Aos que estão falando do Metroid Dread, o jogo é excelente.
E não existe essa que ficou pra trás, os outros Metroidvanias como Axiom Verge (sim aquele mesmo que chupinhou os Metroid antigos) e Hollow Knight não tem nada, mas nada a ver mesmo com esse jogo, a experiência é completamente diferente.
Aliás, nem os próprios Metroids são tão parecidos com esse jogo.
Embora a essência seja a mesma, tem um punhado de conceitos como o próprio level design (que é lotado de atalhos e seções que incentivam sequence break), a mobilidade da Samus, o fato de você usar analógico pra controlar a personagem, que deixam ele bem diferentes dos demais.
Ele é um Metroid bem rápido e intuitivo de jogar, com combate e navegação pelo mapa muito gostosa e que você não vai encontrar em outros jogos do gênero.
Eu que estou acostumado com os jogos da série tomei uma surra com os bosses desse jogo, principalmente porque eles te obrigam a utilizar várias habilidades e você pode sofrer se não tiver uma coordenação motora muito boa ou bons reflexos. Só pra observar que, vários deles você pode matar de formas bem diferentes dependendo de quais habilidades você utiliza (nos outros Metroids isso era bastante limitado)..
Minha única crítica é em relação com a trilha sonora, realmente decepcionante embora as músicas ambientes sejam boas, mas faltaram músicas mais melódicas como Phendrana Drifts em Metroid Prime ou Maridia em Super Metroid.
Mas quem tá falando que já existem outros Metroidvanias que ultrapassaram esse aqui ou que são "iguais mas melhores" tá viajando.
Sobre o Metroid Other M, existe uma versão mod chamada
Maxximum Edition, que troca certos elementos do jogo, tanto de gameplay quanto visuais.
Aqui a lista de mudanças:
- FEATURES
Super Smash Bros. Wii U/3DS styled Samus no more neon plastic look!
Purple Gravity suit in gameplay: though I can’t do much about what model the cutscenes use or the visor being green without affecting Varia, you will now get to run around in glorious purple when Gravity comes online.
Super Metroid colors for returning enemies and bosses (except for the Fusion-colored Fune and Namihe, based on their OM concept art), and desaturated, less neon colors for others
Less neon in the Biosphere and some upgraded textures for things that were incredibly low-res and/or MS Paint bad
No more concentration cheesing concentration now takes twice the time it did, but can be used at any time to refill health, instead of only at critical.
Missiles in third person by holding B
No Pyrosphere permastuck
Actual music (credits at the bottom)
No authorization BUT still no item pickups Now, the doctor in the tutorial tells Samus that the Hyper Beam has damaged Samus’s suit and she needs to give it time to auto-repair its systems one by one as deemed important. Adam only tells Samus she can use bombs and missiles again at the start, and that power bombs are not to be used because of how devastating they can be. Seems fair.
A better set of cutscenes and less silly plot points, better flashbacks including no Ridley little girl meltdown, no Adam shooting Sam in the back then dying for no reason, and no monologues; Samus is mostly silent
Aqui uma review do mod e mostrando como configurar no Dolphin: