O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Fight] Kojima vs Miyazaki, quem é melhor?

Hidetaka Miyazaki ou Hideo Kojima, quem é melhor?


  • Total voters
    103

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.610
Reações
60.139
Pontos
1.724
Há alguns anos atrás votaria no Kojima, mas atualmente vou no Miyazaki.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Quem é Miyazaki na fila do pão?
Japonês nem compra pão, imagina comer uma baguete com hashi (teria que juntar os palitinhos da familia toda pra levantar o negócio), não da certo.

No Japão só tem fila pra comprar videogame no lançamento, exceto no caso no PSVita... e do Xbox mas esse já é tradição não ter fila.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803

Gosto muito do Miyamoto, já tendo dito no outro tópico que não se trata de mero recurso de diálogo para aproximar-me de algum interlocutor, e sim apreço real. Eu gosto mesmo dele e de seus jogos.


Experimentei “Day One” as obras de todos os 10 games para console que o Miyamoto dirigiu em 42 anos de carreira (um deles port de um jogo para Arcade da Irem, mas que joguei também ainda em sua época), e todos os 15 games que o Hideo Kojima dirigiu em 35 anos de carreira, tendo a perfeita dimensão do trabalho de ambos em suas respectivas eras, e 100% do que o Kojima dirigiu é superior e mais impressionante que 100% do que o Miyamoto dirigiu (embora o Kojima tenha uma produtividade maior), quando acoplamos por contemporaneidade os lançamentos (exemplo, Metal Gear do MSX é mais impressionante que Zelda do NES, Metal Gear Solid do PS1 é MUITO mais impressionante que OoT, Metal Gear 3 é mais impressionante que Mario Sunshine e Wind Waker, e por aí vai gerações afora) mas isso não significa que me falte reconhecimento e sabor pelo Shigeru.


Já disse que gosto muito de todos os jogos dele, não tem nenhum ruim, embora não seja, ao contrário do trabalho do Hideo, possível discriminar onde está o seu toque em suas obras, pouco autoral e ambicioso, maior parte das láureas vão para técnica, é substituível e inclusive superado por outros sujeitos que pegam suas franquias pra tocar


Por fim, não fui o primeiro a citá-lo por aqui (confira na primeira página), e minha menção vem, primeiro, do fato de o OP ter relembrado o tópico Kojima vs Miyamoto propositadamente (o título é o mesmo, inclusive a chamada “Fight”), e, segundo, porque aquele outro thread é pejorativo, visto a diferença de dimensão, capacidade criativa e ambição, Tarantino vs Disney, embora não esperemos que o auditório do Domingão do Faustão seja capaz de perceber, e, nós, como homens de grande envergadura moral, não podemos nos calar diante do absurdo, mesma coisa ver uma menina ser estuprada, uma criança de 2 anos apanhar até desfalecer, ou qualquer outra contrariedade, e não fazer pelo menos uma denúncia, uma vez que o Hideo é muito melhor que o Miyamoto.


Dá até pena
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803
Bem lembrado. Foi ICO que fez o Miyazaki se interessar por essa indústria.

Isso

Relembrando que esse é um embate mais apropriado, Kojima e Hidetaka estão em pé de comparação, inclusive na identificação do toque.


Não sabia que ele compartilhou a direção de Dark Souls 3 com outros dois cumpas, suponho que o envolvimento dos demais seja “acessório”, esses games muito autorais, como Metal Gear, Death Stranding ou Demon’s Souls, não vão bem sem o diretor original, ou até vão, mas falta algo, pode esperar o falecimento de todas essas franquias quando os respectivos diretores morrerem, fica sem sentido, o que não é o caso com a maior parte dos games dessa indústria.


350900B5-B4A5-4FC5-B515-62F4967E53A4.jpeg


Mesma coisa o Ueda
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Mesmo se ele só tivesse feito Metal Gear, cada jogo da série é único e sempre trouxe novas mecânicas. Tem série que não muda tanta coisa de um jogo para outro.

E eu disse que não existe um "A Hidetaka Miyazaki Game" porque o envolvimento dele é menor. Não falo nem de colocar esse título na caixinha. Os jogos simplesmente não são "A Hidetaka Miyazaki Game".
Eu não questionei a criatividade em mecânicas e nem sei o quão envolvido está myazaki nos projetos dele.

Apenas o fato que "hideo kojima game" é apenas resultado do egocentrismo do kojima e não qualidade, ele se acha o pseudo diretor ganhador de oscar fodão estilo james cameron.
Quando na verdade as histórias/textos dele são dignos de besteirol de sessão da tarde, falta um simancol pra alguém avisar ele que as qualidades dele para como diretor de filme são as mesmas de um guri de 11 anos.
Death stranding(eu considero 2° melhor fraquia dele), tem dialogos e enredos de uma vergonha alheia absurda.


Visual novel também é jogo, carai.
Deixa de ser chato.

Única coisa que concordo contigo é que Kojima de fato é egocêntrico.
E a fanbase dele é chata pra c***lho... mais até que a fanbase da série Souls.

Um detalhe, é fato que Bloodborne usou mais Lovecraft, porém ele é o jogo da série Souls com mais referências ou inspirações a obra de Miura.
E visual novel também é tecnicamente jogo, nem por isso tem mérito para desenvolvedor em termos de "fazer jogo"
É um anime basicamente.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.078
Reações
26.391
Pontos
703
Se fosse "FromSoftware x Kojima Productions" eu votaria na From. Como eu disse, o primeiro Dark Souls foi o jogo que eu mais gostei na vida. Apesar de que seria uma comparação injusta porque a From é praticamente quatro vezes maior que a KojiPro.

Como estamos falando de pessoas, pra mim não tem nem cabimento comparar:

Kojima > Miyazaki

O máximo que o Miyazaki (FromSoftware, melhor dizendo) influenciou foi uns "Souls" da Deep Web como Code Vein ou Lords of the Fallen.

Mas é claro que a maioria vai votar pela preferência de jogos e não pela contribuição de cada um nos seus projetos ou nessa indústria de um modo geral. Os jogos da FS são mais populares aqui, então é um resultado óbvio. Posso confirmar que em um site japonês a história seria outra pelo que acompanho.

Só pra encerrar essa viagem sem sentido. Daqui a pouco vão querer pegar um desses diretores que são basicamente roteiristas e querer comparar.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Pelamor de Deus. :facepalm
maxresdefault.jpg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Gosto muito do Miyamoto, já tendo dito no outro tópico que não se trata de mero recurso de diálogo para aproximar-me de algum interlocutor, e sim apreço real. Eu gosto mesmo dele e de seus jogos.





Experimentei “Day One” as obras de todos os 10 games para console que o Miyamoto dirigiu em 42 anos de carreira (um deles port de um jogo para Arcade da Irem, mas que joguei também ainda em sua época), e todos os 15 games que o Hideo Kojima dirigiu em 35 anos de carreira, tendo a perfeita dimensão do trabalho de ambos em suas respectivas eras, e 100% do que o Kojima dirigiu é superior e mais impressionante que 100% do que o Miyamoto dirigiu (embora o Kojima tenha uma produtividade maior), quando acoplamos por contemporaneidade os lançamentos (exemplo, Metal Gear do MSX é mais impressionante que Zelda do NES, Metal Gear Solid do PS1 é MUITO mais impressionante que OoT, Metal Gear 3 é mais impressionante que Mario Sunshine e Wind Waker, e por aí vai gerações afora) mas isso não significa que me falte reconhecimento e sabor pelo Shigeru.





Já disse que gosto muito de todos os jogos dele, não tem nenhum ruim, embora não seja, ao contrário do trabalho do Hideo, possível discriminar onde está o seu toque em suas obras, pouco autoral e ambicioso, maior parte das láureas vão para técnica, é substituível e inclusive superado por outros sujeitos que pegam suas franquias pra tocar





Por fim, não fui o primeiro a citá-lo por aqui (confira na primeira página), e minha menção vem, primeiro, do fato de o OP ter relembrado o tópico Kojima vs Miyamoto propositadamente (o título é o mesmo, inclusive a chamada “Fight”), e, segundo, porque aquele outro thread é pejorativo, visto a diferença de dimensão, capacidade criativa e ambição, Tarantino vs Disney, embora não esperemos que o auditório do Domingão do Faustão seja capaz de perceber, e, nós, como homens de grande envergadura moral, não podemos nos calar diante do absurdo, mesma coisa ver uma menina ser estuprada, uma criança de 2 anos apanhar até desfalecer, ou qualquer outra contrariedade, e não fazer pelo menos uma denúncia, uma vez que o Hideo é muito melhor que o Miyamoto.





Dá até pena
Gosta muito, me engana que eu gosto :kkk
Meu chapa, tu tomou uma aula lá no outro tópico, não aguentou e fugiu.
Ficar digitando lero lero e colocar "dá até pena" no final de todo post pra tentar forçar opinião guela abaixo não vai adiantar nada.


Eu não questionei a criatividade em mecânicas e nem sei o quão envolvido está myazaki nos projetos dele.

Apenas o fato que "hideo kojima game" é apenas resultado do egocentrismo do kojima e não qualidade, ele se acha o pseudo diretor ganhador de oscar fodão estilo james cameron.
Quando na verdade as histórias/textos dele são dignos de besteirol de sessão da tarde, falta um simancol pra alguém avisar ele que as qualidades dele para como diretor de filme são as mesmas de um guri de 11 anos.
Death stranding(eu considero 2° melhor fraquia dele), tem dialogos e enredos de uma vergonha alheia absurda.



E visual novel também é tecnicamente jogo, nem por isso tem mérito para desenvolvedor em termos de "fazer jogo"
É um anime basicamente.
Isso aqui é besteirol de sessão da tarde?


Não é só porque os jogos dele também tem besteirol no meio que as histórias são ruins.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803
Não fui eu quem tomou a aula, heim, retorne lá, encerrou com o Ryu me dando razão sem querer no último quote que recebi, repetindo o que eu já disse sobre OoT possuir como core o ato de traduzir ALTTP para o 3D, inadvertidamente usando os mesmos termo que eu inclusive, ajuste de posicionamento e teste.


Não é uma competição, deu até pena de te ver usando o termo “tomou uma aula” pra algo que foi destrinchado até o último pixel.


Tão ruim quanto é comparar Miyamoto com Kojima, dá até pena do Shigeru

Ficar dizendo que “deu uma aula” e digitando lero-lero pra forçar sua opinião garganta abaixo não vai adiantar nada, uma vez que Kojima é um Game Designer e um Game Director muito melhor que o Miyamoto, se olharmos para a diferença de escopo dos projetos mais ainda.


Dá até pena


PS: goela é com “o”.
 
D

Deleted member 101002

Pq o cinema não chama o Kojima para escrever/dirigir um filme?? É o sonho dele, não?? Ou ele não é bom o suficiente para o cinema??
 

Planetfall

Veterano
Mensagens
275
Reações
378
Pontos
148
Miyazaki, sem dúvidas. Babação de ovo pro Kojima aqui neste fórum é grande demais, sentimento fala mais alto que a razão.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.078
Reações
26.391
Pontos
703
Pq o cinema não chama o Kojima para escrever/dirigir um filme?? É o sonho dele, não?? Ou ele não é bom o suficiente para o cinema??
Não. Ele tinha esse sonho quando era jovem e videogame não era esse negócio tão grande. Ele disse que ama fazer jogos e que pretende continuar fazendo isso até morrer.

E a maior qualidade dele é realmente no game design e não na escrita. Filme dele teria 4 horas e a maioria sairia do cinema sem entender nada.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Gosta muito, me engana que eu gosto :kkk
Meu chapa, tu tomou uma aula lá no outro tópico, não aguentou e fugiu.
Ficar digitando lero lero e colocar "dá até pena" no final de todo post pra tentar forçar opinião guela abaixo não vai adiantar nada.



Isso aqui é besteirol de sessão da tarde?


Não é só porque os jogos dele também tem besteirol no meio que as histórias são ruins.

Por isso coloquei histórias/textos e não enredo todo.
É mistura de coisas boas com esquizofrenias ridículas, mgs2 é exemplo máximo disso. Tu chega no arsenal e a parada vira shitfiesta impressionante.

Um roteiro bom é um roteiro coeso inteiro.
E kojima não percebe que como roteirista ele é uma b*sta super inconsistente, tem capacidade nula de ir para direção cinematográfica.

Parte foda dele sempre foi mecanicamente, ele sempre pensa fora de caixa nesse ponto. Olha a genialidade em mecânicas na demo do silent hill, sem precisar ir para as histórias dele horas.


Só que ninguém manda a real pra ele, ficam uma fangaybase aleatória chupando bola.
Isso resulta no autismo dele de colocar "A hideo Kojima game", usar oculos de harry potter achando que é diretor visionário, ficar gastando fortuna pra contratar ator famoso pro jogo e criticar os jogadores quando não gostam do jogo(death stranding).





"Ah mas tu é fanboy de miyazaki também".
Como se eu gostasse das histórias ultra mega hyper escondindas que tu tem de ler 700 teorias para entender um fragmento de história que é contato a conta gota com palavras na descrição de um item qualquer.
Pelo menos em sekiro ele mostrou que consegue fazer história fluir sem ser master of oculta(apesar de ter side quests ocultas)
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Por isso coloquei histórias/textos e não enredo todo.
É mistura de coisas boas com esquizofrenias ridículas, mgs2 é exemplo máximo disso. Tu chega no arsenal e a parada vira shitfiesta impressionante.

Um roteiro bom é um roteiro coeso inteiro.
E kojima não percebe que como roteirista ele é uma b*sta super inconsistente, tem capacidade nula de ir para direção cinematográfica.

Parte foda dele sempre foi mecanicamente, ele sempre pensa fora de caixa nesse ponto. Olha a genialidade em mecânicas na demo do silent hill, sem precisar ir para as histórias dele horas.


Só que ninguém manda a real pra ele, ficam uma fangaybase aleatória chupando bola.
Isso resulta no autismo dele de colocar "A hideo Kojima game", usar oculos de harry potter achando que é diretor visionário, ficar gastando fortuna pra contratar ator famoso pro jogo e criticar os jogadores quando não gostam do jogo(death stranding).





"Ah mas tu é fanboy de miyazaki também".
Como se eu gostasse das histórias ultra mega hyper escondindas que tu tem de ler 700 teorias para entender um fragmento de história que é contato a conta gota com palavras na descrição de um item qualquer.
Pelo menos em sekiro ele mostrou que consegue fazer história fluir sem ser master of oculta(apesar de ter side quests ocultas)
Mas aquele tipo de roteiro combina com os jogos, sendo que o próprio Metal Gear Solid 2 é um exemplo perfeito disso.

Agora se ele seria bom diretor de filmes é outra história.

Admiro seu post, porque tu pelo menos admitiu esse lance aí do Dark Souls.
Já um Majima san é fanboy incondicional de Kojima, chegando a elevar o cara a status de "deus".
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Mas aquele tipo de roteiro combina com os jogos, sendo que o próprio Metal Gear Solid 2 é um exemplo perfeito disso.

Agora se ele seria bom diretor de filmes é outra história.

Admiro seu post, porque tu pelo menos admitiu esse lance aí do Dark Souls.
Já um Majima san é fanboy incondicional de Kojima, chegando a elevar o cara a status de "deus".
Combina porque ezquisofrenia encaixa bem num balde de ezquisofrenia.
Tu se "acostuma" com aquilo e fica esperando acontecer mais vezes.

Quem acha que o mérito e a revolução do miyazaki é apenas por fazer souls é porque não jogou jogos da from.
Quando toda a industria tava indo para caminho de jogos achando que jogador é estúpido e cinematografia segurando como bebe a mão do jogador...
...chega a from e faz exatamente o oposto.
Não subestimam o jogador, mostram que o bom do jogo não está na chegada(zerar), mas sim na jornada.
Cada frame de cada uma da arma é minuciosamente calculado , cada monstro é posicionado exatamente pensando, cada npc e super estrategicamente posicionado.


Quando tu tem essa disciplina, tu pode aplicar para QUALQUER genero que fica sublime.
Sekiro não tem nada de souls, nem estamina tem e ficou excelente.
 

Sulu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.018
Reações
141
Pontos
804
Kojima pelo tempo de estrada e diversas contribuições para a mídia. Acho Metal Gear 2: Solid Snake e P.T. jogos essenciais, que levaram os videogames para uma direção muito interessante.

Meu jogo preferido entre aqueles feitos por ambos é o Dark Souls, no entanto.


Kojima sem sombra de dúvidas.
Miyazaki é um cara que só vem acertando, mas Kojima foi mais importante.
E não, ele não fez apenas Metal Gear, tem jogos muito bons como Policenauts, Snatcher, e Boktai que são bem diferentes de sua série queridinha.
Outro projeto importante foi o PT, que mesmo não finalizado, foi um espetáculo a parte e serviu de inspiração para vários jogos de terror.

Uma coisa que não gosto do Miyazaki e que o Kojima acaba se sobressaindo nisso é que os jogos da From Software são mal programados.
Dark Souls tinha uma quantidade de bugs e bizarrices (tipo a IA capenga, performance porca, ideias malucas tipo ataque atravessando parede) que são impressionantes.
Mas acho que devem ter corrigido nos jogos mais recentes.


(...)

Para mim, é o melhor trabalho dele, aquele em que ele foi mais feliz ao executar a visão que ele teve.

Acho que foi o @ptsousa que comentou no outro tópico que o Kojima tem uma tendência a criar um monte se sistemas que não conversam direito entre si e concordo plenamente.

P.T. obviamente não tem isso, já que o núcleo da jogabilidade é extremamente simples, mas o Kojima explorou ele ao máximo, fazendo coisas inimagináveis. Como experiência, foi um Top 3 da geração passada para mim.

Eu gostei muito mais de Ground Zeroes que de MGS V justamente por causa disso. A jogabilidade de ambos é maravilhosa, mas o V tem muito mais sistemas, como a mother base, e um monte de mapa estéril, o que não me agradou. Ground Zeroes tem um mapa só, mas muito bem pensado.


Não. Ele tinha esse sonho quando era jovem e videogame não era esse negócio tão grande. Ele disse que ama fazer jogos e que pretende continuar fazendo isso até morrer.

E a maior qualidade dele é realmente no game design e não na escrita. Filme dele teria 4 horas e a maioria sairia do cinema sem entender nada.

Concordo. Acho que o Kojima aprendeu a escrever e dirigir cenas não interativas bem recentemente. Até MGS 4 eu acho a maioria das cenas bem constrangedoras, apesar de que os assuntos que ele aborda são muito interessantes. Quando eu era adolescente, principalmente na época do MGS1, achava o máximo, hoje não curto muito.

O forte dele é criar jogos mesmo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Combina porque ezquisofrenia encaixa bem num balde de ezquisofrenia.
Tu se "acostuma" com aquilo e fica esperando acontecer mais vezes.

Quem acha que o mérito e a revolução do miyazaki é apenas por fazer souls é porque não jogou jogos da from.
Quando toda a industria tava indo para caminho de jogos achando que jogador é estúpido e cinematografia segurando como bebe a mão do jogador...
...chega a from e faz exatamente o oposto.
Não subestimam o jogador, mostram que o bom do jogo não está na chegada(zerar), mas sim na jornada.
Cada frame de cada uma da arma é minuciosamente calculado , cada monstro é posicionado exatamente pensando, cada npc e super estrategicamente posicionado.


Quando tu tem essa disciplina, tu pode aplicar para QUALQUER genero que fica sublime.
Sekiro não tem nada de souls, nem estamina tem e ficou excelente.
Eu zerei apenas o Dark Souls e achei uma "flawed masterpiece".
A primeira metade do jogo, descontando alguns detalhes é excelente.
Já a segunda metade, que teve desenvolvimento rushado, ficou devendo demais.
Hoje em dia daria nota 8 por conta disso.

Ainda estou para jogar o Sekiro, ainda tem Demon's Souls, Dark Souls 2 (que não foi feito pelo Miyazaki), e Dark Souls 3 pra terminar.
Espero que lancem o Bloodborne pra PC também, é o jogo que mais estou interessado dessa empresa.

Sobre o comentário da revolução, não sei se ele teve tanto impacto, mas sua leitura do impacto que teve é correta.
Foi ali onde os jogos que não são handholding voltaram a aparecer, vide o Breath of the Wild que na minha opinião é o jogo da década.
Aliás, uma série influenciou a outra, Zelda primeiro lá com o Ocarina e os jogos antigos (o Zelda 2 principalmente), e depois Dark Souls influenciando BoTW.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Galhofa faz parte do estilo narrativo japonês em tudo, se tu pegar filmes dos Estúdios Guibli terá galhofa. Mas isso não prejudica o roteiro, pelo contrário.

Não é porque não é algo enlatadinho expositivo, que é ruim ou digno de sétima série.
Eu ainda não joguei esse aí, mas vi até fãs reclamando do roteiro nesse jogo, porque ao contrário dos melhores Metal Gear, as galhofas vinham em momentos errados e quebram o clima.
Isso daí é no final do jogo eu acho, meio bizarro colocar isso.

Kojima pelo tempo de estrada e diversas contribuições para a mídia. Acho Metal Gear 2: Solid Snake e P.T. jogos essenciais, que levaram os videogames para uma direção muito interessante.

Meu jogo preferido entre aqueles feitos por ambos é o Dark Souls, no entanto.




Para mim, é o melhor trabalho dele, aquele em que ele foi mais feliz ao executar a visão que ele teve.

Acho que foi o @ptsousa que comentou no outro tópico que o Kojima tem uma tendência a criar um monte se sistemas que não conversam direito entre si e concordo plenamente.

P.T. obviamente não tem isso, já que o núcleo da jogabilidade é extremamente simples, mas o Kojima explorou ele ao máximo, fazendo coisas inimagináveis. Como experiência, foi um Top 3 da geração passada para mim.

Eu gostei muito mais de Ground Zeroes que de MGS V justamente por causa disso. A jogabilidade de ambos é maravilhosa, mas o V tem muito mais sistemas, como a mother base, e um monte de mapa estéril, o que não me agradou. Ground Zeroes tem um mapa só, mas muito bem pensado.




Concordo. Acho que o Kojima aprendeu a escrever e dirigir cenas não interativas bem recentemente. Até MGS 4 eu acho a maioria das cenas bem constrangedoras, apesar de que os assuntos que ele aborda são muito interessantes. Quando eu era adolescente, principalmente na época do MGS1, achava o máximo, hoje não curto muito.

O forte dele é criar jogos mesmo.
Olha, concordo contigo.
Quer dizer, pra mim o 2 está no mesmo nível do Metal Gear Solid 1.
Aquela passagem dali foi uma das mais impactantes que já vi num jogo.

O que gosto do Kojima é isso que você falou, ele pega umas coisas que em tese não combinam e fazem elas casarem muito bem.
É semelhante ao que Sam Raimi faz nos seus filmes, misturando terror com comédia.
Ou Lynch que mistura ambos gêneros + melodrama e acaba dando certo.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.925
Reações
52.317
Pontos
1.564
Eu ainda não joguei esse aí, mas vi até fãs reclamando do roteiro nesse jogo, porque ao contrário dos melhores Metal Gear, as galhofas vinham em momentos errados e quebram o clima.
Isso daí é no final do jogo eu acho, meio bizarro colocar isso.


Olha, concordo contigo.
Quer dizer, pra mim o 2 está no mesmo nível do Metal Gear Solid 1.
Aquela passagem dali foi uma das mais impactantes que já vi num jogo.

O que gosto do Kojima é isso que você falou, ele pega umas coisas que em tese não combinam e fazem elas casarem muito bem.
É semelhante ao que Sam Raimi faz nos seus filmes, misturando terror com comédia.
Ou Lynch que mistura ambos gêneros + melodrama e acaba dando certo.

Não joguei DS tb, mas os jogos do Kojima tem isso desde sempre. Sobre o momento, só jogando para saber mesmo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Kojima já teve mais moral nesse fórum, cadê os kojimistas pra virar essa enquete?
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Problema é que o Kojima tem muito hater, hater da fanbase, hater de outras plataformas, ressentidos que receberam poucos jogos, haters da Sony à qual ele se identifica mais.

Só o fato de ele ser constantemente citado e comparado com outros, já mostra a importância dele e irrelevância dessa enquete.

Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 

w13dark

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.848
Reações
3.731
Pontos
699
Para a história da indústria Miyazaki nunca chegará ao nível do Kojima, porém desde 2004 o Sr.Hideo não emplaca um trabalho de extrema qualidade ao contrário do Miyazaki que a cada game lançado vem uma obra prima.

Kojima hoje é apenas um "Sidney Magal" dos games, teve um passado mas hoje é um tiozão do churrasco que fica rebolando mas é aplaudindo apenas pelas velhas da época.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.548
Reações
26.698
Pontos
1.954
Kojima já teve mais moral nesse fórum, cadê os kojimistas pra virar essa enquete?


Tantos absurdos ditos... Nem vale o esforço. É só uma enquete de gosto pessoal. E cada um aqui defendendo ferrenhamente seu gosto pessoal. Alguns com argumentos vergonhosos :klol

Todos que votam contra o Kojimão são dignos de pena.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Vai perder de novo pelo jeito, recomendo o próximo q fizer uma enquete para ver o Kojima ganhar q coloque Kojima contra o Denis

 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.501
Reações
23.124
Pontos
803
Problema é que o Kojima tem muito hater, hater da fanbase, hater de outras plataformas, ressentidos que receberam poucos jogos, haters da Sony à qual ele se identifica mais.

Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
Ah sim, meu compadre, dá pra medir isso, dos vários adjetivos que definem este Game Designer (virtuoso, prodígio, singular), “underrated” é um que chama atenção


Não escrevi errado, eu disse Underrated mesmo, Hideo não tem 2% de fãs do que tem de haters, você elencou alguns motivos que são factuais acima, temos outros. Exemplo, confundem ser “Confident” com “Arrogant”, no espectro de Virtudes da filosofia, o primeiro adjetivo é muito benigno, sublimante e elevador, e o segundo é maligno, Kojima é “Confident”, confia em suas habilidades, e sabe que as possui acima da média, se paresse pra prestar atenção nessas críticas, miraria baixo, seria um desperdício imenso de força criativa. Outro exemplo: como trabalha de forma atípica e passional, tem o QI para o seu trabalho acima da média do mercado, tem que lidar com consumidores que manifestam sintoma para dois problemas de saúde mental do nosso tempo moderno: o Complexo de Inferioridade e o Complexo de Vira-Latas, essa é a parte mais triste das interações que lhe sobram, talvez por isso ele seja mais reservado


Também não queiramos que uma enquete de fórum seja o definidor de algo, não é, já discutimos no outro tópico comparativo com Miyamoto (aproveito para repetir que Kojima é um Game Designer muito melhor que o Shigeru, e a diferença é enorme, dá até pena) que um dos elementos que permeiam esse debate, se é que ele vale alguma coisa, é a linha que separa popularidade de talento, se corrermos uma enquete de Música do Ano na Plateia do Domingão do Faustão, dá Amor ou Litrão do Menor Nico. Entendendo que mesmo com 1% dos votos, talvez a realidade possa ser outra, já nos damos por satisfeito, até porque eu por exemplo nem cliquei pra responder essa enquete daqui, tão óbvio o resultado na minha cabeça.


Como todo indivíduo underrated, bate aquela melancolia, porque o cara é talentoso demais, porra, sei lá, vamos celebrá-lo.


Por que não?
 
Topo Fundo