O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Há ainda simbiose entre nós e os games???

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Em um momento raro, hoje a tarde tive tempo e decidi ligar o velho guerreiro Mega Drive para rodar alguma coisa.. a verdade é que estava com vontade de jogar Darius 2, porém, dei seguimento a outros jogos quando vi que não saia da Zona D...

Enfim.. rodei Columns, Sonic 1, Ayrton Senna Super Monaco GP 2 e Tecmo World Cup 92´... a verdade é que chegou em um momento em que senti aquela verdadeira "Simbiose" entre mim e o jogo, aquela imersão que há muito não sentia.... algo em que se esquece todas as responsabilidades do dia a dia( leia trabalho, família, casamento, obrigações diárias....)....

Ultimamente, quando pegava algo para jogar, não conseguia me desconectar...jogar estava num automatismo ruim...

Hoje até vibrei com um gol no Tecmo WC92 e em uma corrida vencida no jogo do Ayrton! Sensacional :kcool

E vocês, ainda há emoção e interatividade plena ao jogar???
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Sim... Quando falamos de jogos antigos, sinto ainda a extrema necessidade de fazer tudo perfeito... Igual tinha antigamente...

Agora com jogos atuais, talvez por causa da "exigência" já acho um pouco difícil esta "simbiose", mas ainda funciona muito bem com jogos open world... Me sinto dentro do jogo... como ator de um filme que estou vivendo... Por isso (para jogos atuais) amo este gênero. Mas claro que há exceções, como Metal Gear Rising Revengeance, que dedica-me de corpo e alma.

T+
 

Dark_Alex

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.503
Reações
2.533
Pontos
954
Um dos problemas dos jogos de hoje é que parece um tutorial, o jogo fica te falando onde tem que subir, onde pular, o que tem que alcançar, o que tem que achar. put* spoiler. Até jogo que é linear tem esses spoilers no gameplay.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Sim... Quando falamos de jogos antigos, sinto ainda a extrema necessidade de fazer tudo perfeito... Igual tinha antigamente...

Agora com jogos atuais, talvez por causa da "exigência" já acho um pouco difícil esta "simbiose", mas ainda funciona muito bem com jogos open world... Me sinto dentro do jogo... como ator de um filme que estou vivendo... Por isso (para jogos atuais) amo este gênero. Mas claro que há exceções, como Metal Gear Rising Revengeance, que dedica-me de corpo e alma.

T+
Sim.. essa imersão é fantástica!

Um dos problemas dos jogos de hoje é que parece um tutorial, o jogo fica te falando onde tem que subir, onde pular, o que tem que alcançar, o que tem que achar. put* spoiler. Até jogo que é linear tem esses spoilers no gameplay.

Pois é.... esse mecanicismo desses jogos atuais que broxa geral
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Pô, ontem aqui foi fantástico também, tirei o N64 do armário e liguei Mario Party 3, jogando com 4 amigos, cara, as partidas foram emocionantes, os vizinhos devem estar preocupados com tanto grito de vitória uahuahuha =P
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.440
Pontos
354
Ate a geração 32 bits houve grandes jogos com esse fator imersão,bons exemplos disso são Resident Evil e Silent Hill.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.317
Pontos
1.619
Olha, em muitos jogos modernos, eu também tenho esse sentimento. Desde quando era moleque, eu tinha um sonho de jogar em dois estilos de jogos:

Um jogo de corrida e um de nave que me desse 'liberdade' de ir e vir, com uma simplicidade e prática, onde eu poderia correr dentro de uma cidade ou sobrevoando ao redor de prédios e outras coisas mais...

Meus sonhos se realizaram com dois jogos diferentes: Driver (PSX) e Ace Combat 3. Incrível que eu passi por diversos jogos (um deles, eu apostava demais que ele faria isso (não me esqueço do nome: ATF) e cheguei a comprar a fita original. Gostei muito, mas ainda não era o que eu queria.

Depois que eu vi Ace Combat 3, conheci um jogo no Saturn e no 3DO (mas era intragável jogar no 3DO por culpa do controle dele, que não dá diagonais que prestam...) que também me satisfez muito. Hoje ao jogá-los, continuo tendo o mesmo sentimento de descoberta e é muito divertido isso. Continuo me sentindo como se fosse a tempos atrás...
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Depois que eu vi Ace Combat 3, conheci um jogo no Saturn e no 3DO (mas era intragável jogar no 3DO por culpa do controle dele, que não dá diagonais que prestam...) que também me satisfez muito. Hoje ao jogá-los, continuo tendo o mesmo sentimento de descoberta e é muito divertido isso. Continuo me sentindo como se fosse a tempos atrás...

Star Fighter?

T+
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.317
Pontos
1.619
Sim. A versão 3DO é muito bonita, mas achar um controle DECENTE pro 3DO, só o da Capcom de 6 botões porque os originais do videogame são horrendos.

Esse jogo também tem no Saturn e PSX, mas parece que a magia não é a mesma...
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Sim.Agora mesmo estava detonando uns games com o meu sobrinho, e estes dias eu e meu primo detonamos do começo ao fim de Super Mario 3D world no WiiU e PQP! Jogaço de arregaçar gerações, é um treco brutalmente divertido, especialmente pela confusão que rola em 2 ou mais players, de um anulando o outro sem querer, assim como nesses New Mario, muito foda, mas aqui ainda rola outros tipos de multiplayer com Mario Tennis e Mario Party mas além desse tipo de jogatina adoro curtir os games com estilos que me cativam, como quando adquiri novos games de Snowboard, ou mesmo quando inventei de detonar Marsupilami no Mega Drive.

Enfim, videogame ainda é um dos meus passatempos preferidos e mais emotivos, ainda que eu reclame do andar da carruagem nos jogos modernos. haha
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Sim. Ainda não é retro, mas sinto essa simbiose ao jogar "Metal Gear Solid 4". Por incrível que pareça, acho que as longuíssimas cutscenes, que muitos criticam, nesse caso específico ajuda nessa simbiose. Deixam a gente mais ligado no jogo, que tem uma história excelente.

Outro exemplo é Shadow of the Colossus. Me transportava completamente para o mundo do jogo.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
Raramente senti isso após o PS2. Digo, joguei muito no X360, terminei muita coisa nele, mas era uma sensação diferente. Esse negócio do jogo te pegar pela mão e te mostrar TUDO o que pode ser feito é desanimador demais. Aquele lance de descoberta se foi em prol do jogo rápido, devido à escassez de tempo que nós vivemos nos dias de hoje.

Aliás, se você parar pra analisar, nada do que fazemos hoje é como antigamente. Nem jogar, nem mesmo assistir televisão eu consigo me dedicar como era antigamente. Um telejornal que seja, você assiste com celular na mão checando as atualizações de facebook/whatsapp etc. Vivemos à 200 por hora e desaprendemos a aproveitar o tempo.

É por isso que eu, sempre que posso, reservo umas duas horas pra aproveitar algum game, de preferência antigo. Ligo e vou jogando, anotando passwords, anotando coisas do game (passagens, dicas, etc) e aproveitando cada segundo.
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
Raramente senti isso após o PS2. Digo, joguei muito no X360, terminei muita coisa nele, mas era uma sensação diferente. Esse negócio do jogo te pegar pela mão e te mostrar TUDO o que pode ser feito é desanimador demais. Aquele lance de descoberta se foi em prol do jogo rápido, devido à escassez de tempo que nós vivemos nos dias de hoje.

Aliás, se você parar pra analisar, nada do que fazemos hoje é como antigamente. Nem jogar, nem mesmo assistir televisão eu consigo me dedicar como era antigamente. Um telejornal que seja, você assiste com celular na mão checando as atualizações de facebook/whatsapp etc. Vivemos à 200 por hora e desaprendemos a aproveitar o tempo.

É por isso que eu, sempre que posso, reservo umas duas horas pra aproveitar algum game, de preferência antigo. Ligo e vou jogando, anotando passwords, anotando coisas do game (passagens, dicas, etc) e aproveitando cada segundo.

O pior não é nem só isso, o pior é que esse TUDO é tanta coisa e é jogada de uma vez para você que tu não entende nada e não sabe por onde começar, tive essa sensação em Dragon Age Inquisition, larguei mão.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
O pior não é nem só isso, o pior é que esse TUDO é tanta coisa e é jogada de uma vez para você que tu não entende nada e não sabe por onde começar, tive essa sensação em Dragon Age Inquisition, larguei mão.

Senti a mesma coisa com um jogo dessa série tbm, era tanta informação e diálogo que eu disse pra mim mesmo: "isso não serve pra mim", e desisti.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Senti isso recentemente jogando Super Metroid no snes com meu super everdrive e recentemente com Super Mario World e MGS2 no playstation 2, que por sinal achei bem melhor que o terceiro (ainda não terminei esse mas duvido que vou achar melhor já que estou na parte final do game).
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Se tesão por jogo fosse água, eu estaria igual ao Cantareira, secando a cada dia. Deve ser algum misto de depressão e falta de tempo, mas minha empolgação por jogos anda diminuindo. Tenho alguns jogos seletos, já manjados, que me agradam e sei que é uma experiência rápida, acessível e divertida (como um Mega Man X e Super Mario World, dentre outros). Entretanto, por mais que eu curta retrô, MUITO jogo dessa área não me agrada. Sou chato tanto para o moderno, quanto para o antigo, embora eu admita que as experiências retrógradas são mais palatáveis pra mim.

Para nomear algo moderno, posso concordar com o Grose que o Wii U possui alguns jogos interessantes para empolgar num multiplayer local, desses que te deixam imerso. Cito Super Mario 3D World, Mario Kart 8 e o Super Smash Bros Wii U. Também gostaria de citar um moderno com temática retrô: Towerfall Ascension. Esse aí resgata toda a empolgação e dinamismo do multiplayer local. É fácil de pegar as manhas, todo mundo aprende a jogar rápido e é muito intenso. Tem gente que compara com Super Smash Bros, e eu concordo. Roda até em PC com placa de video integrada, ótima pedida pra jogar com amigos.
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Ate a geração 32 bits houve grandes jogos com esse fator imersão,bons exemplos disso são Resident Evil e Silent Hill.

São jogos incríveis mesmo, que geram uma atmosfera propícia à imersão. Principalmente o fuderoso Residentes Evil
Raramente senti isso após o PS2. Digo, joguei muito no X360, terminei muita coisa nele, mas era uma sensação diferente. Esse negócio do jogo te pegar pela mão e te mostrar TUDO o que pode ser feito é desanimador demais. Aquele lance de descoberta se foi em prol do jogo rápido, devido à escassez de tempo que nós vivemos nos dias de hoje.

Aliás, se você parar pra analisar, nada do que fazemos hoje é como antigamente. Nem jogar, nem mesmo assistir televisão eu consigo me dedicar como era antigamente. Um telejornal que seja, você assiste com celular na mão checando as atualizações de facebook/whatsapp etc. Vivemos à 200 por hora e desaprendemos a aproveitar o tempo.

É por isso que eu, sempre que posso, reservo umas duas horas pra aproveitar algum game, de preferência antigo. Ligo e vou jogando, anotando passwords, anotando coisas do game (passagens, dicas, etc) e aproveitando cada segundo.
É a mesma sensação que tenho... Tudo está mesmo acelerado, por isso também reservo um tempo, quando possível, a realizar uma jogatina calma, aquele ritual místico que está ligado aos retrogamers/retrogames :kcool
Se tesão por jogo fosse água, eu estaria igual ao Cantareira, secando a cada dia. Deve ser algum misto de depressão e falta de tempo, mas minha empolgação por jogos anda diminuindo. Tenho alguns jogos seletos, já manjados, que me agradam e sei que é uma experiência rápida, acessível e divertida (como um Mega Man X e Super Mario World, dentre outros). Entretanto, por mais que eu curta retrô, MUITO jogo dessa área não me agrada. Sou chato tanto para o moderno, quanto para o antigo, embora eu admita que as experiências retrógradas são mais palatáveis pra mim.

Para nomear algo moderno, posso concordar com o Grose que o Wii U possui alguns jogos interessantes para empolgar num multiplayer local, desses que te deixam imerso. Cito Super Mario 3D World, Mario Kart 8 e o Super Smash Bros Wii U. Também gostaria de citar um moderno com temática retrô: Towerfall Ascension. Esse aí resgata toda a empolgação e dinamismo do multiplayer local. É fácil de pegar as manhas, todo mundo aprende a jogar rápido e é muito intenso. Tem gente que compara com Super Smash Bros, e eu concordo. Roda até em PC com placa de video integrada, ótima pedida pra jogar com amigos.

Sim, essa receita manjada de games eu estava recorrendo há tempos... Era megaman, rockn roll racing, sunset riders, algum Mario... Sempre a mesma coisa.. Automatismo geral...
Mas no sábado, dia que criei o tópico, algo mudou.. Hehe:ksafado
Legal a dica do Towerfall Ascension:kjoinha
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.246
Reações
28.352
Pontos
1.649
2 jogos mais recentes me causaram essa sensação que foi o Tomb Raider 2013 e The Witcher 3. Mas estão cada vez mais escassos jogos assim pra mim.

MGS4 foi um dos que quando terminei, era como se tivesse acabado uma série de TV ou um anime que gosto muito e a tristeza foi inevitável.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
A maioria dos jogos que me causam isso sempre foram os TPS e os FPS, a maioria sendo os clássicos. Max Payne, a franquia GTA e Half Life são a prova viva disso. Eu realmente me sinto na pele dos protagonistas.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
São jogos incríveis mesmo, que geram uma atmosfera propícia à imersão. Principalmente o fuderoso Residentes Evil

É a mesma sensação que tenho... Tudo está mesmo acelerado, por isso também reservo um tempo, quando possível, a realizar uma jogatina calma, aquele ritual místico que está ligado aos retrogamers/retrogames :kcool


Sim, essa receita manjada de games eu estava recorrendo há tempos... Era megaman, rockn roll racing, sunset riders, algum Mario... Sempre a mesma coisa.. Automatismo geral...
Mas no sábado, dia que criei o tópico, algo mudou.. Hehe:ksafado
Legal a dica do Towerfall Ascension:kjoinha

Vc citou Rock'n Roll Racing e eu preciso dizer: fiquei até 3 da manhã do sábado para o domingo, última folga minha, jogando esse game! Que negócio viciante do c***lho!
 

pc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
732
Reações
907
Pontos
1.034
Vc citou Rock'n Roll Racing e eu preciso dizer: fiquei até 3 da manhã do sábado para o domingo, última folga minha, jogando esse game! Que negócio viciante do c***lho!
A dinâmica do jogo é muito foda... EE a trilha sonoro??? Animal
 

Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Acho que tenho isso só no Gran Turismo (só joguei até o 4). POsso passar um dia inteiro comprando carros, fazendo set up, colocando carros bem mais fracos nas corridas com carros mais potentes, e assistindo os replays.

O jogo ajuda. Tem aqueles menus maneiros e com músicas relaxantes. E ainda tenho prazer em começar um save novo, ir lá nos usados etc...
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Senti isso com RDR, Gta V e recentemente Bloodborne que quando acabou fiquei triste querendo mais e só quero jogar isso. Tirando MAME que jogo religiosamente todos os dias.
 

saintkyo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.427
Reações
4.106
Pontos
1.199
Em um momento raro, hoje a tarde tive tempo e decidi ligar o velho guerreiro Mega Drive para rodar alguma coisa.. a verdade é que estava com vontade de jogar Darius 2, porém, dei seguimento a outros jogos quando vi que não saia da Zona D...

Enfim.. rodei Columns, Sonic 1, Ayrton Senna Super Monaco GP 2 e Tecmo World Cup 92´... a verdade é que chegou em um momento em que senti aquela verdadeira "Simbiose" entre mim e o jogo, aquela imersão que há muito não sentia.... algo em que se esquece todas as responsabilidades do dia a dia( leia trabalho, família, casamento, obrigações diárias....)....

Ultimamente, quando pegava algo para jogar, não conseguia me desconectar...jogar estava num automatismo ruim...

Hoje até vibrei com um gol no Tecmo WC92 e em uma corrida vencida no jogo do Ayrton! Sensacional :kcool

E vocês, ainda há emoção e interatividade plena ao jogar???
A Nintendo e alguns indies ainda me dão essa prazerosa sensação de "power off" da vida. Ao contrário, hoje em dia os jogos estressam mais,tamanha carga de coisas desnecessárias
 

GEESEHOWARD83

Ser evoluído
Mensagens
23
Reações
64
Pontos
23
Entrei na famosa "simbiose" ontem, jogando VENDETTA. Fazia tempo que não sentia tamanha sensação. Realmente os jogos pós PSX, não tem pelo menos na minha opinião o apelo e clima de "simbiose" total, onde você questão de valorizar todos os sons, gurnidos e barulhos de barris quebrando na cabeça de um inimigo de óculos escuro, jaqueta vermelha e estilo anos 90 hahahaha :rox:rox:rox
 
Topo Fundo