O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Eu gostei na época, tenho o original japonês até hoje. Mas se olhar bem e comparar com Shinobi III, esse foi um retrocesso em alguns sentidos. Se tivessem seguido a arte do III porém com mais quadros de animação e alguns efeitos, seria supremo. As músicas também não tem aquele nível dos antigos, não ficou nenhuma na minha memória.
a musica é boa, mas é isso... o jogo não trouxe nenhuma novidade nem uma evolução de gameplay
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.607
Reações
17.902
Pontos
749
ahlWysf.jpg


No LCD tá bonito mas esse yabasanshiro com upscaling no meu novo monitor CRT está a fazer cair lágrimas

Esse game é o Shining Force III, né?

Como tu fez pra aplicar a tradução? Ou já baixou a iso com o patch aplicado?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
a musica é boa, mas é isso... o jogo não trouxe nenhuma novidade nem uma evolução de gameplay
Eu gostei na época, tenho o original japonês até hoje. Mas se olhar bem e comparar com Shinobi III, esse foi um retrocesso em alguns sentidos. Se tivessem seguido a arte do III porém com mais quadros de animação e alguns efeitos, seria supremo. As músicas também não tem aquele nível dos antigos, não ficou nenhuma na minha memória.
Eu achei muito "basicão". Estava esperando Zoom, efeitos e tal, mas era bem simples. Não me sentia jogando algo "next gen" quando aluguei o game.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Recurso interessante. Desenvolvedor segue trabalhando no emulador.


Yabasanshiro é um projeto com muito potencial. Espero que venham melhorias e aumento de compatibilidade.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Esse game é o Shining Force III, né?

Como tu fez pra aplicar a tradução? Ou já baixou a iso com o patch aplicado?
desta vez baixei a versão 20 da traducao, já tinha uns anos que joguei pela ultima vez, já tudo bonitinho, inclusive o disco bonus.... 600mb se quiser me diga
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Burning Rangers tem momentos belíssimos. Mas também tem uma imagem instável, pedaços do cenário que aparecem e desaparecem... fica impressão que Saturn está no limite, e faltou um tempo a mais de produção para alguns ajustes para "normalizar" a imagem. Coisa que emulador provavelmente não vai resolver.

Este projeto está bem interessante:



Ecg39tKXsAIopKb
Ecg4A_gWoAolZ0S
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
Salve pessoal,boa noite.

Quero muito emular o saturn no meu PC, mas até o momento tem sido problemático.

Testei o ssf (rápido,simples,mas trava do nada).
Testei TB mednafen e yabause, ambos rodaram lento e meu note não aguentou.

Meu notebook é um qbex core i7 de 3° geração com 4gb de ram.

Neste caso qual seria a melhor forma pra jogar? Tô doido pra jogar o drácula X,mas tá complicado.

Obrigado!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Salve pessoal,boa noite.

Quero muito emular o saturn no meu PC, mas até o momento tem sido problemático.

Testei o ssf (rápido,simples,mas trava do nada).
Testei TB mednafen e yabause, ambos rodaram lento e meu note não aguentou.

Meu notebook é um qbex core i7 de 3° geração com 4gb de ram.

Neste caso qual seria a melhor forma pra jogar? Tô doido pra jogar o drácula X,mas tá complicado.

Obrigado!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk

nao tem gpu onboard?

tb rodo saturn no meu notebook i5 com 8gb ram e nvidia 940mx, roda muito bem o mednafen
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
nao tem gpu onboard?

tb rodo saturn no meu notebook i5 com 8gb ram e nvidia 940mx, roda muito bem o mednafen
Fala né caro,blz? Primeiramente obrigado pela atenção.

Meu note tem vídeo onboard,a da Intel graphics.

Acabei de testar o retroarch, nem consegui carregar um jogo de Saturno,tentei o Castlevania traduzido pra português em formato cue iso.

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
  • Coloque a bios do Saturn na pasta "system" do retroarch;
  • Teste outros jogos (sempre em formato *.cue). É normal emulador rejeitar algumas imagens de disco "mal gravadas". Quando for o caso, baixe o jogo de novo de outro lugar;
  • Atualize os cores.
  • Entre nas opções e busque as configurações de melhor desempenho para você. Veja em qual modo sua intel desempenha melhor (versões de Direct 3D, OpenGL, Vulkan...)
128985

  • Desligue shaders se rodar lento. Faça presets com filtros leves. Por exemplo um shader antidither pode ser substituído por mero desfoque. Um filtro CRT pode ser substituído por overlays ou scanlines para economizar processamento.
128986

Exemplos:
Na imagem acima há algumas passadas para antidither, smartblur e escala. Visual fica menos quadriculado que o original, melhor para LCD. Ainda assim, não é pesado.

Na imagem abaixo, economia extrema de processamento. Só há um blur horizontal (para tirar dither); filtro bem leve e mais próximo do sinal "desfocado" que o videogame mandava para a TV via cabo RCA.

Em ambas, scanlines simples (overlay) para "simular crt" sem pesar na emulação.

128987
 
Ultima Edição:

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.780
Pontos
803
Fala né caro,blz? Primeiramente obrigado pela atenção.

Meu note tem vídeo onboard,a da Intel graphics.

Acabei de testar o retroarch, nem consegui carregar um jogo de Saturno,tentei o Castlevania traduzido pra português em formato cue iso.

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk

intel graphics acho que eh fraca pro saturn, pois a emulacao de saturn dele eh HLE

se fosse LLE, tipo o parallel n64 e beetle psx, rodaria tranquilo mesmo na onboard. Aqui no meu desktop potato tenho um q4560 e intel graphics e esses 2 sistemas rodam de boas
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
intel graphics acho que eh fraca pro saturn, pois a emulacao de saturn dele eh HLE

se fosse LLE, tipo o parallel n64 e beetle psx, rodaria tranquilo mesmo na onboard. Aqui no meu desktop potato tenho um q4560 e intel graphics e esses 2 sistemas rodam de boas
Mednafen, beetle e SSF é tudo por software, ou seja não vai usar a gpu em quase nada. Mas vai precisar de uma boa cpu.
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
  • Coloque a bios do Saturn na pasta "system" do retroarch;
  • Teste outros jogos (sempre em formato *.cue). É normal emulador rejeitar algumas imagens de disco "mal gravadas". Quando for o caso, baixe o jogo de novo de outro lugar;
  • Atualize os cores.
  • Entre nas opções e busque as configurações de melhor desempenho para você. Veja em qual modo sua intel desempenha melhor (versões de Direct 3D, OpenGL, Vulkan...)
Visualizar anexo 128985

  • Desligue shaders se rodar lento. Faça presets com filtros leves. Por exemplo um shader antidither pode ser substituído por mero desfoque. Um filtro CRT pode ser substituído por overlays ou scanlines para economizar processamento.
Visualizar anexo 128986

Exemplos:
Na imagem acima há algumas passadas para antidither, smartblur e escala. Visual fica menos quadriculado que o original, melhor para LCD. Ainda assim, não é pesado.

Na imagem abaixo, economia extrema de processamento. Só há um blur horizontal (para tirar dither); filtro bem leve e mais próximo do sinal "desfocado" que o videogame mandava para a TV via cabo RCA.

Em ambas, scanlines simples (overlay) para "simular crt" sem pesar na emulação.

Visualizar anexo 128987
Muito obrigado pelas explicações Edineilopes. Pior que só fui lembrar agora,baixei os cores e esqueci da BIOS.

Agora e mexer nas opções pra ver se consigo rodar no meu note xexelento,kkkkkkk. Não tenho familiaridade com o retroarch ainda.

Obrigado meu caro,logo posto resultados!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
Muito obrigado pelas explicações Edineilopes. Pior que só fui lembrar agora,baixei os cores e esqueci da BIOS.

Agora e mexer nas opções pra ver se consigo rodar no meu note xexelento,kkkkkkk. Não tenho familiaridade com o retroarch ainda.

Obrigado meu caro,logo posto resultados!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
Bom,mexendo mais aqui no retroarch basicamente quase tudo que mexo ele fecha.
Ja coloquei as BIOS,mudei o driver de vídeo, escaneei os jogos(não aparecem na lista ainda).

Vi até um tutorial pra configurar mas mesmo assim nada.

Será mais fácil mexer com os emuladores separados?

Baixar o beetle por exemplo e tentar por ele?

Obrigado!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Bom,mexendo mais aqui no retroarch basicamente quase tudo que mexo ele fecha.
Ja coloquei as BIOS,mudei o driver de vídeo, escaneei os jogos(não aparecem na lista ainda).

Vi até um tutorial pra configurar mas mesmo assim nada.

Será mais fácil mexer com os emuladores separados?

Baixar o beetle por exemplo e tentar por ele?

Obrigado!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
Beetle é o mednafen, e acho bem mais complicado que o RetroArch. Mas quem sabe dê mais sorte com ele.

É provavel que a bios que você colocou esteja errada. Pra saber basta dar o load no core, depois vá em Information > core information e veja se a bios está presente. Pra saber a bios certa, olhe nos docs: https://docs.libretro.com/library/beetle_saturn/#saturn
Tem que ter o nome igual o descrito.
Filename​
Description​
md5sum​
sega_101.bin​
Saturn JP BIOS - Required for JP games​
85ec9ca47d8f6807718151cbcca8b964​
mpr-17933.bin​
Saturn US.mdEU BIOS - Required for US/EU games​
3240872c70984b6cbfda1586cab68dbe​

Retroarch não é um bom lugar pra se ter playlists. O nome da rom/iso tem que ser exatamente igual à database, ou use o manual scan mas vai perder as capinhas e screenshots. O melhor é dar load content ou use um frontend como launchbox.
 

Shin Sama

Veterano
Mensagens
758
Reações
214
Pontos
124
Beetle é o mednafen, e acho bem mais complicado que o RetroArch. Mas quem sabe dê mais sorte com ele.

É provavel que a bios que você colocou esteja errada. Pra saber basta dar o load no core, depois vá em Information > core information e veja se a bios está presente. Pra saber a bios certa, olhe nos docs: https://docs.libretro.com/library/beetle_saturn/#saturn
Tem que ter o nome igual o descrito.
Filename​
Description​
md5sum​
sega_101.bin​
Saturn JP BIOS - Required for JP games​
85ec9ca47d8f6807718151cbcca8b964​
mpr-17933.bin​
Saturn US.mdEU BIOS - Required for US/EU games​
3240872c70984b6cbfda1586cab68dbe​

Retroarch não é um bom lugar pra se ter playlists. O nome da rom/iso tem que ser exatamente igual à database, ou use o manual scan mas vai perder as capinhas e screenshots. O melhor é dar load content ou use um frontend como launchbox.
Saudações meu caro,desculpe a demora em responder.

Acabei conseguindo rodar os jogos de Saturno com o emulador mednafen sem usar retroarch e afins.
Apanhei um pouco,mas tô conseguindo rodar ao menos.

O problema e que ele fica alternando momentos de slowdown e rodar normal o tempo todo.

Gostaria de saber em qual opção mexer para deixar ele mais leve.

Valeu demais qualquer dica!

Enviado de meu ONEPLUS A3010 usando o Tapatalk
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.717
Reações
27.080
Pontos
1.053
desta vez baixei a versão 20 da traducao, já tinha uns anos que joguei pela ultima vez, já tudo bonitinho, inclusive o disco bonus.... 600mb se quiser me diga
Se puder mandar pra mim eu agradeço!!
 
  • Curtir
Reações: sux

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.717
Reações
27.080
Pontos
1.053
Não estou conseguindo habilitar o filtro bilinear no YabaSanshiro. Clico na caixinha pra habilitar, porém nada acontece.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não uso filtro bilinear, nem sei se está pegando no emulador. Depois vou experimentar.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Preview da versão R18. Diz que desaparecerá após 3 dias.



Baixei para garantir, não testei ainda.
 

juggy

Supra-sumo
Mensagens
619
Reações
525
Pontos
164
@edineilopes eu tenho usado sempre o core mais atualizado do retroarch, tenho uma TV OLED LG C9 55". Emulo num i5 9600K. O resultado é simplesmente incrível. Além disso, suporta os jogos em CHD, o que economiza bastante espaço. Nem penso em testar em outro emulador.
 
Ultima Edição:

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
@edineilopes eu tenho usado sempre o core mais atualizado do retroarch, tenho uma TV OLED LG C9 55". Emulo num i5 9600K. O resultado é simplesmente incrível. Além disso, suporta os jogos em CHD, o que economiza bastante espaço. Nem penso em testar em outro emulador.
Formato CHD realmente é uma mão na roda, diminuí muito o tamanho dos jogos e a ainda é lossless, diferentemente do formato .pbp por exemplo.
Só que eu fiz a cagada de converter também meus jogos de Dreamcast, e não funcionam mais. O Flycast no retroarch até suporta CHD, mas tem que ser de uma versão específica
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
@edineilopes eu tenho usado sempre o core mais atualizado do retroarch, tenho uma TV OLED LG C9 55". Emulo num i5 9600K. O resultado é simplesmente incrível. Além disso, suporta os jogos em CHD, o que economiza bastante espaço. Nem penso em testar em outro emulador.
Escolhas são assim, ganha-se de um lado, perde de outro, enquanto não existir um emulador que agregue todas as virtudes. Cada um escolhe o que julga mais importante, abrindo mão do que julga secundário ou desnecessário.

No Retroarch com resolução nativa não se tem imagens assim:

xix4V0k.png

0vRsnID.png


WKZMWeW.png

H0jVQu2.png

JcjoTgE.png

zsWal30.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Novo tuíte do desenvolvedor do SFF com link para donwload (expira em 7 dias).





Usei a versão de teste do R18. Gostei bastante. Muito estável. No geral aprecio muito o SSF.
Do que experimentei, negou fogo no NHL ALL-STAR HOCKEY.

 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
136032
136033

Estas imagens são de um anúncio de cabo HDMI para Saturn. Mas curti a comparação, ótima para ilustrar como composite fazia sua "mágica" com os dithers. Explica a necessidade de emulador com recurso "mesh translucent".

136034
136035
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Yaba Sansiro retorna à Play Store como Yaba Sanshiro 2. E sem "cheats" que a Google dizia violar sua política.


Yaba Sansiro is banned from Google Play Store. And reborn as Yaba Sanshiro 2!
They say CHEAT function violates the Device and Network Abuse policy and sections 4.8 and 4.9 of the Developer Distribution Agreement. Who cares about 20 years old games cheating???

These are changes on Yaba Sanshiro 2

  • Cheat function is removed
  • Due to Scoped Storage specification. There are changes on Android 10 or above devices
    • Game file folder is changed from "/sdcard/yabause/games/" to "/sdcard/Android/data/org.devmiyax.yabasanshioro2.pro/files/yabause/games/"
    • Game files, Save data, State data are removed when app is uninstalled
    • Storage Access Framework is used when you select menu "Load Game"
This is apparently google's fault. But we feel sorry for paid users. So We set up the transition promotion.

  • 10/11 ~ 10/31
    • The Pro version's price is set $1
  • 11/1
    • The Pro version's price will be back to $6
    • The Free limited function and with ad version will be released
We never stop developing more accurate and fast SEGA Saturn emulator, and keep SEGA Saturn games alive! Thanks for your support!
 

dediz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14
Reações
7
Pontos
923
Pessoal, primeiramente, gostaria de agradecer pelo tópico que está muito bom. Eu iniciei meu processo de emular o Saturn nessa semana, e aqui encontrei tudo o que precisava, excelente guia. No entanto, não consegui baixar o SSF. Os links fornecidos já foram excluídos. Onde posso achar este emulador? Muito obrigado
 
Topo Fundo