Finalmente platinado.
Minha conclusão depois de fazer 100%:
a maioria deve ter jogado errado.
Eu também joguei errado por um bom tempo.
O gameplay desse jogo é bem complexo e diferenciado, tirando o combate, já que o foco é justamente o contrário e o combate só está lá pra dar uma variada.
São inúmeros elementos de gameplay: equipamentos, armas, itens, recursos, construções, etc.
Tenho certeza que a maioria não deve ter lido a descrição de um veículo, por exemplo, indicando que aquilo não era apropriado para terrenos irregulares.
Ou a descrição de um dos exoesqueletos, especificando seu uso.
A verdade é que essas "andanças" podem ser drasticamente reduzidas. Você nunca precisará andar até o mesmo local duas vezes se criar tirolesas.
Todos os centros de distribuição podem ser ligados com estradas. E estrada tem rede elétrica, o que significa que a bateria não será usada.
Meu último troféu foi o de pegar os chips de memória. Geralmente detesto troféus de coletáveis, mas nesse foi legal que outros jogadores colocam placas indicando a localização do chip e essas placas aparecem no mapa
Entendo perfeitamente quem não gostou de um jogo nada convencional, mas hoje tenho certeza que não foi todo mundo que jogou direito.
Acontece que esse jogo não pune com a morte, já que o Sam é um repatriado e o combate não é o foco. Pune com a frustração de chegar no objetivo aos trancos e barrancos após uma andança que poderia ser otimizada ou até mesmo evitada. Qualquer um pode zerar, mas uma boa experiência exige que o sujeito jogue direito.
Pode ser culpa do jogo que não orientou como deveria. O Die-Hardman poderia falar menos bobagens no seu ouvido e sugerir a reconstrução de determinada estrada ou levar alguns CQPs para ir usando no caminho.
Gostaria de ver mais jogos com alguns desses elementos de gameplay no futuro.