Eu também decidi ser "hardcore" e comecei a aprender C++.
Dizem que dominar essa linguagem te permite fazer praticamente o que quiser, até sem engine através do openGL. É daora, pra mim tá sendo uma jornada de longo prazo, não quero cagar um jogo pra colocar no steam e pronto, quero realmente dominar as ferramentas e entender todo o processo. É mais pra hobby mesmo já que cansei de ficar fuçando no RPG Maker e outras ferramentas desse tipo.
Testei algumas dessas engines 3D mencionadas aqui e a maioria se parecem mais com level editors, tu coloca um personagem num cenário pra ficar correndo e pronto. Agora, fazer coisas específicas sempre fica mais complicado. Então se é pra ficar quebrando a cabeça pra entender uma engine específica, onde normalmente o que eu vou aprender só serve pra ela, achei melhor aprender uma linguagem "universal" que vai me permitir manusear as principais ferramentas de jogos, como Unreal.
nem lembrava direito desse topico
até da para fazer coisas customizadas em algumas dessas engines do topico pq (algumas) delas tb tem a forma de programação "padrão" por script
eu testei quase todas citadas aqui (pelo menos as que são de graça ou barata)
o mais proximo que encontrei (pelo que eu procurava) foi a Coppercube , Manu e game guru max
a coppercube tem gráficos bem ultrapassados , mas da para fazer bastante coisa na programação visual, tem vários tutoriais no youtube (tb da para trabalhar com script se quiser)
Manu quase não tem tutoriais , mas é a engine mais "clean" visualmente, tem muita coisa pré pronta e a alguns dias saiu uma versão nova com bastante melhorias (mais ainda está no beta)
Game Guru Max é a mais facil de mexer, muita coisa pré-pronta, da para criar um jogo sem muito esforço (ela é baseada em comportamentos), tb da para usar scripts para coisas customizadas
outra engines como gdevelop e construct 3, estão ainda engatinhando nos jogos 3d
a core não permite exportar jogo que não seja para o site deles
minha engine favorita ainda continua sendo a clickteam fusion pq é bem facil e da para criar qualquer tipo de jogo 2d, mas para 3d ela é horrivel
@Off
kd o kain do seu avatar? n era ele que vc usava?