O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fiat Ideia - Vale a pena?

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, estou para adquirir um carro usado no próximo ano, não tenho grana para carro 0 e não entende nada de carro, só sei dirigir.

Eu pretendo comprar um carro com espaçoso médio e confortável até seus R$18.000, e nisso, apareceram vários Fiat ideia 1.4 completo de 2008/2009 (não me lembro bem o ano).

O que acham desse carro?

Meu pai sempre teve Volkswagen e gostei muito do Fox (2014) que ele está agora, mas não tenho dinheiro e meu sogro pegou um palio (2007) e fiquei impressionado com a qualidade da fiat, ele é muito melhor que o gol, na minha opinião.

Claro que é só uma.sondagem, mas eu me importo muito mais com conforto do que carro novo, eu pegaria um carro mais antigo completo num preço baixo do que um 0 pelado só pq é novo.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Quando eu tava procurando carro no ano passado eu comecei olhando justamente pela Idea, pois tem um preço razoável para o ano e por fora parece bom. Quando andei nela, me decepcionei com o interior (meio simples e tudo "apertado", pois o carro parece meio estreito dentro).

Nessa faixa de preço o que eu tava vendo era Megane Grand Tour, que agora caiu na mão da manolagem já. As 2008 tava na faixa de 21k aqui em poa, o foda era achar uma bem conservada. Eu acho um carro legal até hoje e quando eu dirigi ela (1.6, 12/13) achei um tesão. O fogo é aquela chave cartão que dizem que da um problema pra trocar. No final acabei não comprando essa porque nego miguelou 1000 reais de desconto por causa de um pneu com bolha.

O carro que mais me surpreendeu nos últimos tempos foi o Up, minha mãe comprou um. O dela é o pé-de-boi, não tem nada dentro (padrão VW né, o mais simples não tem nem conta-giros no painel) mas o carro anda muito bem, tem um espaço razoável (o porta-malas me surpreendeu) e é econômico. Se eu fosse trocar o meu Ka por outro carro hoje em dia seria por um Up, mas mais completinho porque o de entrada não tem nada. Mas esse eu já acho que foge um pouco do orçamento, acho que não encontra por menos de 25k.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Comprar esse carro me parece uma péssima idea.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.281
Reações
69.518
Pontos
2.059
Só ouço elogio sobre esse carro, apesar de não gostar da Fiat e preferir um Fit

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 


rdmvs

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
1.802
Pontos
203
Pessoal, estou para adquirir um carro usado no próximo ano, não tenho grana para carro 0 e não entende nada de carro, só sei dirigir.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

Compra qualquer carro frances
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Compra qualquer carro frances
Só conheço Renault e Peugeot, pelo que conheço o 207 não é bem visto pela fragilidade do dia a dia brasileiro, mas não sei nos últimos anos eles melhoraram isso, e sei tmb que desvalorizam muito.
Mas realmente são carros que chamam a atenção, vou dar uma olhada neles tmb. Não façlo ideia do preço.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Acho o idea 1.4 fraco demais.
Cara, eu sinto muita diferença da Fiorino 1.3 Fire muito mais forte, então imaginava que o 1.4 seria mais forte ainda, mas não vejo problema em ter um 1.0 tmb, o palio do meu sogro é 1.0 e aguenta bem para o dia a dia da região que não tem muitas ladeiras, no alcool ele fica mais fraco, mas não dá correr muito também, não vejo necessidade de ter um carro 1.6 para andar no máximo a 100kmph.
Se estou falando besteira me corrigam, a diferença de 1.0, 1.4, 1.6, etc... não seria somente para força em resposta de arrancada e mais rápido de 0 a 100? Tipo, em uma ladeira para sair sem morrer ou voltar (eu não uso freio de mão) faria alguma diferença?
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Só ouço elogio sobre esse carro, apesar de não gostar da Fiat e preferir um Fit

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
O Fit é meu sonho de consumo, parece um carro pequeno por fora, mas é uma nave por dentro para todos os ocupantes, mas não dá para meu bolso.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Quando eu tava procurando carro no ano passado eu comecei olhando justamente pela Idea, pois tem um preço razoável para o ano e por fora parece bom. Quando andei nela, me decepcionei com o interior (meio simples e tudo "apertado", pois o carro parece meio estreito dentro).
Tenho que entrar para sentir isso tmb, logo começo essa parte de ir nas concessionarias. Um carro que me decepcionei com espaço interno foi o HB20, put* carro apertado e parece super espaçoso, seu tivesse grana, não compraria. Um que compraia se tivesse grana, seria esse novo Ka, ele tá lindo e tem um espaço incrível, diferente do novo Uno que só enganou rsrsrsrsrs.

Nessa faixa de preço o que eu tava vendo era Megane Grand Tour, que agora caiu na mão da manolagem já.
Esse Renault parece uma boa mesmo, vi um 2007 por R$16.000, vou sondar ele tmb, mas o que seria cair na mão da manolagem? Tá sendo muito visado para roubo?

O carro que mais me surpreendeu nos últimos tempos foi o Up,
Meu cunhado comprou um e realmente só ouço elogios, minha esposa achou que tem um espaço confortável tmb nos bancos de trás, ela tem 1,85 de altura, mas não dá para meu bolso atualmente.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal obrigado pelas respostas.
Vou ter que ir nas concessionarias e ver carro a carro e, depois voltar aqui e perguntar as peculiaridades do que mais gostei.
Não quero só conforto ou estética, preciso ver se o carro tem um bom custo x benefício, se dá muito problema de manutenção, se a manutenção é cara e a mecânica.
Já aprendi algo que é: não compre carro 16V rsrsrsrsrs independente se é 1.0 ou 2.0.
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Compraria só 2011 pra cima, com motor 1.6/1.8 16v E.torq.
Se for um desses com km baixa e bem cuidado, pode pegar tranquilo.
Motor 1.4 pro Idea/Punto/Doblo é pesadíssimo, bebe mais, manutenção cara, etc..

Sobre o carro ser 8v ou 16v, tanto faz, já tive oficina, e vou te falar, o motor 16v da maioria dos carros é melhor e tem maior durabilidade.
Desde que você mantenha ele revisado de acordo com o fabricante.
Esse mito apareceu depois que surgiu o Gol 1.0 16v, meados de 97, naquela época (ainda hoje também), as pessoas não faziam a manutenção correta dos seus carros. Fazer a revisão todo ano, na cabeça de muitos era só trocar o óleo do carro e pronto. Aquele história que gol não quebra e etc..
Ai que se ferravam, pois a falta da manutenção, levava de um problema para outro, no caso do gol, acabava estragando o cabeçote, dando uma dor de cabeça danada. Em contrapartida, tive muitos clientes que não trocavam o carro por nada, eram cuidadosos e seguiam a risca o que deveria ser trocado de acordo com a km.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.276
Pontos
1.503
Estou no mesmo dilema quase, só meu orçamento é um pouquinho maior que o seu.

Sobre o Idea:
Tenho familiar que tem o carro nessa versão há mais de 5 anos e nunca deu problema grave. Só manutenção de rotina.
Já viajei nesse carro e esse motor Fire 1.4 é valente. Acho legal por dentro, não é visado, é completo e melhor que um popular do mesmo ano. A manutenção não é cara. Talvez só a revenda não seja tão fácil. Recomendo sim o carro. Aliás, qualquer um da Fiat que use o Fire 1.3 ou 1.4 dessa época é bom.

Nessa mesma proposta, dentro desse valor, você vai ter o Fox antigo e o Sandero.

O Fox antigo eu acho horrível por dentro. Painel parece de moto. Mecanicamente só valeria ter o 1.6.

Sandero já é outra opção interessante. Vai comprar desvalorizado e mais novo, mas quando for vender também continuará desvalorizado. É um bom carro na versão 1.6. Recomendaria também.

Fora dessa categoria eu ainda recomendo:

Japonesas
- Fit manual. O automático é ótimo, mas é bom se precaver de uma possível revisão mais séria no câmbio.
- Civic 1.7. É muito econômico nessa motorização. Também recomendo o manual pelo motivo acima.
- Corolla XEI. É um tanque de guerra, mas já é mais antigo e é bem simples por dentro, apesar de confortável. Se conseguir pegar um a partir de 2003 aí há um salto em design interno e externo.

Fiat
- Linha Fire. Palio, Siena, Idea, Punto e Strada. O Uno seria espartano demais.

Ford
- Fiesta 1.6.

Volkswagen
- Voyage 1.6
- Gol G5

GM
- Corsa 1.4 (apesar de beberrão)
- Classic (se não ligar pra feiura)

Renault
- Sandero 1.6
- Clio

Citroen e Peugeot: Passe longe. As opções seriam ruins de mercado e com problemas crônicos.

Nissan: Falam bem do Tiida. Até quebrar. Já ouvi muitos relatos que as peças são caras e não tão fáceis de achar. Já andei no March mais novo 1.6 e achei ruim comparado aos outros. Muito barulhento e desconfortável comparado a outros populares. O antigo deve ser pior.

Pegue carro completo que não vai passar perrengue e pra revender depois será mais fácil.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.276
Pontos
1.503
Compraria só 2011 pra cima, com motor 1.6/1.8 16v E.torq.
Se for um desses com km baixa e bem cuidado, pode pegar tranquilo.
Motor 1.4 pro Idea/Punto/Doblo é pesadíssimo, bebe mais, manutenção cara, etc..

Motor 1.4 Fire não tem manutenção cara e não pesa no Punto e no Idea. O consumo não é dos melhores, mas o 1.4 da GM é pior.
Nesse época só tinha como opção o 1.4 Fire ou o 1.8 GM. O 1.8 precisa ser sócio de posto de gasolina e o aí sim é pesado pelo desempenho que oferece.

Concordo que o E.torq melhorou muito o desempenho desses carros.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.276
Pontos
1.503
Eu tive um 2016 eu acho
Consumia de 9 pra baixo, era meio foda manter
Mas até andava bem, até pedia pra ir mais rápido

No álcool ou na gasolina?
Se for na gasolina eu passo a não recomendar. :eek:
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
No álcool ou na gasolina?
Se for na gasolina eu passo a não recomendar. :eek:
As vezes a gente colocava um pouquinho de Alcool, mas geralmente era Gasolina mesmo
Mas eu nunca confiei 100% nesse carro nao, acho que tinha algum problema nele sobre o consumo...
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Motor 1.4 Fire não tem manutenção cara e não pesa no Punto e no Idea.

Discordo. O punto tem um valor de manutenção menor ou igual, mas o Idea, principalmente na suspensão é mais cara.
Lembre-se que estamos lidando com um carro 2010 pra baixo, coisas que não quebravam antes, vão começar a dar problema.
E sim, pesa com força, o Punto um pouco mais que o Idea ainda, Você sente o morto um pouco arrastado, diferente do Palio ou Uno. O idela pra esses carros é o 1.6/1.8

P.S.: Hoje eu trabalho com auto peças, sei exatamente o valor em média de peças pra cada carro.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Tenho que entrar para sentir isso tmb, logo começo essa parte de ir nas concessionarias. Um carro que me decepcionei com espaço interno foi o HB20, put* carro apertado e parece super espaçoso, seu tivesse grana, não compraria. Um que compraia se tivesse grana, seria esse novo Ka, ele tá lindo e tem um espaço incrível, diferente do novo Uno que só enganou rsrsrsrsrs.
Eu conheci muito carro diferente porque passei 1 ano andando de uber/cabify, e era toda hora um carro diferente. A coisa mais importante que senti é que a experiência de ser passageiro é muito diferente de ser o motorista, e o carro que mais me surpreendeu negativamente foi justamente o HB20. Primeiro porque na hora que sentei no banco do motorista já percebi algumas coisas como a alavanca do câmbio que bate na perna. Depois, é uma m**** de dirigir, tem que subir o giro lá em cima pro 1.0 andar. Além de o porta-malas ser pequeno (menor que o do Up pelo que me lembre) e o carro ser duro.

Indo na concessionária e dirigindo, o que mais me surpreendeu foi o 208, mas esse é bem mais caro.

Já o Ka é o que eu acabei comprando, mas peguei o modelo SEL. O SE é bem simples mas atende, e mesmo esse modelo já vem com o radio da Ford com bluetooth e USB, mesmo sendo mais simples que o Sync. Eu gosto muito do carro, ele é macio e bem silencioso, ainda porque o SEL vem com roda de 15 que ajuda a suavizar buracos e irregularidades. O motor 1.0 dá conta andando sozinho, mas com o carro cheio ele fica muito manco. O banco de trás é confortável e surpreendentemente espaçoso, mas o porta-malas é bem pequeno. Esse mês estou fechando um ano com ele e não tenho grandes reclamações, só acho o motor meio fraco às vezes. (o do Up da minha mãe também é 1.0 e é mais forte)

Esse Renault parece uma boa mesmo, vi um 2007 por R$16.000, vou sondar ele tmb, mas o que seria cair na mão da manolagem? Tá sendo muito visado para roubo?
Nem é questão de roubo, mas é coisa que nem aconteceu com Stilo, Omega e etc: é um carro legal e completo (e caro) que desvalorizou muito e aí nego compra pra meter roda, rebaixar e dar pau no carro. Depois tiram tudo e vendem como se nada tivesse acontecido (mas tu olha embaixo e o assoalho ta todo raspado, a suspensão tá capenga e etc). Aí só tem que tomar cuidado, mas é um carro do c***lho. A única coisa que tive problema em relação à ele foi seguro, que não tava conseguindo por menos de 5k aqui em POA.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, muito obrigado pelas dicas.
Vou ir numa concessionária e sentir alguns carros, depois que ter uma ideia do que escolher volto aqui ;)
Vai ser meu primeiro carro então tenho muito que aprender, se não continuo de uber/busão e tá tudo bem tmb :D

Obrigado mesmo galera.
 

Palhares

Ser evoluído
Mensagens
80
Reações
71
Pontos
38
Vale a pena dar uma olhada no concorrente direto da Idea o GM Meriva, é bem espaçoso e tem o motor honesto. Meu pai teve uma 1.4 e gostava bastante. Vendia muito pra taxista então a manutenção é barata, já que é o foco principal deles.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Compraria só 2011 pra cima, com motor 1.6/1.8 16v E.torq.
Se for um desses com km baixa e bem cuidado, pode pegar tranquilo.
Motor 1.4 pro Idea/Punto/Doblo é pesadíssimo, bebe mais, manutenção cara, etc..

Sobre o carro ser 8v ou 16v, tanto faz, já tive oficina, e vou te falar, o motor 16v da maioria dos carros é melhor e tem maior durabilidade.
Desde que você mantenha ele revisado de acordo com o fabricante.
Esse mito apareceu depois que surgiu o Gol 1.0 16v, meados de 97, naquela época (ainda hoje também), as pessoas não faziam a manutenção correta dos seus carros. Fazer a revisão todo ano, na cabeça de muitos era só trocar o óleo do carro e pronto. Aquele história que gol não quebra e etc..
Ai que se ferravam, pois a falta da manutenção, levava de um problema para outro, no caso do gol, acabava estragando o cabeçote, dando uma dor de cabeça danada. Em contrapartida, tive muitos clientes que não trocavam o carro por nada, eram cuidadosos e seguiam a risca o que deveria ser trocado de acordo com a km.
Tem também o fato desse motor 16v antigo do gol ser um projeto de m**** também.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Pior que essa dos 16v um amigo meu me comentou quando eu comprei uma fielder e eu disse que o motor era 16v.
Ele falou que 16v iria dar problema pra cacete...

No final das contas, aquela porra daquele carro foi só incomodação mesmo. Pior carro que eu já tive na vida.

Mas nenhum dos inúmeros problemas foi de motor em si.

Ps.: esse amigo é volkista, daí entende-se o porque ele acha que motor 16v é problemático.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

leoaires

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.601
Pontos
299
Pior que essa dos 16v um amigo meu me comentou quando eu comprei uma fielder e eu disse que o motor era 16v.
Ele falou que 16v iria dar problema pra cacete...

No final das contas, aquela porra daquele carro foi só incomodação mesmo. Pior carro que eu já tive na vida.

Mas nenhum dos inúmeros problemas foi de motor em si.

Ps.: esse amigo é volkista, daí entende-se o porque ele acha que motor 16v é problemático.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

Corolla/Fielder 1.8 16v VVTI de 2003 té 2008, o problema não é no motor 16v, e sim no sistema de injeção do carro em relação ao nosso combustível.
Os bicos injetores desses carros não foram preparados pra nossa gasolina com quase 30% de álcool, precisam de manutenção rotineira (trocar borrachas, filtros e fazer a limpeza)
Fora isso, o carro é excelente, o motor então nem se fala, tanto que a Toyota mantêm o sistema de 16v até hoje.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Corolla/Fielder 1.8 16v VVTI de 2003 té 2008, o problema não é no motor 16v, e sim no sistema de injeção do carro em relação ao nosso combustível.
Os bicos injetores desses carros não foram preparados pra nossa gasolina com quase 30% de álcool, precisam de manutenção rotineira (trocar borrachas, filtros e fazer a limpeza)
Fora isso, o carro é excelente, o motor então nem se fala, tanto que a Toyota mantêm o sistema de 16v até hoje.
Meus problemas foram outros. A minha era versão Flex até.
Deu problema no marcador de combustível. Problema de alinhamento impossível de consertar. Deu problema até no câmbio.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Caras, pelo que tô vendo carro é um pouco de sorte, mesmo com os cuidados preventivos.
Eu pretendo fazer as manutenções recomendadas, mas pode ser que fique desleixado como a maioria faz.
Vejo que o mesmo carro as vezes dura anos para um sem dar dor de cabeça alguma, já para outro, mesmo com as manutenções em dia, ocorre imprevistos.

Eu não espero comprar um carro inquebrável, só quero me prevenir do que estou vendo aqui: problemas crônicos de edições e modelos específicos.
Sou bem desligado para carro e qualquer um que ande, para mim já está bom, não quero mais ser assim e, mas sei que só com o carro em mãos para ter maior entendimento mesmo.

Desde que decidi comprar o carro, eu estava determinado a comprar o Ideia, mas agora já estou vendo o Sandero e Meriva, esse segundo me agrada bastante mesmo sendo mais caro, como vou pegar carro mais antigo de 2008 até 2010 quero mesmo evitar qualquer problema crônico de modelo ou série. Sei que o carro poderá ter possíveis problemas maquiadas e talvez com uma gambiarra feita só para venda, há uma forma de me precaver disso? Mesmo andando com o carro eu não sou a melhor pessoa para ver nada. Meu sogro pegou o Palio e só mexeu uma vez em 6 anos, eu acho errado, mas ele fala que não tem dinheiro para revisão e o carro tá bom, e tá andando mesmo aparentemente sem problemas.

E referente a quilometragem do carro, deve me preocupar com algo? Ex. o carro do meu sogro é senão me engano 2007/2008 e está agora com 75.000km (ele pegou com mesno de 70.000km) já vejo uns mais novos para venda 2012/2013 e até mais novos com 101.000km ou mais Km, isso impacta em algo?

Tenho intenção de pegar em concessionário, meu pai falou que é mais seguro porque os caras fazem revisão e são até garantia, mas é mais caro que em agência e direto com o proprietário.

E obrigado a todos pelas repostas e paciência, já aprendi mais aqui do que nos anos de carta que tenho.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:
Topo Fundo