Como o Forza Motorsport se transformou em uma "plataforma de corrida para o futuro
"Não se trata de um jogo de serviço. Este é um jogo AAA."
2019 foi um ano e tanto. O bebê Yoda. O fim de Avengers e Game of Thrones. Dois documentários separados sobre o Fyre Festival. O primeiro caso documentado de COVID-19. Basta dizer que houve... muita coisa acontecendo. Na verdade, tudo o que não tivemos em 2019 foi um novo episódio da série Forza Motorsport.
Já estávamos esperando por isso, por assim dizer. Desde a chegada do original em 2005, um novo Forza Motorsport chegava de forma confiável a cada dois anos - em três gerações de hardware de console Xbox - por mais de uma década. Mas não haveria nenhum Forza Motorsport em 2019, apesar do fato de já terem se passado dois anos desde o lançamento do Forza Motorsport 7, de 2017. Também não haveria Forza Motorsport em 2020, 2021 ou 2022.
Construir a próxima evolução da série Forza Motorsport levaria tempo, porque a próxima evolução da série Forza Motorsport tinha que ser mais do que apenas um produto. Ela seria uma plataforma.
"Demos mais suporte ao Forza Motorsport 7 do que a qualquer outro esporte motorizado anterior", explica Dan Greenawalt, gerente geral do Forza Motorsport. "Portanto, houve muitas atualizações, houve mudanças - tanto gratuitas quanto pagas. Nós realmente apoiamos esse jogo. E você pode ver a tendência do
Horizon 4 e do
Horizon 5, e até mesmo do
Horizon 3, em que há mais suporte aos nossos jogos."
"Fizemos algumas mudanças fundamentais no Forza Motorsport 7. Algumas baseadas no feedback e na reação dos fãs, e outras baseadas em coisas que queríamos fazer. Mas, olhando para o Forza como um todo, acreditamos que havia um novo capítulo; havia um momento para virar a página."
Olhando para o Forza como um todo, acreditávamos que havia um novo capítulo; havia um momento para virar a página.
De acordo com Greenawalt, era hora de abraçar o que tornava os pilares Motorsport e
Horizon do Forza especiais em seus próprios caminhos separados. A resposta foi celebrar o foco do Forza Motorsport na habilidade e na competição, transformando-o em uma "plataforma de corrida competitiva para o futuro" que pode evoluir com seu público.
É importante observar que, no que diz respeito à Turn 10, o crescimento do Forza Motorsport em uma plataforma significa pegar a fórmula tradicional do Forza Motorsport e usá-la como base para um mundo crescente de corridas - e não transformar o simulador de corridas de longa duração em um típico jogo de serviço ao vivo. Não espere um conjunto limitado de conteúdo e salvas de mumbo jumbo de passe de batalha para seguir aqui.
"Nossa abordagem no momento não é criar um jogo como serviço", enfatiza Greenawalt. "Este é um jogo enorme, que está sendo lançado por um preço de US$ 70 e tem um complemento premium. Trata-se de um grande lançamento AAA, portanto, não está se tornando um jogo do tipo: 'Ei, lance um jogo pequeno e desenvolva-o com o tempo'. Não é um jogo de serviço. Este é um jogo AAA".
"A questão é que ele está sendo suportado por um backend que está mais conectado do que nunca, e os jogadores estão mais conectados agora. Portanto, podemos fazer basicamente as duas coisas. Podemos ter um grande lançamento AAA e, depois, construir uma plataforma ao longo do tempo."
onstruir essa plataforma significa um fornecimento constante de novos conteúdos, incluindo carros e circuitos. A série Forza Motorsport tem se beneficiado tradicionalmente de um forte e constante suprimento pós-lançamento de ambos ao longo dos anos, mas essa nova abordagem verá o conteúdo ser injetado no jogo de forma mais significativa. Ou seja, ele será espalhado pelo jogo como se sempre estivesse lá.
"Assim, quando todo esse novo conteúdo entrar no jogo, não será apenas: 'Ah, tem um monte de carros e não sabemos o que fazer com eles; divirta-se com eles', [que é] mais ou menos como os lançamos no passado", admite Chris Esaki, diretor de criação do Forza Motorsport. "Por exemplo, carros novos são legais; vá para o jogo gratuito, vá para o multijogador, divirta-se com eles, certo?"
Agora temos a oportunidade, com essa base tecnológica mais ágil que temos, de colocar um carro no jogo ou colocar uma pista no jogo e rapidamente colocar isso em todas as áreas da experiência.
"Temos a oportunidade agora, com essa base tecnológica mais ágil que temos, de colocar um carro no jogo ou colocar uma pista no jogo e rapidamente colocar isso em todas as áreas da experiência. Assim, um carro entra no jogo e agora ele está de fato onde seria apropriado. Ele está em um novo evento do modo carreira que não existia antes, no primeiro dia. Ou um evento totalmente novo que não existia antes. A mesma coisa acontece com as pistas, e isso começa a mudar e a evoluir esse conteúdo para que ele sempre pareça novo toda vez que houver um novo conteúdo no jogo.
"Se você jogou o jogo no primeiro dia, ele será diferente 30 dias depois, ou 60 dias depois. Daqui a um ano, provavelmente não se parecerá em nada com o conteúdo do primeiro dia. Portanto, há essa sensação de frescor em toda a superfície do jogo."
Como aponta Esaki, os jogos anteriores do Forza Motorsports não mudaram dessa forma à medida que o novo conteúdo chegava; de fato, de acordo com Esaki, na era anterior do Motorsport, não haveria nenhuma maneira técnica real de conseguir isso, a não ser "forçar muito a barra". Simplificando, os jogos simplesmente não estavam preparados para acomodar tais mudanças.
Mas o próximo Forza Motorsport será.
"Em novembro, com nossa primeira grande atualização, Yas Marina entrará no jogo", revela Greenawalt. "Ele virá exatamente como Chris descreveu. Gratuita, e entrará na carreira sem problemas; se você começasse a jogar no dia seguinte à sua chegada, nem saberia que ela não estava lá."
"O jogo vai mudar com o tempo de forma muito natural. Ele entrará no modo multijogador, para um jogador - em todos os lugares - e depois adicionaremos mais pistas com o tempo."
Em novembro, com nossa primeira grande atualização, Yas Marina entrará no jogo.
A equipe confirma que outra pista não revelada será lançada em dezembro e reitera que a pista de Nurburgring Nordschleife ainda entrará no jogo na "primavera", mas "isso é apenas a ponta do iceberg".
"Certamente não queremos dividir a comunidade, especialmente a multijogador", diz Esaki. "Portanto, todas as faixas agora, em um futuro próximo, virão para o jogo gratuitamente. Portanto, isso será apreciado por todos."
Há outro grande motivo para a abordagem do Forza Motorsport de priorizar a plataforma, que é o investimento do jogador.
"Olho para outras experiências que estão por aí e as pessoas investem muito em uma experiência", diz Esaki. "Não são apenas centenas de horas, são milhares de horas em que estão jogando League of Legends, World of Warcraft ou alguma outra experiência na qual passaram a vida. E é assim que os jogadores jogam Forza desde sempre. Eles investiram milhares de horas no jogo, mas isso aconteceu em todas as diferentes gerações."
É assim que os jogadores jogam Forza desde sempre. Eles investiram milhares de horas no jogo, mas isso ocorreu em todas as diferentes gerações.
Esaki acredita que o fato de saber que o foco não será transferido para outro jogo Forza Motorsport personalizado em alguns anos é bom para os jogadores.
"O fato de todo esse investimento permanecer com você é um sentimento poderoso", diz ele. "É a sensação de que este é o lugar em que investi tempo e me sinto muito bem com ele, que valoriza o tempo que passei nele e cresce comigo. Portanto, acho que esse é um sentimento muito diferente para esse esporte a motor."
Para Greenawalt, o elemento central que faz de Forza Motorsport a experiência certa para evoluir para uma plataforma é a natureza de como a habilidade e a competição estão no centro dela.
"Depois de desenvolver uma lacuna de habilidade, você não quer realmente trocá-la", diz ele. "E é por isso que você olha para jogos como Dota, League of Legends, Counterstrike; esses são os jogos que mais se aproximam de uma plataforma. Mais uma vez, não estou falando de um serviço; estou realmente falando de ser mais uma plataforma, e isso vem dessa habilidade."
"Foi isso que nos levou a seguir esse caminho. Não foi: 'Ei, queremos construir uma plataforma e, portanto, vamos torná-la baseada em habilidades'. Foi: 'Não, o automobilismo em sua essência é habilidade e competição; devemos fazer disso uma plataforma."
Licença para dirigir
Os jogadores de corrida de longa data provavelmente estão bem cientes da vida útil frequentemente limitada dos jogos de corrida licenciados; de fato, o Forza Motorsport 7 de 2017 atingiu o chamado status de "Fim de Vida" em setembro de 2021, depois de apenas quatro anos à venda. A retirada do Forza Motorsport 7 da lista não teve impacto sobre aqueles que compraram o jogo, mas significou que ele não poderia mais ser comprado novo graças ao vencimento das licenças. Greenawalt confirma que o futuro do Forza Motorsport como plataforma fez com que a equipe mudasse a maneira de pensar sobre o licenciamento, "e isso nos forçou a redobrar a atenção para ter um jogo muito ágil".
"Um jogo em que podemos mudar as coisas de lugar, podemos mostrar ou dar destaque, e podemos mover as coisas para dentro e para fora", diz ele.
Mudar qualquer coisa, é claro, é um assunto espinhoso, mas Greenawalt afirma que o "objetivo final da Turn 10 é que isso não aconteça".
"Portanto, estamos trabalhando e mudando nossos contratos de licenciamento e a forma como trabalhamos com os licenciadores para que possamos atualizá-los ao longo do tempo e não seja tão binário", diz ele. "Então, isso é uma promessa? Não pode ser, porque há mais de mil licenças em nosso jogo. Mas tentamos mudar para uma linguagem que torna isso mais do que apenas um licenciamento, mas um pouco mais como uma parceria em que eles fazem parte deste jogo e querem continuar a fazer parte dele."
"Mas será necessário um cuidado contínuo. Tínhamos um ritmo de licenças e liberações, mas agora precisa ser um jardim constante. Precisamos cuidar de todas essas [licenças] ao longo do tempo e mantê-las vivas. Não queremos perder nada! Também somos gamers. Então, queremos jogar tudo isso e queremos que tudo isso cresça com o tempo."
Por sua vez, Greenawalt - que está envolvido na direção da série desde seu início - continua visivelmente entusiasmado com as mudanças empolgantes que testemunhou no gênero de corrida após quase duas décadas de Forza.
"Meu antigo chefe deixou a Microsoft há alguns anos e, quando saiu, estava vasculhando suas gavetas e encontrou nossa proposta original para o Forza Motorsport, tirou uma foto das duas primeiras páginas e a enviou para mim em um texto", começa ele. "E é horrível. É muito ruim. Está muito mal escrito, inclusive. Meu Deus. E quando li, fiquei horrorizado ao ver minha própria maneira de falar. Foi claramente escrito por mim".
Greenawalt admite que foi um pouco embaraçoso.
"Então, eu diria que a primeira coisa que mais mudou foi nosso nível de profissionalismo e excelência em nosso trabalho!", ele ri. "A equipe ficou mais inteligente, e eu diria que, quando você olha para a Forza Tech e para o que estamos oferecendo com esse incrível mecanismo gráfico que agora está alimentando o Motorsport e o
Horizon - além de trabalhar no Fable -, isso nos permitiu atrair um nível de talento que não tem a ver com corridas ou RPGs; tem a ver apenas com a criação de jogos excelentes. Quero dizer, um verdadeiro talento de classe mundial".
Greenawalt acredita que a força da equipe melhorou o desempenho de todos.
"A equipe é muito maior e muito mais habilidosa, e eu não me contrataria", ele sorri. Cheguei a um ponto em que, quando olho para trás e vejo minhas habilidades quando tinha vinte e poucos anos, penso: "Não, é difícil. Você não vai conseguir um emprego'".
Além disso, no entanto, há o fato de que os jogos de corrida como Forza Motorsport não se inspiram mais estritamente no que acontece nas pistas de corrida do mundo real.
"Essa foi a maior mudança, e acho que é a mais difícil para as pessoas entenderem", diz Greenawalt. "Costumávamos criar um jogo que era uma sombra do mundo real. Ou seja, no mundo real, há corridas - e então você também pode fazer isso em um jogo. É uma corrida gamificada. O que mudou para os fabricantes e como eles lidam conosco, o que mudou para a comunidade e o que mudou nas corridas é que não somos mais uma sombra do mundo real. Somos um mundo diferente".
O que mudou... é que não somos mais uma sombra do mundo real. Somos um mundo diferente.
"Somos um mundo onde a comunidade é construída, onde as pessoas têm amigos. Ela é integral. A comunidade está presente. Mais do que qualquer outra coisa, a comunidade mudou a situação e agora somos um garoto de verdade; não somos mais um fantoche. E acho que isso é ótimo. Acho que isso também inspira a equipe, que está mudando a cultura do carro."
Fonte:
https://www.ign.com/articles/how-forza-motorsport-evolved-into-a-racing-platform-for-the-future
O circuito atualizado de Yas Marina será lançado em novembro. No mês seguinte outro circuito não anunciado também será lançado.