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Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

edineilopes

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Mas eles destroem os meus olhos rsrs
Mas minha dúvida é se não seria possível obter o mesmo efeito usando só o padrão xadrez, talvez o Papangu, que se sentiu incomodado tbm a ponto de desenvolver um shader pra isso, tenha algum exemplo ou saiba a resposta.
O dither xadrez provoca um padrão de "cancelamento de informação" diagonal. Então na hora de "se misturar", linha vertical pode funcionar melhor.

bfGqxwD.png


streetsofrage2_cvbs_raw.gif
 

sux

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Você testou no mini?
infelizmente nao tá rolando no mini, dá erro
tentei umas coisas, mas nem o .glslp nem o glsl tá indo

nao sou muito entendido do assunto entao nao consigo fazer mais troubleshooting
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
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infelizmente nao tá rolando no mini, dá erro
tentei umas coisas, mas nem o .glslp nem o glsl tá indo

nao sou muito entendido do assunto entao nao consigo fazer mais troubleshooting
Tenta esta versão 3, que está bem mais simples e compatível:

Versão 3 lançada:

  • 2x mais rápida;
  • Mais simples ainda de usar (apenas um parâmetro agora);
  • Controle Sharpness mais efetivo.

sgenpt-mix-v3 (cg, glsl, slang)
 

sux

soteropolitano
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Manooooo @Papangu
simplesmente perfeito
rodando levíssimo no Mega Drive Mini
parbens pelo trabalho, se tiver um link paypal, deixa aí para uma modesta doação

abaixo um tutorial para aplicar o shader se quiser user num forum gringo
 


sux

soteropolitano
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how to apply on Mega Drive / Genesis mini:

Using hackchi CE 3.8
Plug and turn on console (should be Online on the Hakchi window)
Tools > Open FTP Client
Browse to Etc > Libreretro > Shaders
Drop "sgenpt-mix.glslp" into this folder
Drop "sgenpt-mix.glsl" into Etc > Libreretro > Shaders > Shaders
Close and turn off console

Now plug the console into your Tv and boot any game using the Start Button instead of A (this will launch the game via Retroarch)
Press Reset to open the retroarch menu. Find the Shaders option within the Quick Menu
Select Load Shader Preset and find Etc > Libreretro > Shaders
Select Apply Changes and Save as Default Core Option.
 

Papangu

Ei mãe, 500 pontos!
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Manooooo @Papangu
simplesmente perfeito
rodando levíssimo no Mega Drive Mini
parbens pelo trabalho, se tiver um link paypal, deixa aí para uma modesta doação

abaixo um tutorial para aplicar o shader se quiser user num forum gringo
Fica tranquilo que é grátis! Kkk

É hobby, mexo nisso por pura paixão!
 

edineilopes

Retrogamer
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Esta cena épica não cabe em screenshot. Precisava ser vídeo.



Gravei do celular, fraps aceita nada que rode Vulkan. Depois tenho que buscar uma solução para isso.
 

sux

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Esta cena épica não cabe em screenshot. Precisava ser vídeo.



Gravei do celular, fraps aceita nada que rode Vulkan. Depois tenho que buscar uma solução para isso.

pqp
ainda arrepio só de lembrar a primeira vez que vi isso, ainda mulek
outro jogo que beneficia 100% desse novo shader
 

Agent13

Bam-bam-bam
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Tenta esta versão 3, que está bem mais simples e compatível:

Versão 3 lançada:

  • 2x mais rápida;
  • Mais simples ainda de usar (apenas um parâmetro agora);
  • Controle Sharpness mais efetivo.
sgenpt-mix-v3 (cg, glsl, slang)
Testei no PS Classic. Rodou de boas.
Só não taco um filtro CRT Hyllian pq ae o bixin peida arroz doce. (Sim. estou ciente que shaders pesam nele).
 

Papangu

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Versão nova: sgenpt-mix-v4 (cg, glsl, slang)

Novidades:

  • Adicionada uma opção para desligar tudo, ou usar transparências ou misturar apenas dithering básico tipo checkerboard;
  • Mais otimizações (20% mais rápido)

Transparências é o default. Mas a maioria dos jogos em outros sistemas (SNES, CPS2) só usam o dithering checkerboard. Recomendo utilizá-lo sempre que o jogo não tiver pseudo transparências. Ele é o tipo 1 que expliquei nas páginas anteriores.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
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Os modos que se utilizam de gráficos hi-res do SNES são os Mode 5 e Mode 6, qualquer outro modo quando se ativa o hi-res vira o pseudo-hi-res, que seria tipo um upscalling da baixa resolução, mas com a possibilidade de remover a mainscreen/subscreen de layers para criar dithering.
Kirby Dreamland 3 faz isso.
Note que o padrão de linhas se utiliza de 512 pixels e o resto não.
Visualizar anexo 148796

Em realmente low-res, esse tipo de dithering no SNES não existe, até pq não funcionaria em 256x224. As vezes você pode até achar, mas são em ports de jogos de Mega Drive, tipo Earthworm Jim.
O dithering que ainda se permaneceu comum é o clássico padrão xadrez.

Até hoje me pergunto: por que fazer isso? Sou burrinho nesse assunto, mas o Super Nintendo não fazia transparência? Então, por que apelar para dithering? Quais as vantagens?
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
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Até hoje me pergunto: por que fazer isso? Sou burrinho nesse assunto, mas o Super Nintendo não fazia transparência? Então, por que apelar para dithering? Quais as vantagens?
Creio que seja para se ter uma transparência 50% (não ficando mais claro) em alguma camada que esteja na frente de todas outras.
Mas já vi outros jogos conseguindo fazer isso com transparência real, então realmente não vejo muito motivo também.

ActRaiser+2+_00001.png


Uma utilidade da pseudo hi-res que nunca utilizaram é unir uma camada low-res e uma pseudo hi-res com imagens levemente diferentes, como se uma completasse a outra.
Fazendo isso, dá pra criar imagens em alta resolução em qualquer modo gráfico do SNES, desde que tenha 2 camadas disponíveis. Só vi uma demo fazendo isso, nenhum jogo da época fez.
Pretendo testar in-game no SMW.

BG 1 (256x224) e BG 2 (512x224 entrelaçado)
150379 150380

Resultado:

150381
 

NÃOMEQUESTIONE

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surreal mesmo é o poder do marketing

esse jogo praticamente esquecido, chutando bundas tecnicamente

Esse nível de animação está definitivamente acima de muita franquia consagrada baseada em gráficos pré-render, na verdade acho essa cena o ápice absoluto em animação dos 16 bits.
 
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young_retro

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Esse nível de animação está definitivamente acima de muita franquia consagrada baseada em gráficos pré-render.

O que acho incrível, é que todo jogo de Toy Story é graficamente impressionante. Seja esse dos 16 bits, o 2 que saiu pra PS1/N64 e DC ou o 3 que saiu pra PS3/X360/Wii/PS2/PSP/NDS (que, pasmem, agora ja podem ser considerados retro?).
 

edineilopes

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O que acho incrível, é que todo jogo de Toy Story é graficamente impressionante. Seja esse dos 16 bits, o 2 que saiu pra PS1/N64 e DC ou o 3 que saiu pra PS3/X360/Wii/PS2/PSP/NDS (que, pasmem, agora ja podem ser considerados retro?).
Detalhe que o Toy Story 3 do PS2 é diferente de outras versões (PC por exemplo). Mas é linda e com efeitos incríveis.


Cacilda olha o capricho nas animações desse boss de Toy Story! :klove

Jy5nql.gif
Esse game me faz crer - e repito constantemente - que cabia uma versão muito decente do CLockwork Knight no Meguinha.

7VUCJ9r.gif

EhhrXys.gif
 

sux

soteropolitano
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Detalhe que o Toy Story 3 do PS2 é diferente de outras versões (PC por exemplo). Mas é linda e com efeitos incríveis.


Esse game me faz crer - e repito constantemente - que cabia uma versão muito decente do CLockwork Knight no Meguinha.

7VUCJ9r.gif

EhhrXys.gif

acho que nao, pois o Clockwork tem muitos objetos em 3D ao longo das fases

MAS cabia um port do Toy Story pro saturnão, em 95 a franquia ainda era fresca... podiam fazer uma versao cross-gen tipo Earthworm Jim
 

edineilopes

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acho que nao, pois o Clockwork tem muitos objetos em 3D ao longo das fases
Claro que nem tudo precisava ser 3D, né? Falo da sensação geral de profundidade e objetos pré renderizados.

7VUCJ9r.gif

zk0XeeG.gif


E trechos 3D complicados programadores adaptariam para o hardware ou eliminariam completamente, como já faziam em ports de Snes para Mega para compensar a ausência de mode7.

Do Toy Story nos 32bits, não creio que fosse impressionar (embora hoje eu adoraria que tivesse existido e pudesse jogar). Jogo 2D estava visto como coisa "datada". O Excelente Mickey Mania teve um port caprichado para o Playstation, com bom upgrade visual, pouco se falou dele.
 
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JmB!

Lenda da internet
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Desculpem se já foi postado antes, mas eis um vídeo contendo gameplays bem breves de 869 games do console:


Não assisti tudo, porém vi alguns títulos mais desconhecidos que se encaixariam aqui também.

Esse canal é legal, minha única crítica fica pelo fato de eles listarem por ordem alfabética, gostaria que fosse pela data de lançamento, assim poderíamos ver de forma cronológica a evolução do sistema...

Mas enfim, no geral, boa dica!

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