O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Guerra da Ucrânia - Tópico oficial

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
E? Continua não sendo calote se eles pagaram. Não gostar de algo não permite você distorcer a realidade.

Os contratos possuem clausulas que exigem o pagamento em dolar.

Isso é como eu fazer um serviço pra você de 100 reais e ao invés de me pagar em reais vc me pagar com uma galinha que você diz valer 100 reais. (Pq rublo eles que ditam o valor).
E agora reclamar que eu não aceitei o pagamento.


Quanto ao congelamento das reservas nos EUA e Inglaterra.
Ninguem disse que os 2 países tem que tornar as coisas faceis pra Russia e ajuda-los a manter sua economia rodando.
Isso foi burrice da Russia que devia ter colocado as reservas dentro de seu territorio ou na china. Na sua soberba de achar que o ocidente ia ficar calado e deixar tudo ocorrer sem levantar 1 dedo.


E O ocidente neste episodio está moralmente superior a Russia.
Não foi o ocidente nem a Ucrania que deram o primeiro tiro e começaram a matar civis. Tanto em 2014 como agora em 2022.
ISso automaticamente coloca a Ukrania como a atacada e com o direito de se defender com toda sua capacidade.

Especialmente porque já ficou claro que o objetivo da Russia é anexar o maximo que conseguirem. Sec XIX style.
 
Ultima Edição:

Babayaga

Bam-bam-bam
Mensagens
1.360
Reações
3.559
Pontos
353
E? Continua não sendo calote se eles pagaram. Não gostar de algo não permite você distorcer a realidade.

Essa atitude do ocidente, de se achar moralmente superior à Rússia, junto com essa mídia que mais tem o trabalho de infundir esperanças do que informar, ainda vai causar muitas mortes. Tipo o BJ dizendo que o Putin é macho tóxico. Patético.
Mas o ocidente é moralmente superior a Rússia mesmo.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.614
Reações
15.933
Pontos
403
A posição ucraniana em Lysychansk está ficando insustentável. Então nos próximos dias (ou horas) podem ser forçados a deixar essa cidade para não serem cercados pelos russos.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.614
Reações
15.933
Pontos
403
Segundo o jornal russo Kommersant, o governo daquele país está preparando um decreto que lhe dará certos poderes durante a guerra. Poderia aumentar os turnos nas fábricas, obrigar as empresas a cumprir contratos e ter certas capacidades de mobilização. Também limitaria o direito de manifestação.

Link da notícia:
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.546
Pontos
1.094
A posição ucraniana em Lysychansk está ficando insustentável. Então nos próximos dias (ou horas) podem ser forçados a deixar essa cidade para não serem cercados pelos russos.
Aí virá o grande ponto dessa investida: kramatorsk

Se kramatorsk cair, missão cumprida pra tomada de donetsk e lugansk. Aí vem a dúvida, se vai parar, se vai rumar para Karkhiv ou se vai esticar a perna no sul
 


alexjaniski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
1.065
Pontos
639
Eu concordo. Mas tem hora que eu discordo e acho que empata. Essa questão de moralidade, olhando pelo espectro de nações, é bem cinza
O ocidente por pior que seja nunca fez algo tão extremo como holodomor ou os campos de concentração na sibéria pra tentar fazer comida pra URSS toda. (Exceto óbvio a Alemanha nazista, que por ser a exceção óbvia, confirma a regra)
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
O ocidente por pior que seja nunca fez algo tão extremo como holodomor ou os campos de concentração na sibéria pra tentar fazer comida pra URSS toda. (Exceto óbvio a Alemanha nazista, que por ser a exceção óbvia, confirma a regra)
Historicamente, a Rússia ser atacada foi a regra, e não a exceção.

A superioridade moral do ocidente é um pequeno recorte da história.

Nesse recorte, de fato podemos dizer tranquilamente que o ocidente tem "superioridade moral". Mas não temos como obrigar a todo mundo a fazer o mesmo pequeno recorte que nós fazemos. Os russos podem querer levar em conta um período de tempo muito maior para inclusive justificar o que estão fazendo agora.

E não, eu não acho que justifica. Eu acho que o recorte da historia recente é o mais importante, e é o que melhor representa os tempos modernos. Passado é passado. Mas essa é apenas uma opinião que outros podem discordar.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.520
Reações
91.450
Pontos
1.503
Historicamente, a Rússia ser atacada foi a regra, e não a exceção.

A superioridade moral do ocidente é um pequeno recorte da história.

Nesse recorte, de fato podemos dizer tranquilamente que o ocidente tem "superioridade moral". Mas não temos como obrigar a todo mundo a fazer o mesmo pequeno recorte que nós fazemos. Os russos podem querer levar em conta um período de tempo muito maior para inclusive justificar o que estão fazendo agora.

E não, eu não acho que justifica. Eu acho que o recorte da historia recente é o mais importante, e é que melhor representa os tempos modernos. Passado é passado. Mas essa é apenas uma opinião que outros podem discordar.

Lendo seu post me veio a China na cabeça... e a agressão sofrida pelo Japão...
 

alexjaniski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
1.065
Pontos
639
Historicamente, a Rússia ser atacada foi a regra, e não a exceção.

A superioridade moral do ocidente é um pequeno recorte da história.

Nesse recorte, de fato podemos dizer tranquilamente que o ocidente tem "superioridade moral". Mas não temos como obrigar a todo mundo a fazer o mesmo pequeno recorte que nós fazemos. Os russos podem querer levar em conta um período de tempo muito maior para inclusive justificar o que estão fazendo agora.

E não, eu não acho que justifica. Eu acho que o recorte da historia recente é o mais importante, e é que melhor representa os tempos modernos. Passado é passado. Mas essa é apenas uma opinião que outros podem discordar.
Sim, meu post obviamente foi pensando nos ultimos 120 anos no máximo, se você levar contexto histórico antigo muda muito de figura, mesmo assim, em tempos atuais, é completamente desporporcional, especilamente quando se leva em conta que os antigos países da USSR que se uniram ao ocidente prosperaram enquanto países como a Ucrânia continuaram extremamente pobres

Eu faço essa análise como descendente de ucranianos que fugiram de guerra e fome no país então obviamente não sou isento, mas olhando ao menos o contexto histórico recente é assim que me sinto.
 

Scooter

Bam-bam-bam
Mensagens
3.546
Reações
6.371
Pontos
303
É infinita essa porra? Caralio, ja vai fazer 6 anos que estão se matando
 

Aristarco de Samos

Bam-bam-bam
Mensagens
3.938
Reações
13.338
Pontos
293
:khuebr

‘Putin não teria invadido Ucrânia se fosse mulher’, diz Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico classificou a invasão da Ucrânia pelo presidente russo como um 'exemplo perfeito de masculinidade tóxi...

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/putin-nao-teria-invadido-ucrania-se-fosse-mulher-diz-boris-johnson/


“exemplo perfeito de masculinidade tóxica”


“Se Putin fosse uma mulher, o que ele obviamente não é, eu realmente não acho que ele teria embarcado em uma guerra louca, machista, e violenta da maneira que ele fez”, disse Johnson
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
Historicamente, a Rússia ser atacada foi a regra, e não a exceção.

Russia cresceu 1 belgica/ano desde sua fundação. Ela foi atacada justamente pq não parava de crescer.
O fato de não ter atacado a Europa não significa que a Russia era pacifica.

Ninguem vira o maior país do mundo jogando na defensiva.

Expansionismo russo só parou e colapsou de fato em 1919 por não saber lidar com o conceito de nacionalismo e industrialização para o qual sua sociedade não funcionava e quebrou as costas da sociedade escravocrata e agraria que era a Russia. Servos, que chegaram a ser 40% da população, não devem ser confundidos com peões do tempo feudal. Eles possuem ainda menos direitos e eram posse do Estado e/ou Lordes que podiam vende-los e/ou troca-los como bem entendessem. Matar e/ou castigar fisicamente para obedecer tb era permitido.

Servitude foi uma maneira de extender a escravidão que foi abolida em 1713 por mais 150 anos.

 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Russia cresceu 1 belgica/ano desde sua fundação. Ela foi atacada justamente pq não parava de crescer.
O fato de não ter atacado a Europa não significa que a Russia era pacifica.

Ninguem vira o maior país do mundo jogando na defensiva.

Expansionismo russo só parou e colapsou de fato em 1919 por não saber lidar com o conceito de nacionalismo e industrialização para o qual sua sociedade não funcionava e quebrou as costas da sociedade escravocrata e agraria que era a Russia. Servos, que chegaram a ser 40% da população, não devem ser confundidos com peões do tempo feudal. Eles possuem ainda menos direitos e eram posse do Estado e/ou Lordes que podiam vende-los e/ou troca-los como bem entendessem. Matar e/ou castigar fisicamente para obedecer tb era permitido.

Servitude foi uma maneira de extender a escravidão que foi abolida em 1713 por mais 150 anos.


Com certeza nunca foram pacíficos e nem inocentes.

Sobre o expansionismo, pelo menos o que é explicado pela geopolítica, é que era uma questão de sobrevivência diante de um território plano e facilmente atacável. Nesse ponto, não era uma perversidade especificamente dos russos, era um comportamento que qualquer povo que estivesse naquela região, teria feito.

Claro que não dá para dizer o mesmo em relação a invasão da Ucrânia. São outros tempos, foi uma atitude totalmente na ofensiva.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Com certeza nunca foram pacíficos e nem inocentes.

Sobre o expansionismo, pelo menos o que é explicado pela geopolítica, é que era uma questão de sobrevivência diante de um território plano e facilmente atacável. Nesse ponto, não era uma perversidade especificamente dos russos, era um comportamento que qualquer povo que estivesse naquela região, teria feito.

Claro que não dá para dizer o mesmo em relação a invasão da Ucrânia. São outros tempos, foi uma atitude totalmente na ofensiva.

É muita cara de pau lol.
A verdade é que um país/império cresce por ganância dos seus líderes mesmo. Foi assim com Roma, foi assim com Estados Unidos e sua marcha para o leste, e pode ter certeza que foi o mesmo da Russia.

Enfim, independente do passado, hoje, nos últimos 30 anos, a Europa ocidental até onde eu vi não invadiu ninguém, não posso dizer o mesmo da Russia. Esta guerra contra a Ucrânia é 100% filha da putagem da Rússia mesmo, nada justifica o que ela fez, e os argumentos que ela usa são tão claramente mentira como combate ao Nazismo.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
É muita cara de pau lol.
A verdade é que um país/império cresce por ganância dos seus líderes mesmo. Foi assim com Roma, foi assim com Estados Unidos e sua marcha para o leste, e pode ter certeza que foi o mesmo da Russia.

Enfim, independente do passado, hoje, nos últimos 30 anos, a Europa ocidental até onde eu vi não invadiu ninguém, não posso dizer o mesmo da Russia. Esta guerra contra a Ucrânia é 100% filha da putagem da Rússia mesmo, nada justifica o que ela fez, e os argumentos que ela usa são tão claramente mentira como combate ao Nazismo.
Também achava isso até estudar geopolítica e ver como cada povo de fato agiu conforme a sua posição geográfica e estratégica em geral.

Isso ajuda a não separar a história entre "mocinhos e vilões" (com várias exceções, é claro).

São todos seres humanos, e sim, o poder e a ganância sempre esteve em toda parte.
 

Babayaga

Bam-bam-bam
Mensagens
1.360
Reações
3.559
Pontos
353
Russia cresceu 1 belgica/ano desde sua fundação. Ela foi atacada justamente pq não parava de crescer.
O fato de não ter atacado a Europa não significa que a Russia era pacifica.

Ninguem vira o maior país do mundo jogando na defensiva.

Expansionismo russo só parou e colapsou de fato em 1919 por não saber lidar com o conceito de nacionalismo e industrialização para o qual sua sociedade não funcionava e quebrou as costas da sociedade escravocrata e agraria que era a Russia. Servos, que chegaram a ser 40% da população, não devem ser confundidos com peões do tempo feudal. Eles possuem ainda menos direitos e eram posse do Estado e/ou Lordes que podiam vende-los e/ou troca-los como bem entendessem. Matar e/ou castigar fisicamente para obedecer tb era permitido.

Servitude foi uma maneira de extender a escravidão que foi abolida em 1713 por mais 150 anos.


Lembro que li por aí que a Russia anexou um território da Alemanha lá pra 1° guerra mundial por que possuia um "porto quente" (*aqui define porto quente os portos que não congelam no inverno) . A cidade tem conexão histórica com a fundação Alemã e até na época feudal os reis eram coroados lá, mas por questões finançeiras a Rússia foi lá e créu até hoje.
 

durabolin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.132
Reações
7.861
Pontos
1.214
:khuebr

‘Putin não teria invadido Ucrânia se fosse mulher’, diz Boris Johnson
Primeiro-ministro britânico classificou a invasão da Ucrânia pelo presidente russo como um 'exemplo perfeito de masculinidade tóxi...

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/putin-nao-teria-invadido-ucrania-se-fosse-mulher-diz-boris-johnson/


“exemplo perfeito de masculinidade tóxica”


“Se Putin fosse uma mulher, o que ele obviamente não é, eu realmente não acho que ele teria embarcado em uma guerra louca, machista, e violenta da maneira que ele fez”, disse Johnson
Margareth Tatcher tinha mais testosterona que esse cara...
 

LUCAS_PIRA

Bam-bam-bam
Mensagens
1.759
Reações
4.976
Pontos
453
O ocidente por pior que seja nunca fez algo tão extremo como holodomor ou os campos de concentração na sibéria pra tentar fazer comida pra URSS toda. (Exceto óbvio a Alemanha nazista, que por ser a exceção óbvia, confirma a regra)

é verdade esse bilete
confia
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
Lembro que li por aí que a Russia anexou um território da Alemanha lá pra 1° guerra mundial por que possuia um "porto quente" (*aqui define porto quente os portos que não congelam no inverno) . A cidade tem conexão histórica com a fundação Alemã e até na época feudal os reis eram coroados lá, mas por questões finançeiras a Rússia foi lá e créu até hoje.

Não foi na 1º guerra.
Foi segunda.

Kaliningrado.
Kaliningrado.png



Com certeza nunca foram pacíficos e nem inocentes.

Sobre o expansionismo, pelo menos o que é explicado pela geopolítica, é que era uma questão de sobrevivência diante de um território plano e facilmente atacável. Nesse ponto, não era uma perversidade especificamente dos russos, era um comportamento que qualquer povo que estivesse naquela região, teria feito.

Claro que não dá para dizer o mesmo em relação a invasão da Ucrânia. São outros tempos, foi uma atitude totalmente na ofensiva.

Isso é uma derivação da geopolitca Russa que deriva de 1900+- até hoje. QUe deriva de um ingles que falava da importancia da Europa + Asia + Africa pra dominar o mundo. A Teoria do ingles hoje é reconhecidamente falha mas os Russos até hoje curtem ela pq colocam a Russia como o país +proximo de realizar isso.

Russia pré 1900 usava outras ideias pra expansionismo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
Bandeira da UE sendo levada pro parlamento da Ucrania.

Os aplausos mostram o clima.

 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Isso é uma derivação da geopolitca Russa que deriva de 1900+- até hoje. QUe deriva de um ingles que falava da importancia da Europa + Asia + Africa pra dominar o mundo. A Teoria do ingles hoje é reconhecidamente falha mas os Russos até hoje curtem ela pq colocam a Russia como o país +proximo de realizar isso.

Russia pré 1900 usava outras ideias pra expansionismo.
Você está embutindo junto na teoria do Mackinder algo que na verdade é bem mais básico e a precede.

Não tem como esse assunto surgir na Rússia apenas no século XX, sendo que os desafios geográficos que eles enfrentavam (territórios planos) são muito mais antigos. Está invertendo a lógica, como se esse pensamento sobre a vulnerabilidade de um território plano fosse apenas uma teoria, e não algo observado na prática durante os séculos.

A falta de barreiras naturais sempre foi um desafio constante em relação a segurança, para quem viveu nesses lugares.
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.614
Reações
15.933
Pontos
403
Aparentemente os russos estão próximos de fechar o bolsão em Lysychansk.
Há relatos - de dificil verificação - de que os ucranianos estão perdendo 200 tropas por dia nessa região.

----------------------
Ucranianos denunciam o impacto de um míssil contra uma área residencial na região de Odessa. Fala-se de 19 mortes, segundo fontes ucranianas.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
Você está embutindo junto na teoria do Mackinder algo que na verdade é bem mais básico e a precede.

Não tem como esse assunto surgir na Rússia apenas no século XX, sendo que os desafios geográficos que eles enfrentavam (territórios planos) são muito mais antigos. Está invertendo a lógica, como se esse pensamento sobre a vulnerabilidade de um território plano fosse apenas uma teoria, e não algo observado na prática durante os séculos.

A falta de barreiras naturais sempre foi um desafio constante em relação a segurança, para quem viveu nesses lugares.

Os Estados antigamente não possuiam a mesma logica de hoje.
Muitos desses territorios derivam de ducados e baronatos que não necessariamente possuiam terrenos defensaveis. Mas devido a historias de sucessão que perduravam séculos e assim ficaram.


Só existiram 3 conflitos que arriscaram a existencia da Russia!

Mongols. QUando o centro de poder ainda era Kievan Rus, ucrania. E novgorod ainda existia.
Napoleão. (Onde a ideia nao era acabar com a russia).
Hitler. (esse sim, queria acabar com a russia).

O resto é resto.

Mas pq acreditar em mim. Nem focaria muito na materia pq ela é de março e muita água ja passou pela ponte em relação ao conflito da Ucrania.
Mas a parte da historia é no ponto.
https://now.tufts.edu/2022/03/31/long-history-russia-and-war


"A melhor defesa é o ataque​

Embora a cultura da guerra tenha raízes profundas na história russa, “é uma história muito escolhida a dedo”, diz Carleton. Embora as guerras sejam consideradas defensivas na narrativa russa, certamente nem todas foram travadas por razões defensivas.

“Putin tem lutado para tentar encontrar a história certa – isso geralmente é um sinal de que algo está errado na guerra”, diz Greg Carleton.
Tomemos um caso antigo — a guerra contra a vizinha Kazan em 1552 liderada por Ivan, o Terrível, que era um czar russo. Kazan era um estado muçulmano cerca de 450 milhas a leste de Moscou, um sucessor do império mongol. A Rússia começou e venceu a guerra, que preparou o terreno para sua expansão imperial até o Pacífico.

Foi o primeiro exemplo do “expansionismo defensivo” da Rússia, diz Carleton. “O pensamento é assim: temos um vizinho hostil – ou um vizinho potencialmente hostil – então a melhor coisa a fazer para nos proteger é cruzar nossa fronteira e esmagar esse vizinho. E então a próxima coisa é, bem, agora temos uma nova fronteira, com um novo vizinho hostil. E assim atacamos – ad infinitum. Isso é expansão defensiva.”

Ivan, o Terrível, justificou a invasão de Kazan alegando que os cristãos ortodoxos estavam sendo perseguidos. A Rússia “disse que estava 'defendendo nossos irmãos de essencialmente uma ameaça genocida'”, observa Carleton."



E se vc parar pra analisar outras guerras achará a mesma logica ou algo bem parecido.

Por sinal, até hoje russia cobiça istanbul. (Desejo que começou com KAtarina, foi alvo de conquista russa durante a I guerra e motivo da turquia entrar na OTAN).
Que só é defensavel tomando os balcas e a anatolia.
 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.756
Pontos
803
Os Estados antigamente não possuiam a mesma logica de hoje.
Muitos desses territorios derivam de ducados e baronatos que não necessariamente possuiam terrenos defensaveis. Mas devido a historias de sucessão que perduravam séculos e assim ficaram.


Só existiram 3 conflitos que arriscaram a existencia da Russia!

Mongols. QUando o centro de poder ainda era Kievan Rus, ucrania. E novgorod ainda existia.
Napoleão. (Onde a ideia nao era acabar com a russia).
Hitler. (esse sim, queria acabar com a russia).

O resto é resto.

Mas pq acreditar em mim. Nem focaria muito na materia pq ela é de março e muita água ja passou pela ponte em relação ao conflito da Ucrania.
Mas a parte da historia é no ponto.
https://now.tufts.edu/2022/03/31/long-history-russia-and-war
A lógica antiga é justamente a lógica em que a geografia mais importava. Hoje ainda existem várias maneiras de contornar desafios geográficos, antigamente era bem mais difícil.

Três conflitos que ameaçaram a existência da Rússia não é pouca coisa não, um deles muito recente ainda. O "resto é resto" também não é nada desprezível.

Que eles resolveram adotar posturas ofensivas em relação a isso, é fato reiterado na história. Se a União Soviética não fosse o que fosse na segunda guerra mundial, a Alemanha poderia ter avançado. Ou o Napoleão, na outra época.

O ponto é, não tem nenhuma superioridade moral do Ocidente em relação a Rússia, no passado. Existem apenas contextos geopolíticos diferentes. Podemos começar a fazer esse recorte a partir do que a União Soviética fez com sua ideologia, com Holodomor, e mais recentemente com todos os conflitos em que se envolve, e as terras que ainda tenta ocupar.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.325
Pontos
1.704
Gazprom hoje acordou perdendo quase 30% do seu valor de mercado.



Mais um navio Russo no cemitério do Black Sea.



Más notícias para os russos não param de vir, mas segundo alguns está tudo bem na Rússia.

Sera que nao seria uma boa comprar ações da gazprom? Quando essa guerra terminar deve valorizar, a questao é descobrir qual o fundo do poço

Eu duvido que os incompetentes politicos europeus vao conseguir se livrar da dependência do gas russo no curto-prazo, é essa guerra acabar e eles voltam a comprar
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
Sera que nao seria uma boa comprar ações da gazprom? Quando essa guerra terminar deve valorizar, a questao é descobrir qual o fundo do poço

Nenhum investidor ocidental pode comprar sem quebrar sanções.
Quem está fora das sanções não vai arriscar porque não quer abdicar dos outros mercados.

E mesmo que vc consegui-se comprar. Estaria proibido de vender pelo governo russo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.868
Reações
31.803
Pontos
1.344
NATO vai abandonar o "Tripwire system" pra um sistema de "Estrategia de negação".

O tripwire system era uma ideia de deixar os países do leste Europeu cairem e recupera-los em um prazo de 180 dias. Mais especificamente Lituania, Estonia e Letonia.
São tão poucas tropas que pré Ukrania esperava-se as capitais ja estarem sitiadas em 60 horas.


A estrategia de NEgação é literalmente o que o nome diz. Resistir e impedir a tomada dos países.
Isso levará a um aumento significativo de tropas na fronteira com a Russia.

Com a adição da Suecia e Finlandia a estrategia de negação se torna muito mais facil de ser implementada ja que tropas Finlandesas e Suecas podem rapidamente ajudar os 3 países do mar Baltico.

 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.657
Reações
23.736
Pontos
1.474
NATO vai abandonar o "Tripwire system" pra um sistema de "Estrategia de negação".

O tripwire system era uma ideia de deixar os países do leste Europeu cairem e recupera-los em um prazo de 180 dias. Mais especificamente Lituania, Estonia e Letonia.
São tão poucas tropas que pré Ukrania esperava-se as capitais ja estarem sitiadas em 60 horas.


A estrategia de NEgação é literalmente o que o nome diz. Resistir e impedir a tomada dos países.
Isso levará a um aumento significativo de tropas na fronteira com a Russia.

Com a adição da Suecia e Finlandia a estrategia de negação se torna muito mais facil de ser implementada ja que tropas Finlandesas e Suecas podem rapidamente ajudar os 3 países do mar Baltico.


Tá vendo? Tá vendo? O Putin tava certo! Tão cercando a Rússia... O maaaaallllllllllll
 
Topo Fundo