O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Fofocalizando nos Projetos SGDK] Tópico oficial de projetos SGDK (pequenos avanços que aceleram nossos corações)

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
1663096547034.png

Olha, as coisas estão fluindo BEM pro lado do Mega Drive/Genesis! Por isso, o Fofocalizando do Doraemon entra com com os DOIS pés na porta, pra falar sobre os projetos envolvendo a engine SGDK:

1664746295734.png

O SGDK (pra quem não conhece) é um kit gratuíto de desenvolvimento de softwares na linguagem "C" para o Mega Drive. O bicho já contém a biblioteca completa (com os códigos fontes) e ferramentas customizadas usadas para compilar os resultados. Esse kit usa o compilador GCC (m68k-elf target) e a biblioteca libgcc para gerar uma imagem ROM. o SGDK funciona no Windows (mais por conveniência) e requer JAVA (custom tools) para seu correto funcionamento.

O lance é que, aparentemente ele é FÁCIL de se trabalhar e, levando em consideração, inúmeros projetos estão pipocando na internet! Com isso, a cena MD/Gen tem crescido bastante e por causa disso, tô criando esse tópico justamente pra ajudar a ter trilhas constantes dos projetos que aparecem.


Com isso em mente, vou começar com um jogo que me surpreendeu (e acho que vai ficar pronto logo!!!)

Em agosto de 2022 (mais ou menos no dia 12), começa a aparecer no Twitter o jogo Robocop para o Mega Drive:
1663095564133.png
1663095597986.png

O Retro Encoder (@retroencoder) está com o encargo de construção do jogo e, nesse pequeno tempo, os avanços são bem grandes!


1663095725635.png

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">As promised a video demonstrating the initial enemies of the arcade game&#39;s port of Robocop for Sega Genesis<a href="https://twitter.com/hashtag/SegaGenesis?src=hash&amp;ref_src=twsrc^tfw">#SegaGenesis</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/retrogames?src=hash&amp;ref_src=twsrc^tfw">#retrogames</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/SGDK?src=hash&amp;ref_src=twsrc^tfw">#SGDK</a> <a href="https://t.co/af8ddxbAu6">pic.twitter.com/af8ddxbAu6</a></p>&mdash; Retro Encoder (@RetroEncoder) <a href="">September 12, 2022</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

(não sei como colocar o link pra twitter direito, então vai ficar assim!)

E acho que logo teremos uma boa demo funcional do bicho. Resta aguardar pra ver o que vira.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Por coincidência eu estava mexendo nas roms do mega drive ontem e sempre me perguntei por que não rolou um Robocop 1.
É muito bom ver esses projetos. Um game que eu sempre imaginei que teve um projeto "mal executado" foi Terminator 1

532.gif
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.617
Pontos
1.659
Que tópico legal, e realmente está tendo uma chuva de projetos para o Mega Drive, tanto de portabilidade quanto de jogos indies. Muito legal.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Papi Commando está voltando...



O grupo francês Omebrow Corp (@omebrowcorp) está preparando a continuação desse que foi um jogo bem... Interessante!

Papi Commando Rampage é a sua nova versão e está com boas ideias para se tornar um Beat'em'up mais chamativo.

1663103200179.png

E fiquem atentos que está começando a surgir algo sobre....

1663103546098.png
1663103621338.png
1663103644635.png

...The Simpsons MD.

O projeto está em seu início. O canal no Twitter é o Bilie The Simpsons MD (@biliechannel)


1663104193196.png

Até agora, em fotos, apenas vemos o Bart como personagem principal. Os gráficos estão muito parecidos com o arcade e agora achei uma foto com ele enfrentando o primeiro boss do jogo, a versão cartoon de Andre the Giant.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Double post pra avisar que o SGDK está na versão 1.80

3 DIAS ATRÁS ÀS 08:32

SGDK 1.80 released !
Finally SGDK 1.80 is here and bring some nice new features as TMX Tiled file support :)

I really wanted to wait until all those new features are fully tested and stable enough but I was always postponing the release date because I kept improving or modifying them. So in the end I decided that it was the time to do a new release and eventually I will do new releases soon to fix discovered bugs or for important improvements.

As already discussed in my previous post this new version brings 2 majors new features which are TMX Tiled map support and RGB image support.
In the meantime I also added support for TMX Tiled objects and added a new API to deal with basic object in SGDK to make the workflow complete !
So now you can almost design everything in Tiled (map and objects placement in level) and import that easily in your project :)
Don't forget to read the rescomp.txt to get more information about using these new resources format.

Note that the current Object implementation in SGDK is still in WIP state and may change a bit in future. Don't hesitate to report any issue with it or just give feedback or suggestions to make it better ;)

As usual, you can find last SGDK from Github Releases page and the complete list of changes from the changelog.

Com essas atualizações, poderemos ter jogos com efeitos mais aprimorados. Resta saber o que a imaginação humana será capaz de criar...
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Depois que eu vi os caras tentando portar TMNT the arcade game para o Master e bem mais fiel ao arcade que o de Nes, só posso dizer que o céu é o limite

Enviado de meu moto e(7) plus usando o Tapatalk
O lance vai ser QUANDO liberarem algo pros videogames de 32 bits. 3DO, Saturn e PC-FX serão os grandes alvos pra criação de jogos, já que são equipamentos subutilizados.

Até que o Saturn já tem algo referente a aquele projeto de um jogo em 1ª pessoa com efeitos interessantes (Project Z-Treme/Hellslave) mas ainda falta muita coisa porque até o aprimoramento de jogos como o que andam fazendo com o Castlevania SoTN e o que fizeram com os jogos da SNK, foram apenas a ponta da agulha.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Levantando o tópico pra trazer algumas pequenas atualizações:



"Testing the 256x224 resolution and comparing with the arcade resolution" (esse é do segundo post, onde ele cita que a qualidade ficou bem melhor)

1663460397901.png

Apenas posso dizer que, as coisas estão indo bem rápidas! Espero que esse saia logo (logo logo!)

Pyron aparece também, com uma atualização de Strider:

 

fabio_16bits

Larva
Mensagens
3
Reações
11
Pontos
3
[ FR ]
Bonjour, c'est moi qui développe le remake de Wonderboy III Monster Lair sur Megadrive.
Et je peux vous assurer que je ne gagnerai pas plus d'argent avec ce jeu ( gratuit ), ce serait plutôt le contraire. : )
Je m'excuse par avance, car je ne parle pas votre langue.

[ ENG ]
Hi, i'm the one currently developing the Wonderboy III Monster Lair remake for the Megadrive.
And i can assure you that i'm not going to earn any more money with this (free) game, it would rather be the opposite :)
And also all apologies for not speaking your language.

PS: I know Brazil has a special bond with Sega, especialy with the Megadrive.
It's nice to see my project, and other friend's projects being discussed her. :)

Thanks
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
E aí, vamos pras atualizações da semana?

1664141229878.png



@Retroencoder no Twiiter demonstra que o cara de moto não está sendo esquecido!

Por outro lado, @Pyron já mostra alguns detalhes a mais do Strider, em comparação com as versões Arcade, PCE e MD do lado da "Falcon Edition".



Achei um projeto antigo que está continuando lento mas, é bem promissor.

O nome do jogo é Zabu, a Beat'em'up e está sendo criado por @sineDie Games (composto de apenas duas pessoas). O estilo é de um beat'em'up (óbvio...) e os gráficos, até agora, estão bem bonitinhos (mesmo sendo demonstrado apenas os personagens e um teco do visual do estágio)



 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619

(com uma porcaria de francês, eu digo....)

Merci @fabio_16bits, ton jeu devient beau!
(Obrigado @fabio_16bits, seu jogo está ficando bonito!)

E, acrescentando mais uma notícia:



Mauro Xavier, da equipe que está dando tratos a bola conhecida como Mega Final Fight, mostra um bom poderio da engine SGDK:



Muitos personagens na tela, com quase nenhum tipo de flicker? Rapaz.... Esse ano tem muita coisa (boa) pra gente aguardar!

Uma das coisas que tenho que citar é a excelente trilha sonora, que está sendo criada por um amigo meu: Edmo Caldas. Se o cara é um gênio? Acredito eu que sim.



...Eh? Outros trabalhos dele? Fácil!




O jumento e o Jaspion devem ajudar nisso...

Sobre o SGDK...

A nova versão do SGDK realmente é bruta porque, com o controle de alocação de espaço por demanda pode fazer com que a cena dos 16 bits (não só do mega drive, mas isso pode ser aprimorada em outros sistemas) aumente ainda mais e mais.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Uma atualização (pra não dizer que é double post...)



O Edmo ACABOU de liberar essa música e, se for essa pro mega, aí a coisa tá provando ser mais e mais louca! Quero muito ver o que vai ter nesse jogo.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Uma nova atualização para o Robocop:




Claude CLBNA mostra finalmente as primeiras trilhas sonoras do jogo, já criadas. Pra avisar, aumentem o som do computador/celular porque foi gravado com qualidade ambiente! (e estão BRUTAS!)

Por outro lado, temos o teste de video pro motoqueiro do jogo, em uma TV de tubo!



...E tá ficando MUITO bom!!!
(mas ainda falta a luz vermelha piscando no sinaleiro....)

Mauro xavier avisa que....



Nessa semana, já está 'enxugando' o código de MD Final Fight pra tirar slowdowns que porventura podem aparecer no jogo (que comentário! Que comentário! Isso é coisa que os criadores de jogos de hoje nem pensam em fazer, apenas pra melhorar o valor das 'malediiiiiiitas' DLCs)

Fora isso, nos comentários ele já denuncia que está se preparando pra um novo projeto (dessa vez, sem prazo de lançamento) e ainda diz "Será um estilo de jogo que o mega nunca teve"! Então, vamos (vou) sempre estar aqui mandando ver nas fofocas em geral (será que o fofocalizando está contratando mais um língua solta?)

1664721150128.png
(que foto ridícula....)

...Sem contar que ele também está falando que o SNES se tornará uma plataforma pra lançamento de jogos, além de mandar esse link:



1664719493568.png

Logo logo, teremos MUITO BARULHO com essa nova engine. Será que "a guerra" irá reiniciar???

Fora isso, o canal Game Sack (YT) lançou um video onde falam de novos hacks e homebrews, incluindo a versão de Doom para o 32X, além de algumas coisas a mais. Compensa assistir!

 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Double post pra mostrar isso:

10/9秋葉原UDXで開催されるMI68に展示するメガドライブソフトのカバーが完成!

(usando o google translator, me mostrou isso)
"A capa do software Mega Drive a ser exibida na MI68 realizada no Akihabara UDX no dia 9 de outubro está completa!"



Como estou usando o tradutor, tá meio que, confuso entender mas uma hora, acho o fio da meada disso!

Nos comentários, achei isso aqui:

"Quando a Namco entrou no Megadrama, havia uma sensação de que era tarde demais para portar jogos por aqui, e havia uma restrição misteriosa de que ``eu não vou lançar jogos que foram lançados em outros modelos'', então este lançado no O motor do PC também é Megadrama. Não, não é... Splatterhouse pula 1 e se torna 2 e 3.
…O único logotipo da Namco quando a energia é ligada é este novamente"

E, em um outro post, teve isso:

"No MI68, vamos expor o Mega Drive e o Mega Drive Mini (substituição de software) reais. Para as máquinas reais, também exibiremos os softwares Polydrive e Mega Synthesizer (em desenvolvimento) usando controladores MIDI."

1664743895220.png

"Vídeo do Mega Drive Bonjack" (Bomb Jack...)



"Added processing to get points by touching the progress wall of Mega Drive version Bonjack. Added a sound effect when falling from the ground. Added a function to pause with the start button. I plan to bring this version to MI68 if there are no bugs."

Sobre Omega Blast, o projeto começou em 2018 e lançaram esse video:



Basicamente é um Star Fighter/Star Force com um rítmo de balas no nível Bullet Hell....

Pra piorar, achei essa demo também (e tô testando no meu pc)

1664745111572.png
1664745155577.png1664745238174.png1664745431721.png



GameDevBoss e Master Linkuei estão encabeçando isso. Existem alguns artefatos na arte, funciona (comigo) apenas um golpe e só tem uma música (tema do Michael Max) mas ficou bem interessante! Será que isso vai pra frente?

Caramba! Quanto mais procuro, mais coisa se acha....
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Uma atualização curta (dessa vez)

No tópico....


@Rarchangelo abriu meus olhos pra MAIS UM projeto que está saindo meio que, a galope (e é capaz de não demorar tanto!) e é capaz de não demo..... Peraí, acho que já falei disso...

TheRoboZ, tendo Andrea Baldiraghi encabeçando as informações, está mostrando um belo andamento de uma versão de R-Type (chamado de Mega R-Type) para o Mega Drive!






E pensar que era pra ter saído o R-Type 2 pra ele...

Opa opa! Final Fight MD (Retro Gamer Boy) liberou NOVAS NOVIDADES bem interessantes!

 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Você vê que o processador do m**** drive é fuderoso quando ele dá conta de rodar jogos compilados com o GCC em velocidade boa o suficiente para clonarem o Final Fight, fazerem engine 3D estilo Doom/Duke3d com boa performance...

enquanto isso o SNES coitado com aquele processador chato de programar morreu na praia na questão homebrew
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Você vê que o processador do m**** drive é fuderoso quando ele dá conta de rodar jogos compilados com o GCC em velocidade boa o suficiente para clonarem o Final Fight, fazerem engine 3D estilo Doom/Duke3d com boa performance...

enquanto isso o SNES coitado com aquele processador chato de programar morreu na praia na questão homebrew
Sei não mas, acho que as coisas vão voltar a esquentar. Ainda mais quando começarem a usar extensivamente aquele novo PVSNESLIB. Pra mim, é bem capaz que possamos estar (re)vendo um retorno as arquiteturas antigas e em meus sonhos mais loucos... Espero que isso se estenda para os 16 bits (mal usados, como o Sega CD) e os 32 bits (Saturn, 3DO e PC-FX seriam equipamentos que mostrariam uma capacidade bem interessante com o sistema de programação usado hoje em dia!)

Já basta ver o que estão arrancando no Mega e no caso, do Sonic Saturn que estão fazendo um show a parte com ele!
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Vamos atualizar mais um pouco?




TheRoboZ já avisa também que "essa é a útima atualização diária que ele faz do projeto, mas que irá permanecer atualizando semanalmente.

Essa atualização feita, mostra trechos da trilha sonora que ele recebeu de contribuição de alguns artistas digitais. Interessante dizer que existem arranjos diferentes nas músicas.



Mauro Xavier explica que a quantidade média de personagens será de 5 pessoas ao mesmo tempo, além de fazer correções na forma de ataque deles (pra ter mais 'respeito' pelo espaço utilizado).




E, pelo visto teremos novidades com mais engines de criação de jogos para o Mega Drive! Se continuar assim, logo teremos uma engine mais "intuitiva", com um estilo de criação parecida com trabalhar com um Photoshop ou Word da vida...

Pra terminar...



Aqui tem uma Tech demo de Darkstalkers para o videogame (no YT tem o link pra download da demo). Será que isso vai pra frente?!?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Primeira atualização semanal do Andrea Baldiraghi (TheRoboZ) (e é claro, mais uma atualização dos posts sobre o SGDK!)



Uma nova inserção! RheoGamer, no dia 14 de agosto desse ano, começa a postar sobre o projeto Real Bout MD. NESSE PRIMEIRO POST, a coisa já era bonita, mas....









...E como não tenho tantas notícias específicas (apenas provas da grande evolução deste projeto), apenas tenho que dizer o seguinte:

Esse projeto usa uma outra engine, feita mais pra jogos de luta, o HAMOOPIG (derivado da HAMOOPI, com a terminação "G" e completamente compatível com a SGDK):

1665615348586.png



DOIS NOMES estão começando a ter destaque juntamente com essas belas criações "made in Brazil":

Edmo Caldas (o 'novato', criador/adaptador/remixer das clássicas trilhas sonoras)
Gabriel Pyron (esse já é figurinha mais carimbada, conhecido por ser o 'tuner' que conseguiu fazer o que os 'big dawgs' das empresas não conseguiram na criação/version port de muitos jogos)

Salvem esses nomes porque o céu está se tornando o limite pra eles!!!



...Continuando com o Pyron, ele mostra uma versão de Darius para o Mega Drive usando a tecnologia MSU MD+. Legal demais (mas gostaria de ver certos outros jogos com essa mesma tecnologia, sabe? Darius já tem uma trilha sonora muito legal!)
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.905
Reações
14.565
Pontos
1.013
Você vê que o processador do m**** drive é fuderoso quando ele dá conta de rodar jogos compilados com o GCC
Só queria saber porque não conseguem arrumar os problemas das vozes no Mega Drive.

O jogo Show do Milhão para Mega Drive estão com a voz do Silvio Santos limpas como se fosse no SNES.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Cara, esse Megaman Sequel Wars está lindo demais!!
Baixei a demo aqui, o negócio tem até reflexo de luzes no Megaman, fora os controles totalmente refinados.
Espero que peguem a trilogia inicial também refaçam com essas melhorias, não vejo a hora desse homebrew sair!
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Só queria saber porque não conseguem arrumar os problemas das vozes no Mega Drive.

O jogo Show do Milhão para Mega Drive estão com a voz do Silvio Santos limpas como se fosse no SNES.
Isso é até fácil de se explicar!

Isso é coisa de memória compartilhada. O MD usa isso e, dependendo do jogo e trilha sonora, a qualidade de audio 'desce' pra manter uma boa qualidade de gráficos.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Vamos ver se tem alguma atualização legal?



Primeiro, um video mostrando (e me parece que, também está comentando) sobre o Fatal Fury RBFF.



Que esse projeto tá ficando lindo.... Tá!







Outra maravilha é o RetroEncoder e o Robocop: agora já está começando os testes para o sistema de colisão (e antes, já teve a liberação dos sprites de inimigos na parte de cima da tela!)

Eu esperava ver mais jogos originais como pier solar, e não ports.

Acredite, não é só você mas, esses projetos sem a menor sombra de dúvida, estão ficando assustadores e isso serve de trampolim para projetos 'solo' como:



Esse é o caso de Irena Genesis Metal Fury. Pra mim ele surge como um projeto desconhecido, mas pesquisando mais a fundo, descobri que ele já circula desde dezembro de 2019. Tem belos gráficos, mas não poderia ter colocado antes pois foi ontem que descobri um tweet a respeito.







Por ser uma notícia mais... "antiga", temos que preparar o terreno pra MAIS UMA engine que está aparecendo por aí. A Blaze Engine (dos mesmos criadores da HAMOOPIG) tem boas características e log logo, pode surgir mais coisas.





No video (no YT), tem um link de download da engine pra quem possa interessar em enveredar nesse rumo...
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
...E vamos pra mais atualizações? Afinal de contas, hoje é domingo e pra começar bem esse belo dia (QUENTE), vamos ver se acho mais coisas legais porque... Bom, porque queremos novidades, não é?

RheoGamer mandou uma bem interessante!





...APESAR DE QUE, nos comentários ele diz que isso é uma obra do gamedevboss e além de tudo, é comparado a uma tech demo onde ele apenas inseriu o cenário de fundo de "qualquer jeito". Nas palavras dele:

"Não sei, é só um exemplo que o daniel fez pro hamoopig, talvez possa se tornar um projeto coletivo na comunidade. a unica coisa que fiz foi jogar de qualquer jeito o cenário ai"

Realmente, se isso se tornar um projeto futuro, as coisas podem estar ficando mais e mais assustadoras!

Por outro lado, TheRoboZ apresenta mais uma atualização do projeto R-Type MD:





Onde, além da introdução, ele já mostra um "teste de fogo" da nave em um cenário sem inimigos e sem a Unidade Droid. Caso estranho mas, como é um teste, vamos relevar!

Uma coisa: em sua gravação do video, Andrea Baldiraghi avisa que o som está distorcido devido ao equipamento (hardware e software) de captura usado.

Agora, pra finalizar essa pequena atualização, um 'senhor' chamado Dante 3D Dev, mostra uma arte para o MD, como um teste, usando personagem e cenário de um jogo que ele está desenvolvendo para o Commodore AMIGA chamado Primal Blade.



Se ele investir para complementar essa versão pro Mega, esse será um dos primeiros jogos citados por mim aqui que é COMPLETAMENTE novo e original (não estou me lembrando de nenhum Rastan...) neste tópico, e sejamos francos, a coisa ficou bem bonita mesmo!



Nosso amigo, Gabriel Pyron e Tryphon liberaram uma atualização de seu projeto Strider Falcon Edition (se não me engano, tem video também)

 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Atualizando de novo com....



...Mauro Xavier liberando as imagens (gameplay) da segunda fase, na opção arcade e jogando com o Cody!



O projeto Mega Castlevania continua andando e agora, ganhando um "simPLÁtico" (vão entender isso no final dele...) video feito pelo Retro Gamer Boy.



Sobre o projeto do White Ninja Studio, pra mim ainda é complexo mas, já que está andando... Pelo menos, sabemos que ele está sendo demonstrado na RGC 2022, entre os dias 22 e 23 deste mês. Será que vai compensar?

Pra variar um pouco...



Essa notícia é de uma nova ferramenta de edição gráfica para o NES:


NES Assets Workshop: NAW​

A downloadable graphics editor for Windows

Make your art on the PC, see it on the NES!

NAW is a tool that enables the creation of art ready for use with NES development. Meant for artists, it imposes all NES limitations and gives you a WISIWYG workflow.

You can export the screen created into a small working NES ROM at the click of a single button.​


1666055675162.png1666055695996.png
1666055733069.png


New in v0.108b:​

Big new features:

  • Free Draw mode! When on, drawing with the pen over the nametable will automatically generate unique CHR tiles so you can freely draw with no tile repetition.
  • Multi Tile Swap! Added the ability to swap multiple tiles at once on the CHR page and on the Nametable.
  • PAL module! (partial, doesn't save yet) Edit the system palette's 24-bit RGB values for each color. Reminder: not compatible with NES in general as the NES palette is not configurable, but this feature is provided for general pixel art usage since you can export PNG images with the fantasy colors.
Improvements:

  • Can now place sprites in the OAM module by selecting first on the CHR page and then clicking on the screen area (no need to drag)
  • Can now also import a PPU dump file from Nintendulator
  • Better visuals for system palette color selection
  • Now the CHR selection is maintained when changing sprite size

Key features:​

  • NES based workflow: tilemaps (nametables), indexed colors (palettes), tilesets (CHR pages). What you do is automatically what the NES can do.
  • Sprites editor! Add, delete, move and flip all sprites on the screen, in 8x8 and 8x16 modes.
  • Draw directly in the sprites layer in 8x8 mode (must start from all empty sprites).
  • A simple tutorial project is loaded as default at startup. You may turn this off in preferences or replace the project file in NAW's folder with a project of your choosing (bins\SampleProj-001.naw).
  • Write tool! Assign tiles to keys and then just type away! Supports cursor movement, setting a rectangle area, and loading/saving tbl files.
  • Sprite overflow simulation and flicker simulation!
  • Copy and paste bitmap data to and from other programs using the clipboard! Whenever the image has more than 4 colors, NAW will automatically reduce the color count.
  • Draw with pencil on CHRs or directly on nametables, with live update of every instance of the edited tile.
  • Load PNG images for reference.
  • Support for NESMaker BMP files (import/export)!

Planned features:​

  • 8x8 background attributes mode.
  • CHR banks management.
  • Metasprites editor and management.
  • Metasprite animation editor and management.
  • Metatiles editor and management.
  • Metatile based level editor.
  • CHR animation with preview.
  • CRT shader preview, overscan and aspect ratio.
  • Palette cycle animation preview.
  • Scanline tricks preview.
  • Linux and Mac builds.
  • And more!

The ultimate goal is to make NAW a central place to manage all of the visual art assets on a NES development project.​

The philosophy behind NAW is to bridge the gap between artists and coders, while using established NES development art asset formats and nomenclatures.​

Workflow for artists, output for coders!​


O chato é que (como sempre) não parece ser "digrátis"....
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
...E então, vamos atualizar de novo? Mas dessa vez, com mais notícias legais:



TheRoboZ já tá começando a avisar que "tá próximo!". E isso é uma coisa MUITO boa pra quem quer ver o que não veio pro Mega em tempos....



Nosso amigo Pyron também volta a afalar sobre um video que mostrará (logo) os avanços na versão de Windjammers para o Mega. Realmente a coisa tá começando a esquentar!



...O problema é que o video está aqui! Eentão...



E o RheoGamer anda mostrando uma nova paleta de cores para o cenário de Billy Kane. Tá ficando bonitinho....



Agora, pra complementar, um novo projeto para o NES. Conhecido como Former Down, já estão mostrando os Sprites nele e já roda diretamente no console (usando, é claro, o 'santo' Everdrive e os 'santos' emuladores....)

EDITADO

Pra quem não viu....

1666228021608.png

GameDevBoss manda essa bela imagm já dando a entender que logo sai!

 
Ultima Edição:
Topo Fundo