O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Dragon Ball Super + adaptação em MANGA] -- Fim da saga do Torneio do Poder

Que nota você daria para o anime?


  • Total voters
    263

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.217
Reações
1.440
Pontos
203
Ah sim, eu já joguei os jogos sim.

E nenhum faz parte da história canônica. Você está tentando unir informações de universos diferentes em uma linha do tempo que não existe. O universo de Dragon Ball Super não tem ponto de ligação com o jogo Heroes.

Já que você citou a Marvel, vou usar como exemplo: Nas Hqs existe um multiverso próprio e lá a linha principal é a 616. Nesse multiverso existem lá universos semelhantes ao MCU, mas isso não significa que o MCU está dentro do multiverso das HQs. Tanto é assim que o MCU por si só é o 616 do multiverso do MCU.

Exemplificando melhor: O Multiverso cinematográfico da Marvel foi manipulado pelo Kang desse multiverso e recriado pelo Loki.

O Multiverso atual da Marvel nas Hqs foi recriado a partir dos eventos de Guerras Secretas de Jonathan Hickman.

Dois multiversos diferentes que podem ter universos similares entre eles, mas defintivamente separados um do outro.

O Multiverso do Super só conta com 12 universos. Desses 12, conhecemos apenas 8 porque estabelecem que os outros 4 são muito mais poderosos do que os 8 que entraram no torneio do poder (Universos 1, 5, 8 e 12). Só de você falar que eles são mais poderosos do que os universos que conhecemos no Super, já se exclui que a história original do Z esteja entre eles, pois é óbvio que lá estão em um nível de poder muito abaixo do que vemos no Super. Só lembrar o quanto superaram o poder do SSJ3 nessa história.

Ou seja, não existe nada que indique que esse universo dos jogos tenha qualquer ligação com os 12 universos do Super. A menos que façam algum tipo de retcon na história (algo que nem vejo motivo para fazerem, qual a necessidade de misturar as coisas?)
nao tem nada haver os 12 universos com linhas temporais, e o multiverso dos quadrinhos nada mais é que informações para construção o que se passa nos cinemas, são apenas adaptações, entenda que o universo de dragon ball os jogos são independentes mas servem como ideias para fazer parte do universo canonico principal.

No momento atual o que se tem é que dragon ball super começou logo depois da vitoria em cima do buu, e o final de dragon ball z é o inicio de dragon ball gt, então esquece essa de misturar 12 universos com multiverso que isso não tem nada haver, na linha temporal do trunks também existiam 12 universos e o zeno de lá apagou tudo , ainda não foi construido uma ideia sobre sobre o que se passa nesses multiversos, mas o que voce precisa entender que o dragon ball super não se prende ao final de dragon ball z, o super é uma história que continua depois da vitoria do buu e isso foi confirmado numa entrevista com akira numa revista, agora se eles vao querer refazer aquele final de dragon ball z no super é outra história, pois tudo mudou e vai ter que adaptar com as mudanças que ocorreram.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
nao tem nada haver os 12 universos com linhas temporais, e o multiverso dos quadrinhos nada mais é que informações para construção o que se passa nos cinemas, são apenas adaptações, entenda que o universo de dragon ball os jogos são independentes mas servem como ideias para fazer parte do universo canonico principal.

No momento atual o que se tem é que dragon ball super começou logo depois da vitoria em cima do buu, e o final de dragon ball z é o inicio de dragon ball gt, então esquece essa de misturar 12 universos com multiverso que isso não tem nada haver, na linha temporal do trunks também existiam 12 universos e o zeno de lá apagou tudo , ainda não foi construido uma ideia sobre sobre o que se passa nesses multiversos, mas o que voce precisa entender que o dragon ball super não se prende ao final de dragon ball z, o super é uma história que continua depois da vitoria do buu e isso foi confirmado numa entrevista com akira numa revista, agora se eles vao querer refazer aquele final de dragon ball z no super é outra história, pois tudo mudou e vai ter que adaptar com as mudanças que ocorreram.

Mano... Na boa... Entendi nada da sua teoria ha ha ha.

O que dá pra dizer: GT não existe. Nunca existiu. É filler. Não é considerado canônico mais.

Sobre Dragon Ball Super não se prender ao Z: Cita sua fonte. Onde você leu isso? Cadê a tal entrevista?

Sobre o Trunks... O que entendi pelo mangá é que ele só apagou a linha temporal do Trunks.
 

Unicron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.040
Reações
9.876
Pontos
293
Se basear em jogo e anime (ainda mais a lambança do Heroes) pra dizer que o S é uma linha do tempo diferente é balela.

Canon é o que está no mangá, gostem ou não.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Se basear em jogo e anime (ainda mais a lambança do Heroes) pra dizer que o S é uma linha do tempo diferente é balela.

Canon é o que está no mangá, gostem ou não.

Sim, com uma exceção né. O Dragon Ball virou uma bagunça com mangá, anime e Filme contando a mesma história e com cada um preenchendo lacunas da sua maneira. Como que tira um cânon disso?????

Dragon Ball foi levado a um caminho que você nem sabe direito o que vale ou não. Nesse caso, os filmes parecem as fontes mais confiáveis por estabelecerem que o roteiro é do Toriyama (vai saber se é mesmo). Fora isso, só vamos achar pontos de intersecção do script simplificado que o Toriyama escrevia para cada um.

Ou seja, uma bagunça completa.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.217
Reações
1.440
Pontos
203
Sim, com uma exceção né. O Dragon Ball virou uma bagunça com mangá, anime e Filme contando a mesma história e com cada um preenchendo lacunas da sua maneira. Como que tira um cânon disso?????

Dragon Ball foi levado a um caminho que você nem sabe direito o que vale ou não. Nesse caso, os filmes parecem as fontes mais confiáveis por estabelecerem que o roteiro é do Toriyama (vai saber se é mesmo). Fora isso, só vamos achar pontos de intersecção do script simplificado que o Toriyama escrevia para cada um.

Ou seja, uma bagunça completa.
Ah cara , simplesmente deixa de assistir , vc não entende e não quer entender , alguns acham que a história deve seguir sua vontade , enfim deixa de acompanhar a serie .
Eu já expliquei o que ocorreu se é incapaz de entender não dá, falta capacidade intelectual mesmo.
 


Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
O GT pode ser filler, só que não é como se o Toriyama reconhecesse a ruindade dele

Tanto que ele fez a gangue do Pilaff ficar jovem, aprovou o Daima

O que ele curtia era uma grana, errado ele não tava
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.500
Reações
10.363
Pontos
353
Pra mim existe um conceito mais importante do que canon em Dragon Ball: a obra original do Akira Toriyama.

O que veio depois disso, mesmo sendo canon ou não, pra mim não faz parte do universo original do Akira. No entanto, elas não deixam de ser canon, é só uma maneira de interpretar a obra mesmo.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
Por mim deletava tudo após a Saga Cell e colocava o resto nos eixos.

A partir da Saga Majin Boo q a coisa começou a desandar forte.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
Isso não é um final no contexto geral. Estamos ainda a anos do final do Z que continua sendo o final canônico.
Na verdade somente 1 ano agora, vide que a Pan já tem 3 anos e no final do Z ela tem 4.
Eu também acho que é muito provável que a saga do Black Freeza seria a última de DBS.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.217
Reações
1.440
Pontos
203
Por mim deletava tudo após a Saga Cell e colocava o resto nos eixos.

A partir da Saga Majin Boo q a coisa começou a desandar forte.
Cara dragon ball acaba na saga dos Androids , lá quando trunks volta no tempo nos estamos acompanhando uma linha temporal diferente, alguns não consegue entender isso.
Dragon ball acabou na saga dos android , até trunks morreu , Cell quando viaja no tempo criou outras linhas temporal o cell matou o Trunks e roubou a máquina do tempo dele , ali a linha temporal principal acabou kkk
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.500
Reações
10.363
Pontos
353
Cara dragon ball acaba na saga dos Androids , lá quando trunks volta no tempo nos estamos acompanhando uma linha temporal diferente, alguns não consegue entender isso.
Dragon ball acabou na saga dos android , até trunks morreu , Cell quando viaja no tempo criou outras linhas temporal o cell matou o Trunks e roubou a máquina do tempo dele , ali a linha temporal principal acabou kkk
Na verdade a gente sempre acompanhou a linha do tempo principal. Desde o início aquela linha do tempo já estava predestinada a ter a presença do Trunks.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Ah cara , simplesmente deixa de assistir , vc não entende e não quer entender , alguns acham que a história deve seguir sua vontade , enfim deixa de acompanhar a serie .
Eu já expliquei o que ocorreu se é incapaz de entender não dá, falta capacidade intelectual mesmo.

C7nE4EcXwAAikX7



Calma, calma, calma... É só uma discussão sobre mangás/animes. Não precisa se exaltar.

O fato é que você fez uma mistura danada de conceitos e criou uma lógica própria na sua cabeça.

Eu te pedi só uma coisa: Fonte onde dizem que o final do DBZ foi descartado. Você não mandou até agora.

Eu fiz uma busca rápida aqui, e não encontrei nada. Essa matéria é recente:


Mas caso você tenha a fonte da sua informação sobre o final de Z ter sido descartado é só trazer.



O GT pode ser filler, só que não é como se o Toriyama reconhecesse a ruindade dele

Tanto que ele fez a gangue do Pilaff ficar jovem, aprovou o Daima

O que ele curtia era uma grana, errado ele não tava

É difícil ver críticas abertas dos japoneses sobre algo né. Não costumam reclamar. Ainda mais o Toriyama que mal aparecia em público.

O fato é que ele participou sim do GT fazendo designs de personagens e dando algumas ideias. Mas só isso não garante qualidade de nada. GT é a visão que os engravatados da Toei tem de Dragon Ball: um monte de transformações e gente gritando e lutando com um enredo pífio.



Na verdade somente 1 ano agora, vide que a Pan já tem 3 anos e no final do Z ela tem 4.
Eu também acho que é muito provável que a saga do Black Freeza seria a última de DBS.

Rapaz... Nem fiz essa conta. Só restava um ano pra alcançar. Era a reta final. Agora já era. Com Toriyama morto duvido que queiram mexer nesse final que ele mesmo deu pra história.


Na verdade a gente sempre acompanhou a linha do tempo principal. Desde o início aquela linha do tempo já estava predestinada a ter a presença do Trunks.

Um paradoxo. Mas é isso mesmo com viagem no tempo. Achei a explicação sobre isso no Super bem razoável. E bem na linha de Vingadores Ultimato, por exemplo.
 

Anexos

  • 1710871363080.jpeg
    1710871363080.jpeg
    9,1 KB · Visualizações: 0

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
E não é que o @Billy_louco tava certo sobres os intelingentinhos?

Eu acho que ele mandou mal nessa crítica. O tópico só não está morto porque tem pessoas discutindo teorias aqui. Ninguém precisa concordar com ninguém, mas um fórum só existe se tiver discussão. Aí o próprio ato de discutir é taxado pejorativamente. Não faz sentido isso pra mim.
 
Ultima Edição:

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.217
Reações
1.440
Pontos
203
C7nE4EcXwAAikX7



Calma, calma, calma... É só uma discussão sobre mangás/animes. Não precisa se exaltar.

O fato é que você fez uma mistura danada de conceitos e criou uma lógica própria na sua cabeça.

Eu te pedi só uma coisa: Fonte onde dizem que o final do DBZ foi descartado. Você não mandou até agora.

Eu fiz uma busca rápida aqui, e não encontrei nada. Essa matéria é recente:


Mas caso você tenha a fonte da sua informação sobre o final de Z ter sido descartado é só trazer.





É difícil ver críticas abertas dos japoneses sobre algo né. Não costumam reclamar. Ainda mais o Toriyama que mal aparecia em público.

O fato é que ele participou sim do GT fazendo designs de personagens e dando algumas ideias. Mas só isso não garante qualidade de nada. GT é a visão que os engravatados da Toei tem de Dragon Ball: um monte de transformações e gente gritando e lutando com um enredo pífio.





Rapaz... Nem fiz essa conta. Só restava um ano pra alcançar. Era a reta final. Agora já era. Com Toriyama morto duvido que queiram mexer nesse final que ele mesmo deu pra história.




Um paradoxo. Mas é isso mesmo com viagem no tempo. Achei a explicação sobre isso no Super bem razoável. E bem na linha de Vingadores Ultimato, por exemplo.
Para vc

 

Akira_Toriyama

Habitué da casa
Mensagens
134
Reações
388
Pontos
78
O final de Dragon Ball é Goku, Vegeta, Freeza, Picoolo e Kuririn morrendo em Namekusei, Bulma e Gohan são os únicos sobreviventes. O que veio depois é divertido, mas não passa de encheção de linguiça.
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.217
Reações
1.440
Pontos
203
O final de Dragon Ball é Goku, Vegeta, Freeza, Picoolo e Kuririn morrendo em Namekusei, Bulma e Gohan são os únicos sobreviventes. O que veio depois é divertido, mas não passa de encheção de linguiça.
Eu gosto de tudo de dragon ball , e acho vocês tudo uns vermes chatos kkkk
Vai dizer que vegeta não iria responder assim kkk
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.706
Pontos
1.359
O final de Dragon Ball é Goku, Vegeta, Freeza, Picoolo e Kuririn morrendo em Namekusei, Bulma e Gohan são os únicos sobreviventes. O que veio depois é divertido, mas não passa de encheção de linguiça.
O final de Dragon ball no anime é quando o Goku vence o Picollo Jr e se casa com a Titi













depois vira Dragon Ball Z ............... no anime :D


O final de Dragon Ball

f7fe561f2d65918dfcb4f5703a32ee88.jpg



ou segundo o ultimo mural da shueisha
iu


Segundo a ultima atualização da timeline oficial da Shueisha que é a dona do Dragon Ball, GT é Canon, mas ela sempre muda, da ultima vez que ela fez um mural desses, não tinha colocado o GT e terminava no Super, mas vai saber agora segunda Shueisha, GT é CANON kkkkkkk, mas interessante que essa Timeline coloca mais os animes e imagens do Anime somente, tvz uma timeline separada de animes???

Já fico com um pé atrás com essa oficial, porque na imagem o Picollo tem 5 dedos, e todo mundo sabe até meu cachorro que não tenho o Picollo tem oficialmente 4 dedos, e parece que tem o Paikuhan em uma das imagens, então cada vez mais acho que é a timeline oficial do ANIME


iu


Nunca achei as fotos boas dessa timeline da Shueisha, mas algumas que achei tá escrito, 歴史 年表, que acredito que seja história cronologica

Fyr6R0yX0BEB4L1


FoIiDaAXoAQ-7Jv


FoIiD6aXgAAqs8o



Esse painel é mais recente, então provável ser o Timeline Official ou uma timeline oficial dos Animes

No entanto em 2018-2019 teve o evento Tokyo Skytree + Viz North America Tour que apresentou a Timeline oficial até aquele momento pela Shueisha no JP e pela Viz nos EUA, nos dois países colocaram a mesma timeline e as mesmas imagens, então pode encontrar na net essa mesma imagem em JP, e se ler embaixo do vermelho, diz claramente a sequencia canonica de Dragon ball que continua a historia do Majin boo desenhada pelo Toyotaro, e nesse já mostra os mangas, talvez ainda seja a Timeline realmente oficial do trabalho do Toriyama

FQ7clZ-WUAEhuxv


E ainda tem a Weekly shonen Jump que usou a palavra oficial História oficial para os Filmes pós Z, ou seja Batalha dos deuses, Freeza, Broly e Super Hero

Ou seja, se for ver as todas as fontes oficiais o que temos é:
Dragon Ball V1-V42
Battle of the gods
Manga Toyotaro
Movie Freza
Movie Broly
Movie Super hero
e........ GT kkkkkkkkkk

O Anime Super da Toei não tem nada que eu achei que considera CANON, então sem Vegeta gosma infelizmente, grande perda, ou a ultima timeline da Shueisha seja de Anime, aí sim, vegeta gosma oficial
iu
 
Ultima Edição:

Akira_Toriyama

Habitué da casa
Mensagens
134
Reações
388
Pontos
78
O final de Dragon ball no anime é quando o Goku vence o Picollo Jr e se casa com a Titi













depois vira Dragon Ball Z ............... no anime :D


O final de Dragon Ball

f7fe561f2d65918dfcb4f5703a32ee88.jpg



ou segundo o ultimo mural da shueisha
iu


Segundo a ultima atualização da timeline oficial da Shueisha que é a dona do Dragon Ball, GT é Canon, mas ela sempre muda, da ultima vez que ela fez um mural desses, não tinha colocado o GT e terminava no Super, mas vai saber agora segunda Shueisha, GT é CANON kkkkkkk, mas interessante que essa Timeline coloca mais os animes e imagens do Anime somente, tvz uma timeline separada de animes???

Já fico com um pé atrás com essa oficial, porque na imagem o Picollo tem 5 dedos, e todo mundo sabe até meu cachorro que não tenho o Picollo tem oficialmente 4 dedos, e parece que tem o Paikuhan em uma das imagens, então cada vez mais acho que é a timeline oficial do ANIME


iu


Nunca achei as fotos boas dessa timeline da Shueisha, mas algumas que achei tá escrito, 歴史 年表, que acredito que seja história cronologica

Fyr6R0yX0BEB4L1


FoIiDaAXoAQ-7Jv


FoIiD6aXgAAqs8o



Esse painel é mais recente, então provável ser o Timeline Official ou uma timeline oficial dos Animes

No entanto em 2018-2019 teve o evento Tokyo Skytree + Viz North America Tour que apresentou a Timeline oficial até aquele momento pela Shueisha no JP e pela Viz nos EUA, nos dois países colocaram a mesma timeline e as mesmas imagens, então pode encontrar na net essa mesma imagem em JP, e se ler embaixo do vermelho, diz claramente a sequencia canonica de Dragon ball que continua a historia do Majin boo desenhada pelo Toyotaro, e nesse já mostra os mangas, talvez ainda seja a Timeline realmente oficial do trabalho do Toriyama

FQ7clZ-WUAEhuxv


E ainda tem a Weekly shonen Jump que usou a palavra oficial História oficial para os Filmes pós Z, ou seja Batalha dos deuses, Freeza, Broly e Super Hero

Ou seja, se for ver as todas as fontes oficiais o que temos é:
Dragon Ball V1-V42
Battle of the gods
Manga Toyotaro
Movie Freza
Movie Broly
Movie Super hero
e........ GT kkkkkkkkkk

O Anime Super da Toei não tem nada que eu achei que considera CANON, então sem Vegeta gosma infelizmente, grande perda, ou a ultima timeline da Shueisha seja de Anime, aí sim, vegeta gosma oficial
iu
Tentar colocar tudo numa mesma timeline gera uma grande bagunça, daqui a pouco vão adicionar o Daima a essa timeline.

Séria melhor dizer que GT, Heroes e Daima são de universos paralelos.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.178
Reações
80.862
Pontos
1.559
Viram essa tradução da Panini?

1710937307373.jpg

A explicação de um grupo fã é o seguinte:

"INSTINTO INSUPERÁVEL" OU "EGO SUPERIOR?" A Panini na época lançou o volume 17 do mangá "Dragon Ball Super" no Brasil, e com ele, uma grande surpresa para os fãs: a nova forma de Vegeta foi nomeada como "Instinto Insuperável". Mas por que essa escolha, em vez de "Ego Superior" ou "Ultra Ego"? Para entendermos, No original japonês, a forma é chamada de “我儘の極意” (Wagamama no Goku’i). "我儘" (Wagamama) significa "egoísmo" ou "capricho", e "極意" (Goku’i) se traduz como "superior". Literalmente, seria algo como "Obstinação Superior" ou "Capricho Superior". No entanto, a Panini optou por "Instinto Insuperável". Isso pode ser visto como uma tentativa de capturar a essência da transformação de Vegeta, que não é apenas sobre poder, mas também sobre superar seus próprios limites e obstinações internas. A palavra "instinto" sugere algo inato e profundo, enquanto "insuperável" transmite a ideia de algo que não pode ser superado ou excedido. A escolha da Panini reflete uma interpretação mais ampla e filosófica da transformação de Vegeta, em vez de uma tradução direta. E enquanto algumas pessoas podem preferir as versões alternativas, a editora tem a palavra final sobre as traduções oficiais no Brasil. E vocês, o que acham da escolha da Panini? Prefere "Instinto Insuperável" ou teria escolhido um nome diferente?
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
O final de Dragon ball no anime é quando o Goku vence o Picollo Jr e se casa com a Titi













depois vira Dragon Ball Z ............... no anime :D


O final de Dragon Ball

f7fe561f2d65918dfcb4f5703a32ee88.jpg



ou segundo o ultimo mural da shueisha
iu


Segundo a ultima atualização da timeline oficial da Shueisha que é a dona do Dragon Ball, GT é Canon, mas ela sempre muda, da ultima vez que ela fez um mural desses, não tinha colocado o GT e terminava no Super, mas vai saber agora segunda Shueisha, GT é CANON kkkkkkk, mas interessante que essa Timeline coloca mais os animes e imagens do Anime somente, tvz uma timeline separada de animes???

Já fico com um pé atrás com essa oficial, porque na imagem o Picollo tem 5 dedos, e todo mundo sabe até meu cachorro que não tenho o Picollo tem oficialmente 4 dedos, e parece que tem o Paikuhan em uma das imagens, então cada vez mais acho que é a timeline oficial do ANIME


iu


Nunca achei as fotos boas dessa timeline da Shueisha, mas algumas que achei tá escrito, 歴史 年表, que acredito que seja história cronologica

Fyr6R0yX0BEB4L1


FoIiDaAXoAQ-7Jv


FoIiD6aXgAAqs8o



Esse painel é mais recente, então provável ser o Timeline Official ou uma timeline oficial dos Animes

No entanto em 2018-2019 teve o evento Tokyo Skytree + Viz North America Tour que apresentou a Timeline oficial até aquele momento pela Shueisha no JP e pela Viz nos EUA, nos dois países colocaram a mesma timeline e as mesmas imagens, então pode encontrar na net essa mesma imagem em JP, e se ler embaixo do vermelho, diz claramente a sequencia canonica de Dragon ball que continua a historia do Majin boo desenhada pelo Toyotaro, e nesse já mostra os mangas, talvez ainda seja a Timeline realmente oficial do trabalho do Toriyama

FQ7clZ-WUAEhuxv


E ainda tem a Weekly shonen Jump que usou a palavra oficial História oficial para os Filmes pós Z, ou seja Batalha dos deuses, Freeza, Broly e Super Hero

Ou seja, se for ver as todas as fontes oficiais o que temos é:
Dragon Ball V1-V42
Battle of the gods
Manga Toyotaro
Movie Freza
Movie Broly
Movie Super hero
e........ GT kkkkkkkkkk

O Anime Super da Toei não tem nada que eu achei que considera CANON, então sem Vegeta gosma infelizmente, grande perda, ou a ultima timeline da Shueisha seja de Anime, aí sim, vegeta gosma oficial
iu

Interessante.

Mas imagino que quem fez GT não vai só jogar fora e ignorar. O fato é que já existe comentário do Toriyma classificando GT como história paralela. E o próprio Super inviabiliza totalmente o GT, visto que os personagens começam GT sem nenhuma das transformações do Super. Felizmente pra todos nós.

Sobre ser canônico ou não, mangá e filmes não tem discussão. Só os animes e o mangá do Toyotaro é que entram na zona nebulosa. Pra isso duvido que exista solução.

Pensando assim, o final oficial continua sendo o do Z. E duvido que alguém tenha coragem de mudar isso com o Toriyama morto.




Viram essa tradução da Panini?

Visualizar anexo 383342

A explicação de um grupo fã é o seguinte:

"INSTINTO INSUPERÁVEL" OU "EGO SUPERIOR?" A Panini na época lançou o volume 17 do mangá "Dragon Ball Super" no Brasil, e com ele, uma grande surpresa para os fãs: a nova forma de Vegeta foi nomeada como "Instinto Insuperável". Mas por que essa escolha, em vez de "Ego Superior" ou "Ultra Ego"? Para entendermos, No original japonês, a forma é chamada de “我儘の極意” (Wagamama no Goku’i). "我儘" (Wagamama) significa "egoísmo" ou "capricho", e "極意" (Goku’i) se traduz como "superior". Literalmente, seria algo como "Obstinação Superior" ou "Capricho Superior". No entanto, a Panini optou por "Instinto Insuperável". Isso pode ser visto como uma tentativa de capturar a essência da transformação de Vegeta, que não é apenas sobre poder, mas também sobre superar seus próprios limites e obstinações internas. A palavra "instinto" sugere algo inato e profundo, enquanto "insuperável" transmite a ideia de algo que não pode ser superado ou excedido. A escolha da Panini reflete uma interpretação mais ampla e filosófica da transformação de Vegeta, em vez de uma tradução direta. E enquanto algumas pessoas podem preferir as versões alternativas, a editora tem a palavra final sobre as traduções oficiais no Brasil. E vocês, o que acham da escolha da Panini? Prefere "Instinto Insuperável" ou teria escolhido um nome diferente?

Essa me supreendeu. Prefiro a primeira versão, mas ao que parece essa tradução é mais correta.
 
Topo Fundo