O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [EstrangeirOS] Quem tem cidadania estrangeira? Dúvidas sobre os processos e +

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Sobre a validade das certidões: é isso mesmo, fica a critério do órgão que irá acolher o teu pedido. Portanto, na dúvida, busque a informação na fonte, quer seja no consulado ou diretamente no comune ( mande e-mail, ligue, print a tela onde diz a validade e tal )....

Alguns consulados apresentam o seguinte termo para se referir a validade das certidões: RECENTES....
Veja, é um termo completamente subjetivo.....recente pode ser 1 mês......6 meses....1 ano, etc....Novamente, na dúvida, vá direto na fonte. Abre o olho com assessoria mano, vai por mim, cuidado.

Por exemplo, no teu caso. Você comentou que acha que será atendido daqui uns 10 anos. Supondo que não tenha ainda todos os docs em mãos. Qual a razão em pedir para emitir todas as certidões em inteiro teor agora, traduzi-las e apostilá-las? No meu entendimento, é jogar dinheiro fora pois provavelmente o consulado vai pedir pra você reemitir todos os documentos. Mas você pode argumentar: porra, mas é um registro civil de 100 anos atrás, por que isso poderia ter validade? Bom, e se nesse meio tempo ( o tempo de você ser convocado ) algum familiar tenha retificado algum dado nesse registro? Essa averbação não constaria na certidão "velha"..
Outro exemplo: e se daqui, sei lá, uns 5 anos, o governo brasileiro crie novos dispositivos de segurança nas certidões? Novamente, a certidão "velha" estará fora dos padrões. Por essas e outras tem que ficar esperto....

Quer uma dica bacana: supondo que você ainda não tenha emitido nenhuma certidão e que ainda não saiba exatamente o local de registro de todos os familiares da tua linha, vá anotando os dados, conversando com os parentes mais velhos ( portanto, mais próximos ao Dante Causa ) e pouco a pouco a tua mini árvore genealógica estará pronta.
Esqueminha ( admitindo que você seja, por exemplo, bisneto do Dante Causa )...

----> anota tudo sobre ele: local de nascimento, casamento e óbito ( e confirme com os cartórios se realmente os registros estão lá );
----> faça isso com todos os outros parentes ( avô, pai.....novamente, confirmando nos respectivos cartórios a existência ou não dos registros );
----> já deixe na reserva o telefone de uns 2 ou 3 tradutores juramentados para quando chegar o momento mais próximo do agendamento;

Quando o consulado entrar em contato agendando o teu dia e horário, eles dão um prazo que é mais do que suficiente pra você emitir as certidões, fazer as traduções e apostilar. Geralmente o prazo varia de uns 4 meses até quase um ano. O segredo é se organizar.


Sobre o pedido do Certificato di Nascita/Matrimonio/Morte:

Antigamente era uma maravilha e chegava rapidão. Depois do surgimento das redes sociais os oficiais dos comunes precisam se desdobrar em uns 50 para atender a demanda. Veja, a maior parte das cidades italianas são médias/pequenas/vilarejos, a estrutura não é lá essas coisas e os recursos são cada vez mais escassos. Se você somar a isso um tal de Covid-19, tenha certeza que de fato a demora na tua resposta está "dentro do normal". Tem que ter paciência. Como você ainda terá um bom tempo até ser chamado ( admitindo que tente via consulado ), fique tranquilo....

Agora, algumas considerações:

- Os comunes não são obrigados a enviar uma cópia de um registro civil para um local fora da Italia, ainda mais o pedido tendo sido feito via e-mail por um cidadão estrangeiro. É uma orientação para que enviem, mas não são obrigados, ainda mais "na faixa";

- A grande maioria envia numa boa. Alguns até fazem uma busca nos registros caso o requerente não saiba a data exata. Mas por vários motivos isso vem diminuindo bastante;

- Geralmente, quando você solicita via email, há uma resposta formal, é gerado inclusive um protocolo e sim, quase sempre enviam uma cópia digital, além da física ( uns enviam até mesmo mais de uma via ). Contudo, alguns comunes não respondem ao email mas procedem com o envio da cópia física. Tendo em vista tudo que está acontecendo por lá, talvez leve no mínimo uns 3 meses para que você receba a tua.....

- O consulado ainda não aceita a versão digital ( o que é uma put* sacanagem, pois a Italia tem uma excelente certificação digital dos atos públicos );

- Existem alguns comunes QUE NÃO ENVIAM o registro, a não ser que você preencha um documento formal e repasse os valores dos selos ( eles aceitam aqueles selos internacionais ). É um processo meio burocrático, infelizmente. Um exemplo de comune "chato" é o de Rovigo ( geralmente no site dos comunes existe a descrição de como proceder para solicitar a cópia e também há informação se o comune "cobra" ou não pelo envio.

- Fique atento no e-mail que os comunes fornecem ( tem uns emails do tipo "pec".....não envie para esses )....geralmente você encontra os endereços corretos nos setores "Anagrafe/Stato Civile" ( quase sempre lá também constará uma breve descrição do serviço )..

Vai dar tudo certo mano, não esquenta o crânio. Tenha paciência, vai estudando o idioma, aspectos culturais, etc.
Força e sorte por ai :-)
Cara desculpa a demora.

Eu já tenho os dados sobre meu antepassado. Só preciso requisitar as certidões.

Já enviei o email para a Comune.

Eles enviam versão digital tb?

Abs
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Cara desculpa a demora.

Eu já tenho os dados sobre meu antepassado. Só preciso requisitar as certidões.

Já enviei o email para a Comune.

Eles enviam versão digital tb?

Abs

É bem provável que enviem sim uma cópia em PDF do doc que será postado via carta . Tudo depende muito do Comune onde está o registro....
Vai dar tudo certo......
 

eduardo2011

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.664
Reações
3.769
Pontos
794
Mandei email pra Comune de Morigerati pedindo documento dos meus bisavos e não responderam. Já tem uns 5 meses.

Tem um pessoal que trabalha com busca de documentos la na Itália mas é MT caro.

Tô tentando tirar a portuguesa. É bem menos cara e burocrática..
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Falem caras,

Finalmente o anagrafe me respondeu.

@juvebrit80, eles mandaram apenas o PDF anexo e deixaram o e-mail em branco - não sei se eles enviaram o físico também, embora eu tenha pedido. Será que posso imprimir o pdf?
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Falem caras,

Finalmente o anagrafe me respondeu.

@juvebrit80, eles mandaram apenas o PDF anexo e deixaram o e-mail em branco - não sei se eles enviaram o físico também, embora eu tenha pedido. Será que posso imprimir o pdf?

Porra, não escreveram nada? Nem um mísero número de protocolo? Os caras são foda....

É, agora vai ser uma incógnita. Acho que você deveria esperar mais um mês ou dois e ver se a física chega ( visto que você mencionou no email que queria a versão física ). Supondo que te responderam ontem, pode ser que tenham despachado o doc também ontem. Se não chegar nada, entre em contato novamente.

Sobre o uso da versão impressa, o correto seria você entrar em contato com o Consulado pra tirar essa dúvida diretamente da fonte ( eu creio que não vão aceitar ).

Em todo caso, ao menos agora você já sabe com 100% de certeza que o registro de nascimento realmente está nesse comune, é mais uma porta aberta.

Vai dar certo mano, bota fé.....infelizmente é uma burocracia tremenda mesmo e isso tudo gera muita ansiedade. Mas o tempo está a teu favor.
Tô aqui na torcida :rox
 


Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Alguém sabe como se faz a requisição para fazer uma declaração nos diarios oficiais italiano s Federal e Roma?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Porra, não escreveram nada? Nem um mísero número de protocolo? Os caras são foda....

É, agora vai ser uma incógnita. Acho que você deveria esperar mais um mês ou dois e ver se a física chega ( visto que você mencionou no email que queria a versão física ). Supondo que te responderam ontem, pode ser que tenham despachado o doc também ontem. Se não chegar nada, entre em contato novamente.

Sobre o uso da versão impressa, o correto seria você entrar em contato com o Consulado pra tirar essa dúvida diretamente da fonte ( eu creio que não vão aceitar ).

Em todo caso, ao menos agora você já sabe com 100% de certeza que o registro de nascimento realmente está nesse comune, é mais uma porta aberta.

Vai dar certo mano, bota fé.....infelizmente é uma burocracia tremenda mesmo e isso tudo gera muita ansiedade. Mas o tempo está a teu favor.
Tô aqui na torcida :rox
Upando só pra te dar uma notícia boa. Cara, acredita? Chegou a carta aqui em casa. O Anagrafe mandou duas vias da certidão de nascimento do meu trisavô :kjoinha

Agora é correr pra pegar e traduzir as certidões brasileiras e fazer o tal do apostilamento. O que seria esse procedimento?

Um forte abraço meu amigo.
 

rickcobain

Mil pontos, LOL!
Mensagens
662
Reações
193
Pontos
1.019
Upando só pra te dar uma notícia boa. Cara, acredita? Chegou a carta aqui em casa. O Anagrafe mandou duas vias da certidão de nascimento do meu trisavô :kjoinha

Agora é correr pra pegar e traduzir as certidões brasileiras e fazer o tal do apostilamento. O que seria esse procedimento?

Um forte abraço meu amigo.

O apostilamento é definido como um certificado que autentica a origem de um documento público, para sua utilização em outro país.
Este documento é emitido em papel moeda contendo assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo da instituição. A apostila de haia torna menos burocrático a validação de documentos.
Antigamente, para validar um documento público no exterior (como a certidão de nascimento, antecedentes criminais, certificados, entre outros) era preciso sujeitá-lo a uma sequência de procedimentos.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
O apostilamento é definido como um certificado que autentica a origem de um documento público, para sua utilização em outro país.
Este documento é emitido em papel moeda contendo assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo da instituição. A apostila de haia torna menos burocrático a validação de documentos.
Antigamente, para validar um documento público no exterior (como a certidão de nascimento, antecedentes criminais, certificados, entre outros) era preciso sujeitá-lo a uma sequência de procedimentos.
Quem é o responsável por realizar o apostilamento?
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Só de rever esse tópico já me faz voltar a pensar na ideia de morar na Itália. :kfeliz

Penso em fazer um intercâmbio como experiência para fazer uma decisão mais racional.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Minha esposa tá na lista agora para ser chamada, mas na pandemia o consulado não tá nem trabalhando, não aceitam nada e não atendem o telefone.

Email pode esquecer...

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

rickcobain

Mil pontos, LOL!
Mensagens
662
Reações
193
Pontos
1.019
Quem é o responsável por realizar o apostilamento?
O apostilamento vc deve fazer em cartório, somente alguns cartórios faz esse tipo de serviço, da uma pesquisada no Google q vc consegue ver a relação dos cartórios q fazem apostilamento
 

fernandy

Bam-bam-bam
Mensagens
6.840
Reações
2.859
Pontos
479
meus documentos italianos estão vencendo esse ano...RG...passaporte...tessera sanitaria (já vencida)... queria fazer o pedido para atualizar, mas me informaram que vai demorar demais pelo Brasil e ficar bem caro...alguém sabe como posso fazer isso? estou registrado no Aire e posso ter comprovante de residência na Alemanha caso seja preciso... o somente indo para Italia mesmo?
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Como faço para conferir o meu lugar na fila da cidadania?
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Será que a espanhola é facil assim como italianas, tenho avós filhos de espanhol e meu vô descendente de alemão =/ alguém tem alguma agencia e tals?
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu acabei encontrando os meus ancestrais e, por sorte, achei mais 11 gerações acima do me mim. Mas foi um trabalho de mais de um ano de pesquisa no FamilySearch e com tias avós. Lá eu encontrei a certidão de casamento dos meus trisavós aqui em Curitiba, mas que mostrava o local de nascimento deles. A partir daí, eu mandei um email para o arquivo diocesano de Vicenza solicitando a certidão de nascimento do meu trisavô. Eles não responderam o email, mas uns 3 meses depois chegou a cartinha com a certidão. Depois eu acabei criando gosto pela pesquisa e, com a ajuda de um pesquisador na Itália, consegui ir bem longe na ancestralidade. Tô com nome de parentes nascidos a partir de 1600 e alguma coisa.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Eu acabei encontrando os meus ancestrais e, por sorte, achei mais 11 gerações acima do me mim. Mas foi um trabalho de mais de um ano de pesquisa no FamilySearch e com tias avós. Lá eu encontrei a certidão de casamento dos meus trisavós aqui em Curitiba, mas que mostrava o local de nascimento deles. A partir daí, eu mandei um email para o arquivo diocesano de Vicenza solicitando a certidão de nascimento do meu trisavô. Eles não responderam o email, mas uns 3 meses depois chegou a cartinha com a certidão. Depois eu acabei criando gosto pela pesquisa e, com a ajuda de um pesquisador na Itália, consegui ir bem longe na ancestralidade. Tô com nome de parentes nascidos a partir de 1600 e alguma coisa.
c***lho cara!

Que daora!

Quero fazer isso também! Como você trabalha com isso?
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Tem algum serviço do tipo que funciona online?

Nunca procurei saber a origem dos meus ancestrais.

Acho que não.
Tem advogados brasileiros que fazem esse serviço, daí o escritório desse meu brother contrata. Até onde sei tem que ir subindo na sua árvore genealógica, passando pelos registros de embarcações até chegar na Itália.

EDIT: retiro o "acho que não". Esse family tree é mágico, pqp.
 
Ultima Edição:

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Upando só pra te dar uma notícia boa. Cara, acredita? Chegou a carta aqui em casa. O Anagrafe mandou duas vias da certidão de nascimento do meu trisavô :kjoinha

Agora é correr pra pegar e traduzir as certidões brasileiras e fazer o tal do apostilamento. O que seria esse procedimento?


Booooooooa maaaaaaaano!!!!! :rox:rox:rox:rox

Sobre o apostilamento já definiram aqui nas respostas pra você!
Fica atento pois se não me engano o valor do apostilamento, por documento, ainda varia de cartório para cartório.
Os melhores valores, disparados, estão em Brasília ( lembro de um tal de Cartório JK, algo assim.........dá uma pesquisada que você acha fácil ). Aqui em SP o roubo por documento passa dos R$ 100, um absurdo. Provavelmente lá o valor sai menos que a metade por doc.

Mas não se esqueça: emitir as certidões, fazer as traduções e o apostilamento devem ser um passo posterior. Inicialmente você deve saber quando será convocado. Fica atento.
Vai dar tudo certo!!!!



Como faço para conferir o meu lugar na fila da cidadania?

É só seguir esses passo a passo ----> AQUI
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Só de rever esse tópico já me faz voltar a pensar na ideia de morar na Itália. :kfeliz

Penso em fazer um intercâmbio como experiência para fazer uma decisão mais racional.
Meu irmão pegou a cidadania italiana e pegou um emprego na Irlanda como cidadão europeu.

Pega a cidadania italiana e nunca pise na itália, não precisa nem falar o idioma, tu é tratado como Europeu e a chance de ter empregos melhores é bem grande.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Meu irmão pegou a cidadania italiana e pegou um emprego na Irlanda como cidadão europeu.

Pega a cidadania italiana e nunca pise na itália, não precisa nem falar o idioma, tu é tratado como Europeu e a chance de ter empregos melhores é bem grande.
Tenho parente na Irlanda também.

Já fui para a Itália, do sul ao norte do país, e sei dos problemas do país. Porém, eu a terra da bota e o local fora de lá que gostaria de morar seria a Suíça, mas precisa ver essa questão deles com a UE. Só que não fecharia os olhos para os outros países.
 

Willprf

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
618
Reações
368
Pontos
774
Sou um dos que já achou tudo por aqui, inclusive a certidão do meu bisavô na Itália.

Só falta apostilar e dar entrada lá, o que f0d3 mesmo é a grana. Tem empresa cobrando 3500 euros e diz que já inclui a estadia e tudo.
O negócio é juntar a grana.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.662
Reações
30.531
Pontos
1.253
Esse site ai é bom mesmo, pqp.

Pena que para pessoas que tenham parentescos puramente brasileiros (eu), fica bem complicado achar após a terceira geração.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
c***lho cara!

Que daora!

Quero fazer isso também! Como você trabalha com isso?

Cara, para ir muito longe, eu tive que contratar um genealogista italiano para ir lá no arquivo diocesano de onde veio meu trisavô. Lá ele foi compilando todas as certidões com o meu sobrenome e a gente vai montando a árvore. Mas, pelo FamilySearch, eu consegui chegar até o nome do pentavô. Eu fui pesquisando nos documentos cartoriais (em Curitiba tem os principais cartórios totalmente digitalizados). Foi por esse site que eu encontrei a cidade de origem da minha família.

Vale muito a pena.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
@antonioli , sabe me dizer se existem algum tópico oficial?

Esse aqui pode se tornar, caso não?



Como assim?

Parente do Tiradentes?

Sim! Fiquei de cara.

Inclusive descobri que o lado italiano teve Dinamarqueses tbm.

E que o outro lado da família veio de Portugal. Tem registro de gente até 1580 desse lado.

E que o lado italiano é uma geração mais próxima que eu achava.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Aí fica fácil. Desse jeito todo mundo tem parentes estrangeiros. Quero ver é conseguir de fato ir para algum desses lugares. :kkk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
@antonioli , sabe me dizer se existem algum tópico oficial?

Esse aqui pode se tornar, caso não?



Como assim?

Parente do Tiradentes?
Tópico oficial sobre cidadania italiana ou obtenção de cidadania em geral? Só vejo sentido se for a segunda opção.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Aí fica fácil. Desse jeito todo mundo tem parentes estrangeiros. Quero ver é conseguir de fato ir para algum desses lugares. :kkk

Principalmente no Brasil, que é uma salada de imigração antiga.
Mas eu já estou com a minha cidadania italiana engatilhada. Só tô esperando o tempo pra pegar a Canadense pra mudar pra Itália por uns meses e fazer o processo administrativo.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Principalmente no Brasil, que é uma salada de imigração antiga.
Mas eu já estou com a minha cidadania italiana engatilhada. Só tô esperando o tempo pra pegar a Canadense pra mudar pra Itália por uns meses e fazer o processo administrativo.


Mas não é mais jogo ficar no Canadá?
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Mas não é mais jogo ficar no Canadá?

Pior que não sei ainda. Sem ainda ter visitado a Itália eu penso muito em me mudar pra lá. Só vou saber mesmo quando passar um tempinho e tal.
Mas de qlqr forma quero pegar a cidadania italiana e o mais fácil me parece ficar morando uns 4 meses lá pra pegar via administrativa.
 
Topo Fundo