O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Emulação: Cemu / Citra / RPCS3 / Yuzu / Xenia / Vita3K / fpPS4 / Etc [+Infos na Pág. 1]

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
Esqueçam implementação de FSR2+ em emulador de coisa velha. FSR2 e 3 precisam dos dados de motion vector, assim como o DLSS precisa.
No futuro- digo, num emu de PS4 - talvez role, porque os jogos já usam TAA e dá pra usar os dados.

Como eu uso o FRS no Xenia? Tem alguns jogos aqui que não estão tankando 60 fps em 4k nativo
vou apelar pro upscale que vem junto

É só habilitar a caixa e ir pro abraço? Tem uma barrinha ali com 0.200 que eu não entendi lhufas

Se sua GPU não roda sem FSR, não roda com também. O gargalo não é de CPU ou GPU, é da implementação do Xenia.
Se a sua placa de vídeo não tiver suporte decente a ROV - AMD RDNA e Nvidia Ampere pra frente - esquece. Quando tiver o Xenia baseado em Vulkan é o caso de tentar de novo...mas em D3D12 PRECISA do ROV, não tem papo.
 

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.492
Reações
8.831
Pontos
754
Esqueçam implementação de FSR2+ em emulador de coisa velha. FSR2 e 3 precisam dos dados de motion vector, assim como o DLSS precisa.
No futuro- digo, num emu de PS4 - talvez role, porque os jogos já usam TAA e dá pra usar os dados.



Se sua GPU não roda sem FSR, não roda com também. O gargalo não é de CPU ou GPU, é da implementação do Xenia.
Se a sua placa de vídeo não tiver suporte decente a ROV - AMD RDNA e Nvidia Ampere pra frente - esquece. Quando tiver o Xenia baseado em Vulkan é o caso de tentar de novo...mas em D3D12 PRECISA do ROV, não tem papo.
RTX 3060ti;
Estranho que antes rodava de boas o mesmo jogo em 4k. Ai agora surgiu nas configurações

draw_resolution_scale_x

draw_resolution_scale_y

Acredito que seja a resolução das linhas verticais e horizontais, taquei ambas em ''3'' ali e deu um slowdowns em algumas áreas
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
RTX 3060ti;
Estranho que antes rodava de boas o mesmo jogo em 4k. Ai agora surgiu nas configurações

draw_resolution_scale_x

draw_resolution_scale_y

Acredito que seja a resolução das linhas verticais e horizontais, taquei ambas em ''3'' ali e deu um slowdowns em algumas áreas

Era pra rodar bem mesmo. Mas se teve uma regressão, faça downgrade pra versão que funcionava.
Essa da escala de resolução já tinha antes, só que era "escondido" em outros arquivos. No geral não se recomenda usar nada além de resolução nativa pra ter uma experiência tranquila no Xenia, o emulador é verde demais.

Pessoalmente, eu só vou mexer com ele de novo depois do Vulkan - e não duvido que demore pelo menos um ano ainda aí.
 

John Frusciante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.326
Reações
1.834
Pontos
904
uma dúvida, tive de formatar meu PC às pressas e ao fazer backup de um save de um jogo do yuzu, apenas copiei o conteúdo da pasta save do jogo (aquela que aparece quando vc clica com o botão esquerdo no jogo e pede pra abrir o conteúdo). Formatei, instalei tudo de novo e apenas joguei os arquivos (são vários?) de volta para a pasta save do jogo, mas não reconheceu :ksnif

precisa fazer algo antes?
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.037
Reações
14.972
Pontos
1.054
é normal ter screem tearing no xenia canary ? Tem como ativar o v-sync do xenia canary e não ficar limitado ao 30 fps ?
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.533
Reações
10.838
Pontos
503
Uma dúvida sobre o Xenia Canary: alguém sabe dizer se o rol dos jogos compatíveis é maior que a versão original do emulador?
 


PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.817
Reações
70.741
Pontos
1.899
Mas ainda é, principalmente pelo CxB. No gráfico, vemos que os que estão no topo são os Ryzen 7000 e os modelos mais caros. Já na Intel, mesmo os mais baratos estão lá em cima tbm.

Provavelmente na geração 14, a Intel passa de novo e os futuros processadores da Intel vão ter menor litografia. O roadmap me parece mais interessante.

Eu particularmente penso que voltarei a usar Intel em upgrade futuro. A AMD tem bom hardware, mas o software é mais ou menos.

Isso só levando o preço do processador, ainda por cima. Se for levar quanto custa pra montar um sistema com Ryzen 7000, é ainda pior(e geralmente é o caso da maioria, pra não dizer todos, pois mudou o socket)... Outro dia tava dando uma olhada, e montando um PC Ryzen 7000, só com o básico pra ele ligar e com o 7000 menos caro, saiu quase 7 mil reais. Completamente inviável aqui no Brasil. Custo benefício zero. Melhor montar Intel ou continuar na série 5000 dos Ryzen.
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.037
Reações
14.972
Pontos
1.054
Depende do jogo, muitos jogos do 360 não tinham vsync. A única forma que conheço de ativar o vsync e não capar o framerate é usando o adaptive vsync do painel de controle da Nvidia.



É capaz, tendo em vista que o Canary é a versão experimental, tanto para performance quanto para compatibilidade.

deu certo

agradeço a dica
 

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.037
Reações
14.972
Pontos
1.054
aqui no pc não tem bluetooth por conta disso para usar o controle de ps4 no xenia canary eu preciso conectar um cabo no controle e no pc

Notei que o xenia reconhece o controle de ps4 e roda tranquilo o problema e´que toda vez que o controle é desconectado no meio do jogo o mesmo crash, resolvi o problema instalando o ds4 windows, com este programa (que já tinha instalado aqui) parou de dar crash no xenia , fica a dica para quem estiver sofrendo a mesma coisa
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.302
Pontos
903
Senhores, um Acer Nitro 5, com GTX 1650, rodara o Yuzu de boas?
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.302
Pontos
903

Se eu comprar esse note aqui, consigo rodar o emulador com algumas features a mais, como melhor resolução e FPS:


Valeu!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
Se eu comprar esse note aqui, consigo rodar o emulador com algumas features a mais, como melhor resolução e FPS:


Valeu!

Com essa configuração você vai rodar qualquer jogo que o emulador é compatível, de resolução nativa pra frente.
O "pra frente" depende do jogo. Tem jogo que você vai rodar em 1080p30, tem jogo que vai rodar em 4k60.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.302
Pontos
903
Com essa configuração você vai rodar qualquer jogo que o emulador é compatível, de resolução nativa pra frente.
O "pra frente" depende do jogo. Tem jogo que você vai rodar em 1080p30, tem jogo que vai rodar em 4k60.

Show amigo... E vc me recomenda esse i5 ou o Ryzen 5?

Ryzen 5 5600h.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
696
Reações
941
Pontos
544
Com essa configuração você vai rodar qualquer jogo que o emulador é compatível, de resolução nativa pra frente.
O "pra frente" depende do jogo. Tem jogo que você vai rodar em 1080p30, tem jogo que vai rodar em 4k60.
eu tenho um desse so que de 17 polegadas muito bom paguei 3900 na black do ano passado
porem eu recomendo vc tentar fazer um sacrifico e pegar um com uma 3050 pensando no futuro
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
Queridões de GPU AMD,

News for AMD GPU users
The latest 23.4.2 driver appears to have resolved the crash issues, that occurred while playing games such as Metroid Prime Remastered, Pokemon Legends Arceus, and The Legend of Zelda Skyward Sword with RDNA or newer architecture.

Yuzu.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.032
Reações
24.842
Pontos
803
Olha q maneiro, fui testar o rpcs3 aki, muito tempo sem atualizar, eles adicionaram um menu in-game, dá pra mudar settings de vídeo, audio, input, overlay, tirar foto, gravar...tudo pelo controle

Nw2BEsI.png
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.844
Reações
20.964
Pontos
1.344
Olha q maneiro, fui testar o rpcs3 aki, muito tempo sem atualizar, eles adicionaram um menu in-game, dá pra mudar settings de vídeo, audio, input, overlay, tirar foto, gravar...tudo pelo controle

Nw2BEsI.png

Te falar, todos os emuladores deveriam ter essa função! É genial!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
Update grande pro Yuzu:

:earlyaccess:
Early Access 3524

New Buffer Cache Revamp: many games that previously required High GPU accuracy to be visually accurate, now work with normal GPU accuracy

- Particle flicker in Zelda Breath of the Wild has been fixed, resulting in higher performance with accurate rendering at Normal GPU accuracy (NOTE: More Performance optimizations coming soon!!!)

- Tree Flickering in Zelda Breath of the Wild has been fixed on all GPU accuracies

- Particles & Character lighting/shading in Pokemon Sword & Shield has been fixed at Normal GPU accuracy. Performance & rendering is now better by up to 40% at Normal accuracy

- Models (BowWow for example) & particle rendering is fixed at Normal GPU accuracy in Zelda Links Awakening. Performance at Normal accuracy, with correct rendering is now up to 60% higher than before (When accurately rendered)

- Many instances of random vertex explosions, missing or broken particle effects are now fixed at normal Accuracy in Pokemon Legends Arceus

- Game save preview thumbnails now render at Normal accuracy, where previously they required high accuracy. Affected games include Zelda BOTW and Zelda Links Awakening

- Smoke and particles now render correctly at Normal GPU accuracy in Super Mario Odyssey and Super Mario 3D world + Bowsers Fury (A small performance regression here is known and being investigated)

- Lighting in Diablo 2 Resurrected has been fixed and will no longer flicker.

- Lighting & Shadows in Luigi's Mansion 3 have been fixed and will no longer randomly flicker

- Pokemon photo detection & post capture data in Pokemon Snap has been fixed at normal GPU accuracy. This results in up to a 50% increase to performance with working photograph detection

- Kirby and the Forgotten Land vertex explosions, lighting & particles have been fixed at Normal GPU accuracy. This results in an up to 40% performance increase, with accurate rendering at normal accuracy

- Red lights on machines in Xenoblade Chronicles 2 have been fixed.

- Fire Emblem Warriors has been accurately fixed and no longer requires a workaround.

- Monster Hunter Rise now accurately renders Normal GPU accuracy. (NOTE: Updates after 4.0.0 still have issues and require more work).

- Vertex Explosions in Persona 5 Royal no longer occur on Normal GPU accuracy. Normal Accuracy provides the best performance by up to 20%

- Atelier Ryza now renders correctly.

- Nier Automata End of Yorha edition now renders correctly.

- Bayonetta 3 no longer requires accuracy high to render correctly.

- The pessimistic flushes option is no longer needed in any of the affected games.


E outros updates "grandes" pipocando em breve segundo eles lá.
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.297
Reações
6.912
Pontos
754
Update grande pro Yuzu:

:earlyaccess:
Early Access 3524

New Buffer Cache Revamp: many games that previously required High GPU accuracy to be visually accurate, now work with normal GPU accuracy

- Particle flicker in Zelda Breath of the Wild has been fixed, resulting in higher performance with accurate rendering at Normal GPU accuracy (NOTE: More Performance optimizations coming soon!!!)

- Tree Flickering in Zelda Breath of the Wild has been fixed on all GPU accuracies

- Particles & Character lighting/shading in Pokemon Sword & Shield has been fixed at Normal GPU accuracy. Performance & rendering is now better by up to 40% at Normal accuracy

- Models (BowWow for example) & particle rendering is fixed at Normal GPU accuracy in Zelda Links Awakening. Performance at Normal accuracy, with correct rendering is now up to 60% higher than before (When accurately rendered)

- Many instances of random vertex explosions, missing or broken particle effects are now fixed at normal Accuracy in Pokemon Legends Arceus

- Game save preview thumbnails now render at Normal accuracy, where previously they required high accuracy. Affected games include Zelda BOTW and Zelda Links Awakening

- Smoke and particles now render correctly at Normal GPU accuracy in Super Mario Odyssey and Super Mario 3D world + Bowsers Fury (A small performance regression here is known and being investigated)

- Lighting in Diablo 2 Resurrected has been fixed and will no longer flicker.

- Lighting & Shadows in Luigi's Mansion 3 have been fixed and will no longer randomly flicker

- Pokemon photo detection & post capture data in Pokemon Snap has been fixed at normal GPU accuracy. This results in up to a 50% increase to performance with working photograph detection

- Kirby and the Forgotten Land vertex explosions, lighting & particles have been fixed at Normal GPU accuracy. This results in an up to 40% performance increase, with accurate rendering at normal accuracy

- Red lights on machines in Xenoblade Chronicles 2 have been fixed.

- Fire Emblem Warriors has been accurately fixed and no longer requires a workaround.

- Monster Hunter Rise now accurately renders Normal GPU accuracy. (NOTE: Updates after 4.0.0 still have issues and require more work).

- Vertex Explosions in Persona 5 Royal no longer occur on Normal GPU accuracy. Normal Accuracy provides the best performance by up to 20%

- Atelier Ryza now renders correctly.

- Nier Automata End of Yorha edition now renders correctly.

- Bayonetta 3 no longer requires accuracy high to render correctly.

- The pessimistic flushes option is no longer needed in any of the affected games.


E outros updates "grandes" pipocando em breve segundo eles lá.
Preparando o terreno pro novo zeldão das massas
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.515
Reações
176.356
Pontos
2.234
Preparando o terreno pro novo zeldão das massas

Não especificamente, eles estão reescrevendo certas partes do emulador há meses.
Mas claro que ter mais precisão na emulação ajuda pra qualquer jogo que venha a ser lançado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.086
Reações
12.576
Pontos
753
Fiz um teste no Yuzu aqui num i7-7700 com Intel HD630 integrada e 12GB de ram.

Consegui rodar o Super Mario 3D World a 60FPS.

Tive só que modificar algumas configurações.

Na guia Geral ficou assim:
Geral.png

Na guia Gráficos ficou assim:
Graficos.png
Nota: No campo Resolução, na padrão o jogo rodava a 40 fps. Depois que baixei para 0.75x o jogo ficou muito leve e pra mim ficou muito bonito graficamente mesmo com a redução.

Ficou muito bom para esse jogo. Não sei se em outros fica bom ou não.

A versão do Yuzu é a 1408, que acho que é a última estável disponível.

Pra uma Intel HD ficou bom demais, acho que com uma placa dedicada ficaria ainda melhor e sem baixar a resolução, se bem que pra mim ficou bem legal do jeito que está.
 

Anexos

  • Graficos2.png
    Graficos2.png
    20,8 KB · Visualizações: 4

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.239
Reações
10.831
Pontos
1.034
Estou totalmente por fora da emulação do Switch, com o novo Zelda prestes a sair, com a atual situação dos emuladores, será que existe a possibilidade do jogo ficar jogável em uma curta janela de tempo?

Pois lembro que quando o Zelda Bafo 1 saiu, o jogo ficou perfeitamente jogável em torno de 2 meses após o lançamento com o status do CEMU na época, em resumo, os atuais emuladores de Switch estão tão maduros quanto o CEMU estava na época do Zelda BAFO 1?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.949
Reações
11.253
Pontos
753
Estou totalmente por fora da emulação do Switch, com o novo Zelda prestes a sair, com a atual situação dos emuladores, será que existe a possibilidade do jogo ficar jogável em uma curta janela de tempo?

Pois lembro que quando o Zelda Bafo 1 saiu, o jogo ficou perfeitamente jogável em torno de 2 meses após o lançamento com o status do CEMU na época, em resumo, os atuais emuladores de Switch estão tão maduros quanto o CEMU estava na época do Zelda BAFO 1?

não dá pra saber enquanto o jogo não vaza
mas é certeza que depois do lançamento vai ter um hype muito grande em cima dos emuladores, além de muito dinheiro entrando
então consequentemente vão correr pra arrumar as coisas
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.850
Reações
6.915
Pontos
979
Estou totalmente por fora da emulação do Switch, com o novo Zelda prestes a sair, com a atual situação dos emuladores, será que existe a possibilidade do jogo ficar jogável em uma curta janela de tempo?

Pois lembro que quando o Zelda Bafo 1 saiu, o jogo ficou perfeitamente jogável em torno de 2 meses após o lançamento com o status do CEMU na época, em resumo, os atuais emuladores de Switch estão tão maduros quanto o CEMU estava na época do Zelda BAFO 1?
Na última build do Yuzu, lançada ontem se não me engano, o Zelda Bafão ganhou um boost gigante de desempenho, aqui mal passava de 35/40fps (em 2x),
agora tem área que ta passando de 60fps.
(ps: o game roda originalmente a 30fps, precisa de mod).
Como me parece ser a mesma engine com evolução gráfica bem modesta, estou confiante.
 

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.201
Reações
2.779
Pontos
453
Mas isso é óbvio que ia acontecer. O tópico oficial do jogo tem gente dizendo que TEARS não vai rodar a 60 fps e tal porque o Bafão nao roda.

Claro que vai. Só não rodou até hoje porque tinha um outro emulador que fazia isso, o CEMU. Imagina o interesse dos caras do Yuzu e do Ryujinx pelos "patrocínios" que vão ganhar com TEARS. Olha o dinheiro que isso vai movimentar.

Ali pelo meio do ano vai estar rodando a 4K, 60FPS com o pé nas costas.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.986
Reações
28.005
Pontos
1.053
Mas isso é óbvio que ia acontecer. O tópico oficial do jogo tem gente dizendo que TEARS não vai rodar a 60 fps e tal porque o Bafão nao roda.

Claro que vai. Só não rodou até hoje porque tinha um outro emulador que fazia isso, o CEMU. Imagina o interesse dos caras do Yuzu e do Ryujinx pelos "patrocínios" que vão ganhar com TEARS. Olha o dinheiro que isso vai movimentar.

Ali pelo meio do ano vai estar rodando a 4K, 60FPS com o pé nas costas.
Mano, é só vazar a rom que com um Patreon pros emuladores, que com $$$ fazem o Tears rodar liso até no mricondas.
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.636
Reações
50.791
Pontos
1.504
Yuzu parece ter dado a largada nessa briga aí hein, honestamente é o que mais curto usar, o Ryujinx parece rodar melhor alguns jogos específicos mas no geral o Yuzu parece ser mais estável.

Após o lançamento não duvido que vão encher de hacks pra rodar a qualquer custo o jogo.

Pra mim a maior preocupação são os glitches gráficos, lembro que Metroid Dread não mostrava as cutscenes em vídeo só as cenas "in game engine" mesmo, daí atualizaram... O foda vai ser dar uns bugs loucos de iluminação, sombras, se rodar 720p@30fps no lançamento é um win gigantesco.

Vou testar essa versão nova do Yuzu pra ver como roda o BoTW.

Ah e tem aquele rumor da Denuvo + Nintendo né, pode ser que estejam preparando uma surpresa...
 
Topo Fundo