O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Existe um estilo arquitetônico tipicamente brasileiro?

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
387
Reações
2.367
Pontos
318
É fácil identificar algumas culturas apenas observando imagens de construções típicas de uma determinada região ou país como, por exemplo:

Nipônica
mostra-da-arquitetura-japonesa1.jpg


Alemã
Miedk_K_u7AWZe7wQsZE6ddGIzkCDvs41XeBJiaviSjsWD7SdsOyk3-mr3ytKm5gqFqmzzjGmuMb_triznp6wM5Ip4Z_Wc8Jax76knKowNldGcPjI6qw164TdKmSjx1LNTX-gXoP5JzVyCL6ysQ


Grega
arquitetura-tipica-de-casas-na-ilha-de-santorini-na-grecia-nas-ciclades_105413-174.jpg


Inuítes
37747604_1973161499395271_2940035097002246144_n-1-768x512-3192fcf0.jpg


Mas vocês já pararam para pensar que existem estruturas tipicamente brasileiras?

Eu sempre fiquei intrigado sobre o assunto, e confesso que sempre ignorei o fato de termos muitas estruturas arquitetônicas típicas do nosso país.

Estudando sobre o assunto, me deparei com vários artigos citando exemplo da arquitetura residencial vernacular brasileira.

Obs: Arquitetura Vernacular é a arquitetura caracterizada pelo uso de materiais e conhecimentos locais, geralmente sem a supervisão de arquitetos profissionais.

Alguns exemplos:

Oca
oca.jpg


Maloca
Tukano_maloca.jpg


Casa de Pau a Pique. Moro no Nordeste e vi muitas dessas aqui. Inclusive, meus avós moraram em uma casa dessas por quase toda a vida, até que construíram uma de alvenaria. Mas essas construções são tão resistentes, se bem feitas, que a casa deles ficou incólume até que decidiram derrubá-la para construir uma garagem no lugar, muitos anos após se mudarem para a nova casa.
d2357436ccbdfeb60d5d1020d7e4a8ec.jpg


Casa Bandeirista
dad8c2147097_inacio01.jpg


Taipa de Pilão
Capela-do-Morumbi_fonte_-Museu-da-Cidade-SP.jpg


Barracos
favela.jpg


Palafitas
15199308345a984dd21e504_1519930834_3x2_rt.jpg


E aí? O que acha da arquitetura Made In Brazil?
 
Ultima Edição:

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Talvez Brasília, mas não deve entrar nesse conceito. Talvez se encontre algo mais tipicamente daqui nas capitais nordestinas em alguns locais.
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
Barraca e palafitas não são construções brasileiras. As demais eu concordo que podem ser.

Pelo fato da sociedade brasileira atual ser fruto da colonização, muito da arquitetura daqui é influenciada pela Europa. Não acho que haja realmente uma construção que vc olha e rapidamente identifica como sendo estilo brasileiro (mas eu posso estar enganado).
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
Não entendo nada do assunto, mas pau a pique e palafitas podem ser consideradas arquitetura?
 


Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Não entendo nada do assunto, mas pau a pique e palafitas podem ser consideradas arquitetura?
Pau a pique talvez pois é técnica de edificação indígena combinada com técnica portuguesa, já foi utilizada em obras não precárias em tempos coloniais.
Palafita e barraco de favela é que tenho minhas dúvidas já que se trata de uma manifestação precária de edificação comum em outros lugares do mundo.

Sobre a arquitetura "alemã" do OP, esse tipo de construção também existe: na Holanda, na Suíça, em partes da Itália, na Bélgica, na Áustria, etc
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Acho que como o @geist disse, é mais o estilo do período imperial.

Mesmo que se considerar que não é um estilo 100% brasileiro, acho que a maior parte de todos os estilos arquitetônicos são influenciados por algo e são adaptados as realidades materiais e culturais do lugar.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Acho q essas favelas em encosta de morro com casa de até 3 andares, são tipicamente brasileiras. É claro q favela existe em qualquer lugar do mundo, mas se vc bater o olho vc já consegue identificar se a favela é brasileira.

Abçs.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
To achando o OP um tanto debochado... parece que só posta tópico pra desgraçar ainda mais o nosso sossego, porque não é possível que um sujeito desses não tenha conhecido construções próprias que até a UNESCO valoriza, como a Pampulha de Belo Horizonte, da Praça Liberdade de Oscar Niemeyer, de Aarão Reis, etc que deram vidas também em Brasília, Rio de Janeiro...



São muitos arquitetos realmente bons que temos à disposição até pra estrangeiros que sabem o valor destes. Mas não, prefere pegar a orca, a favela e não sei mais o quê só pra falar que nossos arquitetos são curumins e rapados.



Cara, a mão treme de quase lhe bloquear/ignore com tanto de tópico inútil tu faz, Jesus....
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Acho q essas favelas em encosta de morro com casa de até 3 andares, são tipicamente brasileiras. É claro q favela existe em qualquer lugar do mundo, mas se vc bater o olho vc já consegue identificar se a favela é brasileira.

Abçs.

Caracas/Venezuela a maior favela do mundo, desbanca até Rio de Janeiro que era dado por certeza a pobreza aglomerada.

Aí um rapazinho desses seja capaz de postar do Caracas que tem a cara tão zoada quanto a Rocinha...



Pelo amor de Deus, gente
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Sempre achei que esse aqui fosse o estilo brasileiro,acho que na maioria dos centros das cidades que visitei tem algumas construções nesse estilo

Ouro Preto tem disso. É abundante a riqueza cultural desse município.


Se não foi, experimente fazer a excursão não só em O.Preto mas também O.Branco, Mariana (não sei como está hoje, pra falar verdade, foram muitos anos atrás), Tiradentes, só cidade bonita e muitas vezes bem preservada.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Caracas/Venezuela a maior favela do mundo, desbanca até Rio de Janeiro que era dado por certeza a pobreza aglomerada.

Aí um rapazinho desses seja capaz de postar do Caracas que tem a cara tão zoada quanto a Rocinha...



Pelo amor de Deus, gente
Pra ser justo com o cara, eu acho que ele se referia mais a imagem das favelas no Rio. Não que não tenham favelas piores por aí.

Quando falavam de favela mexicana eu sempre imaginava aquelas favelas bem horizontais, tipo essa:

169700

É difícil aparecer por aí as fotos de favelas de morro nos outros países. Eu fiquei surpreso quando olhei as fotos das favelas de caracas e ví que são bem parecidas com as brasileiras.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Pra ser justo com o cara, eu acho que ele se referia mais a imagem das favelas no Rio. Não que não tenham favelas piores por aí.

Quando falavam de favela mexicana eu sempre imaginava aquelas favelas bem horizontais, tipo essa:

Visualizar anexo 169700

É difícil aparecer por aí as fotos de favelas de morro nos outros países. Eu fiquei surpreso quando olhei as fotos das favelas de caracas e ví que são bem parecidas com as brasileiras.

O do BH é igualzinho essa favela ai... mas é um pouco polarizada, pois tem as junções de cariocas em que se atravessam as casas pelas portas próximas e alheias.


As cariocas são as piores justamente porque dá pra atravessar as portas das respectivas casas. Chega a ser triste, pois vi a realidade de perto, mas só é assim desse jeito no Rio de Janeiro e em algumas de Belo Horizonte, Betim e baianas também. Na verdade, são muitas.


Mas o normal no Brasil é cidades interiores não terem o mesmo tipo "arquitetônico" dos suburbios de Rio. É mais uma construção básica e rudimentar, coisa da roça ou em casos extremos, de construções sofisticadas com edículas em condomínios fechados nos interiores/regiões medianas.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Na minha opinião, não temos essa identidade cultural via arquitetura.
Também acho que não temos o mesmo via literatura e/ou música.

Isso mostra como somos pobres intelectualmente, mas também como somos novos como país.

Na verdade temos uma riqueza muita grande. Tal como na música, que por brasileiro não se conhece apenas funk mas também sertaneja, forró, axé, MPB, rock e popular, rap, filarmônica, etc...


Mas confesso que funk faz mais sucesso comercialmente falando, o que leva a deduzir que o país só exporta esta (triste) "cultura".
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.858
Reações
31.789
Pontos
1.344
Na minha opinião, não temos essa identidade cultural via arquitetura.
Também acho que não temos o mesmo via literatura e/ou música.

Isso mostra como somos pobres intelectualmente, mas também como somos novos como país.

musica brasileira toca no exterior toda hora.
De bossa nova (Que ainda toca onde o ritmo faz sentido) a funk.
È igual aqui, povo não entende a letra, curte a batida e tome de tocar.

Em arte tb tem vários brasileiros expondo seus trabalhos em museus e galerias de arte. Mas esse ramo vc dificilmente vai ouvir falar se não é do ramo ou se o quadro não vendeu por 100+ milhões quebrando recordes.


Em literatura a literatura brasileira tem sempre algum nome bombando lá fora.
Mas realmente Brasil não é lugar pra Blockbusters. (Harry potter por exemplo).
Fantasia no Brasil vende pouco e os autores tem dificuldade pra adentrar no mercado internacional sem ajuda das editoras que escolhem muito bem quem vence e/ou perde nesse ramo. (Pq publicar do próprio bolso só pra quem pode).

Logo escritor de blockbuster/fantasia são em boa parte desconhecidos. Mas existem bons materiais para aqueles que procuram. Desde o financiamento coletivo mtos publicaram livros e ganharam alguma notoriedade.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.808
Reações
93.074
Pontos
1.353
pelo menos aonde eu moro, quando fala de "casas no Brasil", o povo ja pensa em favela (amontoados de casas feitas com engenharia duvidosa morro acima).


estilo arquitetonico em SP mais antigo lembra bastante o portugues, o que é natural.
no MT eu sempre via casas de madeiras que "daria pra chamar de cabana" pra ficar mais xique.

particularmente eu ja imagino presidios enfileirados em ruas, que infelizmente o brasileiro é obrigado a transformas suas próprias casas. Que é a maior constante dentro do território brasileiro (que eu ja andei, pelo menos, nunca fui pro nordeste nem pro norte além da divisa Tocantins com o Para, nem além da divisa de SP com Parana)


Oscar niemeyer, um dos pais da arquitetura moderna manda lembranças.

mas ele não foi "um ponto fora da curva"?
vivi em 3 estados diferentes do Brasil e não via padrão nenhum que seguisse o do velho ai, salvo algum monumento "inutil" em alguma praça.

"ponto fora da curva" =/= tipico
 
Ultima Edição:

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.685
Reações
15.311
Pontos
1.659
Jd Damasceno, zona norte de SP?

Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
Não tenho nada a dizer sobre o tópico.


Só dizer que esse lugar foi onde tive minha primeira troca de tiros no RJ. Essa foto me trouxe lembranças loucas hahaha. Costa Barros, se não me engano.


É uma foto aleatória que peguei na net.

Mas é um "estilo" arquitetonico que está presente de norte a sul do pais, principalmente em grandes cidades.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.858
Reações
31.789
Pontos
1.344
mas ele não foi "um ponto fora da curva"?
vivi em 3 estados diferentes do Brasil e não via padrão nenhum que seguisse o do velho ai, salvo algum monumento "inutil" em alguma praça.

"ponto fora da curva" =/= tipico

8 arquitetos brasileiros famosos. Pelo menos metade tem obras internacionais apesar dos exemplos serem +brasileiros.
  • Paulo Mendes Rocha
  • Lina Bo Bardi
  • Oscar Niemeyer
  • Lucio Costa
  • Isay Weinfeld
  • Márcio Kogan
  • Roberto Burle Marx
  • Rosa Kliass
No link abaixo tem suas trajetórias e algumas de suas obras. Niemeyer não foi o único da lista acima com prédios e fama internacional.
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/famosos-arquitetos-brasileiros/

Oscar niemeyer é realmente o maior dos 8 acima pq até o prédio da ONU ele ajudo a construir (Ele e +11 arquitetos).


Em termos de Urbanismo Brasil tem muita cidade decente. Mais até do que um país que vive em crise deveria ter.
Agora tem tb muita cidade depressiva, resultado das crises econômicas e população +pobre que não tem condições de renovar prédios e/ou casas. (E prédio não é algo que vc vai demolir sem mais nem menos, muita cidade brasileira ainda vai ficar +uns 30-40 anos com esses prédios da época de 50-80 até a cidade crescer, uma incorporadora comprar o terreno e refazer tudo pra vender pelo dobro do preço lol).
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.808
Reações
93.074
Pontos
1.353
8 arquitetos brasileiros famosos.
  • Paulo Mendes Rocha
  • Lina Bo Bardi
  • Oscar Niemeyer
  • Lucio Costa
  • Isay Weinfeld
  • Márcio Kogan
  • Roberto Burle Marx
  • Rosa Kliass
No link abaixo tem suas trajetórias e algumas de suas obras. Niemeyer não foi o único da lista acima com prédios e fama internacional.
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/famosos-arquitetos-brasileiros/

Oscar niemeyer é realmente o maior dos 8 acima pq até o prédio da ONU ele ajudo a construir (Ele e +11 arquitetos).


ok,

eu nunca neguei que o Neymar foi famoso.

estou comentando que foram pontos fora d'curva.
Voce não ve o estilo dele "normalmente" na rua.

Se ele é "tipico brasileiro" então arquitetura gótico/européia é o "tipico japones",
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.858
Reações
31.789
Pontos
1.344
ok,

eu nunca neguei que o Neymar foi famoso.

estou comentando que foram pontos fora d'curva.
Voce não ve o estilo dele "normalmente" na rua.

Se ele é "tipico brasileiro" então arquitetura gótico/européia é o "tipico japones",

Ah, então estamos falando de Urbanismo e não arquitetura.

Brasil não tem um "Estilo Brasileiro" de urbanismo.
Apesar que depois dos EUA somos um dos países com mais cidades projetadas do mundo lol.

nesse o exemplo +Recente é Palmas.
default.jpg


A primeira cidade projetada do BRasil foi Belo Horizonte.


A ideia das cidades terem plano diretor obrigatório é algo recente no Brasil.
Veio da década de 80. E mesmo hoje muita cidade não leva a sério apesar de ja ter fornecido ganhos claros a maneira como nossas cidades tem se desenvolvido e algumas até se embelezado.

VOu usar gramado de exemplo.
Povo só ve a cidade hoje.
15712638045da7953c175fc_1571263804_3x2_rt.jpg

Borges de medeiros

MAs não lembra da cidade antes. Sem estilo e como qualquer cidade brasileira.
458728_400314726697248_1159371984_o.jpg


11800605_972287079500007_8413137780239645626_n.jpg



A cidade de gramado que turistas conhecem hoje nasceu na década de 80-90. Justamente com a implementação de plano diretor e outras coisas pra adequar a cidade ao estilo Colônia alemã/italiana.


O mais perto que vocÊ vai ter de "Estilo Brasileiro" era o Rio de Janeiro de 1870 até 1900 +-. Que era uma "cidade pra turista ver"
Tudo funcionava, tinha +transporte público que Berlin (A líder europeia da época), e qualquer ideia de sujeira era varrida pra algum bairro/lugar que estrangeiro não ia. Luz chego antes que muito lugar no mundo,
Mas era um cartão postal que só existia no RJ e o objetivo era impressionar os dignitários do mundo todo pra vender o Brasil como país moderno.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.808
Reações
93.074
Pontos
1.353
Arquitetura moderna que é encabeçada pelo niemeyer é o mais próximo que vc vai ter.

parafraseando o modernismo, "e dai?"

não deixa de não ser tipico.
Inclusive existe imagens no OP pra exemplificar o que ele tava perguntando.
Construções que se bater o olho, até pra leigo, vai pensar "isso é brasileiro", que seja comum ver em território brasileiro.

:klolz


além de que,
a menos que a "tendencia" tenha pegado na ultima década,
ele continua sendo ponto fora de curva. mas de acordo com o @Alberon, continua sendo "só" um arquiteto brasileiro exótico (e pelo documentario que eu vi, bastante odiado entre os engenheiros, não sei se foi sensacionalismo).
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.089
Reações
106.327
Pontos
1.824
parafraseando o modernismo, "e dai?"

não deixa de não ser tipico.
Inclusive existe imagens no OP pra exemplificar o que ele tava perguntando.
Construções que se bater o olho, até pra leigo, vai pensar "isso é brasileiro", que seja comum ver em território brasileiro.

:klolz


além de que,
a menos que a "tendencia" tenha pegado na ultima década,
ele continua sendo ponto fora de curva. mas de acordo com o @Alberon, continua sendo "só" um arquiteto brasileiro exótico (e pelo documentario que eu vi, bastante odiado entre os engenheiros, não sei se foi sensacionalismo).





Não sei se é só sensacionalismo não.
Pelo menos aquelas obras lá de Brasília, além de serem feias, precisam de um espaço monstruoso pra fazerem aquelas firulas (pra mim é firula mesmo, coisa de pouca praticidade).
Umas rampas imensas como aquelas, mas que não servem nem como rampa de estacionamento.

Desculpa minha ignorância, mas uma escadaria/rampa singela, não fariam a mesma função e não economizaria mais recursos alheios e espaço?

images


E toda aquela sobra de espaço ali depois da rampa, pra quê?

Sei lá, prefiro a praticidade.
 
Topo Fundo