O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E se o mundo todo fosse comunista?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Bom, acabei mudando a discussão para outro tópico porque passei a citar Bolsonaro e depois de meu último Ban aprendi a lição.

Agora que voltamos a falar de comunismo...

Bom, na teoria Marxista (que vale sempre lembrar, Marx era dono de uma grande lábia, mas IMHO nem intelectual direito era) a sociedade humana passaria de capitalista (em que os meios de produção e propriedade pertencem a indivíduos), o que gera desigualdade, para o socialismo, em que esses meios de produção e propriedades passariam para o governo. Na teoria, como representa todos, o governo usaria a riqueza para tornar todos iguais. Finalmente, tendo acabado com a ganância, individualismo e outros fatores que tornam o homem desigual, o governo se diminuiria até extinguir, dando ao povo a posse dos meios de produção e não haveria propriedade privada, tudo seria de todos.

O grande problema é que nos idílicos anos 1850, quando o manifesto comunista foi pela primeira vez publicado, as noções de mundo eram outras, surreais até.

Para se ter uma ideia, A origem das Espécies ainda não tinha sido publicada (o criacionismo era uma ciência pra maior parte do mundo) e as ideias de Freud sobre a mente humana (já elas há muito não aceitas universalmente) sequer eram sonhadas pelo então menino Freud.

Ou seja, baseado num mundo em que pouco se sabia sobre o mundo, o universo e tudo o mais, Marx criou uma teoria que era linda, explicava as causas de todos os problemas do mundo e, ao mesmo tempo, a solucionava!

Era brilhante, tão brilhante que intelectuais de todo o mundo (daqueles brilhantes e evoluídos anos 1850) abraçaram a ideia. Intelectuais, ao contrário de cientistas mais pés no chão, poderiam criar uma teoria sem a menor chance de funcionar, mas que se tivesse sentido, e faturar fama mundial, ao contrário de um médico, cientista ou engenheiro que, para provar seu ponto, tinha que trabalhar muito, ver e rever suas teses e a colocar em prática antes de obter um décimo dessa fama. O próprio Darwin, foi perseguido e atacado até que suas observações pudessem ser comprovadas por outros naturalistas mundo afora.

Pois bem, Marx disse como surgiram os problemas do mundo e disse como eles seriam solucionados. Era só um país tentar por em prática. A parte dele tava pronta. Os outros que arrumassem um país pra colocar em prática.

Alias, nem eapertamente ele ainda disse que só através da revolução se obteria esse paraíso, logo, que matassem e morressem colocando a ideia de em Prática.

Ou seja, uma ideia baseada em algo que Marx achava, sustentada no que Marx achava e com base em coisas que a sociedade de Marx achava mas que hoje só não soam infantilidade porque seguidores de Marx ainda mantém algumas dessas ideias como se fossem atuais e factíveis.

Por isso tanta gente percebe claramente que o marxismo não funciona. Socialismo e comunismo não existem porque precisavam de superhomens para funcionar. Super-homens que na mente de 1850 eram fáceis de se criar, bastava criar o ambiente ideal (que seria o socialismo).

Hoje, qualquer um sabe que pais maravilhosos podem dar todo o amor é incentivo para um filho, mas que se ele não quiser, não será um bom cidadão. Sabemos o peso da genética sobre a forma como as pessoas são, que a própria natureza gera indivíduos diferentes porque permite a sobrevivência da espécie e que forçar todo mundo a ser igual é tão bem sucedido quanto nossa sociedade forçar gays a mudarem para heteros.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo