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Famitsu, Semana 47/2021 (15 a 21/11) - Pokémon absurdo como de praxe; Switch tem bom boost e Series reduz a distância para o PS para menos de mil :O

IuriXtremeSilver

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:kpensa:kpensa:kpensa

Nesta semana...
PS5 # | 4.307
XBS # | 3.422

Acumulado
PS5 # | 1.177.245
XBS # | 122.137

Não deixa de ser um feito para o Series, mas para passar o Play ainda tem um longo caminho pela frente.
Agora é muito bom que a Sony tenha alguma competição.
Mais uma geração com a Microsoft comendo poeira e segurando a lanterna é foda.

a questão que o xbox está em crescimento em relação ao antecessor (Xbox One), Ps5 em declinio obvio com o PS4, talvez nunca passe, mas com certeza será muito mais vitória(em receita) a Microsoft conquistar um espaço do que a Sony perder o dela no país
 

DarkVoid

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Segundo comentários aleatórios no Gematsu boa parte dessas vendas de PS5 e Xbox vai pro mercado cinza no resto da Asia, como Filipinas, Tailândia, etc.
 

ludex

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O problema é que ela não simplesmente "deixou o japão em segundo plano", ela abandonou mesmo.

Largou o Japan Studios, agora os padrões do PS5 são todos ocidentais (como por exemplo o X confirmar por default ao invés de O como sempre foi a principio), e simplesmente parou de ligar pra lá.

Pode estar fazendo sentido a curto prazo, por que o console continua vendendo (mas não jogo, provavelmente por que o console não tenha nada que agrade ao paladar japonês), mas a longo prazo isso vai doer na sony não só no japão como no resto do mundo.Quando a galera começar a ver que as japices que antes eram praticamente exclusivas do PS estão saindo no xbox também e no gamepass ainda por cima, vai pegar mal pra mãe.Fora o óbvio né, não é só o oriente que curte japices, certas séries fazem sucesso no ocidente também, só que a Sony agora parece que só quer "Japices que caiam no gosto ocidental" como Final Fantasy por exemplo.

Imagina se a M$ consegue alguma coisa tipo Persona 6 no Gamepass?Ela já está super amiguinha da Sega, não duvido de possibilidades do tipo no futuro, pode acabar sendo a mudança de imagem que a M$ precisa para virar o jogo, onde a galera mais weeb vai começar a favorecer o Xisboca o invés do Preisteichu.

Mas enfim, pura especulação é claro, só esperando pra ver mesmo.

Nao, ela nao abandonou. Abandonar seria nem ter unidades disponíveis a compra, nao se preocupar em lançar os seus jogos com idioma/legenda em japones, etc. Voce tá exagerando e sabe disso. Mesmo com todos os problemas do PS5, ele tá vendendo mais ou menos 10-11x a mais que o Xbox

Achar que vai afetar as vendas mundiais por ter deixado o Japao em segundo plano é forçar demais a barra. Essas japices exclusivas que voce fala nunca venderam demais, Playstation só começou a se destacar nas vendas de seus jogos exclusivos a partir do PS3, que "coincidentemente" foi quando começaram a olhar mais pro mercado ocidental.

Voce falando aí de Persona 6 no Gamepass ignora vários fatores, como 1) Persona 5 tem de graça pra todo mundo que comprar PS5 e assinar a Plus, parte da Plus Collection, e nunca saiu pra Xbox/Gamepass. 2) Persona 6 vai demorar MUITO pra sair, o 4 saiu em 2008 e o 5 em 2016. Com sorte, sai no final da geraçao. 3) Qual vc acha que tem mais peso nas vendas de hardware, persona 6 no gamepass ou Final Fantasy XVI exclusivo de PS5? Mesmo que eles consigam tipo algum Yakuza novo da Sega saindo day 1 pra Gamepass, em termos de vendas, é pouco ainda.

Como eu disse antes, é uma pena termos menos variedades nos jogos exclusivos de Playstation, claro que gostaria que continuasse assim, mas se nao vendem, nao tem pra onde correr. E é bom ver a MS crescendo no Japao, quem sabe apareçam mais jogos japoneses interessantes no Gamepass e continuem nessa linha. Mas pra chegar nesse cenário que voce tá especulando, teria que tudo dar errado pra Sony e tudo dar errado pra Microsoft por muito tempo. Sei lá se é a sua torcida, mas por enquanto, nao tem nada que indique isso, mundialmente falando
 

Link_1998

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Vai ter mais Xbox japonês sendo vendido na Europa do que versão europeia daqui a pouco. Galera é foda, dá tudo que é jeito pra contornar a falta dos estoques...

O engraçado é gente achando que tem japonês comprando isso ! kkkkk
 


T-Rexz

Lenda da internet
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Vai ter mais Xbox japonês sendo vendido na Europa do que versão europeia daqui a pouco. Galera é foda, dá tudo que é jeito pra contornar a falta dos estoques...

O engraçado é gente achando que tem japonês comprando isso ! kkkkk

Creio que não é isso que acontece no que você está dizendo. Primeiro os que vão ser realocados para outro país, passa por um processo de substituição de firmware, substituir carcaça e embalagem pronta para ter a identificação europeia (dependendo do diagrama de modelo adaptável/universal, pois antigamente certos diagramas dos consoles anteriores era mais difíceis de serem adaptados em outros países devido ao hardware nativo feito para o tal país/região, como o exemplo do Wii coreano, ou países europeus que usam 220v, fora a política de fabricação.
 

Link_1998

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Creio que não é isso que acontece no que você está dizendo. Primeiro os que vão ser realocados para outro país, passa por um processo de substituição de firmware, substituir carcaça e embalagem pronta para ter a identificação europeia (dependendo do diagrama de modelo adaptável/universal, pois antigamente certos diagramas dos consoles anteriores era mais difíceis de serem adaptados em outros países devido ao hardware nativo feito para o tal país/região, como o exemplo do Wii coreano, ou países europeus que usam 220v, fora a política de fabricação.

Ok, agora voltando ao mundo real que tá acontecendo falta de estoques em um lugar e sobrando em outro, uma coisa chamada mercado paralelo vira a solução, inclusive nesses mercados, e não necessitam de nenhum desses trâmites aí.

Japonês nem sabe que Xbox roda jogo além de Blu Rays 4k.
 

Gamer King

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Segundo comentários aleatórios no Gematsu boa parte dessas vendas de PS5 e Xbox vai pro mercado cinza no resto da Asia, como Filipinas, Tailândia, etc.
Pelas vendas de software do PS5 dá perceber isso. Xbox não tem como avaliar pq jogo físico nem sai no Japão mais.
 

Gamer King

O Soberano
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Vai ter mais Xbox japonês sendo vendido na Europa do que versão europeia daqui a pouco. Galera é foda, dá tudo que é jeito pra contornar a falta dos estoques...

O engraçado é gente achando que tem japonês comprando isso ! kkkkk
Não viaja, pode abastecer outros mercados da Ásia, não Europa.
 

DanBann

Bam-bam-bam
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Nao, ela nao abandonou. Abandonar seria nem ter unidades disponíveis a compra, nao se preocupar em lançar os seus jogos com idioma/legenda em japones, etc. Voce tá exagerando e sabe disso. Mesmo com todos os problemas do PS5, ele tá vendendo mais ou menos 10-11x a mais que o Xbox

Achar que vai afetar as vendas mundiais por ter deixado o Japao em segundo plano é forçar demais a barra. Essas japices exclusivas que voce fala nunca venderam demais, Playstation só começou a se destacar nas vendas de seus jogos exclusivos a partir do PS3, que "coincidentemente" foi quando começaram a olhar mais pro mercado ocidental.

Voce falando aí de Persona 6 no Gamepass ignora vários fatores, como 1) Persona 5 tem de graça pra todo mundo que comprar PS5 e assinar a Plus, parte da Plus Collection, e nunca saiu pra Xbox/Gamepass. 2) Persona 6 vai demorar MUITO pra sair, o 4 saiu em 2008 e o 5 em 2016. Com sorte, sai no final da geraçao. 3) Qual vc acha que tem mais peso nas vendas de hardware, persona 6 no gamepass ou Final Fantasy XVI exclusivo de PS5? Mesmo que eles consigam tipo algum Yakuza novo da Sega saindo day 1 pra Gamepass, em termos de vendas, é pouco ainda.

Como eu disse antes, é uma pena termos menos variedades nos jogos exclusivos de Playstation, claro que gostaria que continuasse assim, mas se nao vendem, nao tem pra onde correr. E é bom ver a MS crescendo no Japao, quem sabe apareçam mais jogos japoneses interessantes no Gamepass e continuem nessa linha. Mas pra chegar nesse cenário que voce tá especulando, teria que tudo dar errado pra Sony e tudo dar errado pra Microsoft por muito tempo. Sei lá se é a sua torcida, mas por enquanto, nao tem nada que indique isso, mundialmente falando

Se você acha que não abandonar é só deixar unidades disponiveis pra eles então bem, ai é contigo.Fica bem claro que o foco da Sony agora é 100% no Ocidente, e ela está pouco ligando se o Japão está comprando os consoles e os jogos dela ou não, continuo dizendo que abandonou.

E honestamente?Hoje em dia eu acredito que Persona 6 teria quase tanta força quanto FFXVI.Persona 5 subiu o patamar da série, um Persona 6 talvez até venda menos que FFXVI ao longo da sua vida, mas não vai ser muito assim não.

Mas honestamente no final das contas é uma discussão meio boba de toda forma, estamos na geração dos multis e no pior dos casos ambos esses jogos seriam no máximo exclusivos temporários hoje em dia.

A Sony largou o Japão pq o consumidor japonês largou dela, o público de massa não se interessa pela proposta do Playstation, aliás o último console que foi um grande sucesso por lá foi o PS2.

O mercado japa mudou e Playstation só atrai uma bolha hardcore, a Sony não vai investir em grandes produções japas pq não justifica pra ela.

Xbox receber mais jogos japoneses pode ter algum impacto a nível mundial se vários deles estiverem no Gamepass e o pessoal migrar por questão de custo, pq historicamente o público ocidental que curte japonices se identifica muito mais com o Playstation.

Sim, é verdade, mas meu ponto é que abandonando completamente o publico japonês e indo nessa aproximação 100% ocidental ela vai acabar se prejudicando de outras formas também, como já mencionaram, a diversidade do catálogo dela vai diminui ainda mais.Esse lance de parar de desenvolver japices vai acabar prejudicando dela a longo prazo quando a galera não diferenciar mais o catalogo dela do da M$, que aliás meio que já é verdade hoje em dia, a diferença de um pro outro são só os exclusivos 1st party atualmente.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
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PS5 segue esgotando mundialmente, como assim "abrir os olhos"

Pra mim foi uma boa decisao ter deixado o Japao em segundo plano. O mercado dela é BEM maior no ocidente, qual seria o sentido de mandar mais unidades pro Japao pra TALVEZ vender, enquanto nos EUA vende tudo? O mesmo pra jogos, já tem muito tempo que os jogos da Sony nao vendem tanto no Japao, mesmo quando ela fez jogos "pensando no publico niponico", nao vendiam basicamente nada comparado a Nintendo e algumas outras empresas.

Mas concordo com essa do Japan Studio, limita a variedade de jogos exclusivos do Playstation, o que nunca é bom. Ainda mais pq eles produziam muitos jogos bons. No fim, se nao tem numeros (vendas), fica difícil mesmo. Enquanto jogos como GoW, Horizon, Spiderman, Uncharted, tudo vendem muito bem, The Last Guardian (ultimo grande da Japan Studio) sofreu pra passar de 1 milhao.
Ah não. Dá para melhorar bastante sim. Não para passar a Nintendo, afinal trata-se de um console portátil/híbrido, que é a preferência do público nipônico hoje.
A questão é que a situação dos números de software e hardware PlayStation é crítica. E sempre piorando. Mas há exemplos positivos veja o caso do Ghost of Tsushima, vendeu muito bem por lá - e nem é um jogo japonês.

Sim, o mercado ocidental é maior, mas não justifica relegar por completo o Japão.
A Sony está praticamente abandonando a sua casa - até mudou a sede - e deixando a Nintendo sozinha. Acho que a questão é investimento, se tiver, e em jogos que agradem o público local, terá retorno. Ainda há espaço para consoles de mesa por lá. E caso não dê resultados, que invista em portátil, jogos na nuvem, celular.
 

Majima-San

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Acho que a surpresa é ter Playstation 5 no Japão
Não tem PS5 no Japão também não, e é um acerto da Sony mandar poucas unidades para lá. Ele vai vender o que vai vender, independentemente desse começo, não há nada que nenhum console não-portátil, qualquer um, inclusive os da Nintendo, que vendem 5 mi, possa fazer por lá.


A demanda pelo PS5 supera a oferta de forma desconcertante no Japão, e está subindo, tudo vendido por loteria, e, extrapolando a procura por inscritos nos sorteios pelo número de unidades ofertadas pela Sony, acha-se que a demanda pela unidade com drive chega a ser 60x maior que a oferta, no PS5 DE é 30 x227562


É uma demanda maior que a do PS4, que, a essa altura de seu ciclo, já era encontrado normalmente em qualquer prateleira, e vendeu menos que o PS5 no launch-allignied no território.

A coisa está tão cabeluda, que a Sony está anotando o nome do comprador nas caixas de PS5 no Japão, para evitar scalpers.
 

IuriXtremeSilver

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Não tem PS5 no Japão também não, e é um acerto da Sony mandar poucas unidades para lá. Ele vai vender o que vai vender, independentemente desse começo, não há nada que nenhum console não-portátil, qualquer um, inclusive os da Nintendo, que vendem 5 mi, possa fazer por lá.


A demanda pelo PS5 supera a oferta de forma desconcertante no Japão, e está subindo, tudo vendido por loteria, e, extrapolando a procura por inscritos nos sorteios pelo número de unidades ofertadas pela Sony, acha-se que a demanda pela unidade com drive chega a ser 60x maior que a oferta, no PS5 DE é 30 xVisualizar anexo 227562


É uma demanda maior que a do PS4, que, a essa altura de seu ciclo, já era encontrado normalmente em qualquer prateleira, e vendeu menos que o PS5 no launch-allignied no território.

A coisa está tão cabeluda, que a Sony está anotando o nome do comprador nas caixas de PS5 no Japão, para evitar scalpers.

Essa demanda é meio artificial(não é de fato direcionado ao público dosmestico), esses PS5 estão sendo comprados pra vender pra fora do país, e o lance de anotar o nome do comprador das caixas e destruir a caixa do dual sense , é só de um varejista não propriamente da Sony que eu li.
 

Kobaia

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Não tem PS5 no Japão também não, e é um acerto da Sony mandar poucas unidades para lá. Ele vai vender o que vai vender, independentemente desse começo, não há nada que nenhum console não-portátil, qualquer um, inclusive os da Nintendo, que vendem 5 mi, possa fazer por lá.


A demanda pelo PS5 supera a oferta de forma desconcertante no Japão, e está subindo, tudo vendido por loteria, e, extrapolando a procura por inscritos nos sorteios pelo número de unidades ofertadas pela Sony, acha-se que a demanda pela unidade com drive chega a ser 60x maior que a oferta, no PS5 DE é 30 xVisualizar anexo 227562


É uma demanda maior que a do PS4, que, a essa altura de seu ciclo, já era encontrado normalmente em qualquer prateleira, e vendeu menos que o PS5 no launch-allignied no território.

A coisa está tão cabeluda, que a Sony está anotando o nome do comprador nas caixas de PS5 no Japão, para evitar scalpers.

A demanda pras loterias realmente é alta mesmo.
Mas isso não necessariamente se reflete em demanda dos consumidores, tem muito de scalper no meio.
Iniciativas como a de escrever o nome, além de ser algo localizado, não impede muito que isso aconteça, afinal quem compra de scalper normalmente vai querer fazê-lo pra jogar e não revender.

Nos leilões e sites de venda informal eles fazem a festa:

0c71c9b9b30936dd1c7ec2770fe25d7d.png


Estão conseguindo vender por mais do dobro.
Até normalizar os estoques e começar acumular nas lojas é impossível afirmar qualquer coisa sobre a demanda real. E mesmo assim vai ser difícil definir a base real que vai permanecer no país.

Mas acho que deve ficar no mesmo patamar do PS4, pelo menos em hardware. O problema nunca foi esse pra Sony.
 

ludex

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Ah não. Dá para melhorar bastante sim. Não para passar a Nintendo, afinal trata-se de um console portátil/híbrido, que é a preferência do público nipônico hoje.
A questão é que a situação dos números de software e hardware PlayStation é crítica. E sempre piorando. Mas há exemplos positivos veja o caso do Ghost of Tsushima, vendeu muito bem por lá - e nem é um jogo japonês.

Sim, o mercado ocidental é maior, mas não justifica relegar por completo o Japão.
A Sony está praticamente abandonando a sua casa - até mudou a sede - e deixando a Nintendo sozinha. Acho que a questão é investimento, se tiver, e em jogos que agradem o público local, terá retorno. Ainda há espaço para consoles de mesa por lá. E caso não dê resultados, que invista em portátil, jogos na nuvem, celular.

Ela tentou investir em tudo isso que voce falou: portáteis, jogos na nuvem e celular. Tá aí o resultado.

Pegar um ou outro exemplo de exceçao, como Ghost of Tsushima, sao só isso mesmo: exceçoes. Fora que ele tb nao vendeu muito, talvez olhando como uma IP nova pra um console de mesa no Japao, mas as vendas totais sao abaixo de MUITA coisa japonesa, nao necessariamente só da Nintendo. Se eu nao me engano, nao chegou nem a 500 mil unidades vendidas.

O que voce tá propondo é basicamente: "Oh Sony, eu sei que voce tá colhendo muitos frutos do seu investimento maior no mercado ocidental, batendo recordes históricos de renda/lucro, mas que tal pegar parte dessa grana e arriscar de novo no mercado japones dominado pela Nintendo?"
 

Kobaia

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Ela tentou investir em tudo isso que voce falou: portáteis, jogos na nuvem e celular. Tá aí o resultado.

Pegar um ou outro exemplo de exceçao, como Ghost of Tsushima, sao só isso mesmo: exceçoes. Fora que ele tb nao vendeu muito, talvez olhando como uma IP nova pra um console de mesa no Japao, mas as vendas totais sao abaixo de MUITA coisa japonesa, nao necessariamente só da Nintendo. Se eu nao me engano, nao chegou nem a 500 mil unidades vendidas.

O que voce tá propondo é basicamente: "Oh Sony, eu sei que voce tá colhendo muitos frutos do seu investimento maior no mercado ocidental, batendo recordes históricos de renda/lucro, mas que tal pegar parte dessa grana e arriscar de novo no mercado japones dominado pela Nintendo?"

A essa altura nem sei se teria algo a se fazer.
Provavelmente nem lançar um portátil resolveria mais.

Hoje em dia o grosso do público no Japão que consome consoles são crianças e jovens, e a Nintendo vêm conquistando eles desde a época do DS, tanto pelo formfactor e preço, quanto pela biblioteca mais rica em conteúdo adequado e com multi local.
Já tem mais de uma geração que a Sony praticamente não consegue competir com a Nintendo, e seu público cativo, apesar de fiel, vem envelhecendo, com menos gente entrando na plataforma.

Mesmo lançando o hardware certo, não tem praticamente nada em franquias pra competir com AC, Pokemon, Zelda e Mario, pela atenção das pessoas. Nenhum personagem com identificação com os jovens.
Teria que emplacar vários console-sellers exclusivos num curto espaço de tempo pra quem sabe chamar a atenção. Tinha a chance de tentar algo agora com o Kimetsu mas preferiu fazer um jogo pra agraciar o mesmo público que já está na plataforma ao invés de arriscar pra tentar pegar a criançada que tá maluca agora pelo negócio. Se passar essa onda do anime vai ser demorar pra aparecer outra coisa.
 

PocketCrocodile

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Ah não. Dá para melhorar bastante sim. Não para passar a Nintendo, afinal trata-se de um console portátil/híbrido, que é a preferência do público nipônico hoje.
A questão é que a situação dos números de software e hardware PlayStation é crítica. E sempre piorando. Mas há exemplos positivos veja o caso do Ghost of Tsushima, vendeu muito bem por lá - e nem é um jogo japonês.

Sim, o mercado ocidental é maior, mas não justifica relegar por completo o Japão.
A Sony está praticamente abandonando a sua casa - até mudou a sede - e deixando a Nintendo sozinha. Acho que a questão é investimento, se tiver, e em jogos que agradem o público local, terá retorno. Ainda há espaço para consoles de mesa por lá. E caso não dê resultados, que invista em portátil, jogos na nuvem, celular.
Parece até que a gente tá falando de uma empresa pobre que não tem como manter lineups diferentes...
 

Bat Esponja

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SMT caiu bastante até, uma pena, no fim foram vendas só ok no Japão.

Pelo visto a piada sobre o Xbox vender mais que o PS5 no Japão em uma semana aleatória vai acabar se tornando realidade em breve. :klol

Com as holo-waifus fazendo merchan, é uma concorrência desleal.
 

ludex

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A essa altura nem sei se teria algo a se fazer.
Provavelmente nem lançar um portátil resolveria mais.

Hoje em dia o grosso do público no Japão que consome consoles são crianças e jovens, e a Nintendo vêm conquistando eles desde a época do DS, tanto pelo formfactor e preço, quanto pela biblioteca mais rica em conteúdo adequado e com multi local.
Já tem mais de uma geração que a Sony praticamente não consegue competir com a Nintendo, e seu público cativo, apesar de fiel, vem envelhecendo, com menos gente entrando na plataforma.

Mesmo lançando o hardware certo, não tem praticamente nada em franquias pra competir com AC, Pokemon, Zelda e Mario, pela atenção das pessoas. Nenhum personagem com identificação com os jovens.
Teria que emplacar vários console-sellers exclusivos num curto espaço de tempo pra quem sabe chamar a atenção. Tinha a chance de tentar algo agora com o Kimetsu mas preferiu fazer um jogo pra agraciar o mesmo público que já está na plataforma ao invés de arriscar pra tentar pegar a criançada que tá maluca agora pelo negócio. Se passar essa onda do anime vai ser demorar pra aparecer outra coisa.

Concordo. Na teoria, "ter o que fazer" até tem, mas compensaria? Dificilmente

Acho que até antes mesmo do DS que a Nintendo já mandava bem em portáteis no Japao, ele só foi uma aberraçao mesmo nos numeros. Tanto que acabou os fortes numeros de PSP, sendo o primeiro portátil da Sony, mas bem abaixo do DS. Engraçado que até o Vita conseguiu vender mais que Wii-U no Japao, mesmo com os medalhoes da Nintendo lançados pra ele vs quase nada de peso pro Vita.

Esse lance do jogo novo ae, eu acho que sempre foi assim com grandes animes lançando jogos, nao? Lembro que demorou muito pra sair jogos decentes de DBZ, Naruto que eu saiba tb ficou sempre num mesmo formatinho de jogo que era usado em diversas outras adaptaçoes de anime, incluindo esse novo. Mas isso é uma opiniao de um leigo, nao assisto nada disso e joguei bem pouco.

Parece até que a gente tá falando de uma empresa pobre que não tem como manter lineups diferentes...

Pela sua lógica, a Nintendo tá morando embaixo da ponte entao, já que prefere lançar marmitas de todos os seus jogos de Wii-U ao invés de faze rmais jogos novos
 

Kobaia

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Concordo. Na teoria, "ter o que fazer" até tem, mas compensaria? Dificilmente

Acho que até antes mesmo do DS que a Nintendo já mandava bem em portáteis no Japao, ele só foi uma aberraçao mesmo nos numeros. Tanto que acabou os fortes numeros de PSP, sendo o primeiro portátil da Sony, mas bem abaixo do DS. Engraçado que até o Vita conseguiu vender mais que Wii-U no Japao, mesmo com os medalhoes da Nintendo lançados pra ele vs quase nada de peso pro Vita.

Esse lance do jogo novo ae, eu acho que sempre foi assim com grandes animes lançando jogos, nao? Lembro que demorou muito pra sair jogos decentes de DBZ, Naruto que eu saiba tb ficou sempre num mesmo formatinho de jogo que era usado em diversas outras adaptaçoes de anime, incluindo esse novo. Mas isso é uma opiniao de um leigo, nao assisto nada disso e joguei bem pouco.



Pela sua lógica, a Nintendo tá morando embaixo da ponte entao, já que prefere lançar marmitas de todos os seus jogos de Wii-U ao invés de faze rmais jogos novos

De fato a Nintendo sempre mandou bem nos portáteis mesmo.
Mas creio foi salto tecnológico do DS que permitiu que muita gente pudesse tê-lo como console principal, porque foi capaz de ter praticamente tudo o que tinha nos consoles de mesa, todas as principais franquias da Nintendo tiveram jogos, onde Animal Crossing se tornou esse fenômeno e pra piorar, Monhun também veio.
Dali pra frente que começou o monopólio da Nintendo sobre o público mais jovem. Ainda mais com a Sony se ocidentalizando cada vez mais, e com o conceito do Vita totalmente na contra-mão do que a tendência do mercado apontava. Mesmo a Nintendo errando a mão com o 3DS não fez diferença, porque a Sony já não tinha nada pra oferecer pra esse público.

Sobre os animes, é verdade que à exceção de Pokemon, os animes em geral, principalmente esses que fazem sucesso no ocidente, tinham um público específico, muito mais homens do que mulheres. A revista Shonei Jump, que é o berço da maioria dessas franquias é uma revista predominantemente pro público masculino, com historias mais voltadas pra esse público. “Shonei” significa literalmente menino.
O que fez do Kimetsu esse fenômeno foi ter conseguido atrair fãs de todas as idades e principalmente as criancas, e que conseguiu ofuscar totalmente Pokemon nesses ultimos anos, tanto em audiência quanto em merchandising. Provavelmente não vai durar muito porque o mangá já terminou, mas o lançamento de um jogo certo, feito pra esse público aos moldes de um Pokemon ou de um Yokai Watch, poderia ir além do anime. Mesmo a Sony não tendo um portátil, que lançasse uma versão mobile ou até mesmo no Switch, e uma versão muito mais foda no PS.
Pelo menos pra voltar a ter uma relevância com alguma franquia entre os jovens e as crianças.
 

Gamer King

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O mais estranho é que por mais que os sonystas desprezem, o Japão é justamente o segundo país que mais vendeu PS4.

País isoladamente sim, mas em termos regionais o peso da América do Norte e Europa é muito maior, por isso o mercado japonês virou segundo plano.
 

Queiroga'

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País isoladamente sim, mas em termos regionais o peso da América do Norte e Europa é muito maior, por isso o mercado japonês virou segundo plano.

Até pelo tamanho das populações:

Japão: 125 milhões de habitantes
EUA e Canadá: 370 milhões
UK e União Europeia: 500 milhões

Pra Sony é mais fácil buscar novos consumidores em mercados marginais tipo América Latina e Oriente Médio do que tentar tirar uma lasquinha maior do monopólio da Nintendo no Japão.
 

ludex

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De fato a Nintendo sempre mandou bem nos portáteis mesmo.
Mas creio foi salto tecnológico do DS que permitiu que muita gente pudesse tê-lo como console principal, porque foi capaz de ter praticamente tudo o que tinha nos consoles de mesa, todas as principais franquias da Nintendo tiveram jogos, onde Animal Crossing se tornou esse fenômeno e pra piorar, Monhun também veio.
Dali pra frente que começou o monopólio da Nintendo sobre o público mais jovem. Ainda mais com a Sony se ocidentalizando cada vez mais, e com o conceito do Vita totalmente na contra-mão do que a tendência do mercado apontava. Mesmo a Nintendo errando a mão com o 3DS não fez diferença, porque a Sony já não tinha nada pra oferecer pra esse público.

Sobre os animes, é verdade que à exceção de Pokemon, os animes em geral, principalmente esses que fazem sucesso no ocidente, tinham um público específico, muito mais homens do que mulheres. A revista Shonei Jump, que é o berço da maioria dessas franquias é uma revista predominantemente pro público masculino, com historias mais voltadas pra esse público. “Shonei” significa literalmente menino.
O que fez do Kimetsu esse fenômeno foi ter conseguido atrair fãs de todas as idades e principalmente as criancas, e que conseguiu ofuscar totalmente Pokemon nesses ultimos anos, tanto em audiência quanto em merchandising. Provavelmente não vai durar muito porque o mangá já terminou, mas o lançamento de um jogo certo, feito pra esse público aos moldes de um Pokemon ou de um Yokai Watch, poderia ir além do anime. Mesmo a Sony não tendo um portátil, que lançasse uma versão mobile ou até mesmo no Switch, e uma versão muito mais foda no PS.
Pelo menos pra voltar a ter uma relevância com alguma franquia entre os jovens e as crianças.

Esse salto pro 3D em portáteis foi muito bom pra Nintendo mesmo, tanto que o DS foi um fenomeno absurdo. Mesmo o Switch com vendas muito boas, ainda tem um TALVEZ de alcançar o DS, dependendo de quantos anos ele ainda vá durar até seu sucessor. Foi impressionante mesmo.

Acho que no caso do VIta, nem diria que o conceito em si falhou, mas a Nintendo mexeu rápido suas peças (parcerias de jogos, corte agressivo no preço) enquanto a Sony confiou demais no seu taco por conta do PSP. Monster Hunter no oriente e GTA no ocidente influenciaram bastante no sucesso do PSP, e dessa vez a Sony nao contou com nada desse peso pra ajudar o Vita, dae deu no que deu. Ter um "portátil multimidia" na era do PSP era algo legal, mas ae na era dos smartphones, o Vita nao conseguia mais se destacar por isso.

Sobre os jogos de animes, eu nao manjo mesmo, mas to ligado no sucesso absurdo dessa série ae. Com certeza é uma chance de ouro perdida, mas é que eu sempre tive essa sensaçao com outras séries famosas que resultavam em jogos medianos pra baixo. Vamo ver se os caras se espertam agora e acertam no próximo jogo, pq pelo que falam, o hype ainda permitiriam vendas fortes.
 

Majima-San

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Na teoria, "ter o que fazer" até tem, mas compensaria?

Está sendo feito, o tamanho do mercado Home no Japão hoje é 10-15 milhões de clientes, público distinto do portátil, mais maduro e mais hardcore (temos um user que habita o país, que pode nos fornecer evidência anedótica, fora as de literatura que já existem). No Ocidente, distribuição etária é diferente. A própria Nintendo espirrou, porque vende metade dos consoles que a Sony consegue nesse form factor, ela apanha.


É muito difícil mover essa gente, é um êxodo sem represa, uma vez que as próprias franquias da Nintendo não conseguem trazer mais que 5 milhões de pessoas. Qual a chance de os analistas de mercado da Sony não terem estudado isso?

Poderia haver um ponto de fragilidade na demografia, mais velha, mas o que vem acontecendo por enquanto é, em parte, o abastecimento por um consumidor de herança da Nintendo, depois que atinge certa idade.


Não vejo o PS5 vendendo menos que o PS4 no Japão, dentro de uma margem de erro, sendo que pode vir a vender mais. No futuro remoto, entretanto, caso os jovens que começam na Nintendo não deixem seu ecossistema em direção à Sony, aí é babau.


A Sony está correta em direcionar poucas unidades para o Japão: ela vai vender os seus 10 milhões de consoles ali, seja distribuindo hoje, seja distribuindo no futuro, é uma estratégia mais inteligente desviar os SKUs para outros territórios.


Um risco é um console futuro da Nintendo passar a receber ports decentes Day One da lineup japonesa do Playstation, muito mais variada e adequada a consoles de mesa que qualquer videogame da Nintendo. O segundo é o de mindshare, em muitos anos, nos dispositivos agnósticos, onde a Nintendo tenderá a monopolizar, salvo se houver algum contrato de exclusividade entre Sony e algumas softhouses chave

Por outro lado, a Nintendo jamais voltará a desenvolver um Home Console puro para impulso no Japão, ela toma de 2:1 da Sony com qualquer lineup que ela providencie, mesmo se estrebuchando não vai (exceção seria a situação da primeira frase do parágrafo anterior), enquanto as chances de a Sony vir, no futuro, com algum modelo portátil, streamado ou híbrido, embora pequenas, não me parecem ser zero.

Essa demanda é meio artificial

Mas isso não necessariamente se reflete em demanda dos consumidores, tem muito de scalper no meio.

Com certeza, caso contrário, seriam vendidos 60 milhões de PS5s, é o que deu o cálculo pela loteria.

Trata-se de uma demanda represada, é a fila formada na frente da Apple Store, ou a macacada que se estapeia no subir das portas-rolo de metal na Ponto Frio, no dia da Black Friday.

Considero possível que o PS5 e principalmente o SeX estejam sendo comprados nesse momento por Scalpes trans oceano, mas ainda assim, entendo a demanda local pelo PS5 maior que a do PS4 launch-alligned: em 2014, o console da Sony era encontrado normalmente nas prateleiras japonesas, o PS5 é vendido com um capataz de gorro preto do lado, com um machado na mão, para controlar o furor popular. Evapora

Aliás, está assim no mundo todo, é com certeza o console com maior demanda da história no princípio de sua vida, eu lembro perfeitamente de ver PS4s sobrando em Lojas Americanas de fundo de quintal em São Paulo e Belo Horizonte, ou em lojinhas de botequim na Europa, 1 ano após seu lançamento, nunca vi um PS5 em mostruário algum, aliás, não tivesse experimentado a jogatina na casa de uns parças, próximo ao lançamento, acharia se tratar de enterro de anão.
 

Kobaia

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Com certeza, caso contrário, seriam vendidos 60 milhões de PS5s, é o que deu o cálculo pela loteria.

Trata-se de uma demanda represada, é a fila formada na frente da Apple Store, ou a macacada que se estapeia no subir das portas-rolo de metal na Ponto Frio, no dia da Black Friday.

Considero possível que o PS5 e principalmente o SeX estejam sendo comprados nesse momento por Scalpes trans oceano, mas ainda assim, entendo a demanda local pelo PS5 maior que a do PS4 launch-alligned: em 2014, o console da Sony era encontrado normalmente nas prateleiras japonesas, o PS5 é vendido com um capataz de gorro preto do lado, com um machado na mão, para controlar o furor popular. Evapora

Aliás, está assim no mundo todo, é com certeza o console com maior demanda da história no princípio de sua vida, eu lembro perfeitamente de ver PS4s sobrando em Lojas Americanas de fundo de quintal em São Paulo e Belo Horizonte, ou em lojinhas de botequim na Europa, 1 ano após seu lançamento, nunca vi um PS5 em mostruário algum, aliás, não tivesse experimentado a jogatina na casa de uns parças, próximo ao lançamento, acharia se tratar de enterro de anão.

Aí é que está, não é só demanda represada, senão ninguém estaria revendendo os consoles e sim jogando e consumindo jogos.
Além das pessoas que normalmente comprariam pra jogar, existe também essa quantidade enorme de gente entrando nas loterias porque ganhar o direito de comprar praticamente te garante um ganho de 100% ou mais em cima do valor do console, algo que vai impulsionar a procura pra além da época em que o PS4 já tinha os estoques regulares e já não tinha scalper pra inflar a demanda. Enquanto tiver gente pagando caro vai ter scalper nas loterias.

É verdade que nesse momento a demanda pelo console ainda é muito mais alta que a oferta, e tem muita gente disposta a pagar muito caro pra ter o console agora, como sempre foi. Mas japonês é assim mesmo, ainda mais os gamers hardcores e early-adopters japoneses.

De novo, só vai dar pra afirmar alguma coisa sobre a demanda de verdade quando começar a acumular nas prateleiras. Mas chuto que se por uma infelicidade continuar assim por muito tempo, umas 4 ou 5 mi de pessoas ainda pagarão mais caro pros scalpers pra ter o console. Hardware vai vender, tenho certeza. Vamos ver os jogos.
 

Kobaia

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Esse salto pro 3D em portáteis foi muito bom pra Nintendo mesmo, tanto que o DS foi um fenomeno absurdo. Mesmo o Switch com vendas muito boas, ainda tem um TALVEZ de alcançar o DS, dependendo de quantos anos ele ainda vá durar até seu sucessor. Foi impressionante mesmo.

Acho que no caso do VIta, nem diria que o conceito em si falhou, mas a Nintendo mexeu rápido suas peças (parcerias de jogos, corte agressivo no preço) enquanto a Sony confiou demais no seu taco por conta do PSP. Monster Hunter no oriente e GTA no ocidente influenciaram bastante no sucesso do PSP, e dessa vez a Sony nao contou com nada desse peso pra ajudar o Vita, dae deu no que deu. Ter um "portátil multimidia" na era do PSP era algo legal, mas ae na era dos smartphones, o Vita nao conseguia mais se destacar por isso.

Sobre os jogos de animes, eu nao manjo mesmo, mas to ligado no sucesso absurdo dessa série ae. Com certeza é uma chance de ouro perdida, mas é que eu sempre tive essa sensaçao com outras séries famosas que resultavam em jogos medianos pra baixo. Vamo ver se os caras se espertam agora e acertam no próximo jogo, pq pelo que falam, o hype ainda permitiriam vendas fortes.

Acho que o PS Vita tentou muito se aproximar do PS e acabou ficando no meio do caminho, abandonando ótimas franquias que eram perfeitas pra portátil. Locoroco e Patapon eram jogos incríveis, com toda a qualidade da Sony, e perfeitos no PSP, tiveram varios spin-offs das series principais como Daxter, Clank e o ótimo Killzone Liberation…
Acho que as grandes franquias da Sony não cabem em portátil, tem que ser outra pegada, mais casual. Tinha que ter investido também nos multi-locais que estavam explodindo de vender consoles, principalmente depois de perder MonHun.
Acabou abandonando o console por que não tinha lugar pra ele no mercado.

Quanto ao Kimetsu, é aquela coisa. A maioria dos jogos de anime não trazem jogadores novos por que esse perfil de jogador normalmente já se encontra na plataforma. Kimetsu está muito além do público Shonen do anime, e também muito além do público que joga PS. Poderia sim trazer gente pra jogar se tivesse feito o jogo certo.
Espero que dê tempo…a Sony ganhou tanto dinheiro com a série que teve um destaque pra série em um dos relatórios fiscais recentes ai, investindo certo, dá pra ter mais uma baita franquia de jogos também.
 

Majima-San

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Vamos ver os jogos.


Pode haver algum problema. A lista de Best Sellers em setembro era essa:

227861


Eu não sei quanto é o ratio digital no Japão, será se dá 50%?

Essa gen vem oferecendo uma transição mais lenta, mas o PS4 teve problema com software no seu primeiro ano também, já colei matérias sobre o caso em outros tópicos da Famitsu. Desovou 2 milhões e 200 mil jogos em seu primeiro ano:

227864


No fim, ele saiu com um Tie-ratio (popularmente conhecido como Attach-rate) melhor que o WiiU

O PS4 havia vendido 46.5 milhões de jogos até março de 2020 no Japão, para uma base entre 9-10 milhões. Dá uma média de algo entre 4 e 5 games por proprietário


227863



WiiU vendeu 13.5 milhões de jogos, para uma base de 3 milhões e alguns quebrados.


227862


Lembrando que é mais fácil, por questões de pura matemática, consoles com bases pequenas terem attach-rates maiores, mas nem assim: aliás, o PS4 vendeu mais software que o Switch até 2020, mesmo tendo apenas metade da base, tanto em números relativos (tie-ratio) quanto em números absolutos. Olha ali acima, 46.5 mi vs 43 mi (dados de retailers somente, com digital, certamente é mais, ratio menor de físico para os produtos Sony no Japão também)

Sempre foi natural em consoles Nintendo, mesmo dentro de sua casa. N64 vs PS1 houve ano em que a média de jogos por proprietário chegou a 4 vs 20. Se deve tanto a uma lineup mais escassa no geral, portanto com menor oportunidade de desova, quanto ao comportamento de consumo mais casual.

A situação do PS5 é cabeluda nesse ínterim, mas avalio que deva terminar a gen vendendo a mesma quantidade de software que o PS4, dentro de uma margem de erro. Vamos acompanhar
 

Snake-Eyes

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Acho que o PS Vita tentou muito se aproximar do PS e acabou ficando no meio do caminho, abandonando ótimas franquias que eram perfeitas pra portátil. Locoroco e Patapon eram jogos incríveis, com toda a qualidade da Sony, e perfeitos no PSP, tiveram varios spin-offs das series principais como Daxter, Clank e o ótimo Killzone Liberation…
Acho que as grandes franquias da Sony não cabem em portátil, tem que ser outra pegada, mais casual. Tinha que ter investido também nos multi-locais que estavam explodindo de vender consoles, principalmente depois de perder MonHun.
Acabou abandonando o console por que não tinha lugar pra ele no mercado.

Quanto ao Kimetsu, é aquela coisa. A maioria dos jogos de anime não trazem jogadores novos por que esse perfil de jogador normalmente já se encontra na plataforma. Kimetsu está muito além do público Shonen do anime, e também muito além do público que joga PS. Poderia sim trazer gente pra jogar se tivesse feito o jogo certo.
Espero que dê tempo…a Sony ganhou tanto dinheiro com a série que teve um destaque pra série em um dos relatórios fiscais recentes ai, investindo certo, dá pra ter mais uma baita franquia de jogos também.
Acho que o Vita, assim como o 3DS e o Wiiu, foram lancados em epocas ruims. Os tres nao comecaram bem. A diferenca e que a nintendo foi atras de resgatar seus consoles (triunfou em um fracassou no outro) e a Sony nem tentou (nem sei se deveria eles devem ter feito os numeros pra ver se compensava ou nao). Acho que ai vem a queda do Vita esses 2011/2012 nao era uma boa espoca pros consoles todos achavam que seria pelo alongamento da geracao anterior mas o que se viu foi uma diminuicao do mercado.
 
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