O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [EstrangeirOS] Quem tem cidadania estrangeira? Dúvidas sobre os processos e +

.kalinka.

Bam-bam-bam
Mensagens
86
Reações
636
Pontos
263
Principalmente no Brasil, que é uma salada de imigração antiga.
Mas eu já estou com a minha cidadania italiana engatilhada. Só tô esperando o tempo pra pegar a Canadense pra mudar pra Itália por uns meses e fazer o processo administrativo.
Mas se você pegar a cidadania Canadense não vai dar problema na hora de solicitar a Italiana? Porque você ficará com 3 cidadanias. Estou perguntando porque na cidadania Alemã isso dá problemas.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Mas se você pegar a cidadania Canadense não vai dar problema na hora de solicitar a Italiana? Porque você ficará com 3 cidadanias. Estou perguntando porque na cidadania Alemã isso dá problemas.

Pelo que eu já vi o Canadá não treta com cidadania posterior (o que nem faz tanto sentido). Mas a Itália treta se for de um país que vc tenha que jurar servir o exercício (tipo EUA). Daí pra evitar qualquer coisa vou tirar a italiana por último.

O que eu disse sobre não fazer tanto sentido é pq, até onde sei, não existe um órgão que fiscalize se alguém tira cidadania posterior. O que eu já vi é alguns países exigirem que vc abra mão das anteiores no ato.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.500
Reações
10.363
Pontos
353
A minha tia tirou a cidadania italiana há 10 anos atrás, mudou pra Irlanda, começou como bartender, foi subindo no restaurante, e hoje é gerente, ganhando bem pra caramba (em R$). Na época eu pensei em tirar a minha também mas desisti, hoje em dia tô repensando de novo, mas seria só para viagem mesmo. Alguém sabe se por uma pessoa da família já ter feito o processo, fica mais fácil?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
A minha tia tirou a cidadania italiana há 10 anos atrás, mudou pra Irlanda, começou como bartender, foi subindo no restaurante, e hoje é gerente, ganhando bem pra caramba (em R$). Na época eu pensei em tirar a minha também mas desisti, hoje em dia tô repensando de novo, mas seria só para viagem mesmo. Alguém sabe se por uma pessoa da família já ter feito o processo, fica mais fácil?
A única facilidade é que assim você já sabe onde buscar os documentos, só olhar para as certidões que ela apresentou.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
"pra mudar pra Itália por uns meses e fazer o processo administrativo"

Dúvida besta da minha parte: já visitou o consulado italiano ai da tua região? Pergunto isso pois as representações consulares da Italia nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros países da própria UE são infinitamente melhores e mais eficientes que os da América do Sul. Muito provavelmente o prazo de reconhecimento via administrativa por ai ( Canadá ), deve girar entre 1 e 2 anos ( prazo excelente quando comparado com os consulados do Brasil, sem falar o valor que você vai economizar por não precisar morar diretamente na Italia até o prazo de conclusão ).

O procedimento será basicamente o mesmo caso estivesse fazendo por um consulado italiano aqui do Brasil, com o adicional de ter que fazer algumas traduções a mais ( português-italiano-inglês ), e talvez um ou outro apostilamento e ou legalização.

Se não visitou, recomendo fortemente que o faça e pergunte qual o procedimento para o reconhecimento diretamente por ai ( explicando o teu status no Canadá e pontuando que nenhum antepassado teu, na tua linha de transmissão da cidadania italiana, fixou residência no Canadá ).

Hoje em dia o reconhecimento diretamente na Italia não é mais tão célere como antes. Se você adicionar o Covid, que embolou o meio de campo, pode ser que você tenha o "azar" de esperar pelo processo por bem mais de 4 meses.



Mas a Itália treta se for de um país que vc tenha que jurar servir o exercício (tipo EUA).

Desconheço a existência de qualquer norma italiana a esse respeito. Até onde sei você "perderá" a cidadania italiana se for a manifestação da tua vontade ( por meio de um pedido, requerimento, etc ). Mas, em todo caso, se você tem dúvida a esse respeito, realmente o ideal e se informar bem antes de qualquer decisão.

Só a título de curiosidade, sobre juramento e tal, especificamente do caso italiano, se a cidadania for por descendência, não haverá nenhum tipo de juramento a bandeira, a constituição ou qualquer outra coisa do tipo.




Alguém sabe se por uma pessoa da família já ter feito o processo, fica mais fácil?

O processo, além de ficar arquivado fisicamente, hoje em dia é também todo digitalizado. Então sim, DEVERIA ficar muito mais fácil e rápido, pois você iria apenas adicionar a tua linha familiar à da tua tia ( que em determinado ramo se encontram ). Infelizmente fazem questão de dificultar todo o processo.
 


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
A minha tia tirou a cidadania italiana há 10 anos atrás, mudou pra Irlanda, começou como bartender, foi subindo no restaurante, e hoje é gerente, ganhando bem pra caramba (em R$). Na época eu pensei em tirar a minha também mas desisti, hoje em dia tô repensando de novo, mas seria só para viagem mesmo. Alguém sabe se por uma pessoa da família já ter feito o processo, fica mais fácil?
Fica mais fácil com certeza, só puxar a arvore ali da sua tia, traduzir o restante da sua e gg.
Meu pai, meu tio e meus avós tem dupla cidadania, quando chegar minha vez será só a certidão de casamento do meu pai, a certidão dele e a minha.

(acho)
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Tem uma planilha com os numeros, só olhar o seu numero e o que está agora sendo chamado, é lá pelos 45k até 50k se não me engano.
Onde eu vejo o número que está sendo chamado agora?

O meu número eu já sei hehe
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Tem uma planilha com os numeros, só olhar o seu numero e o que está agora sendo chamado, é lá pelos 45k até 50k se não me engano.

Com a entrada em vigor da lei de proteção de dados da UE, o consulado retirou do ar essas planilhas. Já faz um tempinho. Agora a consulta para quem enviou o requerimento antes dessa lei é só por email. Para quem enviou depois da aprovação dessa lei, a consulta segue uma outra modalidade.
Com relação a essas planilhas antigas, é bem possível que muitas pessoas as tenham baixado no PC, então elas ainda existem, porém não mais no site do consulado ( as planilhas atuais são diferentes ).


Fica mais fácil com certeza, só puxar a arvore ali da sua tia, traduzir o restante da sua e gg.
Meu pai, meu tio e meus avós tem dupla cidadania, quando chegar minha vez será só a certidão de casamento do meu pai, a certidão dele e a minha.
(acho)

Não! Você está equivocado!!
Infelizmente terá que apresentar toda a documentação ( do italiano "nato" até você ) e aguardar até o fim dos tempos para que seja convocado.

Agora, se você for menor de idade, ai sim, basta teu pai fazer o teu registro de nascimento junto ao consulado italiano ( certidão de nascimento brazuca + tradução e respectivas apostilas ). Tudo numa boa e sem fila.


Onde eu vejo o número que está sendo chamado agora?

O meu número eu já sei hehe

Você não leu o link que te enviei camarada?
Não é mais por número, é por ano do envio do teu requerimento!!!!!
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Com a entrada em vigor da lei de proteção de dados da UE, o consulado retirou do ar essas planilhas. Já faz um tempinho. Agora a consulta para quem enviou o requerimento antes dessa lei é só por email. Para quem enviou depois da aprovação dessa lei, a consulta segue uma outra modalidade.
Com relação a essas planilhas antigas, é bem possível que muitas pessoas as tenham baixado no PC, então elas ainda existem, porém não mais no site do consulado ( as planilhas atuais são diferentes ).




Não! Você está equivocado!!
Infelizmente terá que apresentar toda a documentação ( do italiano "nato" até você ) e aguardar até o fim dos tempos para que seja convocado.

Agora, se você for menor de idade, ai sim, basta teu pai fazer o teu registro de nascimento junto ao consulado italiano ( certidão de nascimento brazuca + tradução e respectivas apostilas ). Tudo numa boa e sem fila.




Você não leu o link que te enviei camarada?
Não é mais por número, é por ano do envio do teu requerimento!!!!!
Eu vi o link, e inclusive achei minhas iniciais e data de nascimento na planilha, mas eu não encontrei onde convoca as pessoas, ou quando serei convocado.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Não sei como é a italiana, já ouvi dizer que o processo é bem chato mesmo, eu tenho passaporte PT e foi tranquilo, fiz direto por um cartorio lá na terrinha e a resposta chegou em menos de 1 mês, tudo via correios.

Interessante. Poderia me dar mais detalhes via MP mesmo, para não desvirtuar este tópico aqui?
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.397
Reações
2.843
Pontos
453
Vcs que tiraram a portuguesa já foram algum dia em Portugal???? Pq até onde eu vi tem q comprovar algum vínculo.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Eu vi o link, e inclusive achei minhas iniciais e data de nascimento na planilha, mas eu não encontrei onde convoca as pessoas, ou quando serei convocado.

Você será convocado de acordo com o ano do envio do teu requerimento, e não mais pelo número do mesmo.
Esse ano estavam chamando requerimentos enviados até o ano de 2010.
Portanto, se você não se enquadra aqui, ou seja, enviou DEPOIS de 2010, tem que aguardar atualização no site dizendo quais serão os próximos anos a serem convocados.
Vamos supor que tenha enviado o teu em 2015, então quando o site estiver dizendo que serão convocados requerimentos de 2015, ai sim você irá enviar um email ( endereço fornecido por eles ) com os teus dados ( número da ficha, nome sobrenome, etc ), para só depois eles retornarem com o dia e horário exatos para o teu comparecimento. Portanto, tem que sempre acompanhar as informações do site. As vezes eles mudam as diretrizes e tal, fica atento....
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Não! Você está equivocado!!
Infelizmente terá que apresentar toda a documentação ( do italiano "nato" até você ) e aguardar até o fim dos tempos para que seja convocado.

Agora, se você for menor de idade, ai sim, basta teu pai fazer o teu registro de nascimento junto ao consulado italiano ( certidão de nascimento brazuca + tradução e respectivas apostilas ). Tudo numa boa e sem fila.
Ah faz sentido, bom, meus documentos estão todos ali já, só chegar minha vez e entregar, peguei tudo o que meu pai deixou já pronto.
Talvez tenha que traduzir novamente e aquele tramite todo por causa das validades certo? Mas os documentos todos tenho tudo aqui.

Meu pai viajou na época que tirou a cidadania dele, não ter colocado eu junto, mas vamo que vamo.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Você será convocado de acordo com o ano do envio do teu requerimento, e não mais pelo número do mesmo.
Esse ano estavam chamando requerimentos enviados até o ano de 2010.
Portanto, se você não se enquadra aqui, ou seja, enviou DEPOIS de 2010, tem que aguardar atualização no site dizendo quais serão os próximos anos a serem convocados.
Vamos supor que tenha enviado o teu em 2015, então quando o site estiver dizendo que serão convocados requerimentos de 2015, ai sim você irá enviar um email ( endereço fornecido por eles ) com os teus dados ( número da ficha, nome sobrenome, etc ), para só depois eles retornarem com o dia e horário exatos para o teu comparecimento. Portanto, tem que sempre acompanhar as informações do site. As vezes eles mudam as diretrizes e tal, fica atento....
O meu é 2018.

Valeu!
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.201
Pontos
2.059
Interessante. Poderia me dar mais detalhes via MP mesmo, para não desvirtuar este tópico aqui?
Todas as duvidas que vc pode ter já foram ou estão sendo debatidas aqui:

Não sei se pode, por ser meio que merchan de outro fórum, algum modera avisa aí que eu edito.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Todas as duvidas que vc pode ter já foram ou estão sendo debatidas aqui:

Não sei se pode, por ser meio que merchan de outro fórum, algum modera avisa aí que eu edito.

Meu problema é um pouquinho mais complicado Tiago. É a mesma situação que muitos desses jogadores também passam. O parente com a descendência é sabido que existe, mas não se tem os documentos dele. Eu queria saber alguém que possa fazer esta busca lá nos registros de Portugal porque aí facilita. No caso seria minha bisavó.
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
Dúvida besta da minha parte: já visitou o consulado italiano ai da tua região? Pergunto isso pois as representações consulares da Italia nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros países da própria UE são infinitamente melhores e mais eficientes que os da América do Sul. Muito provavelmente o prazo de reconhecimento via administrativa por ai ( Canadá ), deve girar entre 1 e 2 anos ( prazo excelente quando comparado com os consulados do Brasil, sem falar o valor que você vai economizar por não precisar morar diretamente na Italia até o prazo de conclusão ).

O procedimento será basicamente o mesmo caso estivesse fazendo por um consulado italiano aqui do Brasil, com o adicional de ter que fazer algumas traduções a mais ( português-italiano-inglês ), e talvez um ou outro apostilamento e ou legalização.

Se não visitou, recomendo fortemente que o faça e pergunte qual o procedimento para o reconhecimento diretamente por ai ( explicando o teu status no Canadá e pontuando que nenhum antepassado teu, na tua linha de transmissão da cidadania italiana, fixou residência no Canadá ).

Hoje em dia o reconhecimento diretamente na Italia não é mais tão célere como antes. Se você adicionar o Covid, que embolou o meio de campo, pode ser que você tenha o "azar" de esperar pelo processo por bem mais de 4 meses.





Desconheço a existência de qualquer norma italiana a esse respeito. Até onde sei você "perderá" a cidadania italiana se for a manifestação da tua vontade ( por meio de um pedido, requerimento, etc ). Mas, em todo caso, se você tem dúvida a esse respeito, realmente o ideal e se informar bem antes de qualquer decisão.

Só a título de curiosidade, sobre juramento e tal, especificamente do caso italiano, se a cidadania for por descendência, não haverá nenhum tipo de juramento a bandeira, a constituição ou qualquer outra coisa do tipo.






O processo, além de ficar arquivado fisicamente, hoje em dia é também todo digitalizado. Então sim, DEVERIA ficar muito mais fácil e rápido, pois você iria apenas adicionar a tua linha familiar à da tua tia ( que em determinado ramo se encontram ). Infelizmente fazem questão de dificultar todo o processo.
Ué...minha cidadania saiu em 2009...eu jurei a bandeira...
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Ué...minha cidadania saiu em 2009...eu jurei a bandeira...

É por direito de sangue ( reconhecimento ) ou foi alguma outra modalidade ( casamento, naturalização, direito "de solo", etc )??
Se você fez algum tipo de juramento, caso a tua situação seja por direito de sangue, o oficial tirou sarro da tua cara ( ou não sabia o que estava fazendo )..
Mas, enfim, é só um detalhe, só a título de curiosidade mesmo......o que interessa é que você conseguiu ter o teu direito reconhecido :rox
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Dúvida besta da minha parte: já visitou o consulado italiano ai da tua região? Pergunto isso pois as representações consulares da Italia nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros países da própria UE são infinitamente melhores e mais eficientes que os da América do Sul. Muito provavelmente o prazo de reconhecimento via administrativa por ai ( Canadá ), deve girar entre 1 e 2 anos ( prazo excelente quando comparado com os consulados do Brasil, sem falar o valor que você vai economizar por não precisar morar diretamente na Italia até o prazo de conclusão ).

O procedimento será basicamente o mesmo caso estivesse fazendo por um consulado italiano aqui do Brasil, com o adicional de ter que fazer algumas traduções a mais ( português-italiano-inglês ), e talvez um ou outro apostilamento e ou legalização.

Se não visitou, recomendo fortemente que o faça e pergunte qual o procedimento para o reconhecimento diretamente por ai ( explicando o teu status no Canadá e pontuando que nenhum antepassado teu, na tua linha de transmissão da cidadania italiana, fixou residência no Canadá ).

Hoje em dia o reconhecimento diretamente na Italia não é mais tão célere como antes. Se você adicionar o Covid, que embolou o meio de campo, pode ser que você tenha o "azar" de esperar pelo processo por bem mais de 4 meses.





Desconheço a existência de qualquer norma italiana a esse respeito. Até onde sei você "perderá" a cidadania italiana se for a manifestação da tua vontade ( por meio de um pedido, requerimento, etc ). Mas, em todo caso, se você tem dúvida a esse respeito, realmente o ideal e se informar bem antes de qualquer decisão.

Só a título de curiosidade, sobre juramento e tal, especificamente do caso italiano, se a cidadania for por descendência, não haverá nenhum tipo de juramento a bandeira, a constituição ou qualquer outra coisa do tipo.






O processo, além de ficar arquivado fisicamente, hoje em dia é também todo digitalizado. Então sim, DEVERIA ficar muito mais fácil e rápido, pois você iria apenas adicionar a tua linha familiar à da tua tia ( que em determinado ramo se encontram ). Infelizmente fazem questão de dificultar todo o processo.

Vou manter isso em mente, pq ainda estamos planejando e tal. A ideia é ficar morando um tempo lá mesmo, mas dependendo das circunstâncias pode ser melhor tirar por aqui.

Como o primeiro reconhecimento seria da minha esposa, daria pra eu trabalhar enquanto o processo dela tramita. Eu tinha pensado em naturalizar, pegando cidadania por ela, mas agora que descobri meus antepassados certinho, minha irmã tbm quer reconhecer. Talvez eu faça o processo junto dela mesmo. Nem sei.

Mas de qlqr forma isso é coisa pra daqui uns dois anos. Relativamente curto se pensar que demorei 5 pra mudar pra cá hahaha
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Só de pensar nisso aí me desanima. Conseguir documentos aqui não seria fácil e correr atrás de documentos do ascendente (bisavô? trisavô?) seria muito, muito difícil. Nem meu pai sabe responder se é o avô ou bisavô dele que nasceu na Itália.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.201
Pontos
2.059
Meu problema é um pouquinho mais complicado Tiago. É a mesma situação que muitos desses jogadores também passam. O parente com a descendência é sabido que existe, mas não se tem os documentos dele. Eu queria saber alguém que possa fazer esta busca lá nos registros de Portugal porque aí facilita. No caso seria minha bisavó.
Pqp bixo, essa situação é a mais foda que tem.

Seguinte, ou vc paga pra alguém (algum advodago lá na terrinha) fazer isso por vc ou vc compra as pasagens e tira um tempo pra ver isso lá.

Até onde eu sei, qualquer certidão antes de 1913 se não me engano, ficavam a cargo das paroquias, ou seja era na igreja onde ficava o registro da porra toda, muitas delas foram pro saco por fogo, chuva, etc. Depois dessa data eles passaram a arquivar isso nos cartorios de lá, daí a coisa fica mais facil.

Se vc sabe exatamente a data de nascimento do teu parente e local pode tentar das uma olhada nessa lista com todos os "cartorios" da terrinha, mandar um email perguntando se tem o registro do fulano é bem mais facil que pagar ou ir lá>


Abs e boa sorte.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Pqp bixo, essa situação é a mais foda que tem.

Seguinte, ou vc paga pra alguém (algum advodago lá na terrinha) fazer isso por vc ou vc compra as pasagens e tira um tempo pra ver isso lá.

Até onde eu sei, qualquer certidão antes de 1913 se não me engano, ficavam a cargo das paroquias, ou seja era na igreja onde ficava o registro da porra toda, muitas delas foram pro saco por fogo, chuva, etc. Depois dessa data eles passaram a arquivar isso nos cartorios de lá, daí a coisa fica mais facil.

Se vc sabe exatamente a data de nascimento do teu parente e local pode tentar das uma olhada nessa lista com todos os "cartorios" da terrinha, mandar um email perguntando se tem o registro do fulano é bem mais facil que pagar ou ir lá>


Abs e boa sorte.

Meu caso foi mais ou menos esse. Minha família acabou pagando um advogado com contatos em Portugal pra ir atrás do registro.

Geralmente também vai precisar gastar uma graninha com retificação de documentos, caso o nome do português esteja diferente no Brasil (também meu caso).
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Meu caso foi mais ou menos esse. Minha família acabou pagando um advogado com contatos em Portugal pra ir atrás do registro.

Geralmente também vai precisar gastar uma graninha com retificação de documentos, caso o nome do português esteja diferente no Brasil (também meu caso).
Isso é muito comum, meu primo fez toda uma correria pra fazer isso. Ele ficou mais de ano correndo atrás e aí saiu.
E aí quando a dele saiu, meu pai entrou num racha lá pagou tipo uns 500 reais da parte dele para o meu primo dividir a documentação com ele.
Quando saiu a do meu pai, ele me avisou, eu entrei no site do consulado, preenchi os documentos seguindo a orientação, botei num envelope e mandei. Uns 30 dias depois convocaram, eu fui no consulado só pra tirar umas medidas, biometria, etc, e em 20 dias chegou pelo correio meu documento e passaporte. Não perguntaram nada de ligação afetiva com Portugal. Praticamente caiu no meu colo, lol.
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
É por direito de sangue ( reconhecimento ) ou foi alguma outra modalidade ( casamento, naturalização, direito "de solo", etc )??
Se você fez algum tipo de juramento, caso a tua situação seja por direito de sangue, o oficial tirou sarro da tua cara ( ou não sabia o que estava fazendo )..
Mas, enfim, é só um detalhe, só a título de curiosidade mesmo......o que interessa é que você conseguiu ter o teu direito reconhecido :rox
Meu bisavô é Italiano, mas me pareceu algo bem sério...
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.531
Pontos
1.253
Estou usando bastante o FamilySearch, o site é muito bom e completo mesmo, descobri muitos parentes que não tinha ideia.

Porém preciso de uma certidão que não tem no site, será que o cartório consegue procurar? Vi que na lista de preço eles já especificam com busca, então eu posso só falar o nome dos nubentes (é uma certidão de casamento) que eles fazem todo o serviço?

Vi a lista de preço aqui:
 
Topo Fundo