Basta saber ligar os pontos, não precisa ser nenhum gênio para isso.
1 - Dev da Crytek reclama do esquema de memórias do Series, e diz que vão ter problemas com isso.
2 - Halo (principal jogo do sistema) avisa que não terá Ray Tracing no lançamento. Depois adiam...
3 - Capcom avisa que Devil May Cry só terá Ray Tracing no
PS5, no Series X ficará a cargo de um path futuro (ou seja um first e um third com o mesmo problema).
4 - Não estamos vendo jogos rodando no Series X a 2 meses do lançamento, e já vimos muita coisa no
PS5.
5 - Cara da Digital Foundry diz que Devs estão evangelizando como é fácil desenvolver no
PS5, mas que alguns estão enfrentando dificuldades com o GDK da Microsoft, que o kit de desenvolvimento busca justamente uma abordagem genérica, mas que talvez tenham que ir contra seu próprio princípio e fazer coisas específicas para o Series X. Ou seja, um passo pra frente e dois pra trás em relação ao XDK.
6 - Qual a maior diferença do
Xbox Series X para um PC? A primeira coisa que posso pensar é a IO do SSD, que tem um processador para desafogar a CPU, mas se o GDK tem uma proposta genérica,
talvez ele não contemple
muito bem esse detalhe, e esteja jogando a carga de 2.4GBs do SSD para a CPU, matando sua performance em momentos de streaming de dados. Depois a memória unificada com 2 velocidades diferentes.
7 - Microsoft afirmou que o
XsX usa o mesmo Direct X12 do PC, será que isso é bom? Afinal consoles tem características diferentes de PCs, como memória unificada, e no caso do xbox, mais estranho ainda. Memória unificada e assíncrona.
E claro, some tudo isso ao que já sabemos sobre Ray Tracing, que além de consumir muito processamento, consome muita VRAM, e ter memórias com velocidades diferentes possivelmente esteja obrigando os Devs a se limitar aos 10GB para vídeo. A Sony pode estar conseguindo liberar um pouco mais... 1GB que seja já pode fazer toda a diferença.