O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


EA afirma que seus desenvolvedores têm 'fome' de usar IA; entenda

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
3.075
Reações
8.130
Pontos
453
08105538433084.jpg


08/05/2024

O uso de IA no desenvolvimento de jogos, assim como na dublagem, tem sido um assunto debatido fervorosamente nas redes sociais. Mesmo com as controvérsias, o CEO e presidente da Electronic Arts, Andrew Wilson, afirma que seus desenvolvedores têm "uma verdadeira fome" de usar IA generativa para acelerar a produção dos jogos da casa.

O assunto veio à tona em uma sessão de perguntas e respostas durante uma reunião fiscal na noite da última terça-feira (7), onde Wilson foi questionado sobre como a EA planeja utilizar o recurso nos próximos anos.

O executivo respondeu que a empresa já está usando IA em alguns aspectos e cita a franquia EA Sports FC como exemplo. Ele afirma que o recurso permite com que os desenvolvedores tornem os estádios de futebol muito mais vivos, além da possibilidade de adicionar uma maior variedade de animações nos atletas.

08103023368048.jpg

Segundo a EA, o uso de IA no EA Sports FC 24 ajudou muito nas animações dos jogadores.

Wilson também comparou as animações e ciclos de execução no processo de desenvolvimento de FIFA 23 e EA Sports FC 24. Ele afirma que a tecnologia "aumentou a individualidade e a singularidade de cada jogador" no novo game da franquia, consequentemente proporcionando "mais imersão e uma experiência mais envolvente e mais fiel aos que assistem [jogo] na televisão nas tardes de domingo".

IA generativa pode ser o futuro para a EA?​


O executivo prosseguiu o discurso, sugerindo em seguida que mais de metade dos processos de desenvolvimento da EA poderiam ser melhorados pela IA generativa no futuro. Aparentemente, o plano é transformar a linha de produção nos próximos cinco anos.

"Fizemos análises em todos os nossos processos de desenvolvimento e, neste momento, com base na nossa avaliação inicial, acreditamos que mais de 50% dos nossos processos de desenvolvimento serão impactados positivamente pelos avanços na IA generativa", afirmou Wilson.

"E eu diria a vocês que há uma vontade real entre nossos desenvolvedores de chegar a isso o mais rápido possível porque, novamente, o Santo Graal para nós é construir jogos maiores, mais inovadores, mais criativos e mais divertidos, mais rapidamente, para que possamos entreter mais pessoas ao redor do mundo em uma base global e em um ritmo mais rápido", concluiu o executivo.

Bom, considerando que há algumas pessoas que defendem fervorosamente a extinção da IA generativa em qualquer circunstância, a EA, potencialmente, pode ser alvo de duras críticas nas redes sociais se for por esse caminho.

Há uma equipe gigantesca trabalhando no novo Battlefield​


Na conferência, Wilson também confirmou que a EA tem mais pessoas trabalhando no novo Battlefield do que em qualquer outro momento da história da franquia.

"Esta é a maior equipe de Battlefield na história da franquia", afirma o executivo. "Há algumas semanas, estive visitando os times e não poderia estar mais animado com o que eles mostraram e com o que fomos capazes de jogar".

08103828705054.jpg

Novo Battlefield tem a maior equipe de desenvolvimento da história da franquia, segundo o CEO da EA.

Há algumas especulações sugerindo que o próximo jogo da série Battlefield será revelado em algum momento de 2024 — potencialmente durante a tradicional janela de anúncios em junho. Também vale lembrar que a EA confirmou recentemente que a 7ª temporada de Battlefield 2042 seria a última do jogo.

Fonte: voxel
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.444
Reações
19.621
Pontos
1.469
Alguns usos são bons, tipo AI adaptativa que são recursos bem vindos em muitos jogos, principalmente os de corrida.
Concordo.

E na própria programação. A IA vai adiantar a produção de jogos em meses ou até anos.

Eu só sou contra o uso indiscriminado artisticamente. Por melhor que seja a IA, nada substitui um bom artista. Mas um programador? Substitui sem dúvida.
 


Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.444
Reações
19.621
Pontos
1.469
"Vamos usar IA"
"Há uma equipe gigantesca"

Conta não bate.

Não me admira vindo da EA.

Morram todos e vão preso.

Isso implicará em redução de custos e consequentemente os jogos ficarão mais baratos, certo?

(risadas gravadas do Chaves)

E vcs estão certissimos.

Eu estou ansioso pelo uso de IA por produtoras, mas muito mais pelas menores.

Acredito que uso de IA em programação poderá ajudar a nivelar por alto muitas produtoras de jogos B, A e AA. Os jogos da EA, UBISOFT e tantas outras não vão ficar mais baratos, mas teremos qualidades bem melhores por jogos que já não são tão caros.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.452
Reações
33.970
Pontos
1.399
Dev com fome de usar I.A. é a mesma coisa que estar com fome de usar um consolo... O resultado do que vai acontecer é bem óbvio e vai doer...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.534
Reações
33.074
Pontos
1.674
Concordo.

E na própria programação. A IA vai adiantar a produção de jogos em meses ou até anos.

Eu só sou contra o uso indiscriminado artisticamente. Por melhor que seja a IA, nada substitui um bom artista. Mas um programador? Substitui sem dúvida.

Substitui com facilidade.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.173
Reações
7.308
Pontos
774
Pra gráficos não sei, mas pra escrever histórias e personagens, não só a EA como toda a indústria de jogos(e de entretenimento) já usa há anos. É um copia e cola danado, todos eles com as mesmas keywords em comum: "diversidade", "empoderamento feminino" e "capitalismo malvado".
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.534
Reações
33.074
Pontos
1.674
Bom artista, pra mim é alguem que cria do nada

”Criações” da IA só servem pra doer minha vista.
Nada se cria do nada.

Um artista não saiu da barriga da mãe com pincel na mão. Ele treinou, estudou e teve influências ao longo da vida inteira.


E uma IA faz a mesma coisa, estuda e treina e usa influências.


E ela ta evoluindo, em breve ela vai ter as "inspirações" próprias com bem poucos inputs.
 

Markshneider

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.690
Reações
3.793
Pontos
1.193
> game_generico.exe

> executar

=

1f4a9.svg
Tenho um segredo para te contar:
Esse é um dos apps mais lucrativos que já tive contato com devs:
xToRFw-mqA18HtizgutV0K1IouakfR8iJ3PW75u-1n1oxbP7hVfBMlgHWIwuUYKKS_s

POU
Infelizmente, coisas idiotas podem dar certo e faturar horrores, simplesmente porque a raça humana é uma desgraça de um vírus ou câncer, literalmente.

Por pior que pareça o quadro, realmente é lucrativo para empresas essa história de IA, por isso está essa corrida do ouro, todo mundo quer uma IA para chamar de sua - O desemprego em massa no mercado de TI não está tão longe quanto se pensa, visto o progresso assombroso no desenvolvimento dessa tecnologia... menos dinheiro no bolso do desenvolvedor / artista / designer / scripter / tradutor / músico, mais dinheiro no bolso dos execs... Daqui uns anos, só vão manter o emprego as pessoas que conseguirem provar que trabalham melhor e entregam mais com o auxílio e domínio de IA.

Lógico que todo mundo está doido correndo atrás - para não ficar no grupo dos desempregados! Acredito tranquilamente no que o Andrew disse lá.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.444
Reações
19.621
Pontos
1.469
Nada se cria do nada.

Um artista não saiu da barriga da mãe com pincel na mão. Ele treinou, estudou e teve influências ao longo da vida inteira.


E uma IA faz a mesma coisa, estuda e treina e usa influências.


E ela ta evoluindo, em breve ela vai ter as "inspirações" próprias com bem poucos inputs.

Tá ok.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.720
Reações
39.155
Pontos
2.069
Vejo a IA com bons olhos, auxiliando em várias etapas do desenvolvimento, especialmente em aspectos não-criativos. Sei que isso faz reduzir o número de postos de trabalho, mas faz parte.

Se as engines conseguirem incorporar bem as funcionalidades de IA, seria uma mão na roda pra agilizar e baratear o desenvolvimento dos jogos, algo muito necessário atualmente na indústria.
 
Topo Fundo