O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dreamcast JP - jogos de 50hz para 60hz

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Estou com um Dreamcast japonês e ele tem teimado em não mostrar imagem de jogos que tenham 50hz de atualização. São coletâneas de jogos gravados em cd, como a de SF III e emuladores como o de Neo Geo Pocket.

Cheguei a utilizar um programa chamado Pal Patcher 1.1 e 2.0, mas infelizmente sem sucesso. Quando uso o Pal Patcher não aparece a opção "Patch!" que fica em um dos botões.

Utilizei Codebreaker e também não funfa.

Qual sugestão vocês dão?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.777
Pontos
753
Imagino que não deva ser o Dreamcast o problema, mas a tv que não está exibindo. Aqui ficava preto e branco com jogos 50Hz no PS2 por exemplo. Só com gambi para rodar direito.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Estou com um Dreamcast japonês e ele tem teimado em não mostrar imagem de jogos que tenham 50hz de atualização. São coletâneas de jogos gravados em cd, como a de SF III e emuladores como o de Neo Geo Pocket.

Cheguei a utilizar um programa chamado Pal Patcher 1.1 e 2.0, mas infelizmente sem sucesso. Quando uso o Pal Patcher não aparece a opção "Patch!" que fica em um dos botões.

Utilizei Codebreaker e também não funfa.

Qual sugestão vocês dão?
Isso acontece até com o dreamcast americano, console ntsc não exibe imagem quando utilizado jogo pal (50Hz).
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.654
Pontos
453
Minha sugestão é pegar esses jogos na versão ntsc, sempre que possível já que deve ter algum ou outro que só lançou pal (pouquíssimos). Isso vale pra qualquer VG retro.

Eu não jogaria essas versões, imagina jogar a 25fps no lugar de 30 ou 50fps no lugar de 60, ainda com a tv operando a 60hz fica tudo errado. Fora que tem jogo que até a música e a velocidade do jogo é alterada pra compensar. Seu Dreamcast está é te protegendo de fazer isso.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.222
Reações
23.321
Pontos
1.619
No meu Dreamcast, eu e o Zé, fizemos esse procedimento:



Ele faz a correção de imagem, mantendo os 60 Hz e não dando problemas em 50 Hz. Todos os jogos funcionam de boa, e você ainda consegue mudar até a cor do logo (de vermelho pra azul)
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
No meu Dreamcast, eu e o Zé, fizemos esse procedimento:



Ele faz a correção de imagem, mantendo os 60 Hz e não dando problemas em 50 Hz. Todos os jogos funcionam de boa, e você ainda consegue mudar até a cor do logo (de vermelho pra azul)

Se o console estiver embaixo da placa com os jumpers para PAL-M e PAL ele também funciona com jogos 60Hz e 50Hz.
Dizem que não é recomendado manter esse jumper indicado no vídeo ligado o tempo todo, é só para fazer o procedimento de troca de região / sistema de cor. Alguns consoles a troca de sistema é feita por junpers na placa e em outros via software, que o caso do vídeo.

Na placa os jumpers são dessa forma.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.222
Reações
23.321
Pontos
1.619
Se o console estiver embaixo da placa com os jumpers para PAL-M e PAL ele também funciona com jogos 60Hz e 50Hz.
Dizem que não é recomendado manter esse jumper indicado no vídeo ligado o tempo todo, é só para fazer o procedimento de troca de região / sistema de cor. Alguns consoles a troca de sistema é feita por junpers na placa e em outros via software, que o caso do vídeo.

Na placa os jumpers são dessa forma.
Isso mesmo. Pensei que o video estava explicando mais sobre o procedimento!

O Jumper (fio conetando os dois pontos na placa) é utilizado apenas pra se fazer o procedimento, pois sem ele, o videogame não 'salva' suas configurações e pode acarretar problemas na placa. No caso, quando foi feito no meu videogame, fizemos os testes (com logo e sinais de cor) e quando decidimos, coloquei a logo azul com as modificações que permitiam ao videogame funcionar perfeitamente.

Outra coisa é gravar o CD especial de BOOT que permite fazer tal mudança. Não sei nem onde está o meu, nem tenho ideia de onde o donaldeia (hoje! Fizemos isso em meados de 2019, mais ou menos)
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Isso acontece até com o dreamcast americano, console ntsc não exibe imagem quando utilizado jogo pal (50Hz).
Tenho um emulador de Mega para Dreamcast que ele sugere o uso de 60hz.
Caso eu não clique em OK ele não mostra a imagem.
Se aceito o 60hz funciona normalmente (o mesmo aconteceu com o PCEcast e se não me engano também para o MAME4ALL).

Os únicos que não funcionam são as coletâneas da Capcom (SF III, vs SNK e somente Fighting) e também e justamente no emulador de Neo Geo Pocket.
Estes jogos não me dão a opção de selecionar 60hz, então não tenho imagem.

A solução seria utilizar algum patch ou programa que faça a alteração, porém não conheço nenhum.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.654
Pontos
453
Tenho um emulador de Mega para Dreamcast que ele sugere o uso de 60hz.
Caso eu não clique em OK ele não mostra a imagem.
Se aceito o 60hz funciona normalmente (o mesmo aconteceu com o PCEcast e se não me engano também para o MAME4ALL).

Os únicos que não funcionam são as coletâneas da Capcom (SF III, vs SNK e somente Fighting) e também e justamente no emulador de Neo Geo Pocket.
Estes jogos não me dão a opção de selecionar 60hz, então não tenho imagem.

A solução seria utilizar algum patch ou programa que faça a alteração, porém não conheço nenhum.
Não seria mais fácil baixar a versão americana ou japonesa desses jogos?
 
Topo Fundo