Eu ainda não joguei justo o online de GTS, mas por tudo que ele disse isso é exatamente o diferencial do jogo e motivo pelo qual irrelevar todos os defeitos e limitações.
Pessoalmente eu acho que irei gostar, especialmente pq ele desliga em corridas de nível mais alto. É algo totalmente irreal, nem dá pra discutir, mas eu prefiro algo irreal do que ter minha corrida frustrada por alguém muito ruim de guidão. E como no começo vc vai ficar misturado (até seus níveis do perfil melhorarem) é bom ter o máximo de ajuda. Uma coisa que era muito frustrante no iRacing (apesar de realista) é que nas primeiras corridas vc é colocado junto de um bojo, que mistura top drivers com caras totalmente sem noção. Eu perdi muitos pontos por me envolver em acidentes com caras totalmente fora do ritmo. Então jogo é jogo e realismo é realismo. Até quando corro em Assetto com pessoal aqui do fórum nosso server tem danos reduzidos (entre outras coisas)... e fazemos isso desde nossos tempos de rFactor. E isso é feito exatamente pela diferença técnica entre jogadores, que é maior que numa pista real. Por referência, eu já corri de Formula 1000 (que é uma categoria amadora)... nela todos os pilotos, por mais que exista diferença no talento e dedicação de cada um, naturalmente eram empurrados pra dentro de um mesmo nível (ou algo bem próximo), pois vc conversava com os caras trocando ideia, via eles correndo bem de perto, gastavam todos um tempo parecido nas mesmas pistas, com um só tipo de carro E TÍNHAMOS A PORRA DUM BRIEFING E DEBRIEFING, que servia pra passar detalhes de cada pedacinho da pista e tb pra chamar a atenção para comportamentos erráticos (seja por excesso de agressividade ou por direção fora de ritmo)... então mesmo sendo uma categoria amadora (que tende a ter mais diferenças entre o nível dos pilotos) não chegava ao nível de precisarmos de ghosting (caso fosse possível rs)... mesmo os brações (que estavam lá) não eram tão prejudiciais.
No ambiente virtual vc tem outro problema, que é a falta de perigo real. Na pista de verdade todos os seus reflexos te incentivam a auto preservação, por mais louco que vc seja... quando vc tá entrando numa curva e tem outro carro por perto, o reflexo é dar mais espaço pro cara... é forçar menos no ponto de freagem. Você anda até mais lento que poderia justamente pra se preservar... e o contrário disso tudo acontece só com aqueles porra louca que viram profissionais vitoriosos. Já no virtual é totalmente o contrário... o reflexo é andar o mais rápido possível. Eu reparo até como meu comportamento muda de um ambiente pro outro... eu nunca sequer ralei lata num carro de verdade... eu nunca saí da pista num carro de verdade (seja direção cotidiana ou pista de corrida)... mas ae entro num simulador e isso muda... eu já joguei cara fora da pista só pra ganhar décimos de segundo... cara, se eu jogo alguém fora da pista numa corrida real eu acho que paro o carro e vou correndo ver como o cara está, mas num simulador eu ainda fico puto pelo cara ter atrapalhado minha volta. Tento ao máximo policiar minha conduta online... acho que sou até cavalheiro, mas ainda cometo raros surtos de psicose. A questão é: O certo é cometer nenhum... e se até mesmo eu, que me policio e tenho um mínimo de habilidade, cometo ocasionais cretinices, significa que o ato de correr virtualmente tem suas diferenças em relação à coisa real... e é por isso que criar recursos irreais é válido, caso isso seja necessário para manter o ambiente virtual minimamente civilizado... especialmente um que é totalmente massificado e que, no final das contas, quando vc atinge um nível melhor, é desligado. Então acho que ghosting tem que ser encarado como uma espécie de rodinha... deixa ela lá e vai jogando, pq uma hora o jogo tira ela de vc.