O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Há 20 anos, nasceu o Fórum OuterSpace

Web

Moderador Caveira
Membro STAFF
Mensagens
481
Reações
1.481
Pontos
1.058
Em 08/02/2001, o Fórum OuterSpace deixou de ser um Mural UOL e passou a aceitar cadastros. A banda larga ainda estava engatinhando no Brasil e a maioria de nós usava conexão discada para fazer downloads a no máximo 7KB/s.

Em tempos de mIRC, ICQ, bate-papo do UOL e do ZAZ, o Fórum OuterSpace passou a ser forma preferida de interagir na internet pra muita gente, eu incluso. E não demorou muito para crescer. Ao longo de seu primeiro ano, foi criada uma comunidade madura o suficiente pra marcar o primeiro encontro do fórum. Estávamos em 2001, muitos aqui nem haviam nascido. Naquela época, não era nada comum encontrar pessoas que você conheceu na internet.

Esse primeiro encontro aconteceu em novembro de 2001, no shopping ABC (Santo André), com a presença de 6 membros (eu, Dark Reign, @Sephiroth, @Dr. Pecado, AOD e um amigo do AOD). Entre shoppings, LAN houses e shows, foram marcados outros vários encontros, e em pouco tempo já éramos dezenas de pessoas interditando corredores e chamando a atenção de seguranças. Em retrospecto, era praticamente um "rolezinho" de nerds mais de 10 anos antes da onda de rolezinhos de funk.

Tenho aqui vários arquivos relacionados ao fórum, aos membros da época, tópicos e fotos de encontros, mas nem tudo é fácil de colocar em uma linha do tempo. Em 21/05/2002 passei a contribuir como moderador, e sei que nessa época eu e o Overtaker já havíamos criado os primeiros Emotikongs (baseados no Kong Clássico da Coluna do Kong/Gametalk da OuterSpace).

De qualquer forma, fica o registro do aniversário de 20 anos do Fórum OuterSpace. Como tantos aqui, passei mais da metade da minha vida como membro do fórum. Entrei com 13 anos e hoje tenho 33. Conheci muitas pessoas, fiz grandes amigos, e sempre esteve bem claro pra mim que minha vida teria sido muito diferente se não tivesse me cadastrado aqui.

:kgozo

Seguem alguns prints de outros tempos do fórum, que primeiro foi Mural UOL (sem cadastro, brancão), depois Snitz (primeiro com cadastro, em 2001), phpBB (2006), vBulletin (2011) e então Xenforo (atual).

QENrBID.png
u1rAjyU.jpg
ICXyhB9.jpg
KnE9Xg7.jpg

Pra quem tem curiosidade, alguns links da Wayback Machine:

Snitz, pré-crash: https://web.archive.org/web/20010411044915/http://www.outerspace.com.br/forum/
Snitz, pós-crash: https://web.archive.org/web/20040610055404/http://outerspace.terra.com.br/forum/
phpBB: https://web.archive.org/web/20050801013859/http://outerspace.terra.com.br/
vBulletin: https://web.archive.org/web/20070501172529/http://forum.outerspace.com.br/index.php

E pra quem tem MAIS curiosidade:

Tenho também salvo aqui o endereço antigo do fórum, quando era um Mural do UOL:
Mas não tem nem no Wayback Machine, infelizmente.

Dá pra ver a página de publicar novo post:

Mas se alguém tiver curiosidade pra ver como era um Mural UOL, na Wayback Machine tem vários da época.

O Mural UOL de Pokémon, por exemplo: http://web.archive.org/web/19991128081008/http://cf5.uol.com.br:80/forum/thread.cfm?thread_id=1106

O da OuterSpace era praticamente igual, mas com o logo da OS.
Tem vários outros com outras combinações de cores (ou imagens de fundo, como o da SuperGamePower), mas o da OS era com fundo branco também.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.199
Reações
58.347
Pontos
2.009
Alguém falou "anos" e "outerspace" na mesma frase?

No mais:


Delicie-se @Web
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.790
Reações
14.539
Pontos
503
Em 2001 eu tive meu primeiro acesso a internet, mas só comecei a frequentar fóruns de games mesmo a partir de 2010, na OS só me registrei em 2016, então nesses 20 anos de OS, recém que tenho 5 anos de cadastro apesar de conhecer o fórum a uns 10 anos... :klol
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
É noiz!

No início dos anos 2000 eu confesso que, apesar de já ter sido cadastrado aqui com o meu primeiro cadastro (isso mesmo, esse é o meu segundo profile), eu frequentava mais o FinalBoss e o UOL Games. depois eu passei a dar mais atenção aqui, no final da primeira década desse séc.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.025
Reações
2.955
Pontos
1.204
Acho que esse foi o site que mais acessei na internet, acessava como visitante desde 2004, em 2006 criei coragem e criei a conta.

Estou aqui todo dia, mesmo se o mundo parar.
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.432
Reações
43.507
Pontos
1.384
Saporra aqui é tipo meu segundo lar. Tenho um carinho enorme por este fórum. Fiz muitas amizades por aqui (algumas que eu terei até que se findem os meus dias), aprendi muito e é quase impossível eu passar um dia sem entrar aqui.

Vida longa ao Outerspace!
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.112
Reações
35.146
Pontos
1.054
Pena que eu não era nascido.

Alias, num teve um tempo onde o fórum era hospedado no IG? Ou será que é loucura minha... :kpensa
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
esses tópicos são legais, mas me deixam meio triste pq havia toda uma comunidade na internet (várias, na verdade) e eu não participei

tento puxar na memória o que eu fazia na internet nessa época e só me vem lembranças de bate papo uol, ICQ, busca em sites "piratas" por jogos completos e outras coisas bobas assim

só fui fazer parte ativamente de uma comunidade na internet em 2004~2005 no tibiabr

mas o bate papo uol era bem da hora
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.622
Reações
13.193
Pontos
1.189
Acessava a OuterSpace desde o início (já falei algumas vezes aqui, de quando recebi um papelzinho de um dos "fundadores" na locadora do Fernando, na Savassi), mas não acessava o fórum. Criei uma conta lá por 2002, perdi o acesso e criei essa em 2005. É um canto da internet que faz parte da minha vida, inegavelmente. Gosto muito daqui.

Vida longa ao fórum!
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.657
Reações
39.006
Pontos
2.069
Caramba, fórum nasceu só em 2001? Achei que era de antes... Eu devo estar aqui desde os primeiros dias então.

Lembro que eu acessava bastante o bate papo do site da Ação Games (tinha até um grupinho lá, Galera da Ação, vulgo GdA), e passei a ficar só no fórum porque lá morreu.

Tô com 20 anos de fórum também então... Mais da metade da minha vida. Ainda curto bastante.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.141
Reações
48.015
Pontos
803
Alguém falou "anos" e "outerspace" na mesma frase?

No mais:


Delicie-se @Web
E o Benes como está?
:klolwtf:klolwtf
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.141
Reações
48.015
Pontos
803
Acessava mais os site isso nos anos de 2004 sem ser o fórum
Eu gostava das reviews dos games, sim o Dr. Zero gosta de jogar videogame
Já faz um tempão mas como user do fórum entrei em 2017 sendo consultor de filmes educativos
:klolwtf:klolwtf
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Confesso que só vim pra cá porque fiquei órfão de dois fóruns que eu acessava antes: o fórum Retrobits onde eu conheci o @Grandpa @edineilopes e outros colegas da pasta retrô e o PS3forum onde eu e o @Giant Enemy Crab éramos moderadores. Por isso meu cadastro é de 2012 apenas....
Não sei quando me cadastrei exatamente, mas creio que antes da data que aparece no perfil.
A princípio o cadastro só servia para baixar as demos que disponibilizavam no site.

Retrobits tinha uma galera sensacional.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.036
Reações
93.811
Pontos
1.353
Confesso que só vim pra cá porque fiquei órfão de dois fóruns que eu acessava antes: o fórum Retrobits onde eu conheci o @Grandpa @edineilopes e outros colegas da pasta retrô e o PS3forum onde eu e o @Giant Enemy Crab éramos moderadores. Por isso meu cadastro é de 2012 apenas....

Meu primeiro cadastro daqui é de 2009.

No mais, bons tempos travando o "tu". :klol
 

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.085
Reações
4.502
Pontos
1.274
É engraçado que todo mundo que conheço vive mais na internet navegando pelas redes sociais ou no youtube/twitch ( praticamente 90% do mundo que tbm faz isso) e eu vivo mais aqui no forum do que em outro lugar. Poderia voltar o habito do pessoal fazer os encontros do forum, uma coisa que sempre tive vontade de ir.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Caramba, fórum nasceu só em 2001? Achei que era de antes... Eu devo estar aqui desde os primeiros dias então.

Lembro que eu acessava bastante o bate papo do site da Ação Games (tinha até um grupinho lá, Galera da Ação, vulgo GdA), e passei a ficar só no fórum porque lá morreu.

Tô com 20 anos de fórum também então... Mais da metade da minha vida. Ainda curto bastante.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Na minha memória eu já acessava aqui em 1999 pelo menos.

Eu vim do fórum da Super Game Power.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.827
Reações
7.778
Pontos
1.264
Este ano eu completo 19 anos de fórum. A data que mostra no meu registro está errada.

19 anos atrás eu entrei aqui em busca de parceiros para jogar Phantasy Star Online, do Dreamcast e fui ficando. É o segundo fórum em termos de permanência. O primeiro é o gamefaqs, no qual completei 19 anos ontem. Se o fórum uol jogos ainda estivesse ativo, ele seria o primeiro colocado.
O engraçado é que não achei ninguém para jogar PSO aqui no fórum e mesmo assim, acabei ficando.

Espero que dure muito mais.
 
Topo Fundo