O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


IGN: Top 10 melhores remakes de todos os tempos

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.007
Reações
13.926
Pontos
954
Metal Gear Twin Snake teriam ficado muito melhor se não tivessem cagado nas cutscenes. Tem coisas ali que são demais até para os padrões dos jogos do Kojima. Tudo que acontece no jogo o Solid Snake faz um backflip. Ai é foda de aguentar. :kfeliz

Eu acho que foi o Kojima que pediu pra adicionar esse tipo de coisa, é só ver as japoronguisses que ele fez nos jogos seguintes.
 
Ultima Edição:

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.667
Reações
65.446
Pontos
1.494
Nem sei porque o FFVIIr está ai.
Nem remake é, mas sim um reboot.
Nem dentro dos remake ele é top 10, se fosse considerar ele como remake.

FF IV seria mais justo estar ai, fora que ele ficou excelente.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Metal Gear Twin Snake teriam ficado muito melhor se não tivessem cagado nas cutscenes. Tem coisas ali que são demais até para os padrões dos jogos do Kojima. Tudo que acontece no jogo o Solid Snake faz um backflip. Ai é foda de aguentar. :kfeliz

E o que é irônico, é que depois de fazer backflips, pisar em míssel e desviar de balas no melhor estilo Matrix, o Snake diz para um personagem lá que não é herói...
 


bollao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.134
Reações
4.349
Pontos
964
Concordo com RE 2 e FF7R demais, só não consigo me decidir os lugares. Enquanto FF7R em comparação com o original é o remake mais trabalhado de todos, representa somente um trecho. RE2 é fantástico mesmo, conseguiu trazer toda a magia do original para os dias atuais, mas foi um trabalho aparentemente muito mais fácil que FF7R, e é bem mais curto. De qualquer forma são duas belas homenagens às obras dos anos 90.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.415
Pontos
704
É... listinha mais ou menos...

Difícil levar a sério quando coloca o RE2R na frente do RE1R.

O remake do primeiro RE é o exemplo perfeito de como se fazer um remake: melhora os gráficos, mexe pouco na jogabilidade, adiciona coisas novas e bacanas para surpreender os fãs antigos, e mantêm o espírito do original intacto. Já o remake do segundo jogo já não faz tão bem isso em alguns aspectos, já que mexe muito com o que fez o original um jogo tão marcante. É um bom remake mas que não supera o original.

Dos outros que eu joguei da lista:
8 - Black Mesa (PC)

Excelente. Ainda mais por ser um trabalho de fãs. Os cenários do jogo foram muito bem recriados e continua sendo um FPS single-player divertidíssimo de se jogar. Eu só joguei a versão mod (há muitos anos atrás), e o jogo sofria com alguns problemas nos pulos, mais especificamente nos crouch-jumps, o que deixava a parte de plataforma do jogo meio irritante. Sem falar que não tinha a parte de Xen, então o jogo terminava abruptamente no Lambda Core.

Preciso jogar a versão stand-alone no Steam e terminar o jogo de verdade.

6 - Metal Gear Solid: The Twin Snakes (GameCube)

Pfft... Apesar de ser um remake bem fiel em diversos aspectos, é um dos mais fracos que eu já joguei.
É bacana demais ver os cenários de Shadow Moses nos mesmos gráficos do MGS2, mas só isso não é suficiente pra fazer um dele um bom remake.
O jogo é desbalanceado com a inclusão de mecânicas do MGS2, como tiro em primeira pessoa (a luta com o Ocelot é facílima, enquanto a luta contra o Raven no tanque é um inferno) e esconder em armários; as dublagens, apesar da melhor qualidade na gravação do áudio, sofrem com performances mornas e sem vida; as cutscenes tem umas japoronguices que quebram o clima do jogo e destoam do tom (mais) sério do original...
Enfim, não é um remake que me agradou muito não.

5 - Metroid: Zero Mission (GBA)

Não joguei muito do original, mas zerei o remake, e olha... JOGÃO! Muito divertido de jogar e fazer 100% no mapa. Peca (talvez) só por ser um título de GBA, pq ele merece ser jogado numa tela maior.


Fora esses da lista, eu faço menção ainda ao Tomb Raider Anniversary (remake muito competente do primeiro TR, usando a engine do TR Legends), AM2R (remake do Metroid 2 feito por um fã, no mesmo estilo do Zero Mission), Pokemón Fire Red (e Leaf Green, remakes da primeira geração de Pokemon) e o Super Mario All-Stars (com remakes dos 3 primeiros jogos do encanador).

Agora, um exemplo do como não fazer remakes: RE3 remake. Bom jogo, péssimo remake. É muito pior que o Twin Snakes.
 
Ultima Edição:

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
Achei boa a Lista so colocaria o Twin snake em primeiro e tiraria o FF7 dela por nao estar completo.
 

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
O Remake do Resident Evil 2 só não é perfeito por causa da cagada que a Capcom fez em não seguir os cenários canônicos Claire A e Leon B. Resident Evil 1 Remake ainda é o jogo a ser superado quando se fala de Remakes que vão muito além do original.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
É... listinha mais ou menos...

Difícil levar a sério quando coloca o RE2R na frente do RE1R.

O remake do primeiro RE é o exemplo perfeito de como se fazer um remake: melhora os gráficos, mexe pouco na jogabilidade, adiciona coisas novas e bacanas para surpreender os fãs antigos, e mantêm o espírito do original intacto. Já o remake do segundo jogo já faz tão bem isso em alguns aspectos, já que mexe muito com o que fez o original um jogo tão marcante. É um bom remake mas que não supera o original.

Dos outros que eu joguei da lista:
8 - Black Mesa (PC)

Excelente. Ainda mais por ser um trabalho de fãs. Os cenários do jogo foram muito bem recriados e continua sendo um FPS single-player divertidíssimo de se jogar. Eu só joguei a versão mod (há muitos anos atrás), e o jogo sofria com alguns problemas nos pulos, mais especificamente nos crouch-jumps, o que deixava a parte de plataforma do jogo meio irritante. Sem falar que não tinha a parte de Xen, então o jogo terminava abruptamente no Lambda Core.

Preciso jogar a versão stand-alone no Steam e terminar o jogo de verdade.

6 - Metal Gear Solid: The Twin Snakes (GameCube)

Pfft... Apesar de ser um remake bem fiel em diversos aspectos, é um dos mais fracos que eu já joguei.
É bacana demais ver os cenários de Shadow Moses nos mesmos gráficos do MGS2, mas só isso não é suficiente pra fazer um dele um bom remake.
O jogo é desbalanceado com a inclusão de mecânicas do MGS2, como tiro em primeira pessoa (a luta com o Ocelot é facílima, enquanto a luta contra o Raven no tanque é um inferno) e esconder em armários; as dublagens, apesar da melhor qualidade na gravação do áudio, sofrem com performances mornas e sem vida; as cutscenes tem umas japoronguices que quebram o clima do jogo e destoam do tom (mais) sério do original...
Enfim, não é um remake que me agradou muito não.

5 - Metroid: Zero Mission (GBA)

Não joguei muito do original, mas zerei o remake, e olha... JOGÃO! Muito divertido de jogar e fazer 100% no mapa. Peca (talvez) só por ser um título de GBA, pq ele merece ser jogado numa tela maior.


Fora esses da lista, eu faço menção ainda ao Tomb Raider Anniversary (remake muito competente do primeiro TR, usando a engine do TR Legends), AM2R (remake do Metroid 2 feito por um fã, no mesmo estilo do Zero Mission), Pokemón Fire Red (e Leaf Green, remakes da primeira geração de Pokemon) e o Super Mario All-Stars (com remakes dos 3 primeiros jogos do encanador).

Agora, um exemplo do como não fazer remakes: RE3 remake. Bom jogo, péssimo remake. É muito pior que o Twin Snakes.

Em relação ao Remake do RE2, acho que não cabia em pleno 2019, um jogo com jogabilidade tanque. Certamente iria agradar os fãs se fosse a mesma coisa só que mais bonito e alguns extras, mas creio que a Capcom buscava uma audiência maior, e na minha opinião encontraram o equilíbrio perfeito, pq tudo que evoca a nostalgia dos fãs está lá, mas redesenhado (além de mais bonito) para parecer um jogo atual e assim atrair uma nova audiência, pois é assim que se mantém uma série relevante, sempre se modernizando e se reinventando (sem deixar a essência de lado, claro).

Como você bem lembrou, RE3 é um bom jogo, mas não um bom remake. Não pelas mudanças de jogabilidade ou alterações nos cenários, mas pq falha em usar a nostalgia a seu favor. Na minha concepção, um elemento chave de um remake é a nostalgia, pois do contrário, qual seria a razão de trazer um jogo antigo de volta? RE 3 não respeitou muito isso, e por vezes parece mais um jogo inédito. Cortou cenários inteiros como o parque, alguns icônicos como a Clock Tower são só fundo de cenário, e mexeu em detalhes do enredo que não deveria mexer, como por exemplo o momento que Brad é assassinado pelo Nemesis, uma das cenas mais icônicas do RE3. É tipo como se a Square inventasse mexer na morte da Aerith em FFVII, fazendo ela morrer no meio de um tiroteio ao invés de ser assassinada pelo Sephirot. Perdeu muito do impacto.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.415
Pontos
704
Em relação ao Remake do RE2, acho que não cabia em pleno 2019, um jogo com jogabilidade tanque. Certamente iria agradar os fãs se fosse a mesma coisa só que mais bonito e alguns extras, mas creio que a Capcom buscava uma audiência maior, e na minha opinião encontraram o equilíbrio perfeito, pq tudo que evoca a nostalgia dos fãs está lá, mas redesenhado (além de mais bonito) para parecer um jogo atual e assim atrair uma nova audiência, pois é assim que se mantém uma série relevante, sempre se modernizando e se reinventando (sem deixar a essência de lado, claro).

Como você bem lembrou, RE3 é um bom jogo, mas não um bom remake. Não pelas mudanças de jogabilidade ou alterações nos cenários, mas pq falha em usar a nostalgia a seu favor. Na minha concepção, um elemento chave de um remake é a nostalgia, pois do contrário, qual seria a razão de trazer um jogo antigo de volta? RE 3 não respeitou muito isso, e por vezes parece mais um jogo inédito. Cortou cenários inteiros como o parque, alguns icônicos como a Clock Tower são só fundo de cenário, e mexeu em detalhes do enredo que não deveria mexer, como por exemplo o momento que Brad é assassinado pelo Nemesis, uma das cenas mais icônicas do RE3. É tipo como se a Square inventasse mexer na morte da Aerith em FFVII, fazendo ela morrer no meio de um tiroteio ao invés de ser assassinada pelo Sephirot. Perdeu muito do impacto.

Mas eu nem digo isso por conta da jogabilidade tanque (ou melhor, pelas câmeras fixas, já que a jogabilidade tanque ainda é bem similar a jogabilidade dos jogos mais novos, o que muda de fato é a perspectiva de câmera).
Eu já deixei bem claro que gostaria sim que o remake do 2 tivesse as câmeras clássicas, mas não considero que isso seja o problema maior do jogo (ou que seja um problema de fato), até pq o título foi muito bem adaptado à nova jogabilidade.

O que faz o RE2r não ser tão bom como remake é que ele falhou em trazer a totalidade da experiência do jogo original.
A parte da delegacia é excelente, mas os esgotos e o laboratório não são tão bons, não mantêm o mesmo nível de excelência.
Cenários foram excluídos, inimigos cortados, a trilha sonora é praticamente inexistente (o que salva é a trilha sonora clássica). Os modos A/B, que davam uma longevidade e um ar de novidade mesmo quando vc estava zerando o jogo pela 3ª ou 4ª vez, foram dissolvidos numa experiência repetitiva e com pouquíssimas mudanças...

E além de não manter certos elementos, o que foi adicionado não foi lá muito bom. O orfanato, por exemplo, que tinha potencial para ser uma nova maior e adicionar mais ao jogo, serve só pra um segmento de jogo bem morno.

Agora, pegue isso e compare com o que o RE remake fez pelo RE1. 99% dos cenários estão lá (eu consigo pensar em duas míseras salas no jogo inteiro que foram cortadas), além de diversas outras que foram adicionadas, todos os inimigos estão lá, além de 2 adições, todas as cutscenes estão lá (até as mais complicadas de conseguir ver), todas as armas estão lá, além de algumas novas... E vc tem novas mecânicas, novos puzzles, twists nos puzzles antigos, a trilha sonora foi toda refeita, as partes que não eram tão boas (como a parte do aquário) foram bem melhoradas, tem todos os finais, e tem modos de jogo novos que aumentam muito o replay do jogo.

O que RE remake tirou do 1? Praticamente nada. O que adicionou? Bastante coisa. E coisa boa, bem feita. Porém o mesmo não pode ser dito do RE2r, e muito menos do RE3r, que cagou e andou em cima do jogo original.

Seu exemplo do FF7 é perfeito. É basicamente isso que a Capcom fez com o RE2 (em menor escala) e no RE3 (no jogo todo praticamente).
 
Ultima Edição:

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Mas eu nem digo isso por conta da jogabilidade tanque (ou melhor, pelas câmeras fixas, já que a jogabilidade tanque ainda é bem similar a jogabilidade dos jogos mais novos, o que muda de fato é a perspectiva de câmera).
Eu já deixei bem claro que gostaria sim que o remake do 2 tivesse as câmeras clássicas, mas não considero que isso seja o problema maior do jogo (ou que seja um problema de fato), até pq o título foi muito bem adaptado à nova jogabilidade.

O que faz o RE2r não ser tão bom como remake é que ele falhou em trazer a totalidade da experiência do jogo original.
A parte da delegacia é excelente, mas os esgotos e o laboratório não são tão bons, não mantêm o mesmo nível de excelência.
Cenários foram excluídos, inimigos cortados, a trilha sonora é praticamente inexistente (o que salva é a trilha sonora clássica). Os modos A/B, que davam uma longevidade e um ar de novidade mesmo quando vc estava zerando o jogo pela 3ª ou 4ª vez, foram dissolvidos numa experiência repetitiva e com pouquíssimas mudanças...

E além de não manter certos elementos, o que foi adicionado não foi lá muito bom. O orfanato, por exemplo, que tinha potencial para ser uma nova maior e adicionar mais ao jogo, serve só pra um segmento de jogo bem morno.

Agora, pegue isso e compare com o que o RE remake fez pelo RE1. 99% dos cenários estão lá (eu consigo pensar em uma mísera sala no jogo inteiro que foi cortada), além de diversas outras que foram adicionadas, todos os inimigos estão lá, além de 2 adições, todas as cutscenes estão lá (até as mais complicadas de conseguir ver), todas as armas estão lá, além de algumas novas... E vc tem novas mecânicas, novos puzzles, twists nos puzzles antigos, a trilha sonora foi toda refeita, as partes que não eram tão boas (como a parte do aquário) foram bem melhoradas, tem todos os finais, e tem modos de jogo novos que aumentam muito o replay do jogo.

O que RE remake tirou do 1? Praticamente nada. O que adicionou? Bastante coisa. E coisa boa, bem feita. Porém o mesmo não pode ser dito do RE2r, e muito menos do RE3r, que cagou e andou em cima do jogo original.

Seu exemplo do FF7 é perfeito. É basicamente isso que a Capcom fez com o RE2 (em menor escala) e no RE3 (no jogo todo praticamente).

Só deixando claro, que não estou indagando qual se ateve mais ao conteúdo original, eu só quero dizer, que não acho que o remake de determinado jogo, precise necessariamente ser o mais fiel possível a obra original para ser o melhor. RE2R tem uma jogabilidade diferente do jogo de 98 (ao contrário do remake do 1), ganhou mais agilidade e mais mobilidade, logo acredito ser natural haver mais mudanças no layout das fases, o que implica também em eliminação de salas antigas, mas em nenhum momento achei que algum elemento que fosse fazer falta foi eliminado. O laboratório e o esgoto eram ambientes mais derivados, diferente da delegacia que tinha uma identidade mais forte (e foi quase 100% fielmente reproduzida), mas mesmo assim, a nova versão deles não parece algo fora de lugar, eles tem cara de RE2, e até preservam algumas áreas semelhantes para que se possa fazer uma associação, ao contrário daquele laboratório limpinho do fim do RE3R que não tem nada a ver com a versão antiga. E por fim, todos os elementos de enredo, cenários, cenas importantes, personagens e chefes estão lá. Ok, não tem aranhas (como já li gente reclamando), mas será que o remake é menos RE2 por isso? Quanto a falta de mais rotas diferentes, foi vacilo mesmo, embora não seja pior por isso, apenas seria melhor ainda se tivesse.

Não sei quais critérios essa lista tem, mas se eu fosse avaliar RE1R x RE2R independente de qual impactou mais ou foi mais relevante para a época, eu atualmente prefiro o RE2R (não sei qual vai ser minha opinião em 10-15 anos). O RE1R ainda é um ótimo jogo e é xodó dos fãs, mas a jogabilidade é levemente datada, e tem um ritmo as vezes um pouco arrastado com tanto vai e vem. Não sou contra backtracking, acho legal explorar livremente os cenários a procura de pontos antes não acessíveis, mas é preciso dosar, e as vezes há um exagero nesse jogo. Lembro que tinha uma porta, que dá acesso a uma escadaria para um corredor do segundo andar da mansão, que se você abrisse uma determinada qtd de vezes, ela emperrava, e quando isso acontecia, pqp... era uma vooooooolta desgraçada que tinha que dar.

Eu acharia bem interessante que um dia a Capcom revisitasse o RE1 com uma jogabilidade moderna e com mais ritmo pra ver no que ia dar (não antes de refazer o Code Veronica por favor). Aquele aquário iria ser o bicho.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.893
Reações
230.229
Pontos
2.529
É estranho ver o pessoal criticar as cutscenes do twin snakes e elogiar a série metal gear (no iv tem até macaco padrinho de casamento e o Raiden parando um navio cargueiro com o queixo)

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
É estranho ver o pessoal criticar as cutscenes do twin snakes e elogiar a série metal gear (no iv tem até macaco padrinho de casamento e o Raiden parando um navio cargueiro com o queixo)

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
Concordo contigo, no geral acho TS bem melhor que o original (obviamente o merito ta no origanal) mas TS e a melhor versao do game.
Sim algumas cutcsenes ficaram piores, mas a jogabildade ficou melhor e o jogo ficou mais dificil. Graficos e dublagem melhores.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.007
Reações
13.926
Pontos
954
É estranho ver o pessoal criticar as cutscenes do twin snakes e elogiar a série metal gear (no iv tem até macaco padrinho de casamento e o Raiden parando um navio cargueiro com o queixo)

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk

O pessoal não gosta dele porque não foi um exclusivo de PS2, do contrário seria um dos remakes mais amados da OuterSpace.
 
Topo Fundo