edineilopes
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Mednafen é o mais accurado, roda em resolução nativa e tudo mais.entre os 3 principais emuladores de saturn qual a ordem por high accuracy seria o melhor?
ssf > mednafen > yabause ?
Aí tem que ver qual é o desejo do gamer, cada emulador entrega uma experiência diferente.entre os 3 principais emuladores de saturn qual a ordem por high accuracy seria o melhor?
ssf > mednafen > yabause ?
Sim, em termos de precisão: ssf > mednafen > yabauseentre os 3 principais emuladores de saturn qual a ordem por high accuracy seria o melhor?
ssf > mednafen > yabause ?
Desanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.Sim, em termos de precisão: ssf > mednafen > yabause
Em termos de acessibilidade/facilidade de manuseio: mednafen > ssf = yabause (acho que o ssf era mais complicado que o yabause pq tinha o lance dele não ler imagem direto, era preciso usar um drive virtual pra carregar a imagem e aí ele lia, mas agora ele roda imagem direto sem precisar dum drive virtual, então nesse ponto acho que ele e o yabause estão no mesmo patamar de "dificuldade" em termos de configuração... em ambos tem pouca coisa que vc tem que alterar dependendo do jogo)
Em termos de gráficos: Yabause > ssf > mednafen (como o edineilopes disse, o ssf roda na resolução nativa mas ao menos tem algumas opções pra gerar transparência a partir do dithering e desentrelaçamento enquanto que o mednafen por enquanto "apenas" roda os jogos e já era)
Mas quando se fala de yabause eu gosto de diferenciar que ele hoje tem 3 versões distintas:
O Yabause puro, que é o piorzão de todos (pior em precisão de emulação e pior em gráficos);
O YabaSanshiro que é uma versão modificada pelo japonês DevMiyax onde ele melhora bastante a precisão de emulação, além de melhorar os gráficos com as opções de GPU Tesselation pra corrigir distorções dos polígonos e correção de perspectiva (explicações aqui e aqui) e a opção Hi-resolution Rotate BackGround Screen (exemplos aqui e aqui);
O Kronos que é uma versão modificada pelo francês François. Enquanto que o Yaba Sanshiro foca primeiro no port para Android (embora as correções de bugs pra android geralmente são compatíveis com o port para Windows), François foca apenas em 2 ports (Windows e Linux). Assim, François começou a limpar sua fork para remover todos os outros ports. Além disso, várias correções foram feitas na compilação do Yaba Sanshiro (alguns updates do Yaba Sanshiro introduziram regressões que ainda não foram corrigidas), bem como recursos como backups de saves, gerenciador de backup e proporção de tela. Outras diferenças do Yaba Sanshiro pro Kronos incluem:
A taxa de compatibilidade dos jogos é muito boa. François leva o melhor das duas forks (Yabause e Yaba Sanshiro). Só não cravo que essa é a versão superior dentre os 3 (Yabause, Yaba Sanshiro e Kronos) pq ele não é atualizado com a mesma frequência que o Yaba Sanshiro, então algumas das melhorias dele em termos de compatibilidade já podem estar obsoletas visto que o Yaba Sanshiro tem atualizado bastante recentemente e aprimorou bastante desde o último update do Kronos que foi em Junho.
- Suporte ao Windows 7 (quebrou no Yaba).
- Suporte a jogos do STV.
- Suporte a filtros (HQ4X, Bicubic, etc).
- Novo kronos interpreter (menos demanda de CPU).
- Diversos problemas de GFX foram corrigidos.
- Novas opções de vídeo.
Depois desses 3 temos correndo por fora o Nova, que foi desenvolvido a partir do zero, sem usar código dos demais emuladores. Ele surpreendeu em vista de como evoluiu bastante em tão pouco tempo. Tem compatibilidade razoável e vinha tendo diversos updates ano passado, mas depois do último lançamento no natal do ano passado, ele deu uma estagnada, mas o desenvolvedor diz que ele continua desenvolvendo: https://twitter.com/realSteveKwok
Qual foi a última versão do Yaba que rodou com transparência em vez de dither? Eu costumo apagar as antigas depois que baixo os updates mas vou tentar baixá-la e mantê-la enquanto as versões mais novas não corrigirem isso de novoDesanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.
Tinha gostado bastante da notícia de que Kronos faria um "mesh translucent", um recurso que o Yabasanshiro tinha em opengl e sumiu. Mas também nos testes que fiz, aconteceram "efeitos" colaterais no Kronos. Depois vou conferir se estou com a última versão dele, é possível que não.
Versão antiga do Yaba:
Acima, Nights sem dither, inclusive com modo de mesclagem bem interessante. Abaixo, Sonic Jam com as sombras sendo transparências verdadeiras. Nas versões recentes esse recurso não existe, voltou a ser mero dither.
Isso é um problema do Yabasanshiro, apesar de atualizado constantemente, há retrocessos. Às vezes arruma uma coisa estragando outra e fica a espera pela próxima atualização. Esse exemplo do dither nem espero mais, há um bom tempo que deixou de remover, virou padrão do emulador trabalhar com o dither.
Não é de hoje que emulação de consoles da SEGA tem esses retrocessos esquisitos. O Demul antigamente emulava NAOMI 2, agora só emula NAOMI 1. Espero que o Redream não tenha retrocessos do nada, só uso ele pra jogar Dreamcast hoje em dia.Desanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.
Tinha gostado bastante da notícia de que Kronos faria um "mesh translucent", um recurso que o Yabasanshiro tinha em opengl e sumiu. Mas também nos testes que fiz, aconteceram "efeitos" colaterais no Kronos. Depois vou conferir se estou com a última versão dele, é possível que não.
Versão antiga do Yaba:
Acima, Nights sem dither, inclusive com modo de mesclagem bem interessante. Abaixo, Sonic Jam com as sombras sendo transparências verdadeiras. Nas versões recentes esse recurso não existe, voltou a ser mero dither.
Isso é um problema do Yabasanshiro, apesar de atualizado constantemente, há retrocessos. Às vezes arruma uma coisa estragando outra e fica a espera pela próxima atualização. Esse exemplo do dither nem espero mais, há um bom tempo que deixou de remover, virou padrão do emulador trabalhar com o dither.
Ué, eu usei o Demul pra jogar inclusive online no mês passado e ele tava rodando Naomi 2. No caso usei a última versão que foi a 0.7Não é de hoje que emulação de consoles da SEGA tem esses retrocessos esquisitos. O Demul antigamente emulava NAOMI 2, agora só emula NAOMI 1. Espero que o Redream não tenha retrocessos do nada, só uso ele pra jogar Dreamcast hoje em dia.
Acho que eu inverti a ordem, porque ele parou de rodar um dos NAOMI, e eu usei a última build.Ué, eu usei o Demul pra jogar inclusive online no mês passado e ele tava rodando Naomi 2. No caso usei a última versão que foi a 0.7
Teria que pesquisar com calma para ver a versão exata. Numa busca rápida nas pastas, parece que foi essa aqui:Qual foi a última versão do Yaba que rodou com transparência em vez de dither? Eu costumo apagar as antigas depois que baixo os updates mas vou tentar baixá-la e mantê-la enquanto as versões mais novas não corrigirem isso de novo
Humm você tava falando do yabause então, pensei que era do yaba sanshiro! Alguma versão do yaba sanshiro fazia transparências assim? E aproveitando, se rodar no retroarch usando gdapt ou mdapt, essas partes não ficam transparentes?Teria que pesquisar com calma para ver a versão exata. Numa busca rápida nas pastas, parece que foi essa aqui:
Visualizar anexo 92285
Edit: a versão que a transparência estava experimental e a mesclagem aditiva lembrava as do Playstation:
Visualizar anexo 92287
Falava do emulador "by DevMiyax".Humm você tava falando do yabause então, pensei que era do yaba sanshiro! Alguma versão do yaba sanshiro fazia transparências assim? E aproveitando, se rodar no retroarch usando gdapt ou mdapt, essas partes não ficam transparentes?
Ahh, entendi. Quando ainda era UoYabause né?Falava do emulador "by DevMiyax".
As versões mais antigas do emulador dele ainda usavam o ícone do Yabause. Note como aparece a versão mais antiga disponível no site:
http://www.uoyabause.org/static_pages/download
Visualizar anexo 92299
Já testei mas shaders funcionam bem em 1x. Indicaria mais para game 2D. Fica bom.Ahh, entendi. Quando ainda era UoYabause né?
E o lance ali de usar gdapt e mdapt pra gerar transparência nos dither, vc ja testou? Já que ele parou de fazer isso nativamente, quem sabe esses shaders não supram isso se jogar no core do yabause ou do kronos do retroarch?
Já testei mas shaders funcionam bem em 1x. Indicaria mais para game 2D. Fica bom.
O Kronos é um emulador que é bem otimizado, manteve 60fps com 6 passadas de shaders e ainda o fraps capturando o vídeo da tela.
Em movimento:
Eu achei que o core do Bettle/Mednafen tava melhor que o standalone. Me enganei feio. Por mais bizarro que pareça, eu até gosto do look original, mesmo com o serrilhadão. Devo ser demente.Deixar aqui uma comparação dos diferentes gráficos dos emuladores.
Tenho períodos que gosto de um jeito, depois gosto de outro.Eu achei que o core do Bettle/Mednafen tava melhor que o standalone. Me enganei feio. Por mais bizarro que pareça, eu até gosto do look original, mesmo com o serrilhadão. Devo ser demente.
Editei o post para acrescentar uma tela do Nova.Deixar aqui uma comparação dos diferentes gráficos dos emuladores.
Se botar um shader de deposterize ou algo assim nesse bettle saturn será que nao dá uma arredondada naqueles serrilhados nos olhos etc?Deixar aqui uma comparação dos diferentes gráficos dos emuladores.
Sim, na figura "Beetle Saturn Retroarch" está com esse tipo de tratamento, ao todo são 6 passadas e estão ativos os shaders: gdapt, bilateral, deposterize e 5xbrz.Se botar um shader de deposterize ou algo assim nesse bettle saturn será que nao dá uma arredondada naqueles serrilhados nos olhos etc?
Top.Pandemonium! rodando no Yaba Sanshiro 2.10:
Depois de um tempo estagnada, bacana ver a emulação do Saturn em desenvolvimento.
Saiu nova versão do SSF:
After all, the default remains as DirectInput
Because there is a controller setting in the setting file for each game
Fixed a bug that falls when DSP Dynamic Recompile is turned off
Change the default PCM resampling process to a fixed-point
Also it has been removed from the optional items
The previous settings will remain the same unless you create a new SSF.ini or edit it with a text editor
Also, note that if the resampling process is changed, the previous save state data cannot be use.
Compatible with XInput
There is an item in the Program1 tab Option
By default, DirectInput is used
Try using XInput for pads that are suspicious with DirectInput
Please note that if you redefine the controller without restarting after changing Use XInput, it will not be reflected
After it is decided whether to use DirectInput or XInput at startup, it will not be set correctly unless it is restarted
There is no particular change in the Android version (probably)
Schedule change
・ Create Vulkan version SSF for Windows
・ Port it to Android
・ Check if Vulkan version SSF works properly on Android on VIM3
・ If the Vulkan version is normal, there should probably be no problem with other Android devices (so that is the official version)
・ Install Linux on VIM3 and create OpenGL and Vulkan version
Outro dia ele estava postando sobre qual recurso suportaria 10 controles e ele nem tinha isso tudo para usar.o Shima lança updates do SSF com certa frequência até, só que é sempre essas versões preview ou de testes, e como é tudo em japonês os posts dele fica foda saber oq mudou nos updates porque tem que ficar caçando os twits dele e traduzindo no google translator e tal, mas geralmente são informações bem técnicas que pra mim não dizem muita coisa. Nesse último eu pesquei o seguinte:
Pelo que entendi, ele adicionou opções de xinput e directinput pra configurar os controles e que depois de alterar isso é preciso fechar e reabrir o emulador pra alteração ser aplicada. Ele falou tbm algo sobre se a gente alterar o processo de resampling (nem sei pra que serve isso), os saves antigos deixarão de funcionar... De resto foi uns mambojambo sobre correção de bugs etc.
Ele também postou um cronograma dos futuros updates que ele anda trabalhando:
Esse dos inputs ele postou hoje, o do vulkan ele vai postar em breve
O ssf tem tido uns updates interessantes esse ano no sentido de acessibilidade (que os gringos chamam de quality of life updates), tipo permitir bootar iso direto do emulador sem precisar de um drive virtual, essas opções de input e port pra android... Pena que ele não investe na parte de permitir aumentar a resolução dos gráficos, se fizesse isso, o yabause e suas variantes se tornariam completamente descartáveis
Quando ele ainda usava aquele site malacabado dele no geocities pra divulgar os updates do ssf, lembro que tinha uma parte de perguntas e respostas em que ele falava que nao adiantava torrar o saco dele pedindo pra implementar resolução customizável pq o foco dele era deixar a coisa o mais próximo do original possível :/ então acho que é só questão de conservadorismo da parte dele mesmo... a parte do mesh eu até entendo pq qndo a gente jogava em tv de tubo a gente nao via o dither como vemos nos lcd né, mas enfim, queria que ele fosse menos cabeça dura com essa parte da resolução, afinal quem quisesse jogar com resolução baixa era só não alterar né ahuhaOutro dia ele estava postando sobre qual recurso suportaria 10 controles e ele nem tinha isso tudo para usar.
O SSF está cada vez mais amigável, mas segue sendo chato de usar. Tem que ficar fechando o emulador quando altera configuração. Até trocar de jogo ainda é meio chatinho. Mas é um emulador muito consistente, gosto bastante dele.
Talvez não se foque em resolução aumentada porque isso deve gerar um caminhão de problemas e tem coisas que quer aperfeiçoar primeiro. Por outro lado, acho interessante como o Shima há tempos desenvolveu mesh translucent no emulador, algo que acho crucial para jogar em LCD - enquanto até hoje tantos outros emuladores persistem com aquele dither feioso. O cara descobriu algum caminho ali que não está fácil para outros.
Faz sentido, antes das perfumarias fazer a emulação ser mais precisa.Quando ele ainda usava aquele site malacabado dele no geocities pra divulgar os updates do ssf, lembro que tinha uma parte de perguntas e respostas em que ele falava que nao adiantava torrar o saco dele pedindo pra implementar resolução customizável pq o foco dele era deixar a coisa o mais próximo do original possível :/ então acho que é só questão de conservadorismo da parte dele mesmo... a parte do mesh eu até entendo pq qndo a gente jogava em tv de tubo a gente nao via o dither como vemos nos lcd né, mas enfim, queria que ele fosse menos cabeça dura com essa parte da resolução, afinal quem quisesse jogar com resolução baixa era só não alterar né ahuha