O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Há exatos 20 anos a Sega desistia do mercado de hardware. E há 24 anos, Final Fantasy VII era lançado no Japão.

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
168170168171


Dois fatos emblemáticos ocorridos em 31 de Janeiro.
De certa forma, em 1997, o lançamento de Final Fantasy 7 e o apoio incondicional de sua desenvolvedora, a Squaresoft, ajudou a estabelecer a Sony como nova marca líder do mercado daqueles dias, e de forma indireta, a selar o destino de uma das suas concorrentes.
Já em 2001, sem a repercussão comercial almejada, dividas acumuladas e sem o suporte third esperado ao Dreamcast, a Sega se via na posição de ter que abandonar o mercado de hardware, para sanear-se financeiramente lançando jogos para concorrentes tradicionais, dentre elas a Nintendo.


Em sua opinião, esses dois ocorridos estão correlacionados de algum modo?
 
Ultima Edição:

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.205
Reações
27.288
Pontos
1.053
Visualizar anexo 168170Visualizar anexo 168171


Dois fatos emblemáticos ocorridos em 31 de Janeiro.
De certa forma, em 1997, o lançamento de Final Fantasy 7 e o apoio incondicional de sua desenvolvedora, a Squaresoft, ajudou a estabelecer a Sony como nova marca líder do mercado daquelas tempos, e de forma indireta, a selar o destino de uma das suas concorrentes.
Já em 2001, sem a repercussão comercial almejada, dividas acumuladas e sem o suporte third esperado ao Dreamcast, a Sega se via na posição de ter que abandonar o mercado de hardware, para sanear-se financeiramente lançando jogos para concorrentes tradicionais, dentre elas a Nintendo.


Em sua opinião, esses dois ocorridos estão co-relacionados de algum modo?
Não acho que tenha relação, mas vai ter user viúva da Sega que vai chorar aqui.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.238
Reações
42.290
Pontos
1.003
Acho as franquias originarias do dremcast meio ?????????????????
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
E há 27 anos, o inacreditável Donkey Kong Country era lançado no Super Nintendo.
E há 21 anos, o milagroso Resident Evil 2 foi lançado no Nintendo 64.
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.929
Reações
55.050
Pontos
1.839
Eu acho que há uma relação maior que a coincidência de datas. FFVII mostrou que a Sony pode ser uma potência dos games e o fim do DC 4 anos depois foi a consolidação dessa potência.

Claro que há vários outros fatos pra fortalecer isso mas eles não tem a data como marco.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.009
Pontos
1.053
Lembro do meu primo comprando dream so por causa do code verônica.
E ele dizendo maravilhas sobre soul reaver q eu já tinha jogado dublado no PC.
 

Shazão

Supra-sumo
Mensagens
348
Reações
634
Pontos
178
Dreamcast foi uma baita experiência do 2D para o 3D.
Tantas franquias boas que a Sega deu luz, mas, devido a problemas com o Saturn, vi a mesma Sega do Master System: só ela na ponte e mais algumas poucas empresas largando o barco.

Falam que a EA contribuiu com esse fracasso, mas, a culpa é método cagado de comunicação das filiais American e Japan, que sempre se bicavam.

Hoje em dia está viva garças aos Homebrews.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Lembro do meu primo comprando dream so por causa do code verônica.
E ele dizendo maravilhas sobre soul reaver q eu já tinha jogado dublado no PC.
Eu comprei meu DreamCast dois meses anfes do anúncio da descontinuidade.
Lembro que o cara da loja me perguntou se não era melhor esperar o PS2, por causa da fama da Sega. Desgraçado, deve ter rido pelas minhas costas.:kzangado
Mas estava decidido, pois já havia jogando vários games e curti demais. Mesmo com o ocorrido, não me arrependi. Tanto que comprei outro logo em seguida, mesmo depois dos anúncio da descontinuidade.
Em seguida comprei um PS2 e um GC.
 
Ultima Edição:

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
Eu acho que há uma relação maior que a coincidência de datas. FFVII mostrou que a Sony pode ser uma potência dos games e o fim do DC 4 anos depois foi a consolidação dessa potência.

Claro que há vários outros fatos pra fortalecer isso mas eles não tem a data como marco.
?????????????

FFVII era da Squaresoft, a Sony só teve a exclusividade pois a Nintendo foi teimosa. A potência foi a Square.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
?????????????

FFVII era da Squaresoft, a Sony só teve a exclusividade pois a Nintendo foi teimosa. A potência foi a Square.
E daí? Vc conseguiu jogar FF7 no Saturn por acaso? O apoio da Squaresoft foi crucial para a liderança do PS e o fracasso do Saturn, e seu apoio exclusivo foi o mais forte ponto de virada em prol da Sony.
Tudo isso gerou um efeito dominó que culminou na saída da Sega do mercado. indiretamente, FF7 foi um dos responsáveis pela derrocada da Sega no médio prazo. Dentre as exclusividades conquistas pela Sony, essa foi sem dúvidas a mais importante de longe.
Seu lançamento ter acontecido no mesmo dia em que a Sega, quatro anos depois desistiria do mercado, não deixa de soar irônico.

No mais, agradeça a Sega. Gracas a ela a MS se tornou a terceira player e hj a galera pode passar vergonha na internet defendendo o Xbox.
 
Ultima Edição:

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Não sou muito conhecedor dos consoles e jogos mais clássicos, comecei no PS1.

Mas por que uma marca tão forte como a Sega ta parada desse jeito?

Um console, um jogo AAA ou qualquer coisa de cara nova com a marca Sega seria muito legal.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Não sou muito conhecedor dos consoles e jogos mais clássicos, comecei no PS1.

Mas por que uma marca tão forte como a Sega ta parada desse jeito?

Um console, um jogo AAA ou qualquer coisa de cara nova com a marca Sega seria muito legal.
Pq nao tem cacife ($) pra concorrer com uma MS, Sony ou Nintendo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.990
Pontos
1.003
Exclusividade de FFVII?

27343-final-fantasy-vii-windows-front-cover.jpg


:kcool
 

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
E daí? Vc conseguiu jogar FF7 no Saturn por acaso? O apoio da Squaresoft foi crucial para a liderança do PS e o fracasso do Saturn, e seu apoio exclusivo foi o mais forte ponto de virada em prol da Sony.
Tido isso gerou um efeito dominó que culminou na saída da Sega do mercado. indiretamente, FF7 foi un dos responsáveis pela derrocada da Sega no medio prazo. Dentre as exclusividades conquistas pela Sony, essa foi sem dúvidas a mais importante de longe.
Seu lançamento ter acontecido no mesmo dia em que a Sega, quatro anos depois, desistiria do mercado, nao deixa de soar irônico.

No mais, agradeça a Sega. Gracas a ela a MS se tornou a terceira player e hj a galera pode passar vergonha na internet defendendo o Xbox.
Tu jogou o FFVII em 97?
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
O destino da Sega foi selado quando decidiu investir no Saturn ao invés de fazer uma aliança com a Sony conforme Tom Kalinske queria. Sega foi derrubada por uma versão similar da estratégia que eles usaram pra vencer a Nintendo nos EUA.

Vamos ver o que diziam as revistas da época:

Visualizar anexo 168184

Visualizar anexo 168182
Eu lia essas revistas de cabo a rabo.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.798
Reações
39.352
Pontos
1.094
Vamos ver o que diziam as revistas da época:

Visualizar anexo 168182
Detalhe para a penúltima notícia da página, onde falava que a Sony tinha comprado a Naughty Dog e a Red Zone Interactive (hoje San Diego Studios) para fortalecer a sua presença no território americano.

Duas aquisições que se provaram muito boas para o objetivo da Sony e que estão rendendo uma grana até hoje. Naquela época provavelmente nem se imaginava que 20 anos depois a maior parte da produção de jogos da Sony está fora do Japão.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.085
Pontos
1.054
O dia 31/01/97, foi o dia da virada do PSX no Japão, já que até então quem estava ganhando a geração lá era o Saturn, pra ter noção, teve um japa que disse pra mim em um fórum, que nessa época ele sequer sabia o que era um Playstation kkkk(talvez o PSX vendia muito pouco na província onde ele morava), só foi o FF7 lançar que o PSX explodiu milagrosamente, simplesmente por um único jogo. Acho que esse foi o único momento na história em que aconteceu isso no mundo dos videogames. É como se, sei lá, por exemplo hipotético, é 2016 e o PS4 tá dominando a geração cantando vitória, daí uma third lança um "exclusivo" pro Wii U ou pro Xone, que não só faz o console alcançar as vendas do PS4, mas como o atropela e avança muuuuuuuuuuuuuito já vencendo a geração e tudo isso em apenas alguns meses, literalmente dando uma surra de pirok nos concorrentes.

E o dia 31/01(em 2001) também foi um dia muito triste na história dos videogames, com o fim daquilo que era um sonho, a descontinuação do Dreamcast, um console lendário e um dos melhores já feito, que infelizmente teve este fim trágico e precoce, mas como uma fênix, ele acabou ressurgindo das cinzas.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.929
Reações
55.050
Pontos
1.839
?????????????

FFVII era da Squaresoft, a Sony só teve a exclusividade pois a Nintendo foi teimosa. A potência foi a Square.
Me refiro a plataforma Sony, não a produção. Alem disso, não foi só a questão do CD que fez a Square abandonar a Nintendo. Ela também tinha a opção de lançar para Saturn.

O lançamento exclusivo daquele jogo para PS1 foi a indicação de que toda a estratégia da Sony (mídia, royalties, arquitetura) estava correta. E o fim do DC, forçando um concorrente de peso a sair do mercado, foi a coroação desta estratégia.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.737
Reações
10.858
Pontos
453
O destino da Sega foi selado quando decidiu investir no Saturn ao invés de fazer uma aliança com a Sony conforme Tom Kalinske queria. Sega foi derrubada por uma versão similar da estratégia que eles usaram pra vencer a Nintendo nos EUA.


Eu lia essas revistas de cabo a rabo.

O mais engraçado desta história é que o PlayStation era para ser igual ao Saturn com foco no 2D, mas aí a própria Sega lançou para o Fliperama Virtual Fighter e Daytona USA e a Sony se tocou que era mais negócio investir no 3D.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.036
Pontos
753
Só joguei uma vez o Dreamcast na casa de um colega de escola quando estavamos na setima serie

Lembro de tres coisas quando lembro desse colega :

- A unica vez que joguei Gamecube , tambem foi na casa dele .... só me lembro de ter jogado Mario Kart

- No Dreamcast o unico jogo que lembro de ter jogado era um de futebol , que era muito mais avançado que os jogos que eu jogava no PS1

- A irma dele era uma loirinha gatinha delicia. Ela tinha 16 anos e um rostinho angelical com um corpinho mignon bem recheado e eu tinha 13 . Por insegurança nao cheguei junto e deixei a oportunidade passar, pois depois na oitava serie ele mudou de escola e perdemos contato.
 

ragecom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.193
Reações
1.800
Pontos
353
Realmente estou ficando velho. Se a Sega sair do mercado de consoles fosse uma lembrança de infância, tudo bem, mas porra... Eu já era adulto quando isso aconteceu hahaha

Enfim... Tenho excelentes lembranças do DC. Muita pedrada: Sonic Adventure 1 e 2, Crazy Taxy, Jet Set Radio, Space Channel 5, RE Code Verônica, Shenmue 1 e 2... Foi uma forma digna da Sega deixar esse ramo da indústria.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
Em sua opinião, esses dois ocorridos estão correlacionados de algum modo?

eu enxergo que sim pois o sucesso de FF7 sendo IMO o primeiro grande triplo A real, distorceu a percepção da Sega que tentou aplicar a mesma formula com shnemue acreditando que um jogo caro seria a resposta, assim Yu suzuki ajudou a pregar o ciaxão.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.798
Reações
13.831
Pontos
803
O destino da Sega foi selado quando decidiu investir no Saturn ao invés de fazer uma aliança com a Sony conforme Tom Kalinske queria. Sega foi derrubada por uma versão similar da estratégia que eles usaram pra vencer a Nintendo nos EUA.

fizeram um boicote artificial contra nintendo ? o gabinete do ódio espalhava fake contra a nintendo desde antes da geração começar ? usaram dupping e pirataria contra nintendo ? cooptaram devs contra a nintendo ?

posso ta errado mas a informação que tenho é que super nes venceu o genesis nos eua de virada. Os maiores erros do Dreamcast foram: se afastar do saturn e tentar copiar o adversário, isso mostra falta de visão estratégica o outro erro mortal foi sair primeiro (sendo iludidos pelo sucesso artificial do genesis) sair primeiro é a maior idiotice na guerra de consoles pois da tempo do concorrente engenhar uma forma de desconstruir toda a estratégia, uma vez que ele viu tudo, marketing, jogos, preço etc
 
Ultima Edição:
Topo Fundo