O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Desafio simples para os socialistas]: faça o socialismo funcionar com um simples produto - e aí vamos dialogar

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Desafio que não deve ser difícil cumprir para os "iluminados" socialistas.

Por Jeffrey Tucker

Se nem em um cenário tão simples assim o socialismo funciona, por que ampliá-lo?

3019.png

Passei os últimos dias profundamente mergulhado na teoria e na história do socialismo do século XX, a pedido da revista National Review. De um lado, foi fascinante revisitar todos os argumentos em defesa do sistema; de outro, foi aterrador ler relatos detalhados sobre a experiência em todos os países que adotaram tal regime.
Se você já fez isso, irá concordar comigo como é insanamente estranho que o termo e o ideal ainda usufruam alguma credibilidade, especialmente entre pessoas jovens nascidas após 1989. Exceto a falta de interesse em história, é muito difícil descobrir qual é o cerne do erro.
Ainda assim, vou tentar.
Meu principal palpite é que as pessoas que acreditam defender o socialismo (no caso, pessoas que se identificam com a esquerda política; a direita tem outros problemas) nunca abordaram o problema da escassez como sendo uma realidade econômica.
Por escassez, não me refiro a desabastecimentos ou racionamentos. Antes, refiro-me à ausência de uma abundância infinita de tudo o que as pessoas querem em um determinado momento. Isso se deve a uma característica intrínseca do mundo material que impede que você e eu possamos exercitar exatamente o mesmo controle sobre o mesmo bem material ao mesmo tempo.
Nós dois não podemos calçar os mesmos sapatos ou beber água da mesma garrafa ao mesmo tempo. Ou você come aquele pedaço de picanha, ou eu como. Ou então dividimos ao meio (e aí um de nós não ficará saciado). Não há uma máquina mágica de reprodução que faça com que a carne surja do nada.
Escassez também ser refere àquela condição da vida que impede você de consumir tudo o que você deseja ao mesmo tempo. Cada escolha que você faz envolve um custo, que é aquilo que você deixou de fazer. Como muito bem diz o ditado, a cada escolha, uma renúncia. Você está lendo este texto agora em vez de estar fazendo outra coisa. O custo desta leitura é tudo aquilo de que você está abrindo mão neste momento. Igualmente, você não pode caminhar, pescar e nadar ao mesmo tempo. Tudo o que você compra requer o gasto de um dinheiro pelo qual você trabalhou, e que agora abriu mão de poupar.
É isso que os economistas rotulam de escassez, e é isso que gera a necessidade de economizar, isto é, escolher entre vários fins concorrentes. É parte irrevogável da realidade. Não importa qual seja a prosperidade que você esteja vivenciando, não interessa qual tipo de avanço tecnológico venha a surgir; a realidade da escassez sempre estará conosco. O mundo material dos seres humanos sempre irá exceder aquilo que está disponível, não importa quanta riqueza haja, simplesmente por causa da realidade da escassez.
Logo, é necessária uma maneira racional e pacífica para lidar com ela.
A solução
Foi a constatação desta realidade, ao longo da profunda história da experiência humana, que nos impeliu a uma solução melhor do que incessantes conflitos físicos para se conseguir algo para comer. Há aproximadamente 150.000 anos, gradualmente descobrimos os benefícios sociais da propriedade privada, do comércio, do cumprimento de contratos, da criação de complexas estruturas do capital, da liberdade de empreendimento, e da escolha do consumidor. Também descobrimos, muito gradualmente, que aderir a estas convenções sociais — minhas e suas — permitiu a divisão do trabalho, a acumulação de capital, a criação de complexas estruturas de produção, e, como consequência de tudo, aquele fenômeno incrivelmente mágico: a criação de mais riqueza.
Já os socialistas imaginam ter outra solução para o problema da escassez sem ter de recorrer à propriedade privada. Para eles, basta apenas dizer: "Que haja o socialismo!", e isso irá magicamente abolir o problema. No entanto, apenas isso pode não soar muito crível. Por que alguém aceitaria adotar tal arranjo sem uma explicação convincente sobre como ele funcionaria na prática?
Por isso, o truque utilizado no passado foi pegar todos os seu desejos por aquilo que lhe parecia impossível e adorná-los em uma pomposa teoria da história que misturava dialética e a inevitabilidade das forças sociais, a qual iria solucionar conflitos até então insolúveis que conduzem a meta-narrativa do progresso — ou algo nessas linhas. Se você insistir bastante nessa ideia convoluta e souber falar bonito, as pessoas irão finalmente ceder: "Ok, ótimo, vamos tentar o socialismo".
Tão logo você acredita que isso é possível, então várias outras coisas também magicamente se tornam dignas de ser experimentadas: serviços de saúde gratuitos, educação gratuita, renda universal garantida, bens e serviços gerais gratuitos, e tudo isso em conjunto com uma redistribuição universal de renda sem que isso prejudique a criação de riqueza.
O fato de tais idéias serem levadas a sério sem nenhuma consideração quanto aos custos, e sem nenhuma consideração de que tais estruturas poderiam criar problemas para o exercício da liberdade humana, é uma atitudes que podem ser rastreada à negação da escassez.
Na forma mais extrema, a cegueira coletiva em relação à escassez pode levar um indivíduo a acreditar que criar o comunismo é apenas uma questão de apertar um interruptor na máquina da narrativa da história.
Comece pelo indivíduo
Façamos um experimento mental. Vamos tentar criar o socialismo sobre um único bem. Vamos tentar fazer isso com sapatos em uma economia formada por apenas três pessoas. Você e dois amigos. Cada um de vocês possui um par de sapatos e vocês calçam sapatos do mesmo tamanho.
E aí um de vocês estala o dedo e diz: "Que haja o socialismo!".
No início, nada parece mudar. Mas aí então você observa que seu amigo tem sapatos mais elegantes, os quais você agora quer calçar. Ato contínuo, você diz: "Agora eu é que vou usar os seus sapatos".
E ele responde: "Mas aí eu não poderei calçá-los também". E então você retruca: "Sim, mas agora vivemos sob o socialismo, o que significa que você tem de abrir mão deles."
Mas isso é confuso. É fato que, só porque agora há o socialismo, isso não significa que uma pessoa tem o direito de possuir os sapatos de outra. Verdade. Porém, no mínimo, isso também significa que nenhum indivíduo pode reivindicar propriedade exclusiva sobre seus próprios sapatos. Neste caso, surgirão vários tipos de novas dúvidas sobre como decidir quem irá calçar os sapatos de quem.
Como decidir? Bom, há a possibilidade de se buscar a unanimidade. Ou então você pode instituir o voto da maioria. Dois de três. Uma pessoa certamente irá odiar os resultados. A consequência é que você agora passou a incentivar a manipulação dos resultados por meio da organização de facções. Isso tende a gerar mais desconfiança, mais intriga, mais conflitos, mais ressentimentos e mais brigas. E tudo isso pode, por sua vez, levar a outra consequência: o mais forte entre vocês três assumirá o poder de decidir.
Agora, você tem uma ditadura.
E todo esse arranjo totalitário foi muito facilmente criado, com apenas três pessoas, tão logo você decidiu impor o socialismo sobre um único bem.
Já está claro que aquela tão desejada utopia dos sapatos não prosperou. Anunciar a existência do socialismo não produziu nenhum sapato novo. Não mudou absolutamente nada na natureza dos seres humanos naquele ambiente. Não alterou nada do mundo material. Tudo o que ela fez foi remodelar as regras. Antes, as pessoas estavam satisfeitas com suas posses; agora, elas fervem de ressentimento e inveja daquilo que as outras pessoas têm.
Agora, minha proposição é esta: se o socialismo não é capaz de funcionar em um caso tão simples e pequeno quanto este, como pode alguém acreditar que todos estes problemas irão desaparecer caso a ideia de propriedade comunal seja expandida para toda a sociedade e para todos os bens existentes?
A lógica mostra que é bastante provável que a tentativa irá apenas expandir este problema fundamental para toda a sociedade.
A questão é simples
O socialismo, no sentido moderno, surgiu no século XIX como parte de uma revolta anti-liberal. A nova doutrina se subdividiu em várias facções: religiosa, sindicalista, nacionalista, utópica, científica, moralista, nacionalista etc. Você escolhe. Mas todas elas têm em comum este mesmo e inacreditavelmente simples erro: elas foram incapazes de reconhecer a necessidade de se economizar. Como consequência, todas elas acabaram criando caos e conflito (e homicídios em massa).
A alternativa à fantasia socialista é a propriedade, o livre comércio, a concorrência e a produção — e tudo por meios voluntários, sem usar de violência contra indivíduos pacíficos e suas respectivas propriedades. Se você deseja uma ordem social sensata e humana, realmente não há alternativa.
Que o socialismo como uma ideia tenha sobrevivido centenas de anos é um tributo à capacidade da mente humana de imaginar ser capaz de criar aquilo que a realidade sempre irá se recusar a tornar possível.

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=3019
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Que burrice cara, esse exemplo dos sapatos ou é absolutamente desonesto sobre o que significa socialismo, ou é burro mesmo. Vindo do Mises.org diria que é uma mistura do dois.

Propriedade pessoal é diferente de propriedade privada dos meios de produção. Se o seu amigo tem um sapato que vc acha mais legal que o seu, oras, f**a-se vc o sapato é dele. Nenhum comunista nunca disse que vc teria que dividir suas propriedades pessoais, isso ai é um argumento que A) só demonstra o quão desonesto vcs são, B) armadilha pra ver quem leu ou não algum autor comunista. Se vc cai nesse papinho retardado ai, obviamente leu porra nenhuma e não sabe do que está falando. O que vindo de vc é absolutamente nenhuma surpresa.

Continue se educando por Mises.org, essas imbecilidades mais ajudam a esquerda do que atrapalha. @Goris, olha ai o cara deixando intelectual pensar por ele. Super senso crítico né, cidadão nem sabe o que está criticando mas a autoridade suprema, Mises.org disse, então é verdade e livre-pensamento :brbr:brbr:brbr

E de pensar que tem gente que é paga pra escrever esse monte de m****.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Cometeste um erro terrível: subestimaste a capacidade infinita dos esquerdistas de falar m****.

A retórica dos caras é boa simplesmente porque não é racional.

Daí este texto racional será facilmente refutado "porque sim".

Fala m**** quem acha que sabe o que é socialismo ou comunismo sem ter lido nada a respeito. Tipo a direita dessa fórum aqui, adora falar m**** pq nem sequer a porra do manifesto comunista, que tem sei lá umas 30 paginas, conseguem ler :klol.
 

metalsnake

Veterano
Mensagens
151
Reações
932
Pontos
104
Que burrice cara, esse exemplo dos sapatos ou é absolutamente desonesto sobre o que significa socialismo, ou é burro mesmo. Vindo do Mises.org diria que é uma mistura do dois.

Propriedade pessoal é diferente de propriedade privada dos meios de produção. Se o seu amigo tem um sapato que vc acha mais legal que o seu, oras, f**a-se vc o sapato é dele. Nenhum comunista nunca disse que vc teria que dividir suas propriedades pessoais, isso ai é um argumento que A) só demonstra o quão desonesto vcs são, B) armadilha pra ver quem leu ou não algum autor comunista. Se vc cai nesse papinho retardado ai, obviamente leu porra nenhuma e não sabe do que está falando. O que vindo de vc é absolutamente nenhuma surpresa.

Continue se educando por Mises.org, essas imbecilidades mais ajudam a esquerda do que atrapalha. @Goris, olha ai o cara deixando intelectual pensar por ele. Super senso crítico né, cidadão nem sabe o que está criticando mas a autoridade suprema, Mises.org disse, então é verdade e livre-pensamento :brbr:brbr:brbr

E de pensar que tem gente que é paga pra escrever esse monte de m****.

Então você está fazendo errado, está escrevendo m**** de graça.
 


Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Que burrice cara, esse exemplo dos sapatos ou é absolutamente desonesto sobre o que significa socialismo, ou é burro mesmo. Vindo do Mises.org diria que é uma mistura do dois.

Propriedade pessoal é diferente de propriedade privada dos meios de produção. Se o seu amigo tem um sapato que vc acha mais legal que o seu, oras, f**a-se vc o sapato é dele. Nenhum comunista nunca disse que vc teria que dividir suas propriedades pessoais, isso ai é um argumento que A) só demonstra o quão desonesto vcs são, B) armadilha pra ver quem leu ou não algum autor comunista. Se vc cai nesse papinho retardado ai, obviamente leu porra nenhuma e não sabe do que está falando. O que vindo de vc é absolutamente nenhuma surpresa.

Continue se educando por Mises.org, essas imbecilidades mais ajudam a esquerda do que atrapalha. @Goris, olha ai o cara deixando intelectual pensar por ele. Super senso crítico né, cidadão nem sabe o que está criticando mas a autoridade suprema, Mises.org disse, então é verdade e livre-pensamento :brbr:brbr:brbr

E de pensar que tem gente que é paga pra escrever esse monte de m****.
Ai, ai. Já esperava essa respostinha medíocre.

Primeiro que é você que está confundindo socialismo com marxismo. Socialismo tem muitas vertentes distintas e você desconhece a própria ideologia que defende.

Segundo: para o exemplo dos sapatos apontados no texto, os socialistas marxistas mais desonestos intelectualmente, costumam responder que o que será coletivizado numa economia socialista serão os "meios de produção", não os sapatos.
Mas aí você pergunta como são definidos os meios de produção, e a coisa começa a degringolar. :klol

Por exemplo: para definir um carro como um bem de consumo ou um meio de produção, se eu estiver saindo de casa com meu veículo pra visitar minha mãe em outra cidade o meu carro será apenas um artefato de uso pessoal. Porém, se eu cobrar algo do meu vizinho pra levá-lo até essa outra cidade? E se eu comprasse esse mesmo carro por R$ 30.000 e o vendesse na outra semana por R$ 33.000, repetindo o processo indefinidamente com outros veículos?

São quase infinitos os objetos que vão ser problemáticos na definição de algo como um meio de produção ou não: martelos, pregos, serras, alicates.

Não há nem mesmo meios objetivos de responder se coisas básicas como máquinas enferrujadas de costura da sua avó são ou não meios de produção.


Portanto, o problema de se o meu carro, sapato ou o que quer que seja vai ser coletivizado ou não, trata-se de questão que será decidida unilateral e arbitrariamente:

por Stalin.
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Ai, ai. Já esperava essa respostinha medíocre.

Primeiro que é você que está confundindo socialismo com marxismo. Socialismo tem muitas vertentes distintas e você não conhece nem a própria ideologia que defende. Vá estudar.

Segundo: para o exemplo dos sapatos apontados no texto, os socialistas marxistas mais desonestos intelectualmente, costumam responder que o que será coletivizado numa economia socialista serão os "meios de produção", não os sapatos.
Mas aí você pergunta como são definidos os meios de produção, e a coisa começa a degringolar. :klol

Por exemplo: para definir um carro como um bem de consumo ou um meio de produção, se eu estiver saindo de casa com meu veículo pra visitar minha mãe em outra cidade o meu carro será apenas um artefato de uso pessoal. Porém, se eu cobrar algo do meu vizinho pra levá-lo até essa outra cidade? E se eu comprasse esse mesmo carro por R$ 30.000 e o vendesse na outra semana por R$ 33.000, repetindo o processo indefinidamente com outros veículos?

São quase infinitos os objetos que vão ser problemáticos na definição de algo como um meio de produção ou não: martelos, pregos, serras, alicates.

Não há nem mesmo meios objetivos de responder se coisas básicas como máquinas enferrujadas de costura da sua avó são ou não meios de produção.


Portanto, o problema de se o meu carro, sapato ou o que quer que seja vai ser coletivizado ou não, trata-se de questão que será decidida unilateral e arbitrariamente:

por Stalin.

In economics and sociology, the means of production (also called capital goods)[1] are physical and non-financial inputs used in the production of economic value. These include raw materials, facilities, machinery and tools used in the production of goods and services.[2][3] In the terminology of classical economics, the means of production are the "factors of production" minus financial and human capital.
The social means of production are capital goods and assets that require organized collective labor effort, as opposed to individual effort, to operate on.[4] The ownership and organization of the social means of production is a key factor in categorizing and defining different types of economic systems.


Depois te ensino como funciona o Google Chinês. Continua falhando ai cara, mostra pra gente o quanto vc não leu porra nenhuma e é um bitolado em Mises.org :klol
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Ai, ai. Já esperava essa respostinha medíocre.

Para o exemplo dos sapatos apontados no texto, os socialistas mais desonestos intelectualmente, costumam responder que o que será coletivizado numa economia socialista serão os "meios de produção", não os sapatos.
Mas aí você pergunta como são definidos os meios de produção, e a coisa começa a degringolar. :klol

Por exemplo: para definir um carro como um bem de consumo ou um meio de produção, se eu estiver saindo de casa com meu veículo pra visitar minha mãe em outra cidade o meu carro será apenas um artefato de uso pessoal. Porém, se eu cobrar algo do meu vizinho pra levá-lo até essa outra cidade? E se eu comprasse esse mesmo carro por R$ 30.000 e o vendesse na outra semana por R$ 33.000, repetindo o processo indefinidamente com outros veículos?

São quase infinitos os objetos que vão ser problemáticos na definição de algo como um meio de produção ou não: martelos, pregos, serras, alicates.

Não há nem mesmo meios objetivos de responder se coisas básicas como máquinas enferrujadas de costura da sua avó são ou não meios de produção.


Portanto, o problema de se o meu carro, sapato ou o que quer que seja vai ser coletivizado ou não, trata-se de questão que será decidida unilateral e arbitrariamente:

por Stalin.
Cara, eu faço parte do Estado. Tenho um cargo relativamente alto e provavelmente me aposentarei com menos de 60 anos ganhando perto do teto.

E digo de camarote: o Estado é ridículo. Só serve aos interesses do próprio sistema que é a concentração de poder e transferência de riquezas de trabalhadores e empreendedores para uma casta social que faz parte do Estado.

Inclusive, os empresários mais espertos se aproximaram do Estado e diminuíram suas perdas, sendo que alguns inclusive maximizaram suas riquezas.

E isto não é história de "lava-jato. Isto é a prática recorrente no Brazil inteiro e, temo, no mundo todo.

Aqui de dentro do sistema eu vi casos gravíssimos de corrupção no final de 2018. O que eu fiz: fui "juvenil". Juntei provas documentais que entendia irrefutáveis, montei uma denúncia de 30 páginas e enviei para Corregedoria, Secretária de Segurança Pública, Ministério Público e Imprensa.

A Imprensa não publicou, a Corregedoria e a SSP tinha gente envolvida e não abriu inquérito e o Ministério Público sentou em cima da processo.

Abriram procedimento contra mim para eu perder o cargo público. Entrei com ação judicial e mandado de segurança. Tudo sem efeito, mesmo com vasta jurisprudência a meu favor.

No final eu perdi dinheiro, fiquei afastado, estresse, puz fim à minha carreira e "amadureci": vi que estou no lucro pois poderiam ter mandado me matar ou fazer mal à minha família. Embora essa possibilidade ainda exista...

Enfim, lamento o desabafo mas saliento que o Estado não serve para resolver os problemas do povo. Ele só resolve os seus problemas.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
In economics and sociology, the means of production (also called capital goods)[1] are physical and non-financial inputs used in the production of economic value. These include raw materials, facilities, machinery and tools used in the production of goods and services.[2][3] In the terminology of classical economics, the means of production are the "factors of production" minus financial and human capital.
The social means of production are capital goods and assets that require organized collective labor effort, as opposed to individual effort, to operate on.[4] The ownership and organization of the social means of production is a key factor in categorizing and defining different types of economic systems.


Depois te ensino como funciona o Google Chinês. Continua falhando ai cara, mostra pra gente o quanto vc não leu porra nenhuma e é um bitolado em Mises.org :klol
O senhor saberia explicar o porquê do socialismo não ter funcionado em seu berço, ou seja, na antiga União Soviética?

Pergunta sincera. Se eu conseguir entender isso já me ajuda bastante.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Fala m**** quem acha que sabe o que é socialismo ou comunismo sem ter lido nada a respeito. Tipo a direita dessa fórum aqui, adora falar m**** pq nem sequer a porra do manifesto comunista, que tem sei lá umas 30 paginas, conseguem ler :klol.
Não consiguo dar credibilidade a um livro cujo autor conseguia ser sutentado pela mulher numa sociedade altamente marchista, e cujos filhos todos morreram na infância/se suicidaram.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
In economics and sociology, the means of production (also called capital goods)[1] are physical and non-financial inputs used in the production of economic value. These include raw materials, facilities, machinery and tools used in the production of goods and services.[2][3] In the terminology of classical economics, the means of production are the "factors of production" minus financial and human capital.
The social means of production are capital goods and assets that require organized collective labor effort, as opposed to individual effort, to operate on.[4] The ownership and organization of the social means of production is a key factor in categorizing and defining different types of economic systems.
Aí tu indica um artigo com a definição marxista. Duh!
Está lá em letras garrafais: "Part of a series on Marxism".

Essa parte grifada é a definição marxista. Não é a definição da economia clássica. Estude o mínimo antes de tecer bobagens.
O próprio artigo fala da diferença de definição da economia clássica para o termo. Tanto é que em economia, não se separa propriedade privada de "meios de produção", pois sabe-se que não é possível objetificar o que serão exatamente os "meios de produção". Como eu demonstrei no meu post anterior.

E cadê as respostas para o questionamentos que fiz quanto a "meios de produção" no socialismo? Não vai responder?

Repetindo:
Segundo: para o exemplo dos sapatos apontados no texto, os socialistas marxistas mais desonestos intelectualmente, costumam responder que o que será coletivizado numa economia socialista serão os "meios de produção", não os sapatos.
Mas aí você pergunta como são definidos os meios de produção, e a coisa começa a degringolar. :klol

Por exemplo: para definir um carro como um bem de consumo ou um meio de produção, se eu estiver saindo de casa com meu veículo pra visitar minha mãe em outra cidade o meu carro será apenas um artefato de uso pessoal. Porém, se eu cobrar algo do meu vizinho pra levá-lo até essa outra cidade? E se eu comprasse esse mesmo carro por R$ 30.000 e o vendesse na outra semana por R$ 33.000, repetindo o processo indefinidamente com outros veículos?

São quase infinitos os objetos que vão ser problemáticos na definição de algo como um meio de produção ou não: martelos, pregos, serras, alicates.

Não há nem mesmo meios objetivos de responder se coisas básicas como máquinas enferrujadas de costura da sua avó são ou não meios de produção.


Portanto, o problema de se o meu carro, sapato ou o que quer que seja vai ser coletivizado ou não, trata-se de questão que será decidida unilateral e arbitrariamente:

por Stalin.

Depois te ensino como funciona o Google Chinês. Continua falhando ai cara, mostra pra gente o quanto vc não leu porra nenhuma e é um bitolado em Mises.org :klol
"Google Chinês"? :klol
Não, obrigado. Deixo isso para os apreciadores de ditaduras .

Depois eu te ensino como funcionam as vírgulas.
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
O senhor saberia explicar o porquê do socialismo não ter funcionado em seu berço, ou seja, na antiga União Soviética?

Pergunta sincera. Se eu conseguir entender isso já me ajuda bastante.

Uma série de fatores, diria que o mais importante deles era o atraso tecnológico e o contexto da Rússia antes da revolução. Eles estavam basicamente em um sistema feudal, sequer tratores tinha naquele lugar. De acordo com a teoria, é o avanço das forças produtivas do capital, ou seja, o avanço da tecnologia de produção econômica, que viabilizaria o socialismo. Nos tempos de Marx, ele via a Inglaterra como o melhor lugar para uma experiência dessas exatamente por causa disso.

Lenin reconhecia essa problemática, e o Partido Comunista pra tentar resolver a questão da tecnologia atrasada, implantou um sistema de Capitalismo de Estado no qual acumulariam todos os resultados da produção nas mãos do Estado pra aplicar o excedente em desenvolvimento tecnológico. A ideia "funcionou", a Rússia saiu de um buraco rural na década de 20, passou a uma potência industrial em 40, em 60 já iniciavam a exploração espacial.

A "falha" na realidade vem do fato de que nunca abandonaram o Capitalismo de Estado em prol de um projeto socialista. Simplesmente não implantaram socialismo lá. Pra vc ter uma ideia, uma visualização do que de fato seria socialismo, olhe para a Guerra Civil Espanhola. Os anarquistas foram os que fizeram um modelo social e econômico realmente mais próximo de socialismo, sua organização foi em grande parte baseada nessas ideias aqui:


É uma leitura bem agradável cara, anarquistas sempre escreveram de um modo bem acessível e eloquente. Se quiser entender mais recomendo forte ler esse texto.

Enfim, a falha da URSS é oriunda do seu contexto histórico + o plano posto em prática pelo partido bolchevique + o extremo autoritarismo desse partido, que vai de encontro diretamente com a ideia de que é a classe trabalhadora que deve mandar no país e na economia. Os bolcheviques suprimiram a classe trabalhadora e tornaram-se uns parasitas burocráticos do Estado, devido todo esse ideal do Lenin de querer acelerar o desenvolvimento tecnológico do país a partir do Estado. Eles esmagavam qualquer expressão da classe trabalhadora que não fosse bolchevismo, massacraram anarquistas na Ucrânia (que inclusive, a experiência ucraniana foi um outro grande exemplo de socialismo posto em prática) e criaram toda uma ideologia pra tentar suprimir a luta de classes dentro da URSS. Os burocratas se diziam trabalhadores, por exemplo, então se vc fosse contra a ditadura da burocracia, eles te acusariam de ir contra a classe trabalhadora.

É uma falha teórica do marxismo-leninismo, que pressupõe a tomada do Estado e a nacionalização da economia ANTES de se chegar no socialismo, enquanto anarquistas, por exemplo, em vez de tomar o Estado e nacionalizar a economia, eles abolem o Estado e coletivizam a economia, o que mostrou-se durante a história num método mais eficaz de se fazer socialismo.

Espero ter deixado um pouco mais claro, desculpa pelo texto grande. Qualquer coisa pode perguntar!
 
Ultima Edição:

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Não consiguo dar credibilidade a um livro cujo autor conseguia ser sutentado pela mulher numa sociedade altamente marchista, e cujos filhos todos morreram na infância/se suicidaram.

É uma pena, enfim. Recomendaria ignorar isso e focar na obra em si, sabe. Fazer uma crítica da obra e tal. Deve-se ter sim em mente o contexto do autor, é sempre bom, mas ignorar a obra por causa disso na minha opinião é um erro.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Cara, eu faço parte do Estado. Tenho um cargo relativamente alto e provavelmente me aposentarei com menos de 60 anos ganhando perto do teto.

E digo de camarote: o Estado é ridículo. Só serve aos interesses do próprio sistema que é a concentração de poder e transferência de riquezas de trabalhadores e empreendedores para uma casta social que faz parte do Estado.

Inclusive, os empresários mais espertos se aproximaram do Estado e diminuíram suas perdas, sendo que alguns inclusive maximizaram suas riquezas.

E isto não é história de "lava-jato. Isto é a prática recorrente no Brazil inteiro e, temo, no mundo todo.

Aqui de dentro do sistema eu vi casos gravíssimos de corrupção no final de 2018. O que eu fiz: fui "juvenil". Juntei provas documentais que entendia irrefutáveis, montei uma denúncia de 30 páginas e enviei para Corregedoria, Secretária de Segurança Pública, Ministério Público e Imprensa.

A Imprensa não publicou, a Corregedoria e a SSP tinha gente envolvida e não abriu inquérito e o Ministério Público sentou em cima da processo.

Abriram procedimento contra mim para eu perder o cargo público. Entrei com ação judicial e mandado de segurança. Tudo sem efeito, mesmo com vasta jurisprudência a meu favor.

No final eu perdi dinheiro, fiquei afastado, estresse, puz fim à minha carreira e "amadureci": vi que estou no lucro pois poderiam ter mandado me matar ou fazer mal à minha família. Embora essa possibilidade ainda exista...

Enfim, lamento o desabafo mas saliento que o Estado não serve para resolver os problemas do povo. Ele só resolve os seus problemas.
exatamente o motivo de eu sempre achar que isso não tem solução a não ser guerra civil com numero de mortes altissimo. tem que matar todos que estão no esquema antes de ter sequer esperança de arrumar alguma coisa. confirmou tudo que eu ja sabia. bom depoimento.
 
Ultima Edição:

LudwigVonMises

Bam-bam-bam
Mensagens
1.253
Reações
3.231
Pontos
303
Que burrice cara, esse exemplo dos sapatos ou é absolutamente desonesto sobre o que significa socialismo, ou é burro mesmo. Vindo do Mises.org diria que é uma mistura do dois.

Propriedade pessoal é diferente de propriedade privada dos meios de produção. Se o seu amigo tem um sapato que vc acha mais legal que o seu, oras, f**a-se vc o sapato é dele. Nenhum comunista nunca disse que vc teria que dividir suas propriedades pessoais, isso ai é um argumento que A) só demonstra o quão desonesto vcs são, B) armadilha pra ver quem leu ou não algum autor comunista. Se vc cai nesse papinho retardado ai, obviamente leu porra nenhuma e não sabe do que está falando. O que vindo de vc é absolutamente nenhuma surpresa.

Continue se educando por Mises.org, essas imbecilidades mais ajudam a esquerda do que atrapalha. @Goris, olha ai o cara deixando intelectual pensar por ele. Super senso crítico né, cidadão nem sabe o que está criticando mas a autoridade suprema, Mises.org disse, então é verdade e livre-pensamento :brbr:brbr:brbr

E de pensar que tem gente que é paga pra escrever esse monte de m****.

Este seu suposto paraíso socialista, no qual os meios de produção pertencem ao povo (estatais), é comprovadamente um fracasso.

Graças a Deus o mercado alimentício no Brasil é relativamente livre. Se os meios de produção não fossem privados, estaríamos morrendo de fome.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Não consiguo dar credibilidade a um livro cujo autor conseguia ser sutentado pela mulher numa sociedade altamente marchista, e cujos filhos todos morreram na infância/se suicidaram.
Ou seja, o comunismo só gera morte e miséria.
Começando pelo criador da teoria imbecil.

Mas a imbecilidade é como o vírus da gripe, se prolifera facilmente. E os imbecis do século XXI continuam defendendo a bizarrice do Carlos Marques. São tão "jênios" quanto os terraplanistas.
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
2019 caras, apoiar socialismo em pleno 2019 caras..... Se fosse 1999 praticamente com a internet começando a caminhar para o público em geral.... falar que socialismo funciona é o mesmo que dizer que a melhor maneira de acender uma fogueira é batendo uma pedra na outra(pelo menos com a pedra é possível fazer fogo, agora quero ver fazer o socialismo funcionar como a "linda" teoria diz). Apoiar o socialismo hoje beira a demência.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
2019 caras, apoiar socialismo em pleno 2019 caras..... Se fosse 1999 praticamente com a internet começando a caminhar para o público em geral.... falar que socialismo funciona é o mesmo que dizer que a melhor maneira de acender uma fogueira é batendo uma pedra na outra(pelo menos com a pedra é possível fazer fogo, agora quero ver fazer o socialismo funcionar como a "linda" teoria diz). Apoiar o socialismo hoje beira a demência.
Eu até apoiaria na época de revolução industrial onde criança se matar de trabalhar em fábrica era algo normal. A pessoa nascia operária e morria operária, não tinha opção.
De lá pra cá muita coisa mudou, hoje o acesso a informação é muito mais fácil, a pessoa que estiver disposta a correr atrás pra melhorar sua condição de vida consegue com muito mais facilidade do que antes.
Mas tem gente que parece que ainda vive na revolução industrial até hoje.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Uma série de fatores, diria que o mais importante deles era o atraso tecnológico e o contexto da Rússia antes da revolução. Eles estavam basicamente em um sistema feudal, sequer tratores tinha naquele lugar. De acordo com a teoria, é o avanço das forças produtivas do capital, ou seja, o avanço da tecnologia de produção econômica, que viabilizaria o socialismo. Nos tempos de Marx, ele via a Inglaterra como o melhor lugar para uma experiência dessas exatamente por causa disso.

Lenin reconhecia essa problemática, e o Partido Comunista pra tentar resolver a questão da tecnologia atrasada, implantou um sistema de Capitalismo de Estado no qual acumulariam todos os resultados da produção nas mãos do Estado pra aplicar o excedente em desenvolvimento tecnológico. A ideia "funcionou", a Rússia saiu de um buraco rural na década de 20, passou a uma potência industrial em 40, em 60 já iniciavam a exploração espacial.

A "falha" na realidade vem do fato de que nunca abandonaram o Capitalismo de Estado em prol de um projeto socialista. Simplesmente não implantaram socialismo lá. Pra vc ter uma ideia, uma visualização do que de fato seria socialismo, olhe para a Guerra Civil Espanhola. Os anarquistas foram os que fizeram um modelo social e econômico realmente mais próximo de socialismo, sua organização foi em grande parte baseada nessas ideias aqui:


É uma leitura bem agradável cara, anarquistas sempre escreveram de um modo bem acessível e eloquente. Se quiser entender mais recomendo forte ler esse texto.

Enfim, a falha da URSS é oriunda do seu contexto histórico + o plano posto em prática pelo partido bolchevique + o extremo autoritarismo desse partido, que vai de encontro diretamente com a ideia de que é a classe trabalhadora que deve mandar no país e na economia. Os bolcheviques suprimiram a classe trabalhadora e tornaram-se uns parasitas burocráticos do Estado, devido todo esse ideal do Lenin de querer acelerar o desenvolvimento tecnológico do país a partir do Estado. Eles esmagavam qualquer expressão da classe trabalhadora que não fosse bolchevismo, massacraram anarquistas na Ucrânia (que inclusive, a experiência ucraniana foi um outro grande exemplo de socialismo posto em prática) e criaram toda uma ideologia pra tentar suprimir a luta de classes dentro da URSS. Os burocratas se diziam trabalhadores, por exemplo, então se vc fosse contra a ditadura da burocracia, eles te acusariam de ir contra a classe trabalhadora.

É uma falha teórica do marxismo-leninismo, que pressupõe a tomada do Estado e a nacionalização da economia ANTES de se chegar no socialismo, enquanto anarquistas, por exemplo, em vez de tomar o Estado e nacionalizar a economia, eles abolem o Estado e coletivizam a economia, o que mostrou-se durante a história num método mais eficaz de se fazer socialismo.

Espero ter deixado um pouco mais claro, desculpa pelo texto grande. Qualquer coisa pode perguntar!

Existe um canal da UNIVESP no Youtube

Ele é totalmente esquerdista, mas em nível hard mesmo e existe uma playlist somente com aulas e palestras onde você pode encontrar tudo que é referente ao comunismo e socialismo. Coisa de " "loco" mesmo!!!!

Existe uns dois ou três vídeos de um professor dando aulas sobre Marx e Engels, ele não cita seu exemplo da Inglaterra, mas diz exatamente a mesma coisa quando perguntado do porque nunca ter dado certo.

Ele fala que nos dias atuais devido a tecnologia e tudo que existe no que refere meios de produção e riqueza o Socialismo e o Comunismo teriam chances de prosperar.

Minha opinião:

Ai fica fácil né amigo!
Tipo o capitalismo faz todo o trabalho ai vem o socialismo e toma "posse da benção".. Sacanagem!

Parece a guerra entre as formigas e os cupins.

Os cupins criam os melhores lugares de moradia no mundo dos insetos, então vem a formiga do nada, invade e diz que o faz por direito! Foda!

T+
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Existe um canal da UNIVESP no Youtube

Ele é totalmente esquerdista, mas em nível hard mesmo, e existe uma playlist somente com aulas e palestras e lá você pode encontrar de tudo que é comunista e socialista. Coisa de loco mesmo!!!!

Existe uns dois ou três vídeos de um professor dando uma aula sobre Marxs e Engels e ele não cita este exemplo da Inglaterra, mas diz exatamente a mesma coisa quando perguntado do porque nunca ter dado certo.

Ele fala que hoje devido a tecnologia e tudo que existe hoje em matéria de produção o Socialismo e o Comunismo teria chances de dar certo.

Minha opinião:

Ai fica fácil né amigo!
Tipo o capitalismo faz todo o trabalho ai vem o socialismo e toma posse... Sacanagem!

Parece a guerra entre as formigas e os cupins.

Os cupins criam os melhores lugares de moradia no mundo dos insetos, então vem a formiga do nada invadi e diz que o faz por direito! Foda!

T+
O pior que nem se tivessem a tecnologia de Wakanda conseguiriam fazer o socialismo dar certo.

Mises destroçou qualquer possibilidade do socialismo funcionar já A priori e na teoria. Devido ao problema do Cálculo Econômico, que não é possível sem um sistema de preços. E Hayek completou com o problema do conhecimento estar disperso na sociedade. E nenhum planejamento centralizado teria a capacidade de processar e entender todo o conhecimento da produção. Só se fosse onisciente para saber todos os desejos e vontades humanas.

Se o socialismo fosse aplicado numa civilização avançada, rapidamente ela retornaria ao patamar pré-histórico. É empírico inclusive que países que adotaram o rumo de maior socialismo na economia, empobreceram. Basta ver os casos de Cuba, Argentina e Venezuela.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Que burrice cara, esse exemplo dos sapatos ou é absolutamente desonesto sobre o que significa socialismo, ou é burro mesmo. Vindo do Mises.org diria que é uma mistura do dois.

Propriedade pessoal é diferente de propriedade privada dos meios de produção. Se o seu amigo tem um sapato que vc acha mais legal que o seu, oras, f**a-se vc o sapato é dele. Nenhum comunista nunca disse que vc teria que dividir suas propriedades pessoais, isso ai é um argumento que A) só demonstra o quão desonesto vcs são, B) armadilha pra ver quem leu ou não algum autor comunista. Se vc cai nesse papinho retardado ai, obviamente leu porra nenhuma e não sabe do que está falando. O que vindo de vc é absolutamente nenhuma surpresa.

Continue se educando por Mises.org, essas imbecilidades mais ajudam a esquerda do que atrapalha. @Goris, olha ai o cara deixando intelectual pensar por ele. Super senso crítico né, cidadão nem sabe o que está criticando mas a autoridade suprema, Mises.org disse, então é verdade e livre-pensamento :brbr:brbr:brbr

E de pensar que tem gente que é paga pra escrever esse monte de m****.

Porque eh diferente?
Em essência. É um MEIO para um FIM.

Ou voce acha impossível desejar o "meio de produção" de outro. Desejam até a mulher huaha.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Deve ser triste acordar todo dia e saber que vai ter que lutar contra a realidade

E quando "ganha" a luta:
Parabéns, bem vindo a Venezuela!
Pensou que ia tirar onda de dominante, vai é disputar comida do lixo com os cachorros.

Quando perguntei se um computador pessoal para um programador,era meio de produção, decidiu que não pq "era pouca coisa". Mas ali ele produz coisas que pode vender e ganhar muito. Comunistas nem sequer conseguem definir seus termos direito de uma forma coerente.
É puramente arbitrário.
 
Ultima Edição:

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Cara, eu faço parte do Estado. Tenho um cargo relativamente alto e provavelmente me aposentarei com menos de 60 anos ganhando perto do teto.

E digo de camarote: o Estado é ridículo. Só serve aos interesses do próprio sistema que é a concentração de poder e transferência de riquezas de trabalhadores e empreendedores para uma casta social que faz parte do Estado.

Inclusive, os empresários mais espertos se aproximaram do Estado e diminuíram suas perdas, sendo que alguns inclusive maximizaram suas riquezas.

E isto não é história de "lava-jato. Isto é a prática recorrente no Brazil inteiro e, temo, no mundo todo.

Aqui de dentro do sistema eu vi casos gravíssimos de corrupção no final de 2018. O que eu fiz: fui "juvenil". Juntei provas documentais que entendia irrefutáveis, montei uma denúncia de 30 páginas e enviei para Corregedoria, Secretária de Segurança Pública, Ministério Público e Imprensa.

A Imprensa não publicou, a Corregedoria e a SSP tinha gente envolvida e não abriu inquérito e o Ministério Público sentou em cima da processo.

Abriram procedimento contra mim para eu perder o cargo público. Entrei com ação judicial e mandado de segurança. Tudo sem efeito, mesmo com vasta jurisprudência a meu favor.

No final eu perdi dinheiro, fiquei afastado, estresse, puz fim à minha carreira e "amadureci": vi que estou no lucro pois poderiam ter mandado me matar ou fazer mal à minha família. Embora essa possibilidade ainda exista...

Enfim, lamento o desabafo mas saliento que o Estado não serve para resolver os problemas do povo. Ele só resolve os seus problemas.

Durante meu tempo na SSP vi coisas parecidas.
Um cara de alta patente dentro da SSP, insatisfeito com o que viu rolando, simplesmente para não arrumar problemas, se afastou de um cargo que ocupava.
Eu nunca fiquei sabendo o que exatamente rolou. Mas ele (que tinha alguma amizade comigo) sentou um dia e desabafou generalidades que permitiu percebermos do que se tratava.
Ele foi esperto de nao criar caso e apenas vazar.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eu até apoiaria na época de revolução industrial onde criança se matar de trabalhar em fábrica era algo normal. A pessoa nascia operária e morria operária, não tinha opção.
De lá pra cá muita coisa mudou, hoje o acesso a informação é muito mais fácil, a pessoa que estiver disposta a correr atrás pra melhorar sua condição de vida consegue com muito mais facilidade do que antes.
Mas tem gente que parece que ainda vive na revolução industrial até hoje.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Lembrando.
As crianças não eram OBRIGADAS a trabalhar nas fabricas, só que a vida ANTES disso era tão PIOR, que era melhor elas trabalharem nas fabricas do que morrer de fome, trabalhava no campo por mais tempo e menos resultado (muitos pensam que criancas não trabalhavam antes disso, porra fala serio, eu com 10 anos minha mae já me colocava para lavar louça enquanto ela fazia comida, arrumar casa, passar pano em moveis etc, dá para realmente imaginar que numa sociedade tão absurdamente pobre, as crianças não trabalhavam para caramba ? Só questionar um pouco.) roubar, se prostituir, etc.
Nessa epoca, os capitalistas digamos, ainda simplesmente nem sabiam o que estavam fazendo, todos estavam aprendendo.
Com o tempo, as coisas chegaram a uma melhoria de produtividade, e o salario dos pais que foi melhorando, permitiu que crianças não mais tivessem que trabalhar, e pudessem então ter seu tempo dedicado a outras coisas. Isso foi um avanço gradativo que nos leva aos dias de hoje, E, ainda podemos ir muito além, se os socialistas pararam de atrapalhar.

Os paises extremamente pobre no mundo hoje, são em sua maioria parte das 52 ditaduras ainda existentes.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.512
Pontos
353
Existe um canal da UNIVESP no Youtube

Ele é totalmente esquerdista, mas em nível hard mesmo, e existe uma playlist somente com aulas e palestras e lá você pode encontrar de tudo que é comunista e socialista. Coisa de loco mesmo!!!!

Existe uns dois ou três vídeos de um professor dando uma aula sobre Marxs e Engels e ele não cita este exemplo da Inglaterra, mas diz exatamente a mesma coisa quando perguntado do porque nunca ter dado certo.

Ele fala que hoje devido a tecnologia e tudo que existe hoje em matéria de produção o Socialismo e o Comunismo teria chances de dar certo.

Minha opinião:

Ai fica fácil né amigo!
Tipo o capitalismo faz todo o trabalho ai vem o socialismo e toma posse... Sacanagem!

Parece a guerra entre as formigas e os cupins.

Os cupins criam os melhores lugares de moradia no mundo dos insetos, então vem a formiga do nada invadi e diz que o faz por direito! Foda!

T+

Hmm, o problema aqui é o seguinte, na análise, não é uma questão do socialismo "vir e tomar posse", é o capitalismo literalmente culminando em socialismo. Pensa por exemplo na mecanização das forças produtivas: quanto mais se mecaniza em um dado país, mais desemprego se gera. Das fábricas ao comércio, é inegável uma tendência muito alta a mecanização dentro do capitalismo. Mecanização aumenta a produtividade do trabalhador, e consequentemente, 1 cara faz agora o que 20 antes faziam, gerando desemprego.

Desempregados não tem meio de subsistência.. Como o capitalismo lidaria com a mecanização total ou quase total das forças produtivas?

Outra questão: a classe trabalhadora, com o passar do tempo gera mais e mais riqueza devido ao avanço das forças produtivas. Problema aqui é, pra onde vai toda essa riqueza? Da mesma forma que as pessoas são mais produtivas e o acumulo de capital só aumenta, aumenta também a desigualdade social. Ou seja, toda essa riqueza produzida não é feita pras pessoas, é um fim em si mesmo. Produzir por produzir, é uma sociedade literalmente cancerígena que cresce por crescer, e a razão para crescer é essa e nenhuma outra. Esses libertários do fórum adoram citar Hong Kong como uma verdadeira delícia capitalista, vá ver a condição de vida dos trabalhadores de lá. Fica extremamente claro quando vc olha pra Hong Kong que o foco do capitalismo não são as pessoas.

Esses elementos, assim como vários outros que não citei são elementos que o capitalismo nutre, e que ao mesmo tempo vai nos empurrar ao socialismo para resolve-los. Não tem como o capitalismo parar seu próprio desenvolvimento tecnológico, não tem como o capitalismo parar de ser um sistema focado 100% no lucro.

Enfim, o que eu quero dizer é que, tal qual o feudalismo resultou no capitalismo, capitalismo irá resultar em socialismo. A ideia é de uma progressão histórica. Os lugares mais avançados tecnologicamente são os que já acumulam muitas contradições, só ver como a esquerda num geral é forte na Europa. E a automação dos meios de produção é uma das coisas que permitiria a gente fazer uma total reorganização do modelo econômico.

Lembrando.
As crianças não eram OBRIGADAS a trabalhar nas fabricas, só que a vida ANTES disso era tão PIOR, que era melhor elas trabalharem nas fabricas do que morrer de fome, trabalhava no campo por mais tempo e menos resultado (muitos pensam que criancas não trabalhavam antes disso, porra fala serio, eu com 10 anos minha mae já me colocava para lavar louça enquanto ela fazia comida, arrumar casa, passar pano em moveis etc, dá para realmente imaginar que numa sociedade tão absurdamente pobre, as crianças não trabalhavam para caramba ? Só questionar um pouco.) roubar, se prostituir, etc.
Nessa epoca, os capitalistas digamos, ainda simplesmente nem sabiam o que estavam fazendo, todos estavam aprendendo.
Com o tempo, as coisas chegaram a uma melhoria de produtividade, e o salario dos pais que foi melhorando, permitiu que crianças não mais tivessem que trabalhar, e pudessem então ter seu tempo dedicado a outras coisas. Isso foi um avanço gradativo que nos leva aos dias de hoje, E, ainda podemos ir muito além, se os socialistas pararam de atrapalhar.

Os paises extremamente pobre no mundo hoje, são em sua maioria parte das 52 ditaduras ainda existentes.

Aham, nada a ver com todos os levantes da classe trabalhadora literalmente cortando a cabeça de burguês safado né, greves e tudo mais. Foi o mercado que se auto regulou :viraolho

E ainda sou eu quem vive num conto de fadas. Vemos agora mesmo o Bolronossoro voltando atrás em algumas medidas devido a pressão popular cara, é inegável que a luta de classes é um movimento real na história. Só vc analisar esse período histórico do começo do capitalismo industrial que vc vai ver N greves e revoltas de tudo quanto é forma, que garantiram direitos a classe trabalhadora CONTRA A VONTADE dos burgueses.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Hmm, o problema aqui é o seguinte, na análise, não é uma questão do socialismo "vir e tomar posse", é o capitalismo literalmente culminando em socialismo. Pensa por exemplo na mecanização das forças produtivas: quanto mais se mecaniza em um dado país, mais desemprego se gera. Das fábricas ao comércio, é inegável uma tendência muito alta a mecanização dentro do capitalismo. Mecanização aumenta a produtividade do trabalhador, e consequentemente, 1 cara faz agora o que 20 antes faziam, gerando desemprego.

Desempregados não tem meio de subsistência.. Como o capitalismo lidaria com a mecanização total ou quase total das forças produtivas?

Se um dia, maquinas produzirem TANTO, mas TANTO, que basicamente não existem mais empregos como hoje, onde voce trabalha quase todo dia.
Voce terá um abundancia de produtos tão grande, que voce trabalhando tipo, digamos, UM dia do mes, terá suficiente para saciar tudo que voce precisa.
O que define preços, é escassez/utilidade marginal. Se voce tem algo que quase não é escasso mais, pois é absolutamente facil produzir, voce estará quase no seu sonhado comunismo. Com as maquinas trabalhando para a gente, enqaunto nós basicamente só curtimos a vida, fazendo arte, musica, etc.

Outra questão: a classe trabalhadora, com o passar do tempo gera mais e mais riqueza devido ao avanço das forças produtivas. Problema aqui é, pra onde vai toda essa riqueza? Da mesma forma que as pessoas são mais produtivas e o acumulo de capital só aumenta, aumenta também a desigualdade social. Ou seja, toda essa riqueza produzida não é feita pras pessoas, é um fim em si mesmo. Produzir por produzir, é uma sociedade literalmente cancerígena que cresce por crescer, e a razão para crescer é essa e nenhuma outra. Esses libertários do fórum adoram citar Hong Kong como uma verdadeira delícia capitalista, vá ver a condição de vida dos trabalhadores de lá. Fica extremamente claro quando vc olha pra Hong Kong que o foco do capitalismo não são as pessoas.

Esses elementos, assim como vários outros que não citei são elementos que o capitalismo nutre, e que ao mesmo tempo vai nos empurrar ao socialismo para resolve-los. Não tem como o capitalismo parar seu próprio desenvolvimento tecnológico, não tem como o capitalismo parar de ser um sistema focado 100% no lucro.

Enfim, o que eu quero dizer é que, tal qual o feudalismo resultou no capitalismo, capitalismo irá resultar em socialismo. A ideia é de uma progressão histórica. Os lugares mais avançados tecnologicamente são os que já acumulam muitas contradições, só ver como a esquerda num geral é forte na Europa. E a automação dos meios de produção é uma das coisas que permitiria a gente fazer uma total reorganização do modelo econômico.

"Para onde vai toda essa riqueza"?
Lei de Saw, tambem conhecida como lei dos mercados. mais uma lei econômica que você deve desconhecer.
A lei de saw fala, parafraseando:

Tudo que é consumido, deve antes ter sido produzido.

Isso não é afirmar a obveidade que para você comer um chocolate, você deve primeiro produzir o chocolate. E sim que, se voce quer consumir um chocolate, voce antes deve ter PRODUZIDO valor igual ou superior ao de um chocolate.
Num exemplo simples, digamos que na minha sociedade, 3 maças valham uma melancia. Se eu produzo maças e quero uma melancia, eu DEVO produzir essas 3 maças.
E então eu troco por essa melancia.

Para onde vai a riqueza? Pessoas que PRODUZEM mais riqueza, CONSOMEM mais riqueza. O que é mais justo do que isso?




Aham, nada a ver com todos os levantes da classe trabalhadora literalmente cortando a cabeça de burguês safado né, greves e tudo mais. Foi o mercado que se auto regulou :viraolho

E ainda sou eu quem vive num conto de fadas. Vemos agora mesmo o Bolronossoro voltando atrás em algumas medidas devido a pressão popular cara, é inegável que a luta de classes é um movimento real na história.

Claro,. Porque de forma alguma, os pais iam querer que os filhos parassem de trabalhar pesado. Mas o sindicato, a sim os sindicatos vão se preocupar com o filho dos outros.
Claro tambem, que se o filho estiver passando fome, o pai NUNCA ia aceitar deixa-lo trabalhar, era melhor deixar morrer.

Mano cada dia sua genialidade me assusta mais.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.910
Pontos
1.779
Fala m**** quem acha que sabe o que é socialismo ou comunismo sem ter lido nada a respeito. Tipo a direita dessa fórum aqui, adora falar m**** pq nem sequer a porra do manifesto comunista, que tem sei lá umas 30 paginas, conseguem ler :klol.
Você já leu muito sobre o socialismo? Pode dizer onde tá escrito o lugar onde ele já deu certo?
 
Topo Fundo