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FAE POPULI - RPG cheio de tristeza sendo produzido por euzinha

Reila of Astora

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Gente, tenho trabalhado em um jogo já faz um tempo. É um JRPG inspirado em Pokémon, Shin Megami Tensei e Mega Man. Na verdade "um tempo" é brincadeira, faz anos que comecei a estudar escrita e arte para fazer esse jogo. Sofri um pouquinho mas estou chegando onde eu queria. Enfim, aqui a página dele no Steam:



Comecei a postar updates no Twitter e Instagram:




@gamermaniacow IT IS TIME. Hora de deixar de esconder o jogo e falar sobre ele.
 
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Reila of Astora

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Parabéns pelo projeto.

Pretende criar um dev diary?

Espero que dê tudo certo.
Tem tempo que estou querendo fazer um dev blog, mas nunca lembro. Mas nada me impede de começar hoje, vou gravar o processo de criação da artwork de um boss e postar aqui depois :)
 


JFR City

Bam-bam-bam
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Depois (se puder, claro!!) conta pra gente como conseguiu desenvolver esse jogo por conta própria e sem gastar (muito?) dinheiro.
 

Reila of Astora

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Depois (se puder, claro!!) conta pra gente como conseguiu desenvolver esse jogo por conta própria e sem gastar (muito?) dinheiro.
Então, eu sou um pouco privilegiada pois não tenho que me preocupar com moradia e parte das contas mensais que esquenta as cabeças da maioria da população. Isso já facilita muito. Na verdade durante a primeira metade da decada passada, eu não fiz muita coisa. Passava o tempo assistindo besteira, jogando video game e fazendo treta aqui em foruns como Outerspace, Bulbapedia, Serebii e o Pokévo do @BLUESPEED (faz anos que não vou lá). Até tentei suicidio :(

Em 2017, depois de quase 2 anos de terapia, uma amiga minha sugeriu a idéia de fazer um jogo para mim, e comecei a estudar. Dai fiz um ano de curso de desenho, e em termos de escrita foi assistindo videos sobre técnica, e lendo livros sobre que fui melhorando.

Tentei aprender a programar também, o coitado do @gamermaniacow me ouviu lamentar muito porque eu não conseguia conciliar escrever, desenhar, fazer o design do jogo e programar. É muita coisa para uma mente só. Eventualmente decidi usar o RPG Maker MV, que facilita já que não preciso esquentar a cabeça com programação. Eu tinha um pouco de preconceito com a engine, mas jogos como OMORI mostram que depende mais quem está fazendo o jogo. Tem inumeros plugins que quebram as limitações básicas da engine, e como aprendi a desenhar, meu jogo não vai se misturar com os 20000 jogos de RPG Maker que tem o mesmo visual.

Enfim, até pensei em desistir várias vezes, até porque nunca fiz analíse de mercado para ver se existe interesse na idéia do meu jogo, mas sinceramente eu quero ver no que dá, coloquei muito suor e esforço no meu trabalho até agora :D E pelo menos eu gosto muito do projeto, o que é algo bem importante.

A parte mais cara de desenvolver o jogo é a soundtrack. Não sei compor, então tive que entrar em contato com compositores. Felizmente existem pessoas que entendem que desenvolvedores solo não podem pagar $500 em um minuto de composição.
 

JFR City

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Então, eu sou um pouco privilegiada pois não tenho que me preocupar com moradia e parte das contas mensais que esquenta as cabeças da maioria da população. Isso já facilita muito. Na verdade durante a primeira metade da decada passada, eu não fiz muita coisa. Passava o tempo assistindo besteira, jogando video game e fazendo treta aqui em foruns como Outerspace, Bulbapedia, Serebii e o Pokévo do @BLUESPEED (faz anos que não vou lá). Até tentei suicidio :(

Em 2017, depois de quase 2 anos de terapia, uma amiga minha sugeriu a idéia de fazer um jogo para mim, e comecei a estudar. Dai fiz um ano de curso de desenho, e em termos de escrita foi assistindo videos sobre técnica, e lendo livros sobre que fui melhorando.

Tentei aprender a programar também, o coitado do @gamermaniacow me ouviu lamentar muito porque eu não conseguia conciliar escrever, desenhar, fazer o design do jogo e programar. É muita coisa para uma mente só. Eventualmente decidi usar o RPG Maker MV, que facilita já que não preciso esquentar a cabeça com programação. Eu tinha um pouco de preconceito com a engine, mas jogos como OMORI mostram que depende mais quem está fazendo o jogo. Tem inumeros plugins que quebram as limitações básicas da engine, e como aprendi a desenhar, meu jogo não vai se misturar com os 20000 jogos de RPG Maker que tem o mesmo visual.
Nossa!
Situação tensa hein...
Pelo menos você ainda conseguiu evitar a parte das contas.

Também cheguei a perder a cabeça constantemente e por muito pouco não virei um psicopata.
Enfim, até pensei em desistir várias vezes, até porque nunca fiz analíse de mercado para ver se existe interesse na idéia do meu jogo, mas sinceramente eu quero ver no que dá, coloquei muito suor e esforço no meu trabalho até agora :D E pelo menos eu gosto muito do projeto, o que é algo bem importante.
É, eu desencanei dessa ideia por não dar emprego no Brasil.
Acabei simplesmente aceitando que era melhor virar Burocrata (uma das poucas áreas que minha região pode absorver, além do respeito/dignidade) do que mexer com algo que só 3% da população entende.
Pode não dar a grana que nem Medicina e TI dão, mas ainda dá de 0 a 10 em questão emprego/remuneração comparado com Jogos Digitais.

Entrei na área porque queria ganhar mais dinheiro do que no meu emprego anterior e dei ragequit justamente porque acabei ficando desempregado e precisava de dinheiro caindo todo mês na conta.

Quando eu estava lá, minha ideia era justamente, conseguir um estágio (fazia curso técnico), aprender japonês (o inglês já sou bom), depois conseguir um emprego, melhorar minhas habilidades, migrar pra fora (pra conseguir viver disso e ter dignidade atuando nessa área), enfim... Talvez no seu caso seja apenas por Renda Extra, ou apenas uma necessidade de contar uma história mesmo.
A parte mais cara de desenvolver o jogo é a soundtrack. Não sei compor, então tive que entrar em contato com compositores. Felizmente existem pessoas que entendem que desenvolvedores solo não podem pagar $500 em um minuto de composição.
Bom saber que tiveram pessoas com bom senso para te ajudar.
 

Reila of Astora

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@JFR City Então, eu não tenho muito interesse em "entrar para a industria". Algumas pessoas fazem jogos solo para usar como portfolio, e é uma boa idéia, mas no meu caso o sonho é me manter vendendo meus joguinhos - como vivo uma vida bem simples, não tenho nem quero ter filhos, não moro em Capital, acho que não é impossível :)

Não sei muito bom como funciona o mercado de jogos digitais no Brasil, mas felizmente existem lojas digitais online onde posso vender o jogo. Pena que o governo rouba a maior parte do lucro.
 

JFR City

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@JFR City Então, eu não tenho muito interesse em "entrar para a industria". Algumas pessoas fazem jogos solo para usar como portfolio, e é uma boa idéia, mas no meu caso o sonho é me manter vendendo meus joguinhos - como vivo uma vida bem simples, não tenho nem quero ter filhos, não moro em Capital, acho que não é impossível :)

Não sei muito bom como funciona o mercado de jogos digitais no Brasil, mas felizmente existem lojas digitais online onde posso vender o jogo. Pena que o governo rouba a maior parte do lucro.
Tenho metas parecidas com as suas e um plano de vida similar ao seu, mas como preciso ter dignidade (respeito) e uma segurança financeira média e uma segurança pessoal muito boa, ir para áreas tradicionais (ou próximo a isso) foi necessário.

Pois se "amanhã ou depois" eu desenvolver uma doença grave ou ocorrer um caos generalizado não estarei vulneravel (em quase constante perigo/ameaçado) e nem manchado (vulgo: "abandonado"/"isolado"/sozinho) como estou hoje.

Se eu não buscar me "abrigar" contra "os corvos e os demonios" agora, não conseguirei mais.
 
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Reila of Astora

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Fico sempre feliz quando vejo gente do fórum trabalhando e concluindo seus joguinhos.

Coloquei na wishlist, espero que dê tudo certo!
Muito obrigada, Aleatório!


---


Estou tentando adaptar a interfaçe de combate para uma perspective mais estilo Dragon Quest. As razões para isso são muitas. Primeiro, meus designs são mais legais vistos de frente do que de lado, pois são muito simétricos. Eu teria que refazer muitos designs e sinceramente já fazem anos que tenho estudado e trabalhado nesse jogo, não quero ficar trabalhando nisso para sempre. Mas estou em conflito :X A segunda razão é que vai facilitar a criação de animações, e com isso posso dedicar mais tempo para outros aspectos do jogo.

Uma comparação abaixo, visão de lado vs visão de frente. O que acham?

image.png


1.png
 

Maxtremus

Lenda da internet
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Muito obrigada, Aleatório!


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Estou tentando adaptar a interfaçe de combate para uma perspective mais estilo Dragon Quest. As razões para isso são muitas. Primeiro, meus designs são mais legais vistos de frente do que de lado, pois são muito simétricos. Eu teria que refazer muitos designs e sinceramente já fazem anos que tenho estudado e trabalhado nesse jogo, não quero ficar trabalhando nisso para sempre. Mas estou em conflito :X A segunda razão é que vai facilitar a criação de animações, e com isso posso dedicar mais tempo para outros aspectos do jogo.

Uma comparação abaixo, visão de lado vs visão de frente. O que acham?

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Visão de frente só eh bom quando eh em "terceira pessoa" como em Phantasy Star.

phantasy-star-iv_6.png
 

Aleatório

Bam-bam-bam
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Tá ficando legal!

Uma dúvida: o jogo se passa dentro de um jogo? Pelas fotos parece que está tudo acontecendo dentro de um monitor.

Precisando de beta tester só chamar. :kjoinha
 

Reila of Astora

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Tá ficando legal!

Uma dúvida: o jogo se passa dentro de um jogo? Pelas fotos parece que está tudo acontecendo dentro de um monitor.

Precisando de beta tester só chamar. :kjoinha
Sim! O universo do jogo fica dentro de um mundo virtual, tipo Digimon :)

Precisarei sim, em breve. Aviso aqui quando a demo estiver pronta!
 

Aldi

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A arte está muito boa e diferente, não parece algo genérico, legal, espero que o nicho que esse estilo de jogo requer aceite bem e de tudo certo! :rox
 

Reila of Astora

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A arte está muito boa e diferente, não parece algo genérico, legal, espero que o nicho que esse estilo de jogo requer aceite bem e de tudo certo! :rox
Espero o mesmo! Até agora a recepção tem sido bem positiva, mas é dificil demais fazer marketing, tem 300 jogos sendo lançados todos os dias.

--

 

Maxtremus

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Isso eh um jogo de "monstrinhos colecionáveis"? Se for você poderia criar cards sobre cada monstrinho pra ir criando o hype na galera.
 

Reila of Astora

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Isso eh um jogo de "monstrinhos colecionáveis"? Se for você poderia criar cards sobre cada monstrinho pra ir criando o hype na galera.
Tu se refere a cartas fisicas? Ai é complicado.

Até tem cartas no jogo, usadas para adquirir novas habilidades. Basicamente, é tipo Mega Man no sentido que tu derrota um boss e ganha a habilidade deles.
 

Reila of Astora

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Estou trabalhando bastante no jogo. Remédio de TDAH mudou minha vida. Embora eu diga isso, a vida é cheia de plot twists, e embora eu consiga trabalhar bem, minha vida emocional está uma m**** gigante, graças a saúde debilitada da minha cachorrinha idosa e minha falta de lulas para ajudar ela. Enfim, digo isso pois prometi um update no tópico e já fazem dois meses que eu não apareço.

Bem, uma grande b*sta na vida de quem tem TDAH é ter uma mente que metaforicamente se compara com um ônibus cheio de gente em horário de pico, conversando e gritando, e se apertando e esfregando uns com os outros. Substitua pessoas com pensamentos e é isso. O resultado disso na vida de quem segue uma rota profissional artística de longo prazo é que é MUITO fácil mudar de ideia, se questionar em tudo, e nunca se sentir satisfeita com algo.

Tenho trabalhado em FAE POPULI por muitos anos, e apenas nos últimos 3 meses eu REALMENTE sei o que FAE POPULI quer ser como jogo, e tenho trabalhado em solidificar essa identidade e essa identidade, em um jogo, tem várias formas. Existe o visual, que é o primeiro contato que temos com jogos. Tem o gameplay, que é deveras importante. Tem a estória e o "storytelling", que é extremamente importante em um jogo focado na... bem, na estória rs. Enfim!

Hoje quero compartilhar umas imagens. As primeiras duas são do mundo do jogo, onde a jogadora explora... bem, o mundo do jogo. A terceira é da cena de batalha, consegue identificar as inspirações? A quarta é uma cena de dialogo. Como estou trabalhando nos visuais ainda, as personagens são apenas rascunhos por ora. A última imagem é a tela de titulo temporária de FAE POPULI.

Desculpa se pareço deprê, mas é porque estou mesmo XD Quem tem bichinho de estimação e ama, entende minha dor. Enfim, só queria compartilhar umas coisinhas. Ah, a página do Steam continua bagunçada e desatualizada, mas estou trabalhando nisso aos poucos. Link abaixo.



 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
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Estou trabalhando bastante no jogo. Remédio de TDAH mudou minha vida. Embora eu diga isso, a vida é cheia de plot twists, e embora eu consiga trabalhar bem, minha vida emocional está uma m**** gigante, graças a saúde debilitada da minha cachorrinha idosa e minha falta de lulas para ajudar ela. Enfim, digo isso pois prometi um update no tópico e já fazem dois meses que eu não apareço.

Bem, uma grande b*sta na vida de quem tem TDAH é ter uma mente que metaforicamente se compara com um ônibus cheio de gente em horário de pico, conversando e gritando, e se apertando e esfregando uns com os outros. Substitua pessoas com pensamentos e é isso. O resultado disso na vida de quem segue uma rota profissional artística de longo prazo é que é MUITO fácil mudar de ideia, se questionar em tudo, e nunca se sentir satisfeita com algo.

Tenho trabalhado em FAE POPULI por muitos anos, e apenas nos últimos 3 meses eu REALMENTE sei o que FAE POPULI quer ser como jogo, e tenho trabalhado em solidificar essa identidade e essa identidade, em um jogo, tem várias formas. Existe o visual, que é o primeiro contato que temos com jogos. Tem o gameplay, que é deveras importante. Tem a estória e o "storytelling", que é extremamente importante em um jogo focado na... bem, na estória rs. Enfim!

Hoje quero compartilhar umas imagens. As primeiras duas são do mundo do jogo, onde a jogadora explora... bem, o mundo do jogo. A terceira é da cena de batalha, consegue identificar as inspirações? A quarta é uma cena de dialogo. Como estou trabalhando nos visuais ainda, as personagens são apenas rascunhos por ora. A última imagem é a tela de titulo temporária de FAE POPULI.

Desculpa se pareço deprê, mas é porque estou mesmo XD Quem tem bichinho de estimação e ama, entende minha dor. Enfim, só queria compartilhar umas coisinhas. Ah, a página do Steam continua bagunçada e desatualizada, mas estou trabalhando nisso aos poucos. Link abaixo.


força e foco e fé, ta muito bom voce sabe disso
 

Tai Kamiya

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Estou trabalhando bastante no jogo. Remédio de TDAH mudou minha vida. Embora eu diga isso, a vida é cheia de plot twists, e embora eu consiga trabalhar bem, minha vida emocional está uma m**** gigante, graças a saúde debilitada da minha cachorrinha idosa e minha falta de lulas para ajudar ela. Enfim, digo isso pois prometi um update no tópico e já fazem dois meses que eu não apareço.

Bem, uma grande b*sta na vida de quem tem TDAH é ter uma mente que metaforicamente se compara com um ônibus cheio de gente em horário de pico, conversando e gritando, e se apertando e esfregando uns com os outros. Substitua pessoas com pensamentos e é isso. O resultado disso na vida de quem segue uma rota profissional artística de longo prazo é que é MUITO fácil mudar de ideia, se questionar em tudo, e nunca se sentir satisfeita com algo.

Tenho trabalhado em FAE POPULI por muitos anos, e apenas nos últimos 3 meses eu REALMENTE sei o que FAE POPULI quer ser como jogo, e tenho trabalhado em solidificar essa identidade e essa identidade, em um jogo, tem várias formas. Existe o visual, que é o primeiro contato que temos com jogos. Tem o gameplay, que é deveras importante. Tem a estória e o "storytelling", que é extremamente importante em um jogo focado na... bem, na estória rs. Enfim!

Hoje quero compartilhar umas imagens. As primeiras duas são do mundo do jogo, onde a jogadora explora... bem, o mundo do jogo. A terceira é da cena de batalha, consegue identificar as inspirações? A quarta é uma cena de dialogo. Como estou trabalhando nos visuais ainda, as personagens são apenas rascunhos por ora. A última imagem é a tela de titulo temporária de FAE POPULI.

Desculpa se pareço deprê, mas é porque estou mesmo XD Quem tem bichinho de estimação e ama, entende minha dor. Enfim, só queria compartilhar umas coisinhas. Ah, a página do Steam continua bagunçada e desatualizada, mas estou trabalhando nisso aos poucos. Link abaixo.



Sei exatamente como tu se sente e como a medicação apropriada para o TDAH literalmente te coloca no "trilho" novamente. É uma sensação bizarra (e até um pouco triste) quando você descobre como uma pessoa "normal" consegue lidar com as tarefas diárias e manter a concentração/foco. Você enxerga como viveu defasado e relembra várias situações da vida em que isso te prejudicou... Enfim. Fico feliz por ti e desejo que o game saia o quanto antes, além de melhoras pra tua cachorrinha.

As screenshots estão maneiras também. :rox
 

Reila of Astora

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Sei exatamente como tu se sente e como a medicação apropriada para o TDAH literalmente te coloca no "trilho" novamente. É uma sensação bizarra (e até um pouco triste) quando você descobre como uma pessoa "normal" consegue lidar com as tarefas diárias e manter a concentração/foco. Você enxerga como viveu defasado e relembra várias situações da vida em que isso te prejudicou... Enfim. Fico feliz por ti e desejo que o game saia o quanto antes, além de melhoras pra tua cachorrinha.

As screenshots estão maneiras também. :rox
Isso, depois de um mês usando o medicamento, eu tive uns dias onde senti uma bad, meio que em luto pelas décadas de vida mal vivida graças ao TDAH. Mas não dá para olhar para o passado, ele não vai voltar. Ainda bem que descobri medicamento nos meus 30 e não nos meus 60 ou 70 :D

Obrigada pelos sentimentos!

@AlexHidanBR É assim mesmo que deve ser :)


Logo posto mais updates, minha vida nas últimas semanas é 95% trabalhar e dormir, e pela primeira vez na vida posso dizer que me divirto trabalhando hahaha.
 

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Isso, depois de um mês usando o medicamento, eu tive uns dias onde senti uma bad, meio que em luto pelas décadas de vida mal vivida graças ao TDAH. Mas não dá para olhar para o passado, ele não vai voltar. Ainda bem que descobri medicamento nos meus 30 e não nos meus 60 ou 70 :D

Obrigada pelos sentimentos!

@AlexHidanBR É assim mesmo que deve ser :)


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Que bom saber disso, torcendo por você
 
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