O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Golpe do motoboy: quadrilha movimentou mais de R$10 milhões de idosos em SP, diz polícia

SirSerius

Bam-bam-bam
Mensagens
8.572
Reações
30.991
Pontos
403
Golpe do motoboy: quadrilha movimentou mais de R$10 milhões de idosos em SP, diz polícia

Investigação de Sorocaba (SP) identificou grupo que agia em várias cidades do estado de São Paulo.


Por Carlos Henrique Dias e Daniela Golfieri, G1 Sorocaba e Jundiaí e TV TEM
28/02/2021 19h47 Atualizado há uma hora

Dezenas de idoso foram vítimas, segundo a polícia — Foto: Reprodução/ TV TEM

Dezenas de idoso foram vítimas, segundo a polícia — Foto: Reprodução/ TV TEM

A quadrilha presa pela Polícia Civil de Sorocaba (SP), por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), movimentou mais de R$ 10 milhões roubados de idosos no interior de São Paulo em poucos meses. Na casa de um dos 10 suspeitos presos a polícia encontrou R$ 400 mil.
A ação desarticulou uma organização criminosa conhecida como "gangue do motoboy", que é investigada pela prática de estelionato e lavagem de dinheiro. No total, foram expedidos 12 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão em Barueri, Bragança Paulista, Santana do Parnaíba, Praia Grande e São Paulo (SP).
Segundo a polícia, 10 pessoas foram presas e duas permanecem foragidas, sendo uma delas o motoboy. Também foram apreendidos cheques, máquinas de cartão, notebooks e celulares.
O trabalho de investigação, que durou cerca de seis meses, começou após o registro de casos do golpe no qual o criminoso diz para a vítima que o cartão dela foi clonado. Em seguida, vai até a casa da pessoa afirmando que precisa retirar o cartão para que seja bloqueado. No entanto, com o cartão em mãos, o criminoso realiza vários saques e compras.
Durante a investigação, a Deic conseguiu identificar os suspeitos envolvidos no crime. Estima-se que eles tenham feito, pelo menos, 11 vítimas de Sorocaba e cidades da região.

“Ele falou: ‘se o senhor tá em casa, é sinal de que não está fazendo compras. alguém tá usando seu cartão’. Eles convencem você que é do banco”, lembra uma vítima.







Golpe do 'falso motoboy' já roubou mais de R$ 10 milhões de idosos só em SP
Em uma das imagens de câmeras de segurança, o motoboy apareceu estacionando e pegando rapidamente o cartão da vítima.
“O senhor tem envelope em casa? Tenho. O senhor, por favor, coloca o cartão, sela esse envelope e entrega que ele nem vai saber o que ele tá pegando”, recorda a vítima.

Criminoso estacionando veículo na frente da casa de uma das vítimas  — Foto: Reprodução/TV Globo

Criminoso estacionando veículo na frente da casa de uma das vítimas — Foto: Reprodução/TV Globo

Em uma ligação entre um idoso com a suposta central do banco, o morador não atendeu a ligação do banco enquanto falava com o grupo.

Vítima: Eles estão falando de onde foi comprado, passado o cartão. olha, tão ligando

Criminoso: Eu acho melhor a senhora não atender porque podem ser os bandidos, tá? Não atende.

Vítima : tá.

Para ganhar a confiança, os criminosos pediram para que o idoso mesmo ligue no telefone que aparece no verso do cartão de crédito.

“Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.

Tudo isso era feito de uma espécie de central do crime: uma sala de telemarketing criada só para aplicar golpes, segundo a investigação.

“Existem ondas desse crime. A organização destinava o motoboy para determinado município. Esse motoboy ficava em local estratégico, aguardando que a central de telemarketing ligasse a ele e informasse que determinada vítima caiu no golpe”, detalha o delegado Felipe Orosco.

A organização criminosa agia de forma rápida e certeira e encomendava uma lista de possíveis alvos.

A polícia informou à Autoridade Nacional de Proteção de Dados para apurar esse tipo de venda feita por esta empresa.

Golpe do motoboy movimento dinheiro de contas bancárias de idosos no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Golpe do motoboy movimento dinheiro de contas bancárias de idosos no interior de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, a diretora da agência disse que a venda feita à revelia do consumidor e que não atende a uma finalidade adequada é ilegal.

A empresa de Carapicuíba informou que não compactua com qualquer atividade criminosa ou ilícita e que os serviços não foram contratados pelo golpista.”

“Eles procuravam se aproveitar da situação do idoso, que estava em casa, muitas vezes até fragilizado. Nós temos situação de idosos que estavam doentes, idosos que estavam com uma situação emocional mais abalada até em razão de ficar em casa, em razão da pandemia”, contou o delegado Ayres.

Vazamento de dados






Em um período em que houve no país megavazamento de dados na internet, os cuidados devem ser redobrados.
“Nós vivemos duas pandemias: uma pandemia biológica e uma pandemia digital. Os criminosos que compram esses dados na internet escura usam esses dados para perpetuar outros crimes e golpes”, informou Marco DeMello ceo e co-fundador da PSafe.
“Antes da pandemia, muitas transações ainda eram feitas em lojas, no mundo físico. Com a pandemia, as transações migraram para o mundo digital. Aumento da ordem de 70% dos golpes e que no cenário anterior não víamos”, comentou Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN.

Indiciados

Por trás da quadrilha especializada em roubar velhinhos no estado de São Paulo estavam dois líderes, segundo polícia. Um deles seria Rafael Costa, um músico da capital.

Segundo a polícia, ele era responsável por conseguir dados das vítimas e coordenar o bando. Já quem cuidava da tecnologia para desviar as ligações das vítimas para os bandidos e dar legitimidade ao golpe seria Alexandre Rangel Macedo.

Ainda segundo a polícia, Alexandre e Rafael contavam com as esposas para movimentar o dinheiro dos golpes. Elas aparecem em imagens, em saques e mais saques na boca do caixa.

No apartamento de Alexandre, a polícia encontrou quase R$ 400 mil em espécie. A defesa de Rafael disse que as acusações serão esclarecidas ao longo do processo e que a mulher dele é inocente. O advogado de Alexandre e da esposa também nega participação dos clientes no caso.

“São pessoas primárias, que exercem atividade remunerada. Isso vai ser demonstrado com as provas. Ainda tem muita investigação pela frente pra que a gente possa mostrar que eles são de fato inocentes”, disse Matheus Segala.

Onze pessoas são presas durante operação contra quadrilha conhecida como 'gangue do motoboy' — Foto: Reprodução/ TV TEM

Onze pessoas são presas durante operação contra quadrilha conhecida como 'gangue do motoboy' — Foto: Reprodução/ TV TEM

 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.937
Reações
230.325
Pontos
2.529
Eu ia falar que velhos são inúteis, mas pqp, olha isto:

"Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.".


E esses bandidos aí são assim, é um pulo para começar a roubar e matar caso um velho não caia no golpe.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.435
Reações
25.686
Pontos
803
"Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.".


E esses bandidos aí são assim, é um pulo para começar a roubar e matar caso um velho não caia no golpe.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Estava escrevendo isso, eu nem imaginava que existia um sistema que fazia isso.
Só matando esses ratos.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.825
Reações
134.214
Pontos
2.139
Essa é a parte realmente perigosa desse golpe:
“Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.
 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
Eu ia falar que velhos são inúteis, mas pqp, olha isto:

"Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.".


E esses bandidos aí são assim, é um pulo para começar a roubar e matar caso um velho não caia no golpe.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
Meus pais quase caíram no golpe.

Essa foi a parte que me impressionou. Minha mãe é desconfiada dessas merdas mas o 0800 que passam é legit. So não deu certo porqie na jora que meu pai tava ouvindo o golpista no telefone fixo minha mãe estava conversando com meu irmão sobre outra coisa no celular. O mano ficou confuso e falou pra esperar e ver depois.

Quando eles me falaram mostraram o número e é mesmo um 0800 do Banco do Brasil
 


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.765
Reações
35.082
Pontos
903
Banco não liga pra resolver coisas, eles deixam você ir atrás. E não atendam ligações desconhecidas caso você não esteja esperando uma importante. Só isso já evita muitos problemas. E esse papo de precisar pegar cartão em mãos pra bloquear tem que ser realmente muito inocente ou desligado das coisas para cair, viu...
 

Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.547
Reações
13.040
Pontos
824
Eu ia falar que velhos são inúteis, mas pqp, olha isto:

"Eles tinham um sistema, uma tecnologia de redirecionamento da ligação. Toda vez que ele fosse ligar para o 0800, na verdade, era redirecionado pra última ligação que ele recebeu. Seria a ligação do fraudador. E ele conseguia utilizar desse sistema só com telefone fixo”, explica o delegado Rodrigo Ayres.".


E esses bandidos aí são assim, é um pulo para começar a roubar e matar caso um velho não caia no golpe.

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

Na verdade, o tal sistema é só não desligar a ligação pro velho. O bandido fica na linha e assim que a vitima pega o telefone pra ligar pro banco, acha que está discando, mas o meliante ainda está lá e atende como se fosse do banco.

Só funciona com telefone fixo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.937
Reações
230.325
Pontos
2.529
Na verdade, o tal sistema é só não desligar a ligação pro velho. O bandido fica na linha e assim que a vitima pega o telefone pra ligar pro banco, acha que está discando, mas o meliante ainda está lá e atende como se fosse do banco.

Só funciona com telefone fixo.


Estranho. Qualquer um sabe que para desligar precisa por no gancho e tem que ouvir o telefone chamar, as teclas e por aí vai.
 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
Pu Taquel Paril
O bicho pega por causa desse 0800 que não sei como é fraudado. Mas aí os velhos acharm que é o banco e digitam numa URA agencia conta e senha de acesso eletronico já na partida.

Aí falaram essa conversa parecida que tentaram usar o cartao pra fazer compras e precisam cancelar.

Nisso pedem pra vaidar o cancelamento digitando a senha do cartão (como se fosse uma transação normal via Bankfone).

Pronto, pegaram a senhas. Só precisam do cartão.

Foi nessa hora que o meu irmão ficou confuso e disse que ia ver depois com o banco mas acho que a conversa do velho com o fraudador demorou mais de meia hora.

O resumo é isso. Eu sei que tentaram fazer minha mãe desligar o celular com desculpa de token ou algo assim tambem.
 

Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.547
Reações
13.040
Pontos
824
Estranho. Qualquer um sabe que para desligar precisa por no gancho e tem que ouvir o telefone chamar, as teclas e por aí vai.
Exato, isso que eu fiquei sem entender.

Se a pessoa que te ligou não desligar, sua linha fica presa na última ligação. Pelo menos era assim antes, mas fazem anos que não utilizo telefone fixo.

Os caras deixam um barulho de "linha" no áudio, o velhinho pega o telefone e começa a discar, os bandidos ouvem ele discando e já colocam os sons de chamada, atendimento automático do banco, direcionamento e vão fazendo a encenação até chegar no "atendente" que vai confirmar a história, pedir pra vítima discar a senha do cartão para confirmar o recolhimento e através do tom de cada tecla, eles descobrem a senha.

Fazer uma URA de telemarketing não é tão complexo assim.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.825
Reações
134.214
Pontos
2.139
Se a pessoa que te ligou não desligar, sua linha fica presa na última ligação. Pelo menos era assim antes, mas fazem anos que não utilizo telefone fixo.

acabei de testar do telefone fixo do trabalho pro meu de casa. quando uma das partes desliga, a ligação é cortada, não fica ninguém na linha não.
 

Last Click

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.547
Reações
13.040
Pontos
824
acabei de testar do telefone fixo do trabalho pro meu de casa. quando uma das partes desliga, a ligação é cortada, não fica ninguém na linha não.

Talvez seu fixo passe por modens/tecnologias das operadoras atuais. Isso acontecia quando era telefone raiz, fiozão no poste ligado na central de direcionamento que deve ter muito ainda em cidades do interior. Mas como falei, fazem anos que não utilizo fixo, deve ter mudado.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.421
Reações
71.662
Pontos
1.763
Pior que é mais um golpe que vai se especializar mais e se espalhar Brasil afora...
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.486
Reações
9.513
Pontos
1.069
Eu não acho que seja esse processo arcaico não. Acho que deve seguir algo mais complexo, como criptografia de dados e etc...
Provavelmente deve ser um sistema de direcionamento para ligações.

Vou dar um exemplo.

Meu celular tem um costume INCRIVEL, de que quase sempre quando desbloqueio ele eu recebo uma ligação dessas merdas lixo que desligam logo apos.

Certeza que no meu caso é um celular ai é mais fácil criar um sistema/virus que detecta o celular em operação e faz a ligação para meu telefone.

Provavelmente deve ter sistemas mais complexos que a pessoa faz a ligação e só de colocar 0800 ja redireciona para uma ura definida pelo impostor.

Criar uras é fácil e nem é tão caro assim.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.727
Reações
14.824
Pontos
503
É simples de desmascarar esses FDPs.

"Meu cartão foi clonado, fera? Você trabalha no BB? Fala aí os últimos 4 dígitos dele então".

Pede alguma confirmação, sei lá.

Foda é que esses malditos usam os idosos para praticar golpes.
 
Topo Fundo