O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Idéia de tópico: MecanicOS e entusiastas.

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Salve macacada!

Não sei quantos caras do fórum que, igual a mim gostam de meter a mão na graxa e destrinchar tudo o que podem (e não podem ) com ferramentas, entao ontem vendo um tópico de assunto sobre carros antigos aqui , pensei: o que acham de fazer um tópico fixo para troca de conhecimento, experiencias e vivencias sobre veiculos, defeitos comuns e todo e qualquer aprendizado sobre?

Eu tenho uma certa bagagem em desmontagens e resolução de problemas nos meus carros, não sou mecanico profissional mas a vida é VIVENDO E APRENDENDO, e principalmente aprender vivendo (se lascando também faz parte).
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
16.579
Pontos
1.439
eu acho bacana, pena que hj em dia meus 2 carros e o da minha mulher não são carros tão amigáveis pra mexer em casa.

bom eram esses antigos que vc tem. os de hj se não tiver um scaner e o ferramental completo fica complicado de lidar.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
eu acho bacana, pena que hj em dia meus 2 carros e o da minha mulher não são carros tão amigáveis pra mexer em casa.

bom eram esses antigos que vc tem. os de hj se não tiver um scaner e o ferramental completo fica complicado de lidar.

Cara, a ,,minha idéia é que se torne um tópico fixo, com troca de idéias sobre peças, profissinais competentes e oficinas recomendadas. procedimetos , duvidas e comentarios de carros de quaisquer nível social.Eu entendo apenas de "velharias" kkkk, um cara feito voce já deve ter bagagem para comentar sobre carros mais arrojados, e assim aprendemos todos.
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.310
Reações
50.684
Pontos
1.539
Olha cara, carros antigos e tal até dava pra fazer isso, era até susse, mas carros modernos é complicadaço, td envolve ferramenta especifica, eu por exemplo tenho um megane, e qq cagadinha ali meu amigo, senta e chora, mas até mesmo meu clio que eu tinha antes, já tinha muita eletronica e tal, qq erro ali vc já tava no sal.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
16.579
Pontos
1.439
Olha cara, carros antigos e tal até dava pra fazer isso, era até susse, mas carros modernos é complicadaço, td envolve ferramenta especifica, eu por exemplo tenho um megane, e qq cagadinha ali meu amigo, senta e chora, mas até mesmo meu clio que eu tinha antes, já tinha muita eletronica e tal, qq erro ali vc já tava no sal.
até uma simples limpeza do corpo de borboleta, dependendo do carro vc tem que meter um scaner ali pro carro reaprender a abertura da borboleta, senão vai ficar com luz acesa no painel.

ou seja, se for se meter a fazer em casa vai ter que acabar indo num mecanico pra passar o scaner kkkk
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.310
Reações
50.684
Pontos
1.539
até uma simples limpeza do corpo de borboleta, dependendo do carro vc tem que meter um scaner ali pro carro reaprender a abertura da borboleta, senão vai ficar com luz acesa no painel.

ou seja, se for se meter a fazer em casa vai ter que acabar indo num mecanico pra passar o scaner kkkk

Sim, e isso em carros que nem o meu ex clio 2002, se vc pegar um carro ai 2015, um golf TSI, ESQUEÇA, tem que ser um mecanico muito especializado pra mecher, meu mecanico por exemplo, o cara trabalhou na fabrica da renault, foi coordenador tecnico de oficina, foi pra França, trabalha apenas com renault, se vc levar um nissan lá que é do mesmo grupo ele não meche, minha cunhada tinha um 206 1.0 16v que é motor renault, ele já não meche, porque ele disse que a peugeot mudou certas peças e ele não tem as ferramentas necessarias.

A não ser que vc tenha ai um gol quadrado motor AP, uma belina CHT, não se meta a mecher, vc vai acabar gastando mais no mecanico pra arrumar alguma possivel cagada.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
16.579
Pontos
1.439
Sim, e isso em carros que nem o meu ex clio 2002, se vc pegar um carro ai 2015, um golf TSI, ESQUEÇA, tem que ser um mecanico muito especializado pra mecher, meu mecanico por exemplo, o cara trabalhou na fabrica da renault, foi coordenador tecnico de oficina, foi pra França, trabalha apenas com renault, se vc levar um nissan lá que é do mesmo grupo ele não meche, minha cunhada tinha um 206 1.0 16v que é motor renault, ele já não meche, porque ele disse que a peugeot mudou certas peças e ele não tem as ferramentas necessarias.

A não ser que vc tenha ai um gol quadrado motor AP, uma belina CHT, não se meta a mecher, vc vai acabar gastando mais no mecanico pra arrumar alguma possivel cagada.
pior que é.

aqui em casa 2 buchas pra mexer sozinho. uma mercedes e um jetta tsi.

esses dias acendeu um monte de luz no painel do jetta. tive que levar no meu mecanico. era um sensor de rotação da roda direita do lado da frente....

como vai descobrir uma parada assim em casa sem um scaner?

a mercedes entao nem se fala, tem uns parametros q só le com o stat diagnosis q é um scaner da mercedes
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Eu me aventuro na manutenção. Atualmente tenho um Ford Focus 2.0 2012.

No caso da Ford uso o Forscan, que é um scanner muito completo feito pela comunidade. Dá pra ler todos os módulos, fazer configuração.

Por exemplo, meu carro não tinha o controle de cruzeiro. Comprei os botões no aliexpress, instalei no volante (o chicote está lá) e habilitei a funcionalidade dos módulos. Agora funciona tudo certinho, acende no painel e tudo.

Também tenho o manual eletrônico de serviço, algum malandro conseguiu o manual de alguma concessionária. Bem útil pois tem as instruções com ilustrações, torque.

Algumas manutenções (a maioria preventiva) que já fiz só nesse carro:
  • troca filtro de ar
  • troca filtro de cabine (posição maldita que precisa tirar o pedal de acelerador)
  • troca filtro de combustível
  • fluido de arrefecimento
  • limpeza da tbi
  • troca do coxim superior hidráulico

Acabei fazendo uma pequena coleção de ferramentas pra fazer as coisas em casa. Catraca, soquetes, torquimetro (simples, de vareta), medidor de torque angular, macaco hidráulico (tipo garrafa), outro tipo jacaré, densimetro. Quando preciso de algo específico acabo comprando.

Também curto assistir canais de oficina mecânica.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Vou dar um exemplo: chega um user aqui e pergunta: "Cara, quero comprar um Chevette, gosto deste antigão, que cuidados devo tomar?".

Eu, como tenho bastante experiencia com chevett
Eu me aventuro na manutenção. Atualmente tenho um Ford Focus 2.0 2012.

No caso da Ford uso o Forscan, que é um scanner muito completo feito pela comunidade. Dá pra ler todos os módulos, fazer configuração.

Por exemplo, meu carro não tinha o controle de cruzeiro. Comprei os botões no aliexpress, instalei no volante (o chicote está lá) e habilitei a funcionalidade dos módulos. Agora funciona tudo certinho, acende no painel e tudo.

Também tenho o manual eletrônico de serviço, algum malandro conseguiu o manual de alguma concessionária. Bem útil pois tem as instruções com ilustrações, torque.

Algumas manutenções (a maioria preventiva) que já fiz só nesse carro:
  • troca filtro de ar
  • troca filtro de cabine (posição maldita que precisa tirar o pedal de acelerador)
  • troca filtro de combustível
  • fluido de arrefecimento
  • limpeza da tbi
  • troca do coxim superior hidráulico
Acabei fazendo uma pequena coleção de ferramentas pra fazer as coisas em casa. Catraca, soquetes, torquimetro (simples, de vareta), medidor de torque angular, macaco hidráulico (tipo garrafa), outro tipo jacaré, densimetro. Quando preciso de algo específico acabo comprando.

Também curto assistir canais de oficina mecânica.

Este é o espírito , mano. Voce é um valioso colaborador.

A maioria dos carros tem muita manutenção fácil de fazer em casa, com risco zero, e vou contar uma breve história (a qual ja contei nos posts de Covid):

.Ano passado, quando peguei covid, do fim de março ao meio de abril, me vi doente em meio a oficinas fechadas e autopeças funcionando em modo "biqueira".Precisava fazer troca de lonas traseiras do meu kadett, porque se eu piorasse era o unico carro disponivel para o meu sogro me levar ao hospital.

2 semanas atras, por necessidade de $ mesmo, fiz manutenção nas travas eletricas do kadett, nunca havia mexido nisso, e o abre e olha descobri que é algo muito simples.

Minha Marajó 82, essa já mexi em tudo , inclusive fiz pintura total (dentro e fora).

E em poucas postagens, percebi que certamente voce e muito mais caras aqui podem fazer da idéia um topico bastante util.
 
Ultima Edição:

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
pior que é.

aqui em casa 2 buchas pra mexer sozinho. uma mercedes e um jetta tsi.

esses dias acendeu um monte de luz no painel do jetta. tive que levar no meu mecanico. era um sensor de rotação da roda direita do lado da frente....

como vai descobrir uma parada assim em casa sem um scaner?

a mercedes entao nem se fala, tem uns parametros q só le com o stat diagnosis q é um scaner da mercedes


De fato, mas aí voce aprendeu o que é e quem deve reparar.
Assim sendo já é assunto a discutir aqui e ajudar quem porventura tenha defeito parecido, ou seja, prego que neste tópico não é apenas para meter a mão na massa e sim uma troca de idéias a fim de abrir as mentes da galera para conhecer as maquinasx que tem em casa.

Cara, no meu antigo Opala 4.1 aprendi que uma peça do tamanho da unha do dedo mindinho pode parar seu carro.
Essa peça é o carvão do distribuidor, que quando gasto para um carro de mais de mil kg.Foi um desgaste moral num domingo chegar a essa resposta com o carro parado na rua...
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Trabalho de hoje: trocar toda a forração do banco do motorista e traseiro. O do passageiro já fiz.
 

Anexos

  • banco novo.jpg
    banco novo.jpg
    106,4 KB · Visualizações: 19
  • banco velho.jpg
    banco velho.jpg
    89,3 KB · Visualizações: 18

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.236
Reações
172.441
Pontos
2.599
Tenho muito respeito por quem tem coragem de meter a mão no carro. O máximo que fiz foi trocar as lâmpadas por LED.

Além de ter que ter espaço, tem que ter ferramentas e coragem, assim como conhecimento. Se fizer alguma cagadinha e o carro não sair do lugar, um abraço. Nem o reboque consegue chegar na garagem :klolz

Mas eu gosto da parte teórica e de acompanhar as manutenções de perto.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.310
Reações
50.684
Pontos
1.539
pior que é.

aqui em casa 2 buchas pra mexer sozinho. uma mercedes e um jetta tsi.

esses dias acendeu um monte de luz no painel do jetta. tive que levar no meu mecanico. era um sensor de rotação da roda direita do lado da frente....

como vai descobrir uma parada assim em casa sem um scaner?

a mercedes entao nem se fala, tem uns parametros q só le com o stat diagnosis q é um scaner da mercedes

Qualquer cagada nessa mercedes ai a conta vai ficar cara...melhor deixar na mão do profissional que se ele errar a responsabilidade é dele.

Eu me aventuro na manutenção. Atualmente tenho um Ford Focus 2.0 2012.

No caso da Ford uso o Forscan, que é um scanner muito completo feito pela comunidade. Dá pra ler todos os módulos, fazer configuração.

Por exemplo, meu carro não tinha o controle de cruzeiro. Comprei os botões no aliexpress, instalei no volante (o chicote está lá) e habilitei a funcionalidade dos módulos. Agora funciona tudo certinho, acende no painel e tudo.

Também tenho o manual eletrônico de serviço, algum malandro conseguiu o manual de alguma concessionária. Bem útil pois tem as instruções com ilustrações, torque.

Algumas manutenções (a maioria preventiva) que já fiz só nesse carro:
  • troca filtro de ar
  • troca filtro de cabine (posição maldita que precisa tirar o pedal de acelerador)
  • troca filtro de combustível
  • fluido de arrefecimento
  • limpeza da tbi
  • troca do coxim superior hidráulico
Acabei fazendo uma pequena coleção de ferramentas pra fazer as coisas em casa. Catraca, soquetes, torquimetro (simples, de vareta), medidor de torque angular, macaco hidráulico (tipo garrafa), outro tipo jacaré, densimetro. Quando preciso de algo específico acabo comprando.

Também curto assistir canais de oficina mecânica.

Troca de filtros, de oleo, até de fluido se vc tiver o equipamento vai, mas tentar fazer diagnostico e tal ou trocar uma correia dentada eu já acho que a possibilidade de dar cagada é muito grande, suspensão dependendo do carro até vai ne, vc nao vai se aventurar a mecher na suspensão de um citroen C5 por exemplo...

Vou dar um exemplo: chega um user aqui e pergunta: "Cara, quero comprar um Chevette, gosto deste antigão, que cuidados devo tomar?".

Eu, como tenho bastante experiencia com chevett


Este é o espírito , mano. Voce é um valioso colaborador.

A maioria dos carros tem muita manutenção fácil de fazer em casa, com risco zero, e vou contar uma breve história (a qual ja contei nos posts de Covid):

.Ano passado, quando peguei covid, do fim de março ao meio de abril, me vi doente em meio a oficinas fechadas e autopeças funcionando em modo "biqueira".Precisava fazer troca de lonas traseiras do meu kadett, porque se eu piorasse era o unico carro disponivel para o meu sogro me levar ao hospital.

2 semanas atras, por necessidade de $ mesmo, fiz manutenção nas travas eletricas do kadett, nunca havia mexido nisso, e o abre e olha descobri que é algo muito simples.

Minha Marajó 82, essa já mexi em tudo , inclusive fiz pintura total (dentro e fora).

E em poucas postagens, percebi que certamente voce e muito mais caras aqui podem fazer da idéia um topico bastante util.

Cara mas esses tipos de carro eu disse que é bacana mecher, esse motor da GM é teta de mecher, é um motor simples, facil, que não exige uma alto grau de conhecimento e expertisse, trocar lonas e travas tbm tranquilo.

Vou dar um exemplo, eu tenho um megane e uma scenic, a scenic entra agua e cai na bobina de ignição, e é um INFERNO, a scenic é um carro excelente mas esse defeito é uma b*sta e a m**** da renault nunca resolveu, se vc pegar uma scenic 2000 tem esse defeito, se pegar uma 2011(que é a ultima no brasa) tem a b*sta do defeito, ai eu tentei fazer um monte de coisa e nada, a ultima foi colocar manta asfaltica na canaleta que passa ali pra impermebealizar, não sei se vai funcionar pois fiz quinta e não choveu mais, espero que resolva o problema, to quase vendendo o carro por causa dessa m****.

Outra, quando tinha meu PUG 206, quem tem peugeot sabe que é comum quebrar o plastico da porta, quase todo 206 quebra, outros carros da PSA tbm, e tem pessoas que tiram o forro e passam fibra de vidro, mas trabalhar com fibra é uma m****, eu comprei uma massa plastica e fiz em casa, ficou filá demais, eu tinha comprado tecido também e ia trocar os tecidos da porta que estavam descolados, mas acabei vendendo o carro.

Trabalho de hoje: trocar toda a forração do banco do motorista e traseiro. O do passageiro já fiz.

Isso ai foi bacana tbm.

Tenho muito respeito por quem tem coragem de meter a mão no carro. O máximo que fiz foi trocar as lâmpadas por LED.

Além de ter que ter espaço, tem que ter ferramentas e coragem, assim como conhecimento. Se fizer alguma cagadinha e o carro não sair do lugar, um abraço. Nem o reboque consegue chegar na garagem :klolz

Mas eu gosto da parte teórica e de acompanhar as manutenções de perto.

No Megane, pra trocar as lampadas do farol, sem brincadeira, ou vc tem que desmontar uma parte da frente do carro, ou tem uma tampa plastica que fica na caixa de roda e vc tem que meter a mão ali por dentro pra trocar(sem poder ver o que está fazendo), não da pra entender quem pensa nesse tipo "pratico" de solução.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.732
Reações
34.957
Pontos
903
Excelente ideia, gosto muito do assunto mas não tenho coragem de tocar no motor do meu carro por trabalhar com ele, talvez futuramente eu compre um fusquinha ou uma Mobilete só pra mexer
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Qualquer cagada nessa mercedes ai a conta vai ficar cara...melhor deixar na mão do profissional que se ele errar a responsabilidade é dele.



Troca de filtros, de oleo, até de fluido se vc tiver o equipamento vai, mas tentar fazer diagnostico e tal ou trocar uma correia dentada eu já acho que a possibilidade de dar cagada é muito grande, suspensão dependendo do carro até vai ne, vc nao vai se aventurar a mecher na suspensão de um citroen C5 por exemplo...



Cara mas esses tipos de carro eu disse que é bacana mecher, esse motor da GM é teta de mecher, é um motor simples, facil, que não exige uma alto grau de conhecimento e expertisse, trocar lonas e travas tbm tranquilo.

Vou dar um exemplo, eu tenho um megane e uma scenic, a scenic entra agua e cai na bobina de ignição, e é um INFERNO, a scenic é um carro excelente mas esse defeito é uma b*sta e a m**** da renault nunca resolveu, se vc pegar uma scenic 2000 tem esse defeito, se pegar uma 2011(que é a ultima no brasa) tem a b*sta do defeito, ai eu tentei fazer um monte de coisa e nada,

Por um acaso este motor é que tem as velas escondidas pir uma guarniçao plastica?
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.310
Reações
50.684
Pontos
1.539
só uma curiosidade, eu cheguei a fazer 1 semestre do curso tecnico de manutenção automotiva aqui no SENAI, mas desisti, então eu curto a parada, mas que nem eu falei, mecher hj em dia é complicado por isso, eu e uns colegas queriamos fazer um fusca baja kkkkk...mas não foi pra frente...
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.310
Reações
50.684
Pontos
1.539
Por um acaso este motor é que tem as velas escondidas pir uma guarniçao plastica?

Cara até onde eu sei não, esse motor é o K4M, 1.6 16v da renault, todos os carros que tem esse motor da problema se entrar agua, na scenic tem essa b*sta dessa calha que genialmente a renault meteu um parafuso bem em cima da 4 bobina, ai chove e pinga agua e o carro começa a falhar, e no sandero/logan entra agua pelo esguicho e começa a falhar tbm, o clio, symbol e megane tem esse motor tbm mas até onde eu sei não tem uma falha assim de entrar agua, mas se cair agua ali falha tbm, e qq merdinha pode entrar agua ali e a minima agua que entrar vai te ferrar com a vida, é uma b*sta, a renault tinha que ter feito alguma proteção em cima do motor, e são 4 bobinas individuais, e elas funcionam em pares, ou seja ferrou uma ja troca as 2 pq em breve a outra vai falhar, esse motor é bom, rende uma boa potencia pra epoca dele(ele veio nos carros da renault ali por 99/00) e rendia 110cv na gasolina e depois flex 115 no alcool, rendia a mesma coisa que os AP 2.0 da epoca que vinham no gol e no santana na epoca.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Fascista

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk

giphy.gif
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Qualquer cagada nessa mercedes ai a conta vai ficar cara...melhor deixar na mão do profissional que se ele errar a responsabilidade é dele.



Troca de filtros, de oleo, até de fluido se vc tiver o equipamento vai, mas tentar fazer diagnostico e tal ou trocar uma correia dentada eu já acho que a possibilidade de dar cagada é muito grande, suspensão dependendo do carro até vai ne, vc nao vai se aventurar a mecher na suspensão de um citroen C5 por exemplo...



Cara mas esses tipos de carro eu disse que é bacana mecher, esse motor da GM é teta de mecher, é um motor simples, facil, que não exige uma alto grau de conhecimento e expertisse, trocar lonas e travas tbm tranquilo.

Vou dar um exemplo, eu tenho um megane e uma scenic, a scenic entra agua e cai na bobina de ignição, e é um INFERNO, a scenic é um carro excelente mas esse defeito é uma b*sta e a m** da renault nunca resolveu, se vc pegar uma scenic 2000 tem esse defeito, se pegar uma 2011(que é a ultima no brasa) tem a b*sta do defeito, ai eu tentei fazer um monte de coisa e nada, a ultima foi colocar manta asfaltica na canaleta que passa ali pra impermebealizar, não sei se vai funcionar pois fiz quinta e não choveu mais, espero que resolva o problema, to quase vendendo o carro por causa dessa m**.

Outra, quando tinha meu PUG 206, quem tem peugeot sabe que é comum quebrar o plastico da porta, quase todo 206 quebra, outros carros da PSA tbm, e tem pessoas que tiram o forro e passam fibra de vidro, mas trabalhar com fibra é uma m****, eu comprei uma massa plastica e fiz em casa, ficou filá demais, eu tinha comprado tecido também e ia trocar os tecidos da porta que estavam descolados, mas acabei vendendo o carro.



Isso ai foi bacana tbm.



No Megane, pra trocar as lampadas do farol, sem brincadeira, ou vc tem que desmontar uma parte da frente do carro, ou tem uma tampa plastica que fica na caixa de roda e vc tem que meter a mão ali por dentro pra trocar(sem poder ver o que está fazendo), não da pra entender quem pensa nesse tipo "pratico" de solução.
Até uma correia dentada é algo possível de se trocar se, claro, investir nas ferramentas pra fazer o sincronismo e conhecer os procedimentos corretos. Até por isso sempre tive carros que usam corrente de comando, assim não tenho esse problema.

A manutenção básica dos carros na grande maioria é algo tranquilo. Só não troco óleo do motor porque é algo tão corriqueiro que vale mais a pena já trocar na oficina, posto de gasolina porque o custo de mão de obra é ínfimo e não faz lambança em casa.

Cada carro também tem suas características. No meu Honda Fit era um inferno trocar uma lâmpada do farol, precisa abrir a caixa de roda pra ter um acesso meia boca. Inspecionar velas e bobinas também era uma posição sofrível. No caso do Focus é tranquilo o acesso às lâmpadas e até pra tirar o farol é apenas 1 parafuso. Velas e bobinas ficam expostas na sua cara.

No fim, é o que eu falo pra quem me pergunta. Eu pesquiso muito antes de fazer qualquer coisa. Procuro material em português e inglês. Claro, investir em ferramentas. Felizmente moro em casa e tenho espaço pra guardar as ferramentas. Também precisa avaliar custo, as vezes o custo da mão de obra é o custo da ferramenta. As vezes a ferramenta é tão cara ou complicada que não compensa.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
No fim, é o que eu falo pra quem me pergunta. Eu pesquiso muito antes de fazer qualquer coisa. Procuro material em português e inglês. Claro, investir em ferramentas. Felizmente moro em casa e tenho espaço pra guardar as ferramentas. Também precisa avaliar custo, as vezes o custo da mão de obra é o custo da ferramenta. As vezes a ferramenta é tão cara ou complicada que não compensa.


Sim, exatamente. Quando tenho algo a fazer nos carros e também agenda cheia de pedidos, eu faço minhas contas se parar para resolver problema mecanico vai me impedir de ganhar mais $ do que se eu pagasse o mecanico.

Na verdade não sei se fui claro,mas minha idéia do tópico é veicular informações de entendimento mecanico, vindas dos mais experientes aos mais leigos.O bacna é que aqui temos caras de diferentes niveis sociais (e por consequencias carros mais complexos)

Coisas bestas como troca de pastilhas, lonas, limpeza de arrefecimento, reparos em travas e vidros eletricos, etc, estes são trampos fáceis de aprender, ou ao menos de entender e pesquisar quanto gastar e onde fazer.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Ok, mais um pouquinho da reforma da marajó. Finalizei eles ontem, hoje montei no carro.
 

Anexos

  • banco traseiro antes.jpg
    banco traseiro antes.jpg
    159,3 KB · Visualizações: 21
  • banco traseiro depois.gif
    banco traseiro depois.gif
    513,5 KB · Visualizações: 24
  • interna 2.jpg
    interna 2.jpg
    117,3 KB · Visualizações: 23

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.923
Pontos
1.444
Não sei se é a pandemia e a vontade de fazer algo diferente, mas assisti aquela série Rust Valley Restorers e me empolguei.
Logicamente que não vou me meter a restaurar carros, mas tenho pensado que entender o funcionamento e fazer algumas coisinhas, talvez seja possível algum dia.
Como estou seguindo pela internet essa ideia, tenho pensado em seguir essa linha aqui:
Primeiro, fiz um curso gratuito do SENAI de príncipios de mecânica.
Qualquer um pode fazer esse curso, é o básico do básico, mas não custa nada fazer. Para quem é leigo total como eu, serviu para entender algumas coisas.
Se alguém quiser fazer, o curso é desse link.

Agora eu vi um video de um cara que diz que tem várias teleaulas gravadas do Telecurso sobre isso, mas não achei o link, disse que é possível fazer no SENAI as provas, to fuçando pelo youtube mesmo ver se acho uma matriz com todos os assuntos.
Acredito que é uma coisa que pra aprender mesmo só fazendo estágio de ajudante numa oficina, mas enfim, não tenho grandes expectativas, pode nem dar em nada. Pelo menos talvez me ajuda a comprar um carro usado sem cair em furada hehe.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Não sei se é a pandemia e a vontade de fazer algo diferente, mas assisti aquela série Rust Valley Restorers e me empolguei.
Logicamente que não vou me meter a restaurar carros, mas tenho pensado que entender o funcionamento e fazer algumas coisinhas, talvez seja possível algum dia.
Como estou seguindo pela internet essa ideia, tenho pensado em seguir essa linha aqui:
Primeiro, fiz um curso gratuito do SENAI de príncipios de mecânica.
Qualquer um pode fazer esse curso, é o básico do básico, mas não custa nada fazer. Para quem é leigo total como eu, serviu para entender algumas coisas.
Se alguém quiser fazer, o curso é desse link.

Agora eu vi um video de um cara que diz que tem várias teleaulas gravadas do Telecurso sobre isso, mas não achei o link, disse que é possível fazer no SENAI as provas, to fuçando pelo youtube mesmo ver se acho uma matriz com todos os assuntos.
Acredito que é uma coisa que pra aprender mesmo só fazendo estágio de ajudante numa oficina, mas enfim, não tenho grandes expectativas, pode nem dar em nada. Pelo menos talvez me ajuda a comprar um carro usado sem cair em furada hehe.

Cara, Rust Valley é bom , mas o Jóia Sobre rodas ensina muito mais.Por exemplo: aprendi a achar onde está um ponto de infiltração em um carro,m usando uma maquina de fumaça graças ao Ed China (num episodio com um TVR).

Sou viciado nestes programas de restauração e mecanica. mas se quiser meter a mão na massa, arrume um carro que vai meter a mão em tudo e pau no gato.
Eu sou mais chegado em pintura e tapeçaria.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.923
Pontos
1.444
Cara, Rust Valley é bom , mas o Jóia Sobre rodas ensina muito mais.Por exemplo: aprendi a achar onde está um ponto de infiltração em um carro,m usando uma maquina de fumaça graças ao Ed China (num episodio com um TVR).

Sou viciado nestes programas de restauração e mecanica. mas se quiser meter a mão na massa, arrume um carro que vai meter a mão em tudo e pau no gato.
Eu sou mais chegado em pintura e tapeçaria.
Pensei em pegar um Celta ou um Astra, mecânica parece ser bastante simples comparada com os carros mais novos.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Pensei em pegar um Celta ou um Astra, mecânica parece ser bastante simples comparada com os carros mais novos.


Sim, ainda é a mecanica base de 90% dos veiculos rodando no BR.

Eu sou meio vintage, kkkkk,, sei mexer em carburadores.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
pior que é.

aqui em casa 2 buchas pra mexer sozinho. uma mercedes e um jetta tsi.

esses dias acendeu um monte de luz no painel do jetta. tive que levar no meu mecanico. era um sensor de rotação da roda direita do lado da frente....

como vai descobrir uma parada assim em casa sem um scaner?

a mercedes entao nem se fala, tem uns parametros q só le com o stat diagnosis q é um scaner da mercedes

Nao to preparado pra ter carro dessa forma, onde alguma bucha vc ta na mao do mecanico até mesmo num simples diagnostico.Assim sendo o camarada da o preço que quer na manutençao e tu simplesmente aceita sem chance de poder questionar
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
16.579
Pontos
1.439
Nao to preparado pra ter carro dessa forma, onde alguma bucha vc ta na mao do mecanico até mesmo num simples diagnostico.Assim sendo o camarada da o preço que quer na manutençao e tu simplesmente aceita sem chance de poder questionar
por isso é bom ter mecanico de confiança.

como tenho carros bucha a mais de 10 anos construi um relacionamento com mecanicos bons. (inclusive um deles mexe com carros de pista aqui em curitiba)

se vc levar em qualquer um sem conhecer toma no toba mesmo.

Além disso também tem o tio da minha esposa, mas a oficina dele não tem cacife pra mecher em mercedes aí tenho medo de levar nele e fazer alguma cagada e não ter grana pra reparar e eu ter que arcar com o prejuízo.
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
por isso é bom ter mecanico de confiança.

como tenho carros bucha a mais de 10 anos construi um relacionamento com mecanicos bons. (inclusive um deles mexe com carros de pista aqui em curitiba)

se vc levar em qualquer um sem conhecer toma no toba mesmo.

Além disso também tem o tio da minha esposa, mas a oficina dele não tem cacife pra mecher em mercedes aí tenho medo de levar nele e fazer alguma cagada e não ter grana pra reparar e eu ter que arcar com o prejuízo.

São realmente uma raça em extinção, os que são realmente de confiança guarde bem na lista.
 
Topo Fundo