O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dois RPGs, mesmo mês, mesmo hype? Final Fantasy XVI e Diablo IV , qual vcs irão jogar primeiro? (Enquete)

Diablo IV e Final Fantasy XVI, qual vc irá jogar primeiro?


  • Total voters
    125

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.354
Reações
47.411
Pontos
1.599
Diablo era chamado de hack n slash quando saiu o 1, mas com o tempo, virou action rpg porque hack n slash virou outra coisa
O negócio ta tão zoado que se cê botar uns stats points em devil may cry vira action rpg também. Hoje em dia é tudo action rpg, até futebol se bobear.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.014
Pontos
1.504
Final Fantasy XIV - Part 2 vai sair só no PS5 enquanto Diablo IVVortal vai sair por R$ 350 sem coop local no PC.

Então nenhum dos 2.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Não sou grande fã de Diablo, mas se fosse, parece que é o típico jogo que em um ano estará na metade do preço com o dobro de conteúdo.

Logo melhor começar com FF XVI.
 
Ultima Edição:


MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
Com o lag monstruoso que deu nessa beta do Diablo 4, eu não arriscaria pegar day one. Jogando sozinho e um lag dos infernos, vá pra porra blizzard!
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.358
Reações
25.502
Pontos
803
Prefiro o estilo do FFXVI, faz tempo que não jogo algo da franquia e esse parece estar bem legal.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.608
Pontos
1.399
Além de FF e Diablo, ainda tem Zelda 1 mês antes ! Independente de qual vou jogar primeiro, já avisei à mulher que em dois meses jogo vai ter muito, mas sexo vai se tornar artigo de luxo...
 

Affenius

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.066
Reações
3.447
Pontos
749
Vou jogar o que não tem Battle Pass e custa menos de R$499 obviamente.
 

AnsersonIbanez

Bam-bam-bam
Mensagens
1.502
Reações
1.968
Pontos
353
Acho que o resultado vai ser bem disputado.

Eu gostei muito do Beta do Diablo 4, to jogando até agora e vou comprar com certeza, mas FF é umas das minhas series favoritas, mesmo depois de 13 e 15 que não gostei tanto estou confiante nesse novo, pegarei ele primeiro com certeza.

Sem contar o Street 6 que sai no mesmo mês também, esse quero muito pegar .
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Já esperava que o resultado da enquete fosse ficar parelho, ambos os dois jogos estão sendo muito hypados .

Eu vou jogar FFXVI primeiro pq é minha série favorita junto com Dragon Quest mas eu vou comprar Diablo IV TB.

Conheci a série justamente com D3 no PC na época q eu era viciado em Overwatch.... lembro q Diablo 3 entrou em promoção na Battle.net e daí aproveitei pra comprar.

Dá pra fazer uma enquete depois TB sobre qual dos dois terá nota maior no MC na opinião de vcs.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.223
Reações
28.183
Pontos
1.103
Já esperava que o resultado da enquete fosse ficar parelho, ambos os dois jogos estão sendo muito hypados .

Eu vou jogar FFXVI primeiro pq é minha série favorita junto com Dragon Quest mas eu vou comprar Diablo IV TB.

Conheci a série justamente com D3 no PC na época q eu era viciado em Overwatch.... lembro q Diablo 3 entrou em promoção na Battle.net e daí aproveitei pra comprar.

Dá pra fazer uma enquete depois TB sobre qual dos dois terá nota maior no MC na opinião de vcs.

Chuto que ambos ficarão na margem dos 88 - 92 no MC.

E já vou pontuar que a maioria das críticas serão direcionadas a problemas técnicos relativos a servidores lotados, quedas, crashes, etc (no caso do jogo da Blizzard) e sobre uma eventual perda de identidade pelo lado do FFXVI, somado com algum problema técnico referente a textura e framerate.
 

AxelJoestar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.879
Reações
1.927
Pontos
604
Chuto que ambos ficarão na margem dos 88 - 92 no MC.

E já vou pontuar que a maioria das críticas serão direcionadas a problemas técnicos relativos a servidores lotados, quedas, crashes, etc (no caso do jogo da Blizzard) e sobre uma eventual perda de identidade pelo lado do FFXVI, somado com algum problema técnico referente a textura e framerate.
Não duvido que tenha alguma polemica de monetização também igual no diablo immortal , a blizzard disse que nao vai ter nada, mas eu não confio nao :klolwtf
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.223
Reações
28.183
Pontos
1.103
Não duvido que tenha alguma polemica de monetização também igual no diablo immortal , a blizzard disse que nao vai ter nada, mas eu não confio nao :klolwtf

Vão monetizar apenas transmog e season pass (não o de DLC, e sim o de temporada dentro do próprio jogo, conforme já acontece em vários por ai). E convenhamos? Faz sentido pois é conteúdo cosmético apenas.

Não vejo motivos para deduzirem pontos de nota por causa disso, apesar de que cada um é cada um com seus critérios absurdos.
 

-Ale-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.056
Reações
1.390
Pontos
854
Acho Diablo IV legal e com certeza vou jogar, mas não tenho pressa, é um game muito focado no gameplay e com bastante longevidade, ainda mais que pretendo jogar junto com um amigo, daí vou dar preferência em jogar FFXV primeiro, que é uma experiência mais narrativa e single player.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Em nenhum, mas se fosse em um iria de final fantasy (apesar de final fantasy não ter um jogo bom há mais de dez anos)
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.659
Pontos
1.689
O problema é que ao pensar isso, você está afirmando que o que torna um jogo em um RPG, é ele não ter ação.
Mas é exatamente isso. O gênero RPG foi criado justamente para ele não depender de ação.
Até aceito o RPG tenha um mínimo de reflexo para tomada de decisões rápidas, como o timed-attacks no Mario RPG, ou até mesmo nos CRPGs como Baldur´s Gate, Pillar of Eternity (a batalha rola automaticamente e você tem que dá alguns comandos manualmente), mas no geral, RPG veio como uma antítese dos jogos que dependem de habilidade motora ou reflexos.

Como se não pudesse haver estratégia e ação no mesmo jogo?!
Estratégia tem que ter em todo jogo bom, desde um RPG até um Final Fight vc tem q ter estratégia para enfrentar os inimigos. Mas tem gente agora que acha que descer espadada inimigo até ele morrer ou dar esquivada virou RPG só pq tem um sistema de level e equipamento.
Sempre menciono o Guardian Heroes de Saturn, que tem um sistema de atributos parecido com o de rpgs. O jogo virou RPG (no caso action-rpg)? Claro que não, o jogo é porradaria, beat'n puro, só que incrementado.

É essa a linha tênue que foi referida.

Honestamente eu nem me preocupo com rótulos. Zelda nunca foi RPG e mesmo assim BotW tem muito mais elementos de RPG que outros jogos classificados como tal.
Não devíamos nos preocupar com rótulos, mas se tudo quando é jogo vira RPG só pq vc pode escolher o equipamento da pessoa ou os atributos. Daqui a pouco TUDO começa a virar RPG. Daqui a pouco alguém vai ter a pachorra de falar que God of War Ragnarok é RPG também.
E como falei, é só para ganhar o status cult do RPG. O cara quer se sentir jogador de RPG até quando está metralhando alguém num fps. RPG tem essa aura (não para mim, mas para outras pessoas) de um estilo superior aos outros. A Square-Enix e trocentas devs sabem disso, por isso adoram rotular seus jogos de ação como action-rpg. Nessa ela já ganha o coração do cara que não gosta de RPG tradicional, mas quer de qq maneira ter essa aura cult dos RPGs, o que para mim é uma besteira.

Não tem problema algum um jogo que supostamente ser action-rpg ser rotulado apenas como aventura ou ação. Só o pessoal começar a tirar essa mentalidade de que RPG é um gênero mais nobre que os demais estilos.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.000
Pontos
2.164
Não sou grande fã de Diablo, mas se fosse, parece que é o típico jogo que em um ano estará na metade do preço com o dobro de conteúdo.

Logo melhor começar com FF XVI.

Acho improvável, os jogos de blizzard demoram muito a cair de preço, principalmente digital
As promoções são escassas e só em épocas de Blizzcon, etc
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.659
Pontos
1.689
E para que fariam isso? Do jeito que você fala passa a impressão que RPG é um estilo superior e que usá-lo auxilia nas vendas.
Minha opinião: RPG não é um estilo superior ou inferior aos outros. Até mencionei em um post.
Mas existe uma grande parcela de jogadores, que mesmo q inconscientemente, acha que RPG tem um status a mais. As empresas sabem disso e exploram muito bem isso.

Não, o que define um RPG é o uso de stats, que ditam que, por mais que você seja habilidoso, ainda vai ser limitado por uma série de números que vão definir elementos como dano causado e resistência.
Novamente é o q falo. Guardian Heroes você define os atributos dos personagens com o XP ganho. Virou RPG, claro que não, ainda é beat'n up.
The Bouncer também tinha status e nem por isso virou RPG. Dragon's Crown vira RPG por causa disso?
Um jogo de nave onde cada nave tem um status diferente virou RPG por causa disso?

E jogos como Gamedec e Disco Elysium, que sequer tem tem batalhas? São ou não não RPGs?

Mas a questão é q não dá para abrir demais o conceito de RPG pq senão você abre margem para milhares de jogos q não são RPGs serem classificados como um.

Particularmente, acho que a Square finalmente achou um sistema atual e ainda assim híbrido o suficiente para remeter os jogos clássicos da franquia.
Se você estiver falando especificamente do sistema híbrido de Final Fantasy 7 Remake, realmente concordo com você.
Achei o sistema de FF7R fantástico, a melhor mistura do que temos de jogos de ação com o RPG. Se eles fizessem um remake de Parasite Eve 1, eu queria que fosse uma evolução do sistema de FF7R.
E eu acho que é isso que me incomoda no FFXVI. Só vi o cara enchendo o inimigo de espadas no mesmo estilo de hackn slash e nada que lembre próximo de FF7R.
Então até agora, para mim FFXVI não passa de jogo de meter espadadas no inimigo até ele não poder mais, não um RPG
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.400
Reações
19.987
Pontos
1.434
Minha opinião: RPG não é um estilo superior ou inferior aos outros. Até mencionei em um post.
Mas existe uma grande parcela de jogadores, que mesmo q inconscientemente, acha que RPG tem um status a mais. As empresas sabem disso e exploram muito bem isso.

Isso não reflete em vendas, RPG não vende mais que outros títulos, na verdade JRPG quebrando 10 milhões de vendas diretas você só tem os games da From que está bem próximo do que você não está classificando como RPG.

Então está questão de status só faz sentido dentro de uma bolha de fãs do gênero, no mainstream não faz a menor diferença.
E jogos como Gamedec e Disco Elysium, que sequer tem tem batalhas? São ou não não RPGs?

Mas aí você está misturando um monte de subgêneros diferentes. DE é um RPG isometrico, a forma de combate não é relevante nestes jogos, não é isso que os define e você pode ter um hack&slash, RTwP, turnos ou até inexistência de combate que não faz diferença.

Diferente de um turn based RPG que, obviamente, tem que ter combate por turnos ou de um ARPG que tem ser um jogo de ação com elementos fortes de RPG modificando completamente a jogabilidade.

Para confundir ainda mais é como o colega disse, a linha é tênue, afinal voce pode fazer um jogo de ação com elementos de RPG e aí fica difícil definir o quão presentes estes elementos devem ser até o negócio virar RPG de fato (pegue AC, por exemplo, ele tinha elementos de RPG, mas agora é RPG de fato). Só que acho que FF está bem dentro da classificação, tem lutas separadas, contabilização constante e vital de SP (duvido que seja fácil fazer mid para qnd game no nível 1), tem party e provavelmente terá builds.

Se você estiver falando especificamente do sistema híbrido de Final Fantasy 7 Remake, realmente concordo com você.
Achei o sistema de FF7R fantástico, a melhor mistura do que temos de jogos de ação com o RPG. Se eles fizessem um remake de Parasite Eve 1, eu queria que fosse uma evolução do sistema de FF7R.
E eu acho que é isso que me incomoda no FFXVI. Só vi o cara enchendo o inimigo de espadas no mesmo estilo de hackn slash e nada que lembre próximo de FF7R.
Então até agora, para mim FFXVI não passa de jogo de meter espadadas no inimigo até ele não poder mais, não um RPG

Mas aí tem a questão do nível é dificuldade do jogo, coloque no mais fácil em FF e avance o suficiente e você vai precisar só ficar spammando botão.

Acho que, em uma dificuldade adequada e sem grindar loucamente, o jogo ficará mais tático também.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Eu jogo Rpgs japoneses desde o final dos anos 80 e tenho muitos amigos que TB são fãs, inclusive no nosso grupo do Discord que temos com a galera daqui do fórum e nunca sequer cogitei q RPG é um gênero/estilo superior lol

Na verdade nunca vi ninguém dizer q é "melhor" só pq é fã de RPGs lol
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.962
Reações
7.234
Pontos
453
Diablo.

Pra mim só faz diferença jogar no lançamento jogos que são multiplayer, pra sair junto da galera na "corrida" do grind, fazer parte de clans/grupos e ir descobrindo o jogo junto com a comunidade desde o começo...aquela fase do descobrimento, da "lua de mel", é bem mais forte em jogos multiplayer.

Os singleplayer dá pra esperar promoção. Tem pouquíssima ou nenhuma diferença jogar desde o começo, normalmente é só por hype de criadores de conteúdo e campanhas de marketing poderosas. (*Sei que há exceções)

PS: mesmo comprando o deabão, meu tempo de jogatina em junho vai ser investido principalmente no fuderoso Street Fighter 6.
 
Ultima Edição:

Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.651
Reações
3.532
Pontos
989
Nenhum dos dois, hype dessa geração ta no chão, esperando 6 meses pra conteúdo full e bug fix é a forma de lidar pra mim.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.223
Reações
28.183
Pontos
1.103
Só minha opinião sobre esse rolo que vcs estão debatendo sobre gênero de Diablo e se RPG é ou não um estilo de jogos superior.

Confesso que é a primeira vez que ouço essa teoria do gênero RPG ter essa aura de importância majestosa toda... nem eu que gosto do gênero nunca cheguei a pensar assim ou vi alguém que considerasse isso de maneira séria, sem ser alguma espécie de trollagem / zoeira. É só um gênero / classificação de jogo como qualquer outra existente.

Outra que a sigla já é tão banalizada atualmente que sinceramente pra mim tanto faz o que consideram como RPG ou não, até pq se fosse seguir o critério que eu tenho como adequado para ela, 90% dos jogos de videogame sequer se encaixariam nessa proposta, de Final Fantasy a Elden Ring.

No fim das contas, tanto faz. O importante é se divertir com o jogo.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Pegar após lançar todos os dlc's de FFXVI ou cair o DRM de Diablo IV (ou a necessidade de assinar psnplus pra jogá-lo), o que vier primeiro.
FF XVI é RPG????
Para mim aquilo é hack'n slash.
Ser ou não hack'n slash é será pouco relevante pra essa questão pois o ritmo do combate não faz parte da definição desse gênero seja sob a ótica ocidental, oriental ou dos mais puristas jogadores de tabuleiro.
O que define normalmente são associações de elementos como enredo variando de acordo com suas escolhas e construção dos status dos personagens, em pequena escala (como o próprio FF, quase todos são uma novela sem escolhas expressivas e com ganho fixo de atributos) ou cRpg's, que são muito mais personalizáveis.
 

xjackx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.244
Reações
13.762
Pontos
1.389
Diablo primeiro (o jogo que eu mais espero esse ano depois de ter visto as gameplays) e FF pretendo comprar no inicio do outro mês ou na metade já que vou viajar por 2 semanas.
 

Shimitri

Bam-bam-bam
Mensagens
978
Reações
1.664
Pontos
333
Não sou grande fã de Diablo, mas se fosse, parece que é o típico jogo que em um ano estará na metade do preço com o dobro de conteúdo.

Logo melhor começar com FF XVI.
Jogo da Blizzard pela metade do preço com um ano? Eu conto ou vocês contam? Hahahahaha

Se for pelo preço, você vai demorar a jogar. Eu chuto no mínimo uns 3 anos, mas vai depender de sair alguma DLC, provavelmente perto do lançamento de alguma deve cair. Fora isso, muito difícil, só se for algo muito pontual, que dure pouco tempo e sem uma queda significativa de preço, tipo se lançarem algum conteúdo novo não pago e baixem de 350 pra 300 mais por marketing do que pelo desconto estilo PROMOSSÃO!1!!1

Com o lag monstruoso que deu nessa beta do Diablo 4, eu não arriscaria pegar day one. Jogando sozinho e um lag dos infernos, vá pra porra blizzard!
O primeiro mês com certeza terá algum probleminha relativo a conexão, de resto vai depender se o endgame tiver segurando muita gente. Eu li também que o beta não tinha servidor localizado aqui, o que mudará no lançamento. Mas não encontrei essa informação pesquisando aqui novamente.


Vou de Diabão, sem dúvida, já fiz a reserva. Nunca fui muito de FF, o máximo que joguei com afinco foi o tactics.
 
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.014
Pontos
1.504
Não sou grande fã de Diablo, mas se fosse, parece que é o típico jogo que em um ano estará na metade do preço com o dobro de conteúdo.

Logo melhor começar com FF XVI.
Jogo da Blizzard com desconto? Diablo 3 é de 2012 e a versão completa tá mais cara que alguns lançamentos, um jogo de 11 anos atrás por R$70 versão base e R$120 versão completa.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
Chuto que ambos ficarão na margem dos 88 - 92 no MC.

E já vou pontuar que a maioria das críticas serão direcionadas a problemas técnicos relativos a servidores lotados, quedas, crashes, etc (no caso do jogo da Blizzard) e sobre uma eventual perda de identidade pelo lado do FFXVI, somado com algum problema técnico referente a textura e framerate.

Vc é otimista, 88-92 para Final Fantasy. O XII foi o último a chegar nesse patamar.

Se FF XVI tirar 80 já podem se dar por satisfeitos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
Não sou grande fã de Diablo, mas se fosse, parece que é o típico jogo que em um ano estará na metade do preço com o dobro de conteúdo.

Logo melhor começar com FF XVI.

Diablo IV vai continuar vendendo por anos, logo poucas ofertas vão aparecer, no entanto pode sair no gamepass, então no Xbox e PC quem não for ansioso pode aguardar.

Já Final Fantasy é o tipo de jogo que entra em promoção muito rápido, historicamente tem pernas fracas, as vendas se concentram muito no início.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.223
Reações
28.183
Pontos
1.103
Vc é otimista, 88-92 para Final Fantasy. O XII foi o último a chegar nesse patamar.

Se FF XVI tirar 80 já podem se dar por satisfeitos.

Engano seu, perfeitamente plausível tendo em vista que o Yoshi P (Naoki Yoshida), que está trabalhando como diretor no FFXVI alcançou ótimos resultados exercendo a posição de diretor / produtor dos seguintes títulos abaixo:

FFXIV: Stormblood - MC 89
FFXIV: Shadowbringers - MC 91
FFXIV: Endwalker - MC 90

Com isso em mente, é de se esperar que o patamar do Final Fantasy XVI seja bastante elevado por ter a frente uma pessoa que atualmente tem o moral tão elevado dentro da Square.
Só de não ter o envolvimento do Nomura já é motivo mais do que suficiente pra elevar as expectativas. Aliás, falando em Nomura, o FFXII citado por vc foi outro que não teve a participação dele.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.455
Pontos
2.419
Engano seu, perfeitamente plausível tendo em vista que o Yoshi P (Naoki Yoshida), que está trabalhando como diretor no FFXVI alcançou ótimos resultados exercendo a posição de diretor / produtor dos seguintes títulos abaixo:

FFXIV: Stormblood - MC 89
FFXIV: Shadowbringers - MC 91
FFXIV: Endwalker - MC 90

Com isso em mente, é de se esperar que o patamar do Final Fantasy XVI seja bastante elevado por ter a frente uma pessoa que atualmente tem o moral tão elevado dentro da Square.
Só de não ter o envolvimento do Nomura já é motivo mais do que suficiente pra elevar as expectativas. Aliás, falando em Nomura, o FFXII citado por vc foi outro que não teve a participação dele.

Final Fantasy XIV é outra proposta. A série tradicional vem em uma longa decadência, o FF XVI pode quebrar isso? Sim, mas eu manteria moderadas expectativas.
 
Topo Fundo