Você não entendeu o meu post. Eu disse que a Epic tem que brigar antes contra a pirataria. Não é comparar é "mais legal jogar na Steam do que na Epic". Mas sim "é a mesma coisa eu jogar na Epic e jogar o jogo pirateado". Ainda mais se é um jogo que foi dado de graça, porque embora continue sendo uma atividade ilegal, a pessoa se sente menos criminosa baixando um jogo que já foi oferecido de graça em alguma loja/plataforma. A consciência pesa menos.
Passa pelo mercado de games para PC essa concorrência com a pirataria. Tudo o que a Valve fez foi na direção de lutar contra a pirataria. Não tem como brigar com a Valve sem entender isso. Porque não é se tratar de espelhar tudo o que a Valve fez, mas entender porque ela fez. Tendo isso entendido fica mais fácil de fazer a loja, porque terá um guia de como fazer essa loja, do que ela precisa ter para atrair os clientes.
E promoções entra nessa lógica. Entre o jogo "de graça" e ao custo de 60 dólares, quantos consumidores compram? Entre o jogo "de graça" e ao custo de 15 dólares, quantos consumidores compram?
Sabe que isso não é coisa que a Valve inventou. Ela copiou isso das revistas de games para PC. Ela viu que consumidores que compravam jogos piratas compravam jogos originais quando esses jogos eram baratos e também quando tinha o bônus, no caso, uma revista inteira para folhear, ler, colecionar, fazer dela um poster etc. Só o jogo não era motivo suficiente para atrair esse consumidor, porque ele falava: vou pagar aqui 60 dólares para ter o que eu podia ter de graça ou por um preço bem abaixo? E teria a mesma experiência, iria instalar o jogo no PC, iria funcionar, jogar ele, zerar etc. A Valve lutou muito pra tirar aquele efeito "otário", aquele sentimento ruim do consumidor de ter desperdiçado dinheiro quando poderia ter economizado. É isso o que a Epic tem que fazer. Deve até ter pesquisas na administração e psicologia do consumidor sobre isso. Se eu soubesse o nome que dão para isso poderia te informar com mais fundamentos.
Edit: talvez algo similar a esse fenômeno sirva como explicação:
https://en.wikipedia.org/wiki/Overjustification_effect