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Fighting Masters - Aqui não tem apelação!

galva maximus

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“Melhor jogo de luta para consoles de 16 bits, comparando-o com jogos consagrados como Pit Fighter, Streets of Rage e Street Fighter”. Com essa afirmação mais do que pretensiosa, se iniciava a matéria da revista Supergame nº 9 de abril de 1992 referindo ao jogo Fighting Masters, para Mega Drive lançado pela Treco em 1991 no japão e 1992 nos EUA.

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Como todo game de luta que se preze da época, tem uma história bem simplória, somente para justificar a pancadaria: o sol de um sistema está prestes a tornar uma “Nova”, consumindo assim 12 planetas habitados com seres inteligentes. Mas uma espécie conhecida como “Primários”, aparece prometendo salvar o planeta daquele lutador que vencer um torneio.
Temos então uma galeria de 12 aliens de várias aparências: humanos, animais, pedras, plantas, insetos, robôs e por aí vai.

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Até aí, nada de novo em relação ao demais jogos de luta. O que chama a atenção é a jogabilidade, que conta apenas com um botão para pulo e um para soco, que torna o jogo mais parecido com um beat’n up. Por causa disso os golpes não vão além de voadoras e agarrões. Nada de especiais ou magias, e só jogando o adversário na parede para tirar mais energia. E mais: não existe defesa! Ou você ataca ou foge.

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Então por que um jogo de luta tão simplório, lançado na mesma época que medalhões como Street Fighter e Mortal Kombat, é digno de um review? Talvez pelo fato de que quem vos escreve é um perfeito “perna-de-pau” nos jogos de luta, e na época das locadoras este game me atraiu exatamente pela facilidade de jogar.
E claro que o modo campanha de um jogador é repetitivo e cansa rápido, a grande pedida é jogar de dois, com lutas rápidas e frenéticas, sem chance para quem banca o “apelão”, aquele que abusa de magias, rasteiras etc.
Resumindo, Fighting Masters era o jogo com perfil ideal para as locadoras, proporcionando diversão na medida apenas para uma tarde de sábado, talvez nem justificando sua compra.
E convenhamos, não é em qualquer jogo que você pode lutar com uma planta carnívora. :viraolho
 

Ulisses Seventy Eight

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“Melhor jogo de luta para consoles de 16 bits, comparando-o com jogos consagrados como Pit Fighter, Streets of Rage e Street Fighter”. Com essa afirmação mais do que pretensiosa, se iniciava a matéria da revista Supergame nº 9 de abril de 1992 referindo ao jogo Fighting Masters, para Mega Drive lançado pela Treco em 1991 no japão e 1992 nos EUA.

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Como todo game de luta que se preze da época, tem uma história bem simplória, somente para justificar a pancadaria: o sol de um sistema está prestes a tornar uma “Nova”, consumindo assim 12 planetas habitados com seres inteligentes. Mas uma espécie conhecida como “Primários”, aparece prometendo salvar o planeta daquele lutador que vencer um torneio.
Temos então uma galeria de 12 aliens de várias aparências: humanos, animais, pedras, plantas, insetos, robôs e por aí vai.

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Até aí, nada de novo em relação ao demais jogos de luta. O que chama a atenção é a jogabilidade, que conta apenas com um botão para pulo e um para soco, que torna o jogo mais parecido com um beat’n up. Por causa disso os golpes não vão além de voadoras e agarrões. Nada de especiais ou magias, e só jogando o adversário na parede para tirar mais energia. E mais: não existe defesa! Ou você ataca ou foge.

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Então por que um jogo de luta tão simplório, lançado na mesma época que medalhões como Street Fighter e Mortal Kombat, é digno de um review? Talvez pelo fato de que quem vos escreve é um perfeito “perna-de-pau” nos jogos de luta, e na época das locadoras este game me atraiu exatamente pela facilidade de jogar.
E claro que o modo campanha de um jogador é repetitivo e cansa rápido, a grande pedida é jogar de dois, com lutas rápidas e frenéticas, sem chance para quem banca o “apelão”, aquele que abusa de magias, rasteiras etc.
Resumindo, Fighting Masters era o jogo com perfil ideal para as locadoras, proporcionando diversão na medida apenas para uma tarde de sábado, talvez nem justificando sua compra.
E convenhamos, não é em qualquer jogo que você pode lutar com uma planta carnívora. :viraolho
me diverti horrores com esse jogo. apesar de ser simples, adoraria ver uma versão atualizada dele, seria bem legal.
 

14anosSoltaHadouken

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Esse foi o jogo o qual eu zerei na primeira vez que joguei, com continue, mas na segunda vez foi direto.

[EDIT]

Esqueci, com o boxeador azul, acho que só possui um olho. Ele junto com o branco de garrinha são os únicos personagens que prestam.
O da garrinha é bom porque ele faz o movimento de break aéreo que acerta os dois lados, ou seja, fácil de stunar, o resto é m****. O único difrencial do resto é o humano loirinho que pega muitos hits se você fizer o suplex aéreo no canto da tela.
Claro que com o suplex indo em direção ao canto.
 
Ultima Edição:


Denrock

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esse jogo é HORRÍVEL, um dos piores jogos de luta VS que existem

mas o pior é que mesmo sendo uma m****, na época numa locadora perto da onde morava (dessas com videogame pra jogar por meia hora) a garotada ficava jogando esse jogo :klol

esse e aquele Power Athlete, que é outra m**** completa

mas naquela época era assim mesmo, QUALQUER jogo com dois bonecos lutando um contra o outro, já era suficiente pra criançada jogar e curtir :klol
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
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Comprei esse jogo em uma casa de um senhor que contrabandeava produtos do Paraguay. Época maravilhosa....esse jogo matou muito as minhas lombrigas nos momentos em que eu não tinha grana disponível pra torrar em fichas no Street e no Mortal e também no intervalo de tempo até que Street fosse finalmente lançado pro Super Nintendo.....

Zerei, rezerei, trizerei....virava o game de cabo a rabo e do avesso....fazíamos torneios. A gente se divertia....

Depois veio o Street pro Super e meu pai acabou vendendo o Mega para o chefe dele ( que por sinal tinha uma filha linda, japonesinha, que fazia charme pra mim, e que eu, como um bom teta, representante mor do que viria ser o OuterSpace, simplesmente ignorei, virei as costas, me dedicando integralmente ao vídeo-game )..
 

FeDeBe

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Sempre achei o adjetivo "apelão" como desculpa de perdedor que não era capaz de aprender o básico de um jogo de luta: O trio "magias, especiais e combos".
 

Rick_Taylor

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Aquela coisa redonda azul parecia um dos piores do jogo, mas tinha um agarrão que jogava o adversário e se você conseguisse ficar próximo ao canto da tela jogando o adversário para o canto ele sempre voltava nos seus pés e aí era só repetir até o fim.

Era tosco, mas rendeu um fim de semana de diversão
 

B - Mark

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Conheci Fighting Masters em 1992 através de um amigo e achei estranho um botão de pulo ser usado em um jogo de luta 1 X 1 assim como em Power Athlete.

Ele não faz parte da minha lista de jogos favoritos de Mega mas o aluguei 2 vezes na época em que o Street Fighter II ainda não tinha sido lançado para ele já que na mesma época só tinha para Arcade,SNES além dos piratas para NES.

A primeira vez foi quando estava sozinho e a segunda foi quando levei o console para a casa dos meus primos que na época tinham um Bit System, clone de NES da Dismac.
 

Asha

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Joguei esse game há um tempo atrás, mas desisti após alguns rounds. O conceito dele em si é bem interessante, porém, não gostei da jogabilidade.

No entanto, sinto falta de jogos assim. Os anos 90 e começo dos 2000 foram muito interessantes para games de luta pois várias franquias novas eram lançadas por companhias diferentes para competir com Street Fighter, Mortal Kombat, Virtua Fighter e entre outros. Hoje em dia, fora do cenário indie, é quase raro observar uma série totalmente inédita (que não possuí relação ou não é uma sequência de uma franquia preestabelecida) ser criada.
 

doraemondigimon

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esse jogo é HORRÍVEL, um dos piores jogos de luta VS que existem

mas o pior é que mesmo sendo uma m****, na época numa locadora perto da onde morava (dessas com videogame pra jogar por meia hora) a garotada ficava jogando esse jogo :klol

esse e aquele Power Athlete, que é outra m**** completa

mas naquela época era assim mesmo, QUALQUER jogo com dois bonecos lutando um contra o outro, já era suficiente pra criançada jogar e curtir :klol

Você quer dizer Power ARTRITE, né? :coolface

Eu comprei esse jogo original (e CARO) na época. Tem uma arte legal de capa e manual, mas foi apenas um jogo simples que não me chamou a atenção. Pra piorar, hoje ele deve estar mais caro do que era... Além da jogabilidade que era estranha (pra não dizer, tosca) e uma trilha sonora simples (não consigo me lembrar de nenhuma das músicas. Acredita?)

Power Artrite/Deadly Moves eu também tive. A maior raiva era TENTAR ver as mudanças climáticas que anunciavam em seus comerciais nas revistas de videogame:

Deadly-Moves-Genesis-001.jpg


...E nem levei em consideração a HORRENDA arte que tinha nos comerciais.....:khuebr
 

Hans Castorp

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Nessa época tinha cada tosquice como esse jogo, Primal Rage, aquele dos robôs. O interessante é que quando eu era criança, eu e meus amigos adoravamos essas porcarias. :keehk

Mas é óbvio que com o tempo, só foram ficando em nossos corações os jogos realmente bons, como Street Fighter e MK.
 

galva maximus

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Nessa época tinha cada tosquice como esse jogo, Primal Rage, aquele dos robôs. O interessante é que quando eu era criança, eu e meus amigos adoravamos essas porcarias. :keehk

Mas é óbvio que com o tempo, só foram ficando em nossos corações os jogos realmente bons, como Street Fighter e MK.
Primal Rage era com dinossauros, o dos robôs era o Rise of the robots.

Enviado de meu Nexus 4 usando o Tapatalk
 

Rodin

Bam-bam-bam
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Falando em jogos bostas de lutas mas que na falta de algo melhor para jogar cito dois do Saturn que é o que tinha na panela para mim na época;

77434
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E eu tinha eles originais! :eek:
E eu doido para trocar os dois pelo MK trilogy com um cara mas é óbvio que ele não quis. :coolface
 

KazumaKiryu

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Fighting masters se duvidar foi o jogo de luta que mais joguei no mega drive. Era simples, mas era a maior diversão com a galera da minha rua hahaha

Eu só jogava com o alien azul, ele tinha um ataque especial que virava uma bolinha, tipo blanka, mas durante o pulo, que dava pra pressionar bem os adversários
 

pc

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Meu Deus.. joguei todos esses citados nos posts infinitas vezes até chegar Street para Mega!

Sem frescura, sem save states, controle engordurado( aquele teu amigo teta de infância que suave horrores nas mãos e era xingado), fonte do videogame tostando de tanto tempo ligado e o principal: sem limite de tempo, pois não fazíamos POHAA nenhuma... Está aí os anos 80/90
 

pc

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Rise of The Robots acredito que foi o único que me gerou estranheza e me fez classificá-lo como bizarro na época... Mas se não me engano fechei ele hehe
 

Pyron

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Curtia muito Fighting Masters, jogo honesto e bem divertido. Se vc aceitar que ele tem nada a ver com street fighter e que a proposta é completamente diferente, você se diverte bastante.
 

Grandpa

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Eu também curtia esse jogo. Me lembro de uma revista (acho que a Supergame) que tinha uma matéria grande sobre ele. Eu aluguei e gostei. Achei bem divertido.
 

sux

soteropolitano
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Joguei MUITO também!!! Era tosco, mas tinha algo que me fazia voltar ao jogo
o chefão final na lua é mesmo muito legal... acho que consegui zerar pelo menos 1 vez

O Power Athlete / Deadly Moves era outro que eu gostava muito e alugava sempre
 

EvilMonkey

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Aproveitando o assunto, vou postar os três santos padroeiros dos jogos de luta podres no Mega Drive:



Fighting Masters é uma sequência perdida e underrated de Street Fighter perto dessas três belezinhas.:ksafado

FM fazia sucesso na locadora com o pessoal mas era tecnicamente tao ruim que era bom hahaha
Agora esses videos ai.. chessus aquele Beast Westler foi o pior. Lembro de ter alugado o jogo no final de semana, sem manual e totalmente em japones.
Pensa na raiva de um moleque kkk
 

edineilopes

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“Melhor jogo de luta para consoles de 16 bits, comparando-o com jogos consagrados como Pit Fighter, Streets of Rage e Street Fighter”.
Os duelos com boss no Black Belt do Master System me parecem mais interessantes. :kflame

Para escrever tamanho delírio o cara deve ter sido muito bem pago.

Não foi comentado, os sons são terríveis também para completar o pacote de jogo tosco (mas as músicas são animadinhas).
Joguei MUITO também!!! Era tosco, mas tinha algo que me fazia voltar ao jogo
o chefão final na lua é mesmo muito legal... acho que consegui zerar pelo menos 1 vez

O Power Athlete / Deadly Moves era outro que eu gostava muito e alugava sempre
Na falta de outra coisa para jogar, Deadly Moves rendeu boas horas de jogatina.


Já estava até pegando o jeito do game, pra nunca mais nem tocar nele. Não lembro se "zerei".

No final, depende muito mesmo de aceitar o game como é, quando na hora não tem muita opção.

Como falam por aí, o melhor tempero para gostar da comida é a fome.
:kkk
 
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B - Mark

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Os duelos com boss no Black Belt do Master System me parecem mais interessantes. :kflame

Para escrever tamanho delírio o cada deve ter sido muito bem pago.

Não foi comentado, os sons são terríveis também para completar o pacote de jogo tosco (mas as músicas são animadinhas).
Na falta de outra coisa para jogar, Deadly Moves rendeu boas horas de jogatina.


Já estava até pegando o jeito do game, pra nunca mais nem tocar nele. Não lembro se "zerei".

No final, depende muito mesmo de aceitar o game como é, quando na hora não tem muita opção.

Como falam por aí, o melhor tempero para gostar da comida é a fome.
:kkk

Joguei muito o Deadly Moves antes do SF2 ser lançado para o Mega.

Eu já o terminei e me chamou a atenção o fato do personagem ganhar experiência após vencer os adversários como em RPG.

Pessoalmente o achei melhor que o Fighting Masters, que é o jogo deste tópico.
 

edineilopes

Retrogamer
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Joguei muito o Deadly Moves antes do SF2 ser lançado para o Mega.

Eu já o terminei e me chamou a atenção o fato do personagem ganhar experiência após vencer os adversários como em RPG.

Pessoalmente o achei melhor que o Fighting Masters, que é o jogo deste tópico.
Deadly Moves nem achei de todo mal. E os cenários dele eram interessantes.
 

Tauron

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Joguei demais, é toscão e engessado mas pra um versus contra amigos é divertido, quem dominar a estratégia de fazer o inimigo quicar 3x no cenário, o que arranca quase 1/3 do life do adversário, leva a partida na manha.

O último chefe é paulera também, ultra apelão e te massacra sem dó se você não souber o que está fazendo.
 

JonattanAgra

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Esse jogo é a máxima encarnada de:

É ruim, mas é bom.

Me divertia demais com essa tranqueira, e no final não é o que realmente importa?
Eu até hoje adoro o Pit Figther , e o jogo é ruim demais, mas acho divertido.
 

Denrock

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Esse jogo é a máxima encarnada de:

É ruim, mas é bom.

Me divertia demais com essa tranqueira, e no final não é o que realmente importa?
Eu até hoje adoro o Pit Figther , e o jogo é ruim demais, mas acho divertido.
pô, mas Pit Fighter é um BOM jogo

o original do Arcade foi simplesmente o melhor jogo de luta VS que tinha antes de SF2 ser lançado

eu pelo menos não consigo pensar num jogo de luta vs lançado até 1991, que seja melhor que Pit Fighter
 

Hellskah

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Incrível como rever imagens e vídeos desses jogos SEGA 16-bit me remetem a uma passado nostálgico, porém o que eu gostaria de enfatizar mesmo é como um dia, um dia, imaginei que isso fosse o topo dos gráficos de consoles.

Mal sabia eu o que vinha pelos próximos 20 anos.
 

Phantasy Star

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Incrível como rever imagens e vídeos desses jogos SEGA 16-bit me remetem a uma passado nostálgico, porém o que eu gostaria de enfatizar mesmo é como um dia, um dia, imaginei que isso fosse o topo dos gráficos de consoles.

Mal sabia eu o que vinha pelos próximos 20 anos.
Imagina o que veremos quando formos velhos, e compararmos com a nossa infância?
 
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