O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Formato de video, qual o mais leve e com qualidade?

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Reações
4.564
Pontos
303
Olá pessoal, qual formato de video vcs consideram mais leve e com qualidade e porque?

Eu costumo guardar arquivos em MKV que dizem ser o melhor, mais é o mais pesado, por isso guardo só alguns em mkv e oq tenho em peso eu guardo em mp4.
Antigamente eu guardava tudo em RMVB, mas todos nós sabemos o lixo que ele é de qualidade. Inclusive eu tinha TODA a saga do anime de naruto nessa qualidade.

Recentemente estou organizando meus videos nos backups, e to com uma verdadeira festa de arquivos e to tentando padronizar.

E qual a opiniao de vcs, qual formato utilizam, qual acham melhor e o porque?

carlos222

Bam-bam-bam
Reações
10.069
Pontos
294
Olá pessoal, qual formato de video vcs consideram mais leve e com qualidade e porque?

Eu costumo guardar arquivos em MKV que dizem ser o melhor, mais é o mais pesado, por isso guardo só alguns em mkv e oq tenho em peso eu guardo em mp4.
Antigamente eu guardava tudo em RMVB, mas todos nós sabemos o lixo que ele é de qualidade. Inclusive eu tinha TODA a saga do anime de naruto nessa qualidade.

Recentemente estou organizando meus videos nos backups, e to com uma verdadeira festa de arquivos e to tentando padronizar.

E qual a opiniao de vcs, qual formato utilizam, qual acham melhor e o porque?
Rmbv me traz muita nostalgia.
Lembro que demorava 6 horas na discada para baixar um EPI de naruto.

Sephirothrx7

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.020
Pontos
519
O mkv é só um arquivo de container, ou seja, um arquivo que dentro dele existem outros arquivos como a faixa de vídeo, um ou mais áudios, legendas. O que vai mandar é a codificação desse vídeo.

O codec mais comum hoje é o h264 e o tamanho do arquivo é qualidade vai depender de quem faz a codificação pois tem uma série de parâmetros pra customizar no encoder. Tem uns caras que fazem milagre, conseguem criar um arquivo pequeno com uma qualidade muito boa.

Evil AuRoN

Bam-bam-bam
Reações
3.695
Pontos
429
Atualmente seria o x265 HEVC, porém ele é consideravelmente mais lento para encodar, e na hora de rodar a compatibilidade dele é menor que o h264.

Depende sempre do conteúdo que você vai converter, mas eu no Handbrake utilizo a seguinte configuração para encodar animes:

Video: h264 high profile 4.1 CABAC
Tune: Animation
Bitrate: CF 22
Preset do Encoder: Veryfast.
Audio: AAC LC Stereo 160Kbps (se tiver home theater utilizar a opção passthrough para não modificar o audio da fonte mantendo os canais extras)
Container: MKV
Legendas: Burn in

Explico.

Eu coloco meus arquivos num servidor plex rodando a partir de um raspberrypi, assim sendo o Raspberry não é forte o suficiente para fazer transcodificação.
h264 high 4.1 é a melhor qualidade possível que roda nativamente entre todos meus dispositivos, assim sendo virou o meu target.

Costumava utilizar o preset Slow, porém eu vi que a diferença entre ele e o Veryfast para animes é tão pequena a ponto de não compensar o impacto no tempo de encode.

Meu processador um Ryzen 5 3600XT leva em média 8 minutos para encodar um episódio de anime de 24 minutos utilizando o profile slow, consigo diminuir esse tempo para 2~3 minutos utilizando o preset veryfast, os arquivos ficam com tamanhos comparaveis, entre 230 a 400mb dependendo da ação de cada episódio. Mesmo analisando de perto é absurdamente dificil encontrar diferenças, o motivo é que os animes por natureza tem menos texturas em alta frequencia o que ajuda bastante o algoritmo do encoder.

Para series e filmes utilizo o seguinte:

Video: h264 high profile 4.1 CABAC
Tune: Grain para filmes filmados com câmeras analógicas / "None" para digital
Bitrate: CF entre 22 e 20 dependendo do tipo de filme
Preset: Slow
Audio: AAC LC Stereo 160Kbps (se tiver home theater utilizar a opção passthrough para não modificar o audio da fonte mantendo os canais extras)
Legendas: ass ou srt.
Container: MKV

Aqui o preset precisa considerar coisas como film grain, e texturas em alta frequência, o preset slow é essencial, é possível se safar com medium caso a CPU não seja muito poderosa, mas aí seria necessário aumentar o bitrate para compensar gerando arquivos maiores.

Hum Rum

Bam-bam-bam
Reações
1.892
Pontos
234
MKV é apenas o container como ja falaram, é tipo uma caixa onde vc vai guardar os arquivos, sendo hoje o que há de melhor em termos de compatibilidade e recursos.
Se CODEC o mais usado é o H264, em 8 bits, alguns animes usam em 10 bits, tem a vantagem de ficar menor, mas fica bem mais pesado pra rodar e com compatibilidade menor.
O HEVC x265 consegue manter uma ótima qualidade com arquivos bem pequenos, e roda bem em qualquer coisa moderna (bem mais leve que o H264 em 10 bits, por possuir decode via hardware), se puder iria nesse.

Pra ter uma ideia da diferença de arquivos, entre no nyaa e procure qualquer anime, a versao em h264 tem uns 1.3gb, em hevc vai pra 300mb, nunca cheguei a fazer comparativo lado a lado, mas não vejo diferença quando baixo um ou outro

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Reações
4.564
Pontos
303
MKV é apenas o container como ja falaram, é tipo uma caixa onde vc vai guardar os arquivos, sendo hoje o que há de melhor em termos de compatibilidade e recursos.
Se CODEC o mais usado é o H264, em 8 bits, alguns animes usam em 10 bits, tem a vantagem de ficar menor, mas fica bem mais pesado pra rodar e com compatibilidade menor.
O HEVC x265 consegue manter uma ótima qualidade com arquivos bem pequenos, e roda bem em qualquer coisa moderna (bem mais leve que o H264 em 10 bits, por possuir decode via hardware), se puder iria nesse.

Pra ter uma ideia da diferença de arquivos, entre no nyaa e procure qualquer anime, a versao em h264 tem uns 1.3gb, em hevc vai pra 300mb, nunca cheguei a fazer comparativo lado a lado, mas não vejo diferença quando baixo um ou outro
Essa diferença de compressão é gritante
O nyaa ainda vale a pena? costumo baixar por sites duvidosos BR em qualidade alta haha

Nilmax3

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.980
Pontos
629
aqui uso o StaxRip pra encodar pra 265 vai de boa ele encoda com a gpu e vai rapidão o encode

filmes deixo em até 3900gb e séries e desenhos em 480mb fica ótima a qualidade e tamanho

tinha filmes com 12gb e 18gb pqp liberou um baita espaço no hd de filmes e na série the office de 2gb cada episódio foi pra 480mb e ficou de boa

Hum Rum

Bam-bam-bam
Reações
1.892
Pontos
234

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
46.178
Pontos
854
O novo padrão será o AV1, mas ele ainda não está pronto, o encode demora demais comparado aos outros.

Mas ele é 30% menor que o .h265.

A questão é que o AV1 é royalties free, então está todo mundo adotando. Youtube e Netflix já estão fazendo a migração.

Tsultrim

Bam-bam-bam
Reações
3.103
Pontos
444
Eu também gosto muito de MKV + h264 pela compatibilidade e qualidade + tamanho dos arquivos.

Sobre o profile, eu sempre limito a qualidade pelo tamanho do arquivo original se quero qualidade, ou se não eu pego um pedaço do vídeo e faço testes de qualidade até encontrar o melhor equilíbrio.

Phoenix Eagle

Bam-bam-bam
Reações
8.314
Pontos
454
O novo padrão será o AV1, mas ele ainda não está pronto, o encode demora demais comparado aos outros.

Mas ele é 30% menor que o .h265.

A questão é que o AV1 é royalties free, então está todo mundo adotando. Youtube e Netflix já estão fazendo a migração.
Eita - já temos um novo?

Mal estão usando o H265 :klol

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
46.178
Pontos
854
Eita - já temos um novo?

Mal estão usando o H265 :klol
Não estão usando o h265 por conta das licenças pagas dele.

Então foi formada uma Aliança, a Alliance for Open Media ( Amazon, Apple, ARM, Cisco, Facebook, Google, Huawei, IBM, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix, Nvidia, Samsung Electronics e Tencent), para criar um codec novo, sem licenças, totalmente open source.

Então a tendência é que o HEVC morra de inanição e o AV1 tome conta. Como disse, Youtube e Netflix já estão substituindo vídeos com o novo codec.

Phoenix Eagle

Bam-bam-bam
Reações
8.314
Pontos
454
Não estão usando o h265 por conta das licenças pagas dele.

Então foi formada uma Aliança, a Alliance for Open Media ( Amazon, Apple, ARM, Cisco, Facebook, Google, Huawei, IBM, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix, Nvidia, Samsung Electronics e Tencent), para criar um codec novo, sem licenças, totalmente open source.

Então a tendência é que o HEVC morra de inanição e o AV1 tome conta. Como disse, Youtube e Netflix já estão substituindo vídeos com o novo codec.
Claro que se resolve com o tempo (gerações novas) - mas eu estava pesquisando sobre o AV1 e estavam dizendo que o grande problema dele é a velocidade para encode, o negócio parece que é um parto pra fazer mesmo em máquinas parrudas.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
46.178
Pontos
854
Claro que se resolve com o tempo (gerações novas) - mas eu estava pesquisando sobre o AV1 e estavam dizendo que o grande problema dele é a velocidade para encode, o negócio parece que é um parto pra fazer mesmo em máquinas parrudas.
Isso deve ser resolvido com novas GPUs. A série 6xxxx, RTX 3xxx e os Tiger-Lake vieram com decode de hardware. Falta mesmo o encode.

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Reações
4.564
Pontos
303
Valeu pelas respostas pessoal.
To convertendo tudo pra x265, tá demorando um pouco(pq meu pc é uma carroça), mas to tendo uma economia de espaço muito grande de espaço, a maioria dos arquivos, cai pela metade. Como tenho muito video, isso vai ajudar pacas, foda que vai demorar pra encodar. Mas vou fazendo aos poucos.

Ultima Edição:
Topo Fundo