O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[EMULAÇÃO] Saturn na LCD: A evolução dos emuladores Yabasanshiro, SSF, Kronos, Mednafen, Nova

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
entre os 3 principais emuladores de saturn qual a ordem por high accuracy seria o melhor?

ssf > mednafen > yabause ?
Aí tem que ver qual é o desejo do gamer, cada emulador entrega uma experiência diferente.

1 - A proposta do Mednafen é a fidelidade. Então é o que dá menos dor de cabeça, não fica "inventando a roda" e tem grande compatibilidade. Na LCD alguns games terão dithers e serrilhados de sangrar os olhos.

2- SSF também te mantém preso na resolução nativa, mas tem seus truques, traz mesh translucent e desentrelaçamento. Só isso já ajuda muito na "limpeza" visual de alguns games. É meio chatinho de usar. Uma virtude importante do SSF é ser "leve", pode rodar bem em máquinas modestas.

3- Yabause é para ir além, jogar Saturn com gráficos em HD. Em alguns games a melhora é gigantesca. Da "família" Yabause a versão que mais me agrada é o Yabasanshiro. Depois tento um tempo para gravar um vídeo do Sonic R rodando na versão 2.9, está lindo.

Sonic Jam em resolução aumentada:
N4n0iLO.png

THJtxrT.png
 
Ultima Edição:


Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
entre os 3 principais emuladores de saturn qual a ordem por high accuracy seria o melhor?

ssf > mednafen > yabause ?
Sim, em termos de precisão: ssf > mednafen > yabause
Em termos de acessibilidade/facilidade de manuseio: mednafen > ssf = yabause (acho que o ssf era mais complicado que o yabause pq tinha o lance dele não ler imagem direto, era preciso usar um drive virtual pra carregar a imagem e aí ele lia, mas agora ele roda imagem direto sem precisar dum drive virtual, então nesse ponto acho que ele e o yabause estão no mesmo patamar de "dificuldade" em termos de configuração... em ambos tem pouca coisa que vc tem que alterar dependendo do jogo)
Em termos de gráficos: Yabause > ssf > mednafen (como o edineilopes disse, o ssf roda na resolução nativa mas ao menos tem algumas opções pra gerar transparência a partir do dithering e desentrelaçamento enquanto que o mednafen por enquanto "apenas" roda os jogos e já era)

Mas quando se fala de yabause eu gosto de diferenciar que ele hoje tem 3 versões distintas:
O Yabause puro, que é o piorzão de todos (pior em precisão de emulação e pior em gráficos);

O YabaSanshiro que é uma versão modificada pelo japonês DevMiyax onde ele melhora bastante a precisão de emulação, além de melhorar os gráficos com as opções de GPU Tesselation pra corrigir distorções dos polígonos e correção de perspectiva (explicações aqui e aqui) e a opção Hi-resolution Rotate BackGround Screen (exemplos aqui e aqui);

O Kronos que é uma versão modificada pelo francês François. Enquanto que o Yaba Sanshiro foca primeiro no port para Android (embora as correções de bugs pra android geralmente são compatíveis com o port para Windows), François foca apenas em 2 ports (Windows e Linux). Assim, François começou a limpar sua fork para remover todos os outros ports. Além disso, várias correções foram feitas na compilação do Yaba Sanshiro (alguns updates do Yaba Sanshiro introduziram regressões que ainda não foram corrigidas), bem como recursos como backups de saves, gerenciador de backup e proporção de tela. Outras diferenças do Yaba Sanshiro pro Kronos incluem:
  • Suporte ao Windows 7 (quebrou no Yaba).
  • Suporte a jogos do STV.
  • Suporte a filtros (HQ4X, Bicubic, etc).
  • Novo kronos interpreter (menos demanda de CPU).
  • Diversos problemas de GFX foram corrigidos.
  • Novas opções de vídeo.
A taxa de compatibilidade dos jogos é muito boa. François leva o melhor das duas forks (Yabause e Yaba Sanshiro). Só não cravo que essa é a versão superior dentre os 3 (Yabause, Yaba Sanshiro e Kronos) pq ele não é atualizado com a mesma frequência que o Yaba Sanshiro, então algumas das melhorias dele em termos de compatibilidade já podem estar obsoletas visto que o Yaba Sanshiro tem atualizado bastante recentemente e aprimorou bastante desde o último update do Kronos que foi em Junho.

Depois desses 3 temos correndo por fora o Nova, que foi desenvolvido a partir do zero, sem usar código dos demais emuladores. Ele surpreendeu em vista de como evoluiu bastante em tão pouco tempo. Tem compatibilidade razoável e vinha tendo diversos updates ano passado, mas depois do último lançamento no natal do ano passado, ele deu uma estagnada, mas o desenvolvedor diz que ele continua desenvolvendo: https://twitter.com/realSteveKwok
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sim, em termos de precisão: ssf > mednafen > yabause
Em termos de acessibilidade/facilidade de manuseio: mednafen > ssf = yabause (acho que o ssf era mais complicado que o yabause pq tinha o lance dele não ler imagem direto, era preciso usar um drive virtual pra carregar a imagem e aí ele lia, mas agora ele roda imagem direto sem precisar dum drive virtual, então nesse ponto acho que ele e o yabause estão no mesmo patamar de "dificuldade" em termos de configuração... em ambos tem pouca coisa que vc tem que alterar dependendo do jogo)
Em termos de gráficos: Yabause > ssf > mednafen (como o edineilopes disse, o ssf roda na resolução nativa mas ao menos tem algumas opções pra gerar transparência a partir do dithering e desentrelaçamento enquanto que o mednafen por enquanto "apenas" roda os jogos e já era)

Mas quando se fala de yabause eu gosto de diferenciar que ele hoje tem 3 versões distintas:
O Yabause puro, que é o piorzão de todos (pior em precisão de emulação e pior em gráficos);

O YabaSanshiro que é uma versão modificada pelo japonês DevMiyax onde ele melhora bastante a precisão de emulação, além de melhorar os gráficos com as opções de GPU Tesselation pra corrigir distorções dos polígonos e correção de perspectiva (explicações aqui e aqui) e a opção Hi-resolution Rotate BackGround Screen (exemplos aqui e aqui);

O Kronos que é uma versão modificada pelo francês François. Enquanto que o Yaba Sanshiro foca primeiro no port para Android (embora as correções de bugs pra android geralmente são compatíveis com o port para Windows), François foca apenas em 2 ports (Windows e Linux). Assim, François começou a limpar sua fork para remover todos os outros ports. Além disso, várias correções foram feitas na compilação do Yaba Sanshiro (alguns updates do Yaba Sanshiro introduziram regressões que ainda não foram corrigidas), bem como recursos como backups de saves, gerenciador de backup e proporção de tela. Outras diferenças do Yaba Sanshiro pro Kronos incluem:
  • Suporte ao Windows 7 (quebrou no Yaba).
  • Suporte a jogos do STV.
  • Suporte a filtros (HQ4X, Bicubic, etc).
  • Novo kronos interpreter (menos demanda de CPU).
  • Diversos problemas de GFX foram corrigidos.
  • Novas opções de vídeo.
A taxa de compatibilidade dos jogos é muito boa. François leva o melhor das duas forks (Yabause e Yaba Sanshiro). Só não cravo que essa é a versão superior dentre os 3 (Yabause, Yaba Sanshiro e Kronos) pq ele não é atualizado com a mesma frequência que o Yaba Sanshiro, então algumas das melhorias dele em termos de compatibilidade já podem estar obsoletas visto que o Yaba Sanshiro tem atualizado bastante recentemente e aprimorou bastante desde o último update do Kronos que foi em Junho.

Depois desses 3 temos correndo por fora o Nova, que foi desenvolvido a partir do zero, sem usar código dos demais emuladores. Ele surpreendeu em vista de como evoluiu bastante em tão pouco tempo. Tem compatibilidade razoável e vinha tendo diversos updates ano passado, mas depois do último lançamento no natal do ano passado, ele deu uma estagnada, mas o desenvolvedor diz que ele continua desenvolvendo: https://twitter.com/realSteveKwok
Desanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.

Tinha gostado bastante da notícia de que Kronos faria um "mesh translucent", um recurso que o Yabasanshiro tinha em opengl e sumiu. Mas também nos testes que fiz, aconteceram "efeitos" colaterais no Kronos. Depois vou conferir se estou com a última versão dele, é possível que não.

Versão antiga do Yaba:
TXKISov.png

Acima, Nights sem dither, inclusive com modo de mesclagem bem interessante. Abaixo, Sonic Jam com as sombras sendo transparências verdadeiras. Nas versões recentes esse recurso não existe, voltou a ser mero dither.
PGMWU0D.png


Isso é um problema do Yabasanshiro, apesar de atualizado constantemente, há retrocessos. Às vezes arruma uma coisa estragando outra e fica a espera pela próxima atualização. Esse exemplo do dither nem espero mais, há um bom tempo que deixou de remover, virou padrão do emulador trabalhar com o dither.
 
Ultima Edição:

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Desanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.

Tinha gostado bastante da notícia de que Kronos faria um "mesh translucent", um recurso que o Yabasanshiro tinha em opengl e sumiu. Mas também nos testes que fiz, aconteceram "efeitos" colaterais no Kronos. Depois vou conferir se estou com a última versão dele, é possível que não.

Versão antiga do Yaba:
TXKISov.png

Acima, Nights sem dither, inclusive com modo de mesclagem bem interessante. Abaixo, Sonic Jam com as sombras sendo transparências verdadeiras. Nas versões recentes esse recurso não existe, voltou a ser mero dither.
PGMWU0D.png


Isso é um problema do Yabasanshiro, apesar de atualizado constantemente, há retrocessos. Às vezes arruma uma coisa estragando outra e fica a espera pela próxima atualização. Esse exemplo do dither nem espero mais, há um bom tempo que deixou de remover, virou padrão do emulador trabalhar com o dither.
Qual foi a última versão do Yaba que rodou com transparência em vez de dither? Eu costumo apagar as antigas depois que baixo os updates mas vou tentar baixá-la e mantê-la enquanto as versões mais novas não corrigirem isso de novo
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Desanimei um pouco com o Kronos (que aliás ainda é o título do tópico) quando comecei a achar a imagem 3D dele distorcida, comparada ao Sanshiro.

Tinha gostado bastante da notícia de que Kronos faria um "mesh translucent", um recurso que o Yabasanshiro tinha em opengl e sumiu. Mas também nos testes que fiz, aconteceram "efeitos" colaterais no Kronos. Depois vou conferir se estou com a última versão dele, é possível que não.

Versão antiga do Yaba:
TXKISov.png

Acima, Nights sem dither, inclusive com modo de mesclagem bem interessante. Abaixo, Sonic Jam com as sombras sendo transparências verdadeiras. Nas versões recentes esse recurso não existe, voltou a ser mero dither.
PGMWU0D.png


Isso é um problema do Yabasanshiro, apesar de atualizado constantemente, há retrocessos. Às vezes arruma uma coisa estragando outra e fica a espera pela próxima atualização. Esse exemplo do dither nem espero mais, há um bom tempo que deixou de remover, virou padrão do emulador trabalhar com o dither.
Não é de hoje que emulação de consoles da SEGA tem esses retrocessos esquisitos. O Demul antigamente emulava NAOMI 2, agora só emula NAOMI 1. Espero que o Redream não tenha retrocessos do nada, só uso ele pra jogar Dreamcast hoje em dia.
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Não é de hoje que emulação de consoles da SEGA tem esses retrocessos esquisitos. O Demul antigamente emulava NAOMI 2, agora só emula NAOMI 1. Espero que o Redream não tenha retrocessos do nada, só uso ele pra jogar Dreamcast hoje em dia.
Ué, eu usei o Demul pra jogar inclusive online no mês passado e ele tava rodando Naomi 2. No caso usei a última versão que foi a 0.7
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Ué, eu usei o Demul pra jogar inclusive online no mês passado e ele tava rodando Naomi 2. No caso usei a última versão que foi a 0.7
Acho que eu inverti a ordem, porque ele parou de rodar um dos NAOMI, e eu usei a última build.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Qual foi a última versão do Yaba que rodou com transparência em vez de dither? Eu costumo apagar as antigas depois que baixo os updates mas vou tentar baixá-la e mantê-la enquanto as versões mais novas não corrigirem isso de novo
Teria que pesquisar com calma para ver a versão exata. Numa busca rápida nas pastas, parece que foi essa aqui:

92285


Edit: a versão que a transparência estava experimental e a mesclagem aditiva lembrava as do Playstation:

92287

H1LKISs.png
rBNEraw.png
9JOtPbJ.png
 
Ultima Edição:

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Teria que pesquisar com calma para ver a versão exata. Numa busca rápida nas pastas, parece que foi essa aqui:

Visualizar anexo 92285


Edit: a versão que a transparência estava experimental e a mesclagem aditiva lembrava as do Playstation:

Visualizar anexo 92287

H1LKISs.png
rBNEraw.png
9JOtPbJ.png
Humm você tava falando do yabause então, pensei que era do yaba sanshiro! Alguma versão do yaba sanshiro fazia transparências assim? E aproveitando, se rodar no retroarch usando gdapt ou mdapt, essas partes não ficam transparentes?

Eu tava testando o kronos aqui e lembrei porque é que eu sempre dou uma brochada cada vez que vou conferir esses emuladores do saturn hauhau. Primeiro não tava rodando nada, só dava tela preta... ai descobri que era pq tava selecionado pra usar o cartucho de 32mb de ram de backup, aí quando alterei pra "nenhum", começou a rodar. Mesmo assim, o Virtua Cop 2 não tava saindo da primeira tela de loading e o Panzer Dragon 2 voltava pra tela da bios logo após a abertura do jogo, quando começa a aparecer a tela de press start. Aí decidi testar o Duke Nukem 3D usando a opção do controle analógico, mas ficou ruim porque o personagem ficava andando sozinho (lembrei que acontecia isso tbm quando eu tentei jogar Panzer Dragoon 2 no SSF com o analógico, não sei se é problema de configuração ou de emulação)

Aproveitando, alguém aí já testou jogar algo com mouse nos emus de saturn? No caso testei esses 3 jogos hoje porque li que eles tinham suporte a mouse, mas o PD2 e o VC2 não rodaram aqui no Kronos, enquanto que o Duke Nukem 3D rodou mas a versão que eu tenho é européia e eu li que só a versão USA tem suporte a mouse... Eu tenho uma ISO USA do Duke Nukem 3D mas ela ta com a extensão .mds, aí o Yabause/YabaSanshiro/Kronos não rodam jogos nesse formato :/
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Humm você tava falando do yabause então, pensei que era do yaba sanshiro! Alguma versão do yaba sanshiro fazia transparências assim? E aproveitando, se rodar no retroarch usando gdapt ou mdapt, essas partes não ficam transparentes?
Falava do emulador "by DevMiyax".

As versões mais antigas do emulador dele ainda usavam o ícone do Yabause. Note como aparece a versão mais antiga disponível no site:
http://www.uoyabause.org/static_pages/download

92299
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Falava do emulador "by DevMiyax".

As versões mais antigas do emulador dele ainda usavam o ícone do Yabause. Note como aparece a versão mais antiga disponível no site:
http://www.uoyabause.org/static_pages/download

Visualizar anexo 92299
Ahh, entendi. Quando ainda era UoYabause né?

E o lance ali de usar gdapt e mdapt pra gerar transparência nos dither, vc ja testou? Já que ele parou de fazer isso nativamente, quem sabe esses shaders não supram isso se jogar no core do yabause ou do kronos do retroarch?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ahh, entendi. Quando ainda era UoYabause né?

E o lance ali de usar gdapt e mdapt pra gerar transparência nos dither, vc ja testou? Já que ele parou de fazer isso nativamente, quem sabe esses shaders não supram isso se jogar no core do yabause ou do kronos do retroarch?
Já testei mas shaders funcionam bem em 1x. Indicaria mais para game 2D. Fica bom.

O Kronos é um emulador que é bem otimizado, manteve 60fps com 6 passadas de shaders e ainda o fraps capturando o vídeo da tela.

3i0Ws0e.png


esE58ZZ.png




CKKcRRz.png


UcOj4yV.png



Em movimento:
 
Ultima Edição:

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Já testei mas shaders funcionam bem em 1x. Indicaria mais para game 2D. Fica bom.

O Kronos é um emulador que é bem otimizado, manteve 60fps com 6 passadas de shaders e ainda o fraps capturando o vídeo da tela.

3i0Ws0e.png


esE58ZZ.png




CKKcRRz.png


UcOj4yV.png



Em movimento:

Nossa, seria essa a ultimate config pra jogos retrô no retroarch?!?! Tem umas partes ali que a mudança é dá água pro vinho, tipo na cara dele ali no hud.

Hmm então se usar isso num jogo como NiGHTS, aqueles orbs não ficarão transparentes? Que pena...
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Deixar aqui uma comparação dos diferentes gráficos dos emuladores.

XD6yE8b.png
Eu achei que o core do Bettle/Mednafen tava melhor que o standalone. Me enganei feio. Por mais bizarro que pareça, eu até gosto do look original, mesmo com o serrilhadão. Devo ser demente.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu achei que o core do Bettle/Mednafen tava melhor que o standalone. Me enganei feio. Por mais bizarro que pareça, eu até gosto do look original, mesmo com o serrilhadão. Devo ser demente.
Tenho períodos que gosto de um jeito, depois gosto de outro.

Às vezes uma imagem super limpa, às vezes algo mais com cara de Tv de tubo, às vezes uma imagem bem purista com os pixels gigantes... Algo que não tem como apreciar são os dithers gigantes, eles atrapalham e enfeiam o visual, pois os jogos não foram feitos para serem vistos e jogados assim.

Mas no geral, no caso dos atuais emuladores de Saturn, minha preferência seria esta sequência, com o Yaba em primeiro e todos sem dither gigante:

mrcfGnx.png


Obs: Beetle Saturn com visual CRT está sem dither por causa dos shaders aplicados na imagem.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Se botar um shader de deposterize ou algo assim nesse bettle saturn será que nao dá uma arredondada naqueles serrilhados nos olhos etc?
Sim, na figura "Beetle Saturn Retroarch" está com esse tipo de tratamento, ao todo são 6 passadas e estão ativos os shaders: gdapt, bilateral, deposterize e 5xbrz.

Juntos esses shaders são muito eficientes em remover serrilhado.

Para visualização dos resultados, comparação das telas em sequência: Beetle sem filtros > Beetle com shaders > YabaSanshiro
X6is8Y7.png
MGPPBvz.png
H0jVQu2.png


O problema é que, apesar de removerem o serrilhado, os filtros não conseguem trazer para a imagem detalhes que só renderizando em HD apareceriam.

Filtro tira serrilhado? Tira sim. Mas também o jogo fica sem detalhe, um visual com qualidade de 1X, apenas "borrado" em vez de serrilhado.

WGQPegj.png
Qnj7TmG.png
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Projeto lindo. Uma pena que não tenha saído uma versão para o Dream. Burning Rangers merecia isso.




Por enquanto, o mais perto disso é no Yaba mesmo.

 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Depois de um tempo estagnada, bacana ver a emulação do Saturn em desenvolvimento.

Saiu nova versão do SSF:

o Shima lança updates do SSF com certa frequência até, só que é sempre essas versões preview ou de testes, e como é tudo em japonês os posts dele fica foda saber oq mudou nos updates porque tem que ficar caçando os twits dele e traduzindo no google translator e tal, mas geralmente são informações bem técnicas que pra mim não dizem muita coisa. Nesse último eu pesquei o seguinte:

After all, the default remains as DirectInput
Because there is a controller setting in the setting file for each game

Fixed a bug that falls when DSP Dynamic Recompile is turned off

Change the default PCM resampling process to a fixed-point
Also it has been removed from the optional items
The previous settings will remain the same unless you create a new SSF.ini or edit it with a text editor
Also, note that if the resampling process is changed, the previous save state data cannot be use.

Compatible with XInput
There is an item in the Program1 tab Option
By default, DirectInput is used
Try using XInput for pads that are suspicious with DirectInput

Please note that if you redefine the controller without restarting after changing Use XInput, it will not be reflected
After it is decided whether to use DirectInput or XInput at startup, it will not be set correctly unless it is restarted

There is no particular change in the Android version (probably)

Pelo que entendi, ele adicionou opções de xinput e directinput pra configurar os controles e que depois de alterar isso é preciso fechar e reabrir o emulador pra alteração ser aplicada. Ele falou tbm algo sobre se a gente alterar o processo de resampling (nem sei pra que serve isso), os saves antigos deixarão de funcionar... De resto foi uns mambojambo sobre correção de bugs etc.

Ele também postou um cronograma dos futuros updates que ele anda trabalhando:

Schedule change
・ Create Vulkan version SSF for Windows
・ Port it to Android
・ Check if Vulkan version SSF works properly on Android on VIM3
・ If the Vulkan version is normal, there should probably be no problem with other Android devices (so that is the official version)
・ Install Linux on VIM3 and create OpenGL and Vulkan version

Esse dos inputs ele postou hoje, o do vulkan ele vai postar em breve


O ssf tem tido uns updates interessantes esse ano no sentido de acessibilidade (que os gringos chamam de quality of life updates), tipo permitir bootar iso direto do emulador sem precisar de um drive virtual, essas opções de input e port pra android... Pena que ele não investe na parte de permitir aumentar a resolução dos gráficos, se fizesse isso, o yabause e suas variantes se tornariam completamente descartáveis
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
o Shima lança updates do SSF com certa frequência até, só que é sempre essas versões preview ou de testes, e como é tudo em japonês os posts dele fica foda saber oq mudou nos updates porque tem que ficar caçando os twits dele e traduzindo no google translator e tal, mas geralmente são informações bem técnicas que pra mim não dizem muita coisa. Nesse último eu pesquei o seguinte:



Pelo que entendi, ele adicionou opções de xinput e directinput pra configurar os controles e que depois de alterar isso é preciso fechar e reabrir o emulador pra alteração ser aplicada. Ele falou tbm algo sobre se a gente alterar o processo de resampling (nem sei pra que serve isso), os saves antigos deixarão de funcionar... De resto foi uns mambojambo sobre correção de bugs etc.

Ele também postou um cronograma dos futuros updates que ele anda trabalhando:



Esse dos inputs ele postou hoje, o do vulkan ele vai postar em breve


O ssf tem tido uns updates interessantes esse ano no sentido de acessibilidade (que os gringos chamam de quality of life updates), tipo permitir bootar iso direto do emulador sem precisar de um drive virtual, essas opções de input e port pra android... Pena que ele não investe na parte de permitir aumentar a resolução dos gráficos, se fizesse isso, o yabause e suas variantes se tornariam completamente descartáveis
Outro dia ele estava postando sobre qual recurso suportaria 10 controles e ele nem tinha isso tudo para usar. :kkk

O SSF está cada vez mais amigável, mas segue sendo chato de usar. Tem que ficar fechando o emulador quando altera configuração. Até trocar de jogo ainda é meio chatinho. Mas é um emulador muito consistente, gosto bastante dele.

Talvez não se foque em resolução aumentada porque isso deve gerar um caminhão de problemas e tem coisas que quer aperfeiçoar primeiro. Por outro lado, acho interessante como o Shima há tempos desenvolveu mesh translucent no emulador, algo que acho crucial para jogar em LCD - enquanto até hoje tantos outros emuladores persistem com aquele dither feioso. O cara descobriu algum caminho ali que não está fácil para outros.
 

Wartogh

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
55
Pontos
178
Outro dia ele estava postando sobre qual recurso suportaria 10 controles e ele nem tinha isso tudo para usar. :kkk

O SSF está cada vez mais amigável, mas segue sendo chato de usar. Tem que ficar fechando o emulador quando altera configuração. Até trocar de jogo ainda é meio chatinho. Mas é um emulador muito consistente, gosto bastante dele.

Talvez não se foque em resolução aumentada porque isso deve gerar um caminhão de problemas e tem coisas que quer aperfeiçoar primeiro. Por outro lado, acho interessante como o Shima há tempos desenvolveu mesh translucent no emulador, algo que acho crucial para jogar em LCD - enquanto até hoje tantos outros emuladores persistem com aquele dither feioso. O cara descobriu algum caminho ali que não está fácil para outros.
Quando ele ainda usava aquele site malacabado dele no geocities pra divulgar os updates do ssf, lembro que tinha uma parte de perguntas e respostas em que ele falava que nao adiantava torrar o saco dele pedindo pra implementar resolução customizável pq o foco dele era deixar a coisa o mais próximo do original possível :/ então acho que é só questão de conservadorismo da parte dele mesmo... a parte do mesh eu até entendo pq qndo a gente jogava em tv de tubo a gente nao via o dither como vemos nos lcd né, mas enfim, queria que ele fosse menos cabeça dura com essa parte da resolução, afinal quem quisesse jogar com resolução baixa era só não alterar né ahuha
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Quando ele ainda usava aquele site malacabado dele no geocities pra divulgar os updates do ssf, lembro que tinha uma parte de perguntas e respostas em que ele falava que nao adiantava torrar o saco dele pedindo pra implementar resolução customizável pq o foco dele era deixar a coisa o mais próximo do original possível :/ então acho que é só questão de conservadorismo da parte dele mesmo... a parte do mesh eu até entendo pq qndo a gente jogava em tv de tubo a gente nao via o dither como vemos nos lcd né, mas enfim, queria que ele fosse menos cabeça dura com essa parte da resolução, afinal quem quisesse jogar com resolução baixa era só não alterar né ahuha
Faz sentido, antes das perfumarias fazer a emulação ser mais precisa.
Porém SSF já tem um bom tempo de estrada, já passou da hora de pensar sim em resolução aumentada e sair da resolução nativa. Isso é básico de 99% dos emuladores. Com esse recurso SSF seria um monstro.

Falando em respostas/publicações dos desenvolvedores, esta semana devMiyax resolveu brincar de contagem regressiva.

94957
O que pretende, não tenho ideia. :klol
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Enquanto fica a expectativa do que devMiyax pode estar preparando (ou não), deixar aqui umas telas da sala de treino do Burning Rangers rodando no YabaSanshiro.

54eTj99.png
4ZKXaUb.png
S2tFaN8.png
bQoAMGv.png
bPWUacC.png
TQZd2Af.png
 
Topo Fundo