O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Empréstimo para investimento: arriscado demais ou dá para encarar?

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.725
Reações
34.905
Pontos
903
Pessoal, nunca tive experiência com empréstimos, nem ninguém na minha família chegou a usar tal recurso. Eu tenho um terreno parado que pretendo construir futuramente mas até eu conseguir a grana toda vai de 3-5 anos. Meu objetivo é construir ou 6 kitnetes térreas ou 12 em 2 andares, vai depender de quanto capital vou conseguir. Para fazer os muros + as kitnetes com o custo de material, projeto de engenheiro, arquiteto, burocracias da prefeitura e afins vai variar de 60 - 100 mil reais, com o valor mais baixo para 6 unidades e 100 mil para fazer 12. Não teria custo com a mão de obra, meu pai ajudaria nisso, ele é mestre de obra. No meu nome com certeza não conseguiria esse valor alto, tenho só 21 anos e pouco patrimônio acumulado, mas meu pai tem bastante crédito, tanto por banco tanto pelo sócio dele na empreitada da construção civil. Considerando a situação atual do país, taxas de correção, taxas de juros, riscos e etc, vocês acham que vale a pena pegar esse valor emprestado ou é arriscado demais? O terreno é de boa localização, tem acesso a uma cidade que cresce muito na área industrial/comercial e tem acesso a rodovia que dá 20 minutos de Joinville, a BR-101.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.889
Pontos
453
Vai depender da taxa de juros. Se for pessoa física ente uns 2 a 6% ao mês.
Se conseguir pelo BNDES talvez uns 7% ao ano, mas o problema é você não ter a empresa rodando e nem pode dar nada de garantia, talvez a casa dos seus pais.

Fora isso tem a taxa de ocupação e o valor do aluguel.

Melhor opção talvez seja vender seu carro, você guardar 13, mais parte do salário e seu pai usar o lucro das outras kitnet. Deixar acabamento (parte mais cara) de algumas unidades para depois, tentar pagar o material a perder de vista.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.725
Reações
34.905
Pontos
903
Vai depender da taxa de juros. Se for pessoa física ente uns 2 a 6% ao mês.
Se conseguir pelo BNDES talvez uns 7% ao ano, mas o problema é você não ter a empresa rodando e nem pode dar nada de garantia, talvez a casa dos seus pais.

Fora isso tem a taxa de ocupação e o valor do aluguel.

Melhor opção talvez seja vender seu carro, você guardar 13, mais parte do salário e seu pai usar o lucro das outras kitnet. Deixar acabamento (parte mais cara) de algumas unidades para depois, tentar pagar o material a perder de vista.
Ele sugeriu construir as kitnetes com parte do dinheiro dele e o aluguel ir para ele até compensar e ter retorno do que ele investiu. Mas se conheço meu pai, ele vai fazer com tudo do mais barato e na pressa, e não quero isso, quero fazer algo bem feito para não ter problemas recorrentes de manutenção e até para selecionar melhor quem vai morar no local. Temos umas kitnetes de baixo custo e só vem tranqueira morar, desde travesti usando o ponto para fazer programa a ladrão de celular. Essa taxa de financiamento do BNDES é bem interessante, aqui onde trabalho tem um serviço de empréstimo de uma cooperativa no consignado mas não sei se vou conseguir um valor alto.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.889
Pontos
453
Ele sugeriu construir as kitnetes com parte do dinheiro dele e o aluguel ir para ele até compensar e ter retorno do que ele investiu. Mas se conheço meu pai, ele vai fazer com tudo do mais barato e na pressa, e não quero isso, quero fazer algo bem feito para não ter problemas recorrentes de manutenção e até para selecionar melhor quem vai morar no local. Temos umas kitnetes de baixo custo e só vem tranqueira morar, desde travesti usando o ponto para fazer programa a ladrão de celular. Essa taxa de financiamento do BNDES é bem interessante, aqui onde trabalho tem um serviço de empréstimo de uma cooperativa no consignado mas não sei se vou conseguir um valor alto.

Se for fazer kitnet não seja ingênuo e faça como seu pai quer. Se a pessoa tem uns R$ 600,00 vai alugar uma casa.
É um negócio, contanto que pague em dia de graças a deus, dinheiro não tem cheiro. Já sabendo que o povo vai detonar e não vai pagar quando sair joga o mais barato. Se o bairro crescer vai poder demolir tudo e fazer algo melhor sem dó.
O importante é gerar caixa e já ir pensando no próximo terreno.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.895
Reações
230.238
Pontos
2.529
Você só vai saber se tentar. Eu mesmo peguei empréstimo com o banco, todo mundo falava que não era a melhor a opção, minha família vivia falando que eu estava errado, mas eu fui e peguei 100 mil para apostar em day trade e já quadrupliquei esse dinheiro e hoje minha família se arrepende de não ter me apoiado.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.725
Reações
34.905
Pontos
903
Se for fazer kitnet não seja ingênuo e faça como seu pai quer. Se a pessoa tem uns R$ 600,00 vai alugar uma casa.
É um negócio, contanto que pague em dia de graças a deus, dinheiro não tem cheiro. Já sabendo que o povo vai detonar e não vai pagar quando sair joga o mais barato. Se o bairro crescer vai poder demolir tudo e fazer algo melhor sem dó.
O importante é gerar caixa e já ir pensando no próximo terreno.
Cara, te digo pelo o que eu vi na minha família. Você faz uma kitnet fuleira de simples e só aparece gente zoada, só nego que te dá cano e saí vazado deixando o lugar uma zona ou te roubando. Queria deixar pelo menos ajeitadinha, nada luxuoso. Vou fazer tudo certinho para não me incomodar. Sobre "o que importa é pagar" até certo ponto é verdade, mas como te falei antes, já teve até travesti fazendo programa aqui dentro, e mesmo que pague certo, não é algo legal de se ter na sua propriedade, vai acabar afastando os inquilinos e deixando seu lugar com fama de favela, capaz de virar um ponto de tráfico se você não cuidar.
 


Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.756
Reações
10.889
Pontos
453
Cara, te digo pelo o que eu vi na minha família. Você faz uma kitnet fuleira de simples e só aparece gente zoada, só nego que te dá cano e saí vazado deixando o lugar uma zona ou te roubando. Queria deixar pelo menos ajeitadinha, nada luxuoso. Vou fazer tudo certinho para não me incomodar. Sobre "o que importa é pagar" até certo ponto é verdade, mas como te falei antes, já teve até travesti fazendo programa aqui dentro, e mesmo que pague certo, não é algo legal de se ter na sua propriedade, vai acabar afastando os inquilinos e deixando seu lugar com fama de favela, capaz de virar um ponto de tráfico se você não cuidar.
Faça como quiser, se for lidar com banco aprenda no mínimo juros composto. Só cuidado para não ficar igual o Brasil 51% dos impostos mal pagam os juros da dívida.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Acho mto arriscado. Só se tiver mta certeza de ter um projeto sólido nas mãos, com risco moderado pra baixo no máximo... Fora isso, eu n faria.

Nunca fiquei ferrado/endividado, mas n sei tbm... A minha irmã q, ganha mto bem, vive na m**** pq n sabe administrar dinheiro... Aí depois faz acordo pra dívida, nunca paga 100%, funciona tbm... Mas pra mim credibilidade é mais importante do q tudo, até do q dinheiro....

Se for algo q vc puder arcar caso a ideia n dê tão certo... Tem q pesar na balança.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.491
Pontos
1.053
Cara, te digo pelo o que eu vi na minha família. Você faz uma kitnet fuleira de simples e só aparece gente zoada, só nego que te dá cano e saí vazado deixando o lugar uma zona ou te roubando. Queria deixar pelo menos ajeitadinha, nada luxuoso. Vou fazer tudo certinho para não me incomodar. Sobre "o que importa é pagar" até certo ponto é verdade, mas como te falei antes, já teve até travesti fazendo programa aqui dentro, e mesmo que pague certo, não é algo legal de se ter na sua propriedade, vai acabar afastando os inquilinos e deixando seu lugar com fama de favela, capaz de virar um ponto de tráfico se você não cuidar.

vc já viu se tem mercado na sua cidade para kitnete de melhor nível ?

se não for perto de universidade ou hospital esquece, só vai morar tranqueira.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.175
Reações
3.461
Pontos
704
Você só vai saber se tentar. Eu mesmo peguei empréstimo com o banco, todo mundo falava que não era a melhor a opção, minha família vivia falando que eu estava errado, mas eu fui e peguei 100 mil para apostar em day trade e já quadrupliquei esse dinheiro e hoje minha família se arrepende de não ter me apoiado.
Quadruplicou e ainda não pagou o empréstimo.

vc já viu se tem mercado na sua cidade para kitnete de melhor nível ?

se não for perto de universidade ou hospital esquece, só vai morar tranqueira.
Esse é todo o ponto. Dificilmente alguem mora em kitnet porque quer. Em geral é porque ou a pessoa não tem dinheiro para pagar algo melhor ou a localização é privilegiada.

Se as suas tiverem o argumento da localização, beleza, se não, é furada pensar em algo caro. Você vai ter que alugar por quase o mesmo preço das baratas pra manter elas alugadas.
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.398
Reações
2.844
Pontos
453
Você só vai saber se tentar. Eu mesmo peguei empréstimo com o banco, todo mundo falava que não era a melhor a opção, minha família vivia falando que eu estava errado, mas eu fui e peguei 100 mil para apostar em day trade e já quadrupliquei esse dinheiro e hoje minha família se arrepende de não ter me apoiado.
Fiz a mesma coisa aqui, só que resolvi entrar em pirâmide de bitcoin e consegui multiplicar o meu investimento 10x.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.853
Pontos
1.214
Pessoal, nunca tive experiência com empréstimos, nem ninguém na minha família chegou a usar tal recurso. Eu tenho um terreno parado que pretendo construir futuramente mas até eu conseguir a grana toda vai de 3-5 anos. Meu objetivo é construir ou 6 kitnetes térreas ou 12 em 2 andares, vai depender de quanto capital vou conseguir. Para fazer os muros + as kitnetes com o custo de material, projeto de engenheiro, arquiteto, burocracias da prefeitura e afins vai variar de 60 - 100 mil reais, com o valor mais baixo para 6 unidades e 100 mil para fazer 12. Não teria custo com a mão de obra, meu pai ajudaria nisso, ele é mestre de obra. No meu nome com certeza não conseguiria esse valor alto, tenho só 21 anos e pouco patrimônio acumulado, mas meu pai tem bastante crédito, tanto por banco tanto pelo sócio dele na empreitada da construção civil. Considerando a situação atual do país, taxas de correção, taxas de juros, riscos e etc, vocês acham que vale a pena pegar esse valor emprestado ou é arriscado demais? O terreno é de boa localização, tem acesso a uma cidade que cresce muito na área industrial/comercial e tem acesso a rodovia que dá 20 minutos de Joinville, a BR-101.
Eu acho q esse valor tá subestimado. Nem a pau vc constrói 12 kitnets por 100k Guedes.
Metade disso aí vai ser de não de obra. Parte elétrica 1/3...
Não vai gastar menos de 200k
Eu recentemente reformei uma casa, nem coloquei material de primeiríssima (porcelanato) e me planejei gastar 150k, mas o valor final foi 200.
Obra vc tem q ter tb um valor pra imprevistos e correção de merdas eventuais do pedreiro. Tipo mais 10% do valor.
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
Com base nos cursos que eu fiz, não constroi 12kitnets de 100k não 8,3 por cada kitnet? Com base na que vi todo projeto e tudo daria em torno de 27k por unidade (Mão de obra, projeto, terreno, material). Agora se seu pai construir, sem cobrar a mão de obra, deve conseguir pela metade o que daria uns 162k para fazer todas as 12 kitnets bacaninhas nada incrível.

Vamos supor que você alugue cada por R$600,00 * 12 = R$7.200,00 o que seria equivalente a 7,2% de retorno a.m. não existe isso. Mas supondo que tenha pago 120mil no terreno, o que não acho que foi, ainda assim é 3,2% é acima de qualquer média de rentabilidade de kitnet que gira entre 1,2 a 1,9%
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
kitnet afastada do centro,

voce só vai conseguir pessoal fodido pra morar, vai ter que conviver com inadimplentes, se eles tiverem filhos, vai ser tenso tirar judicialmente, fora o tempo e custo do processo.

se deixar na imobiliária ela vai comer uma parte, vai ter os custos de manutenção, vacância..

sei la...
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Eu acho que você está muito euforico, esses valores é certeza que não está certo Hein.



Qual é o valor do terreno?

Dependendo do valor do terreno, vale mais apena você vender e aplicar o dinheiro.



Sem contar que 20km de Joinville, é longe pra kct, para o cara pegar kitnet.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.923
Pontos
1.444
Pessoal, nunca tive experiência com empréstimos, nem ninguém na minha família chegou a usar tal recurso. Eu tenho um terreno parado que pretendo construir futuramente mas até eu conseguir a grana toda vai de 3-5 anos. Meu objetivo é construir ou 6 kitnetes térreas ou 12 em 2 andares, vai depender de quanto capital vou conseguir. Para fazer os muros + as kitnetes com o custo de material, projeto de engenheiro, arquiteto, burocracias da prefeitura e afins vai variar de 60 - 100 mil reais, com o valor mais baixo para 6 unidades e 100 mil para fazer 12. Não teria custo com a mão de obra, meu pai ajudaria nisso, ele é mestre de obra. No meu nome com certeza não conseguiria esse valor alto, tenho só 21 anos e pouco patrimônio acumulado, mas meu pai tem bastante crédito, tanto por banco tanto pelo sócio dele na empreitada da construção civil. Considerando a situação atual do país, taxas de correção, taxas de juros, riscos e etc, vocês acham que vale a pena pegar esse valor emprestado ou é arriscado demais? O terreno é de boa localização, tem acesso a uma cidade que cresce muito na área industrial/comercial e tem acesso a rodovia que dá 20 minutos de Joinville, a BR-101.
Não sei se é possível, mas pq vc não faz um acordo com seu pai ou alguns investidores, você fica com algumas quitinetes e outras com os outros, eles entram com a grana e você com o seu terreno. Negocia cuidar da administração desse local, vai ser o seu trampo daí pra frente, por exemplo, 10% das outras unidades em faturamento, aí limpeza, material, etc, você repassa para o cara e desconta o valor, fora as suas, que você recebe como investidor. E se possível individualiza de qual investidor é qual, cada um recebe pela unidade que possui. E vc cuida disso aí.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Também acho que é arriscado e que esse valor está bastante subestimado.

Estou construindo, pagava mais ou menos meio a meio na mão de obra/material. Não fiz as contas agora, mas com todo aumento de preço que teve, deve estar em 2/3 o gasto em material agora, ou bem próximo disso (ou até mais).

Estou terminando toda a estrutura da casa, fazendo o telhado agora, e ainda estou com receio de pegar um empréstimo nesse valor aí porque não acho que vai ser o suficiente para fazer o acabamento (detalhe que nem pretendo fazer o acabamento da casa toda, só do que for necessário para morar).

Então, considerando a situação da economia, eu recomendaria cautela. Faça estimativas jogando pro alto.
 
Ultima Edição:

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.853
Pontos
1.214
kitnet afastada do centro,

voce só vai conseguir pessoal fodido pra morar, vai ter que conviver com inadimplentes, se eles tiverem filhos, vai ser tenso tirar judicialmente, fora o tempo e custo do processo.

se deixar na imobiliária ela vai comer uma parte, vai ter os custos de manutenção, vacância..

sei la...
Kitnet só vale perto de faculdades, indústrias e escritórios e zonas centrais que não sejam um completo lixo urbano.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.131
Reações
7.853
Pontos
1.214
Também acho que é arriscado e que esse valor está bastante subestimado.

Estou construindo, pagava mais ou menos meio a meio na mão de obra/material. Não fiz as contas agora, mas com todo aumento de preço que teve, deve estar em 2/3 o gasto em material agora, ou bem próximo disso (ou até mais).

Estou terminando toda a estrutura da casa, fazendo o telhado agora, e ainda estou com receio de pegar um empréstimo nesse valor aí porque não acho que vai ser o suficiente para fazer o acabamento (detalhe que nem pretendo fazer o acabamento da casa toda, só do que for necessário para morar).

Então, considerando a situação da economia, eu recomendaria cautela. Faça estimativas jogando pro alto.
Outra dica: faz logo Go tudo o que tem q fazer. Deixar parte pra depois vai gerar acomodação e ninguém sabe como será o cenário daqui pra frente. Tudo pode encarecer bastante. O que é um peido pra quem tá todo cagado?
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Outra dica: faz logo Go tudo o que tem q fazer. Deixar parte pra depois vai gerar acomodação e ninguém sabe como será o cenário daqui pra frente. Tudo pode encarecer bastante. O que é um peido pra quem tá todo cagado?
Aí entram outros fatores na equação, para além do dinheiro.

Poderia fazer todo acabamento, mas atrasaria mais ainda pra morar lá.

Faria se conseguisse um valor maior no empréstimo consignado, mas tem o limite de 30% na parcela do salário...
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.628
Reações
19.630
Pontos
503
faça o empréstimo, invista o dinheiro em investimento e o terreno, transforme em um estacionamento, menos dor de cabeça, vai ter retorno com a grana no CDB ou outros investimentos(mesmo que seja baixo em comparação ao que vai pagar de juros, caso pegue emprestado) e o estacionamento é só meter concreto no chão todo e colocar alguém pra cuidar.

O estacionamento tem que ser visto se tem movimento na região para construir isso, pode colocar até um lava rápido nele para gerar mais retorno.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.406
Reações
44.242
Pontos
1.339
Pessoal, nunca tive experiência com empréstimos, nem ninguém na minha família chegou a usar tal recurso. Eu tenho um terreno parado que pretendo construir futuramente mas até eu conseguir a grana toda vai de 3-5 anos. Meu objetivo é construir ou 6 kitnetes térreas ou 12 em 2 andares, vai depender de quanto capital vou conseguir. Para fazer os muros + as kitnetes com o custo de material, projeto de engenheiro, arquiteto, burocracias da prefeitura e afins vai variar de 60 - 100 mil reais, com o valor mais baixo para 6 unidades e 100 mil para fazer 12. Não teria custo com a mão de obra, meu pai ajudaria nisso, ele é mestre de obra. No meu nome com certeza não conseguiria esse valor alto, tenho só 21 anos e pouco patrimônio acumulado, mas meu pai tem bastante crédito, tanto por banco tanto pelo sócio dele na empreitada da construção civil. Considerando a situação atual do país, taxas de correção, taxas de juros, riscos e etc, vocês acham que vale a pena pegar esse valor emprestado ou é arriscado demais? O terreno é de boa localização, tem acesso a uma cidade que cresce muito na área industrial/comercial e tem acesso a rodovia que dá 20 minutos de Joinville, a BR-101.
Antes vc vai precisar ter um projeto nem que seja base e mandar orçar para ia sim ter noção aproximada do valor.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
17.811
Pontos
1.174
só pra recapitular algumas coisas que ja disseram e sao importantes:
- o custo para esse investimento tá bem subestimado. vai gastar bem mais que isso para fazer as 12 kitnets
- pense no público alvo. quem aluga kitnet? estudantes, pessoas que precisam acompanhar parentes em hospital durante tratamento, e imigrantes que deixaram a familia em casa e mandam dinheiro pra eles (espera-se).
se nao tiver universidade perto, hospital perto, e industria perto, então vai ser só tranqueira mesmo.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Mano, minha tia gastou quase 200 mil só reformando a casa antiga da minha vó... obra é caro, vai tempo...

Se o terreno é bem localizado e a área está crescendo, talvez valha mais a pena segurar o terreno pra vender pra alguma construtora no futuro próximo...

Eu não manjo muito, mas o ideal é você ter noção do retorno do investimento... fazendo um cálculo por cima, considerando que vc gaste 200k pra montar 6 kitnets e consiga alugá-las por 600 cada, vai uns 5 ou 6 anos só pra reaver o dinheiro que você investiu, e isso sem contar possíveis despesas, atrasos, manutenção, inflação, etc...

Claro, cada um faz o que bem entende com seu próprio dinheiro, mas sei lá... se você tivesse o dinheiro em mãos, "sobrando", daí eu até diria que vale tentar transformar em renda passiva... agora pegar essa grana do banco me parece bastante arriscado...
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.827
Pontos
503
No seu lugar, dependendo do tamanho do terreno e se meu capital permitisse, acho que eu optaria por construir umas casas geminadas de dois andares. O lucro talvez fosse menor do que alugando uma quantidade maior de quitinetes, mas a incomodação seria menor. O público que aluga quitinetes costuma ser problemático e rotaciona muito. Você mesmo comentou que seu pai aluga algumas, então deve saber bem como é. Fora que no caso dos geminados, seriam menos locações pra gerir, o que seria outra vantagem.

O fato do seu pai ser mestre de obras é uma put* mão na roda, fora que você já tem o terreno. Se estivesse no seu lugar, eu também aproveitaria isso pra construir imóveis e viver de aluguéis.
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.414
Pontos
453
Empréstimo para investimento vc só faz nos seguintes casos:

1) Juro zero ou negativo
2) Vc ganhou uma licitação
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.725
Reações
34.905
Pontos
903
Atualização:
Bom, fiz um acordo com meu pai. Ele vai entrar com o dinheiro para construir agora e vai receber os aluguéis até que retorne o dinheiro que ele botou, sem me cobrar nada de juros, só vou arcar com o terreno e claro, esperar o dinheiro retornar a ele para começar a receber. Agradeço a todos pelos comentários.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Nunca fiquei ferrado/endividado, mas n sei tbm... A minha irmã q, ganha mto bem, vive na m**** pq n sabe administrar dinheiro... Aí depois faz acordo pra dívida, nunca paga 100%, funciona tbm... Mas pra mim credibilidade é mais importante do q tudo, até do q dinheiro....
Curiosidade, quanto sua irma ganha mais ou menos?

Se nao puder responder tudo bem
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704
Atualização:
Bom, fiz um acordo com meu pai. Ele vai entrar com o dinheiro para construir agora e vai receber os aluguéis até que retorne o dinheiro que ele botou, sem me cobrar nada de juros, só vou arcar com o terreno e claro, esperar o dinheiro retornar a ele para começar a receber. Agradeço a todos pelos comentários.
Cara ainda da tempo de desistir disso, aluguel é uma m**** absurda, ainda mais se você pretende construir pra publico bem humilde

Você vai acabar com um monte de inquilino que nao paga aluguel, vai ser dificil tirar e se você nao fizer o contrato tudo certinho ainda tem risco de deixarem debitos enormes de agua ou luz

Isso pq nao to nem contando os custos com reforma e manutenção caso eles acabem com a casa (o que é bem provavel)

Eu pularia fora urgentemente, melhor construir pra vender do que alugar
 

heito2

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.040
Reações
1.203
Pontos
844
Cara ainda da tempo de desistir disso, aluguel é uma m**** absurda, ainda mais se você pretende construir pra publico bem humilde

Você vai acabar com um monte de inquilino que nao paga aluguel, vai ser dificil tirar e se você nao fizer o contrato tudo certinho ainda tem risco de deixarem debitos enormes de agua ou luz

Isso pq nao to nem contando os custos com reforma e manutenção caso eles acabem com a casa (o que é bem provavel)

Eu pularia fora urgentemente, melhor construir pra vender do que alugar

Concordo em genero, numero e grau. Meu pai constrói casas p venda com financiamento próprio, e tanto a margem quanto a perspectiva de lucro é muito melhor que o aluguel. Temos algumas propriedades que alugamos, mas é de nível medio já. Nessa faixa de preço que vc vai trabalhar, a chance de prejuízo é altíssima. Outra coisa, seu pai entrou tanto com o investimento quanto com o risco? Ou seja, se tudo der errado, suave pra vc e a divida fica pro teu pai? Cuidado nisso dai. Sugiro planejar com bastante calma. Vc é jovem, não sei da sua condição, mas se não tiver algum aporte de $ p/ resolver ou administrar uma situação de pior cenário, grande chance de vc estar se enrascando.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.725
Reações
34.905
Pontos
903
Cara ainda da tempo de desistir disso, aluguel é uma m**** absurda, ainda mais se você pretende construir pra publico bem humilde

Você vai acabar com um monte de inquilino que nao paga aluguel, vai ser dificil tirar e se você nao fizer o contrato tudo certinho ainda tem risco de deixarem debitos enormes de agua ou luz

Isso pq nao to nem contando os custos com reforma e manutenção caso eles acabem com a casa (o que é bem provavel)

Eu pularia fora urgentemente, melhor construir pra vender do que alugar
Lidar com aluguel é complicado mesmo, mas minha família toda trabalha com isso, especialmente meu pai, ele construiu 12 unidades, então ele me passa umas experiências e dicas. Se for o caso deixo uma imobiliária cuidando das coisas e se começar a me incomodar muito, espero o terreno valorizar e vendo tudo.
Concordo em genero, numero e grau. Meu pai constrói casas p venda com financiamento próprio, e tanto a margem quanto a perspectiva de lucro é muito melhor que o aluguel. Temos algumas propriedades que alugamos, mas é de nível medio já. Nessa faixa de preço que vc vai trabalhar, a chance de prejuízo é altíssima. Outra coisa, seu pai entrou tanto com o investimento quanto com o risco? Ou seja, se tudo der errado, suave pra vc e a divida fica pro teu pai? Cuidado nisso dai. Sugiro planejar com bastante calma. Vc é jovem, não sei da sua condição, mas se não tiver algum aporte de $ p/ resolver ou administrar uma situação de pior cenário, grande chance de vc estar se enrascando.
Vender casas dá dinheiro mesmo, mas a incomodação é quase proporcional a alugar, especialmente se você for fazer toda a mão de obra por fora, ter que lidar com o comprador, a mulher do comprador, engenheiro, arquiteto e etc...meu pai é mestre de obras e constrói geminados de alto padrão na planta com um conhecido dele. Sobre o investimento, eu fico com a dívida do terreno e ele com a construção. Alugar eu tenho certeza que aluga, a cidade que eu comprei o terreno está se desenvolvendo rápido além de ter muita indústria e comércio por perto, então acho que o risco é baixo.
 

Mr. Robot

Bam-bam-bam
Mensagens
1.801
Reações
4.174
Pontos
353
Fosse vc eu esperava o resultado das eleições antes de pensar em investir em qualquer coisa no Brasil.
 
Topo Fundo