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Cara desculpa a demora.Sobre a validade das certidões: é isso mesmo, fica a critério do órgão que irá acolher o teu pedido. Portanto, na dúvida, busque a informação na fonte, quer seja no consulado ou diretamente no comune ( mande e-mail, ligue, print a tela onde diz a validade e tal )....
Alguns consulados apresentam o seguinte termo para se referir a validade das certidões: RECENTES....
Veja, é um termo completamente subjetivo.....recente pode ser 1 mês......6 meses....1 ano, etc....Novamente, na dúvida, vá direto na fonte. Abre o olho com assessoria mano, vai por mim, cuidado.
Por exemplo, no teu caso. Você comentou que acha que será atendido daqui uns 10 anos. Supondo que não tenha ainda todos os docs em mãos. Qual a razão em pedir para emitir todas as certidões em inteiro teor agora, traduzi-las e apostilá-las? No meu entendimento, é jogar dinheiro fora pois provavelmente o consulado vai pedir pra você reemitir todos os documentos. Mas você pode argumentar: porra, mas é um registro civil de 100 anos atrás, por que isso poderia ter validade? Bom, e se nesse meio tempo ( o tempo de você ser convocado ) algum familiar tenha retificado algum dado nesse registro? Essa averbação não constaria na certidão "velha"..
Outro exemplo: e se daqui, sei lá, uns 5 anos, o governo brasileiro crie novos dispositivos de segurança nas certidões? Novamente, a certidão "velha" estará fora dos padrões. Por essas e outras tem que ficar esperto....
Quer uma dica bacana: supondo que você ainda não tenha emitido nenhuma certidão e que ainda não saiba exatamente o local de registro de todos os familiares da tua linha, vá anotando os dados, conversando com os parentes mais velhos ( portanto, mais próximos ao Dante Causa ) e pouco a pouco a tua mini árvore genealógica estará pronta.
Esqueminha ( admitindo que você seja, por exemplo, bisneto do Dante Causa )...
----> anota tudo sobre ele: local de nascimento, casamento e óbito ( e confirme com os cartórios se realmente os registros estão lá );
----> faça isso com todos os outros parentes ( avô, pai.....novamente, confirmando nos respectivos cartórios a existência ou não dos registros );
----> já deixe na reserva o telefone de uns 2 ou 3 tradutores juramentados para quando chegar o momento mais próximo do agendamento;
Quando o consulado entrar em contato agendando o teu dia e horário, eles dão um prazo que é mais do que suficiente pra você emitir as certidões, fazer as traduções e apostilar. Geralmente o prazo varia de uns 4 meses até quase um ano. O segredo é se organizar.
Sobre o pedido do Certificato di Nascita/Matrimonio/Morte:
Antigamente era uma maravilha e chegava rapidão. Depois do surgimento das redes sociais os oficiais dos comunes precisam se desdobrar em uns 50 para atender a demanda. Veja, a maior parte das cidades italianas são médias/pequenas/vilarejos, a estrutura não é lá essas coisas e os recursos são cada vez mais escassos. Se você somar a isso um tal de Covid-19, tenha certeza que de fato a demora na tua resposta está "dentro do normal". Tem que ter paciência. Como você ainda terá um bom tempo até ser chamado ( admitindo que tente via consulado ), fique tranquilo....
Agora, algumas considerações:
- Os comunes não são obrigados a enviar uma cópia de um registro civil para um local fora da Italia, ainda mais o pedido tendo sido feito via e-mail por um cidadão estrangeiro. É uma orientação para que enviem, mas não são obrigados, ainda mais "na faixa";
- A grande maioria envia numa boa. Alguns até fazem uma busca nos registros caso o requerente não saiba a data exata. Mas por vários motivos isso vem diminuindo bastante;
- Geralmente, quando você solicita via email, há uma resposta formal, é gerado inclusive um protocolo e sim, quase sempre enviam uma cópia digital, além da física ( uns enviam até mesmo mais de uma via ). Contudo, alguns comunes não respondem ao email mas procedem com o envio da cópia física. Tendo em vista tudo que está acontecendo por lá, talvez leve no mínimo uns 3 meses para que você receba a tua.....
- O consulado ainda não aceita a versão digital ( o que é uma put* sacanagem, pois a Italia tem uma excelente certificação digital dos atos públicos );
- Existem alguns comunes QUE NÃO ENVIAM o registro, a não ser que você preencha um documento formal e repasse os valores dos selos ( eles aceitam aqueles selos internacionais ). É um processo meio burocrático, infelizmente. Um exemplo de comune "chato" é o de Rovigo ( geralmente no site dos comunes existe a descrição de como proceder para solicitar a cópia e também há informação se o comune "cobra" ou não pelo envio.
- Fique atento no e-mail que os comunes fornecem ( tem uns emails do tipo "pec".....não envie para esses )....geralmente você encontra os endereços corretos nos setores "Anagrafe/Stato Civile" ( quase sempre lá também constará uma breve descrição do serviço )..
Vai dar tudo certo mano, não esquenta o crânio. Tenha paciência, vai estudando o idioma, aspectos culturais, etc.
Força e sorte por ai :-)
Eu já tenho os dados sobre meu antepassado. Só preciso requisitar as certidões.
Já enviei o email para a Comune.
Eles enviam versão digital tb?
Abs