O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Deveriam os Nextgen focarem em 4K real? Maybe not....

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
O Vídeo levanta a questão de se a próxima geração de consoles deveria focar em 4K mesmo, de 1080p para 4K será o maior salto de resolução já dado de uma geração para a outra, o mais próximo que tivemos disso foi do PS1 > PS2.

A questão vem a tona justamente porque existem alguns recursos gráficos, principalmente utilizados em games FirstParty da Sony, como Horizon que deixam praticamente imperceptível a diferença entre uma imagem checkerboarded e full 4K durante a gameplay. E em vez de fazer um aumento literal de resolução como acontece no PC mas o jogo em si continua o mesmo.



Como já falei antes, 1080p já está bom demais na atual geração, achei burrice focar em altas resoluções em vez de framerate e outras coisas no PRO. Acho que um checkerboarding 4k já estaria bem bom pra a Nextgen para permitir que os caras pudessem focar num salto de geração no game em si e não apenas em resolução.

Focar em 4K real pode fazer com que o PS5 seja apenas um PS4-PRO-2, a menos que consigam uma máquina de sei lá 20 TFlops o que eu acho bem improvável.


Dev da AMD diz que são necessários pelo menos 7.4 TF (provavelmente fala dentro da arquitetura da AMD) para se conseguir 4K nativos com gráficos de um PS4 a 30 fps.

https://gamingbolt.com/native-4k-re...quality-requires-7-4-tflops-gpu-amd-developer
 
Ultima Edição:

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Sonystas já estão adevogando. :klol

O tiro no pé é que o One X já é 4K real. Logo, partindo desse princípio, PS5 já nasce falhando.
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
1080 60, o resto é choro mesmo.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
4K e 60 FPS

Como sei que isso não é possível agora, acho que deveriam esperar até 2020 ou 2021 para atingirem esta meta
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
4K e 60 FPS

Como sei que isso não é possível agora, acho que deveriam esperar até 2020 ou 2021 para atingirem esta meta
Se eles conseguirem uma máquina de 18 ou 20 TF acho que rola, mas se ficar nos 10 ou 12, melhor continuar no checkerboarding.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.268
Pontos
1.554
Como já falei antes, 1080p já está bom demais na atual geração, achei burrice focar em altas resoluções em vez de framerate e outras coisas no PRO. Acho que um checkerboarding 4k já estaria bem bom pra a Nextgen para permitir que os caras pudessem focar num salto de geração no game em si e não apenas em resolução.

Focar em 4K real pode fazer com que o PS5 seja apenas um PS4-PRO-2, a menos que consigam uma máquina de sei lá 20 TFlops o que eu acho bem improvável.

Maioria dos jogos que vi te perguntam se tem preferência por fps ou por resolução, então não tem nada de burrice nisso. Outro detalhe tb que o PRO e X sobram em gpu em muitos jogos, mas o cpu acaba pedindo arrego, então minha torcida é pra que os próximos cpus dos consoles cheguem chutando bundas.

.
 


Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
Switch ta ai com seu upscale para 360p pra mostrar que isso é desncessário :coolface

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Maioria dos jogos que vi te perguntam se tem preferência por fps ou por resolução, então não tem nada de burrice nisso. Outro detalhe tb que o PRO e X sobram em gpu em muitos jogos, mas o cpu acaba pedindo arrego, então minha torcida é pra que os próximos cpus dos consoles cheguem chutando bundas.

.
Ter que garantir uma versão "4K" com certeza limita o que poderiam fazer se o PRO continuasse nos 1080P, mas usasse todo o seu potencial em outras áreas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Eu digo e repito, 4k é uma forma escrota da indústria resetar a demanda por novos hardwares. Performance em framerate não vende produto pra leigo porque ele não entende isso, agora resolução qualquer ameba sabe o quê é.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Tecnologicamente, é o natural.
Eu acho que é o que se espera tb, mas o salto de hardware não vai ser possível como foi do PS1 > PS2. Vc pega aí GPUs com 10, 12 TF e elas ainda peidam para rodar games currentgen no Ultra a 4K a altos framerates.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
Se o PS5 rodar 1080p com gráficos bem acima dos atuais eu não vou achar ruim não. É só jogar um anti-aliasing foda e pronto. Nem minha TV fullHD eu vou precisar trocar.

Mas acho difícil. O marketing do 4K é muito forte e a própria Sony está interessada pois vende TVs 4K.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Eu acho que é o que se espera tb, mas o salto de hardware não vai ser possível como foi do PS1 > PS2. Vc pega aí GPUs com 10, 12 TF e elas ainda peidam para rodar games currentgen no Ultra a 4K a altos framerates.

Não vai ser possível porque essa margem nem existe mais. Antigamente era mais fácil saltar do que hoje.
Acho que o PS5 vai acabar sendo um Xbox One X com uma GPU marginalmente mais rápida (mais por conta de acréscimo de memória GDDR5x ou 6 do que por melhorias do chip em si) e uma CPU que preste (o que já vai melhorar um absurdo a experiência geral).

E, sinceramente, tá de bom tamanho.

Ah, espero também que ele me permita setar o render pra 1080p. Não quero renderizar em 4k e exibir em 1080p.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Não vai ser possível porque essa margem nem existe mais. Antigamente era mais fácil saltar do que hoje.
Acho que o PS5 vai acabar sendo um Xbox One X com uma CPU que preste (o que já vai melhorar um absurdo a experiência geral).

E, sinceramente, tá de bom tamanho.
Além de uma CPU decente precisa de uma GPU de pelo menos 2X a do Xbox One X, no mínimo na minha opinião.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Resolução não nativa agora virou diferença imperceptível. :klol:klol É muito engraçado ler esse tipo de argumento vindo da turma que em 2013 fez um escândalo com o upscale da concorrência.

Eu sempre coloquei performance a frente, então fico a vontade pra falar que não faço questão de 4K nativo.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Além de uma CPU decente precisa de uma GPU de pelo menos 2X a do Xbox One X, no mínimo na minha opinião.

Tem que ver se isso vai existir até lá e, caso exista, se o preço cabe num orçamento de console.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Acho que o PS5 vai acabar sendo um Xbox One X com uma GPU marginalmente mais rápida (mais por conta de acréscimo de memória GDDR5x ou 6 do que por melhorias do chip em si) e uma CPU que preste (o que já vai melhorar um absurdo a experiência geral).

A GPU do Xbox One X tem "só" 6TF. Se a do PS5 não tiver pelo menos 10TF é melhor nem lançar.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Resolução não nativa agora virou diferença imperceptível. :klol:klol É muito engraçado ler esse tipo de argumento vindo da turma que em 2013 fez um escândalo com o upscale da concorrência.

Eu sempre coloquei performance a frente, então fico a vontade pra falar que não faço questão de 4K nativo.

Eu sabia que vc viria com o disco arranhado hehe. Vc nunca leva em conta o contexto.
Upscalling até na atual geralção de 720p > 1080p fica uma b*sta. o mínimo aceitável hj é de 900p pra cima. assim como na próxima gen 1080p será baixo, mas talvez o checkerboarding seja o ideal. Veja o vídeo é o cara da DF que levanta esse ponto.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
4K e 60 FPS

Como sei que isso não é possível agora, acho que deveriam esperar até 2020 ou 2021 para atingirem esta meta
60 nunca foi prioridade nos consoles, sempre 30. Só quando sobra gpu que incluem 60fps.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
A questão é que agora o caminho é sem volta, muitos já compraram TV 4K, as lojas já estão focando nisso e tem PS4 PRO e One X com 4K. Agora não tem como inventar desculpa e voltar para 1080p

1080p 60 FPS seria perfeito, mas pelo jeito a next gen vai ser 4K 30 FPS com salto gráfico capenga
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
A questão é que agora o caminho é sem volta, muitos já compraram TV 4K, as lojas já estão focando nisso e tem PS4 PRO e One X com 4K. Agora não tem como inventar desculpa e voltar para 1080p

1080p 60 FPS seria perfeito, mas pelo jeito a next gen vai ser 4K 30 FPS com salto gráfico capenga
1080 pra nextgen e em TVs 4K não deve ficar muito legal n. 1080p é o standard da atual gen.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.349
Reações
47.405
Pontos
1.599
A GPU do Xbox One X tem "só" 6TF. Se a do PS5 não tiver pelo menos 10TF é melhor nem lançar.
Também acho. Por isso não gosto desse papo de lançarem ano que vem. A não ser que for mais um refresh, aí vira de vem um "PC" ou um smartphone.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Eu sabia que vc viria com o disco arranhado hehe. Vc nunca leva em conta o contexto.
Upscalling até na atual geralção de 720p > 1080p fica uma b*sta. o mínimo aceitável hj é de 900p pra cima. assim como na próxima gen 1080p será baixo, mas talvez o checkerboarding seja o ideal. Veja o vídeo é o cara da DF que levanta esse ponto.

Não é disco arranhado, é ressaltar a incoerência. Em 2013 resolução não nativa era piada, agora de repente recorrer a muletas virou uma maravilha.

Checkboard nunca se comparará com 4K real, vamos parar com o papinho.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.786
Reações
80.136
Pontos
1.839
É tanto profeta do passado que até esqueci o que ia dizer.

Mas desde que seja umPlaystation, na próxima geracão, não vai decepcionar. Estamos a mais de 20 anos recebendo os melhores consoles, balanceados sempre, ditando o patamar de cada geração.

Trust Sony. And dont worry.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
É tanto profeta do passado que até esqueci o que ia dizer.

Mas desde que seja umPlaystation, na próxima geracão, não vai decepcionar. Estamos a mais de 20 anos recebendo os melhores consoles, balanceados sempre, ditando o patamar de cada geração.

Trust Sony. And dont worry.

É, a gente viu com o PS3... uma peça de hardware maravilhosa, a perfeição do balanceamento.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Vai ser bom ter CPUs decentes, mas uma GPU marginalmente superior a do Xbox One X é um grande fiasco na minha opinião

Não é simplesmente "vai ser bom". Você de fato tá subestimando a melhoria possível com uma CPU, sei lá, umas dez vezes melhor - por baixo - como um Ryzen em relação ao Jaguar.

não é isso que se espera de uma nova geração.

O que realmente NÃO se espera é um console por 1000 dólares.

Memória RAM tá cara pra c***lho e sem perspectiva de queda de preço no médio prazo.
Tem que ver como vem a próxima GPU da AMD também, acreditar num console pra 2020 com 2X a potência de GPU do Xbox One X é algo que afronta a curva de desenvolvimento da AMD de...bem, de sempre.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
O que realmente NÃO se espera é um console por 1000 dólares.

Memória RAM tá cara pra c***lho e sem perspectiva de queda de preço no médio prazo.
Tem que ver como vem a próxima GPU da AMD também, acreditar num console pra 2020 com 2X a potência de GPU do Xbox One X é algo que afronta a curva de desenvolvimento da AMD de...bem, de sempre.

Não precisa custar absurdos pra ter uma GPU bem melhor que do XBO X. Pra sair em 2020 não vejo maiores dificuldades. Memória RAM não tem lógica lançar com menos de 16GB, sendo que o One X já tem 12GB.

Independente de CPU, sem um bom salto de GPU e RAM vai ser a next gen mais capenga de todos os tempos (E olha que o salto da atual já não foi grande coisa).
 
Topo Fundo