Olha, eu mesmo nunca liguei para essas vantagens de double XP infinito para quem compra o Vip Pass, acho legal ganhar tudo na raça jogando, compro o VIP pass um bom tempo depois quando está em promo e só por causa dos carros exclusivos, mas para quem dava importância para essas vantagens, realmente é um retrocesso, agora é uma vantagem momentânea e talvez seja um indicativo de que futuramente eles podem começar a vender packs de reforço de XP.
Pra mim, contanto que ainda seja possível conquistar XP e trocar por CR apenas jogando, sem problemas, o que me preocupa é vincular a obtenção de carros específicos a um tipo de condição onde vc não tenha outra escolha se não apelar para microtransações com dinheiro real, tipo, as DLC´s já são pagas, mas imagine o cara comprar uma DLC com uma nova Ferrari foderosa, vc desbloqueia ela apenas uma única vez e se quiser uma segunda unidade para customizar com outra cor ou tunagem, ao invés de apenas vc ter que ganhar mais CR´s, ir na concessionária e simplesmente comprar outra Ferrari, agora precisa coletar uma fortuna de CR e ter que usar esses loot boxes aleatórios de 300,000 CR apenas para desbloquear um slot para aquele carro e isso sem nem ao certo saber se realmente vai liberar o carro que deseja. Microtransações, desde que sejam relevantes apenas para itens cosméticos, sem problemas, o problema é expandir isso para itens que são relevantes ao gameplay, como no caso dos próprios carros, espero que não chegue a esse ponto.
Essa nova tendência de GaaS, ou traduzindo para o bom português, Jogos Como Serviço está muito forte agora mas precisa ser mto bem pensada para não impactar na expectativa dos jogadores, a comunidade que joga a séria Forza está acostumada já há um bom tempo a ter uma certa dinâmica sobre como os jogos se comportam do ponto de vista de progredir, destravar e obter novos conteúdos, é meio arriscado começar assim de mansinho, e lá na frente eles introduzirem esses mecanismos de monetização e economia in-game usando dinheiro de verdade mudando toda a dinâmica da série.
Veja por exemplo, até FM6 e o FH3, a quantidade de XP que vc obtinha jogando estava relacionada as assistências que usa para jogar e pelo o que eu entendi, agora isso mudou pois esses MOD´s é que determinam o multiplier e porcentagem de XP que vc vai conseguir nas corridas além de que esses MOD´s são meio que aleatórios.
Particularmente acho que isso torna o jogo desnecessariamente complexo, não vejo com bons olhos, acho que não tem mto o que complicar em jogos de corrida, uma campanha variada, algumas pequenas regras como nas competições da vida real como por exemplo ter kilometragem mínima em cada categoria pra poder progredir dai juntar isso a um conteúdo diverso que trabalhe em favor dessa campanha, jogos de corrida se resumem a uma pista, seu carro contra outros carros, é isso, e ai que está a graça, não pode enfeitar mto se não fica maçante.
Bom, vamos ver, jogando agente vai vendo se faz ou não faz sentido esse tipo de mecânica de progressão.