1.5 turbo 0km.

O carro custa R$124.900,00 aqui no PR o IPVA seria de R$4.371,50, ou seja ja da um custo mensal de R$364, as revisões até os 60 mil km saem por R$2.832,00 eu vou arredondar para 3 mil para fins didaticos, afinal todo ano reajusta, fica um custo anual de R$500,00 considerando 1 revisão por ano, fica a R$42 por mes, o seguro eu procurei no google, claro que muda de perfil para perfil, mas ficou no valor de R$5000,00, ou seja, R$416,00 por mes aproximadamente, só esses 3 valores basicos ja soma R$822,00 por mes, se vc considerar esse valor numa poupança que seja, ja rende R$750,00 por mes, o que ja eleva o custo para R$1.572,00 por mes, isso sem voce tirar o carro da garagem, isso sem considerar por exemplo uma lavagem do carro por mes que seja em lugar barato ja vai 50 pila, alinhamento e balanceamento 100 pila(ano), palheta do limpador de parabrisas 150 reais(no ML da bosch, original deve ser bem mais), coisinhas assim voce ja chega a R$1.700,00 por mes, isso sem nenhum imprevisto, sem combustivel e nem nada, irreal mesmo o custo de um carro aqui no Brasa.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Se ater unicamente à questão financeira, dificilmente vai valer a pena manter um carro, principalmente se o uso for lazer.
Para a conta ficar equilibrada teria que colocar valores subjetivos, de difícil mensuração porque cada caso é um caso. O carro é uma ferramenta útil para muita gente e que no fim vale a pena manter.

Seria algo como ar-condicionado. Financeiramente não vale a pena de jeito nenhum, mas levando outros fatores em consideração é um put* conforto para a vida da pessoa, que pode influenciar até a qualidade do sono.

Comer fora quase sempre também é desvantagem em relação a despesa.

Eu fiz uma conta parecida com a sua e a conclusão que cheguei foi que se comprar um carro financiado, não vale a pena para o meu perfil (uso só de fds e ainda nem é sempre), valendo mais a pena alugar um carro 2x por mês. A diferença no período de financiamento (48x) seria de 7 mil reais, levando toda a questão financeira em consideração.
Já se eu fosse comprar à vista, teria uma economia de 3 mil reais no mesmo período e MUITO mais comodidade.

É complicado.

No seu caso não seria mais vantagem vender os dois e pegar um mais novo? Imagino que as despesas com manutenção e consumo diminuiriam.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.488
Pontos
1.539
Se ater unicamente à questão financeira, dificilmente vai valer a pena manter um carro, principalmente se o uso for lazer.
Para a conta ficar equilibrada teria que colocar valores subjetivos, de difícil mensuração porque cada caso é um caso. O carro é uma ferramenta útil para muita gente e que no fim vale a pena manter.

Seria algo como ar-condicionado. Financeiramente não vale a pena de jeito nenhum, mas levando outros fatores em consideração é um put* conforto para a vida da pessoa, que pode influenciar até a qualidade do sono.

Comer fora quase sempre também é desvantagem em relação a despesa.

Eu fiz uma conta parecida com a sua e a conclusão que cheguei foi que se comprar um carro financiado, não vale a pena para o meu perfil (uso só de fds e ainda nem é sempre), valendo mais a pena alugar um carro 2x por mês. A diferença no período de financiamento (48x) seria de 7 mil reais, levando toda a questão financeira em consideração.
Já se eu fosse comprar à vista, teria uma economia de 3 mil reais no mesmo período e MUITO mais comodidade.

É complicado.

No seu caso não seria mais vantagem vender os dois e pegar um mais novo? Imagino que as despesas com manutenção e consumo diminuiriam.

sim claro, cada caso é um caso, o meu caso eu me questiono por ter 2 carros, pq usar e pro resto usar uber, ja seria tranquilo, pelas minhas contas eu gastaria metade do valor que gasto com o carro, e eu tenho 1 carro pra fazer o que quiser.

Agora vender os 2 e comprar 1 mais novo eu nao acho que me traria grande economia não, a questão de impostos ficaria bem dizer elas por elas de ter os 2, ja que eu somaria os valores dos 2 em 1, IPVA nao mudaria, o que eu economizaria seria 1 DPVAT e 1 licenciamento, seguro depende muito do carro, talvez de fato economizaria, mas talvez nao, manutenção na teoria diminuiria, mas carro pode dar manutenção a qualquer momento, então não é uma regra, consumo acho que nao seria uma grande economia, pois o meu clio ja faz aproximadamente 14km/l na cidade, entao um mais economico que isso é dificil.

como eu disse, pelas minhas contas com uber eu gastaria na faixa de 400 reais, o que daria metade do custo hoje com o carro, e isso que nas contas dificilmente voce coloca algum gasto extra que vai aparecer, e acredite, sempre aparece, é um pneu furado, um buraco que voce pega e fode tudo, uma ecostada que te dão, multa de transito...então se eu realmente pegasse tudo de gasto pra analisar, talvez o gasto fosse ate maior do que eu considerei.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.621
Reações
38.922
Pontos
2.069
Sai caro mesmo. Mas depende do carro...

Peguei um 208 0km no final de 2014, e não tive custo muito alto. Considerando IPVA, seguro, gasolina e manutenção anual, dá uma média de 7000 por ano - ou 583 reais por mês. Ainda não tive nenhuma manutenção extra com o carro (saiu da garantia em dezembro/2017), nem troca de pneu/bateria.

Mas eu não teria 2 carros. Dobrar esses custos já fica fora de cogitação pra mim. Não seria tanto por falta de dinheiro pra pagar, mas por não valer a pena mesmo. Sou casado e a vida social da minha esposa não é lá tão ativa a ponto de que ela precise de um carro só pra ela. E pesa também o fato de trabalharmos no mesmo órgão - então o deslocamento casa/trabalho é o mesmo para ambos. E nos dias que nossa ida ao trabalho ou retorno para casa não coincida, ela usa um Uber ou ônibus esporadicamente.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.619
Reações
33.104
Pontos
1.048
Aqui em casa no momento temos um carro apenas. Eu e minha esposa estamos tentando botar nossas vidas em uma direção que o carro seja cada vez menos necessário. Mas ser menos necessário não quer dizer dispensável. É importante ter um ao menos, pois assim como toda ferramenta, é um facilitador pra muitas ocasiões. Assim como uma ferramenta, o carro não precisa ser trocado toda hora, basta te levar do ponto A ao ponto B com confiabilidade e algum conforto.

No Brasil financeiramente falando, carro deixou de ser vantagem a muito tempo. Qualquer porcaria meia boca é 80k, 100k, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, combustível caríssimo e etc.
 


Lannister da Silva

Supra-sumo
Mensagens
438
Reações
1.438
Pontos
158
Para mim vale muito a pena.
Moro numa cidade do interior que nem transporte público tem...
Então, o carro aqui é essencial, ajuda demais, para tudo.
Me acostumei a ir na esquina de carro. Hahahahaha
A manutenção e a gasolina as vezes aperta o orçamento, mas pelo conforto e comodidade faz valer a pena.
Mas manter dois carros acho desnecessário, vende um e usa o dinheiro para manter o outro.
 

bsony

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.422
Reações
11.944
Pontos
983
Eu moro em Belo Horizonte e trabalho numa fábrica em Contagem, rodo cerca de 40km por dia, temos apenas um carro em casa então eu levo e busco a patroa no trabalho. Acaba valendo a pena pela comodidade e economia de tempo. Como a empresa não oferece transporte fretado, eu teria que pegar dois ônibus, o que seria bem trabalhoso e custoso.

Acaba que manter meu Peugeot 208 por mês sai barato para duas pessoas, quando eu levo em consideração o custo de andar de ônibus e o tempo que eu iria perder, além do risco relacionado a violência e da falta de conforto.

Se eu for andar de Taxi ou utilizar aplicativos com certeza eu teria um custo bem alto, para duas pessoas.
 
Topo Fundo