Mas eu nem digo isso por conta da jogabilidade tanque (ou melhor, pelas câmeras fixas, já que a jogabilidade tanque ainda é bem similar a jogabilidade dos jogos mais novos, o que muda de fato é a perspectiva de câmera).
Eu já deixei bem claro que gostaria sim que o remake do 2 tivesse as câmeras clássicas, mas não considero que isso seja o problema maior do jogo (ou que seja um problema de fato), até pq o título foi muito bem adaptado à nova jogabilidade.
O que faz o RE2r não ser tão bom como remake é que ele falhou em trazer a totalidade da experiência do jogo original.
A parte da delegacia é excelente, mas os esgotos e o laboratório não são tão bons, não mantêm o mesmo nível de excelência.
Cenários foram excluídos, inimigos cortados, a trilha sonora é praticamente inexistente (o que salva é a trilha sonora clássica). Os modos A/B, que davam uma longevidade e um ar de novidade mesmo quando vc estava zerando o jogo pela 3ª ou 4ª vez, foram dissolvidos numa experiência repetitiva e com pouquíssimas mudanças...
E além de não manter certos elementos, o que foi adicionado não foi lá muito bom. O orfanato, por exemplo, que tinha potencial para ser uma nova maior e adicionar mais ao jogo, serve só pra um segmento de jogo bem morno.
Agora, pegue isso e compare com o que o RE remake fez pelo RE1. 99% dos cenários estão lá (eu consigo pensar em uma mísera sala no jogo inteiro que foi cortada), além de diversas outras que foram adicionadas, todos os inimigos estão lá, além de 2 adições, todas as cutscenes estão lá (até as mais complicadas de conseguir ver), todas as armas estão lá, além de algumas novas... E vc tem novas mecânicas, novos puzzles, twists nos puzzles antigos, a trilha sonora foi toda refeita, as partes que não eram tão boas (como a parte do aquário) foram bem melhoradas, tem todos os finais, e tem modos de jogo novos que aumentam muito o replay do jogo.
O que RE remake tirou do 1? Praticamente nada. O que adicionou? Bastante coisa. E coisa boa, bem feita. Porém o mesmo não pode ser dito do RE2r, e muito menos do RE3r, que cagou e andou em cima do jogo original.
Seu exemplo do
FF7 é perfeito. É basicamente isso que a Capcom fez com o RE2 (em menor escala) e no RE3 (no jogo todo praticamente).